Enem 2024: modelo de redação nota 1000, de acordo com o Estratégia Vestibulares

Enem 2024: modelo de redação nota 1000, de acordo com o Estratégia Vestibulares

Leia o modelo de redação nota 1000 do Enem 2023; tema da redação foi sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) aplicou neste domingo (03) o primeiro dia do Enem 2024, considerado o maior vestibular do Brasil.

Além de responder 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, os candidatos também tiveram que produzir uma redação sobre o tema “Desafios da valorização da herança africana no Brasil“.

Você consegue imaginar como seria uma redação nota 1.000 sobre esse tema? A professora de redação do Estratégia Vestibulares, Marina Ferreira, sim! Pensando nisso, ela preparou um modelo de redação nota 1.000 do tema de redação do Enem 2024. Confira:

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2024: correção do 1º dia de prova
+ Redação Enem 2024: o que é herança africana e qual a sua importância para o Brasil
+ Herança africana: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2024
+ Enem 2024: frases do caderno de questões são da escritora Carolina Maria de Jesus
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ Temas de redação do Enem nos últimos anos

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Modelo redação nota 1.000 do Enem 2024

Leia na íntegra o modelo de redação do Enem 2024 desenvolvido pela professora Marina Ferreira:

Redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil

O poeta João Cabral de Melo, em um de seus célebres textos, afirma que um galo sozinho não tece uma manhã, sempre serão necessários outros para formar a aurora. Em perspectiva comparativa à do autor, é preciso considerar que, com intuito de sonhar com um futuro harmonioso, o Brasil necessita tanto de ações estatais quanto da sociedade civil, a fim de chegar à compreensão do inestimável patrimônio cultural e da influência cotidiana da herança africana para o país. Infelizmente, porém, o etnocentrismo e o racismo estrutural são impasses os quais configuram a desvalorização do legado dos povos africanos.

De fato, a inobservância do Estado em fazer vigorar as leis que se destinam ao favorecimento da cultura afro perpetua o desconhecimento acerca desse patrimônio. Tendo em vista isso, apesar de haver o dia da Consciência Negra e a obrigatoriedade da abordagem da história desses povos nas escolas, pode-se observar que as expressões culturais dessas matrizes sofrem a desvalorização constante, já que se compõem somente diretrizes em documentação, mas não exatamente no cotidiano populacional. Tal cenário sedimenta-se, uma vez que faltam repasses de verbas estatais mais significativas para que as regiões periféricas e as escolas convivam profundamente com artistas e produções que contenham representatividade e que ilustrem o negro dentro de todas as suas potencialidades, isto é, fora do lugar de criminalização ou pobreza, e sim como expoentes da arte local. Bem como se vê na minissérie “Por uma educação antirracista”, é preciso que se amplie o debate sobre as raízes históricas que ainda fazem perdurar o olhar estigmatizado e vil quanto às expressões de influência africana. Nesse viés, é responsabilidade do Estado brasileiro assegurar que tal patrimônio esteja referenciado em legislação e seja factível no dia a dia da nação.

Há de se analisar, também, que está arraigado, na sociedade brasileira, significativo resquício do racismo, cujas formas veladas veem-se na desvalorização e na marginalização dessa cultura. Ao notar a demonização das práticas ancestrais e o embranquecimento de manifestações originalmente africanas, verifica-se que a população, muitas vezes, reproduz discursos que violentam  esse legado, no lugar de perceber o quanto ele faz parte da formação do país. Em uma entrevista recente, o cantor e intelectual Emicida questionou o fato de algumas formas culturais serem validadas somente quando passam por certa assimilação que a embranqueça. Com efeito, essa é uma realidade quando se pensa que o samba e a capoeira, séculos antes criminalizados, passam a ser exportados como produto nacional, assimilados pela cultura bossa nova e pelos artistas do cânone nacional. Assim, tragicamente, ainda é perceptível que o racismo fomenta o estigma associado às representações culturais do povo africano e pavimenta o etnocentrismo no contexto atual.

A construção, portanto, de um novo olhar quanto à herança africana passa pela atuação do Governo em conjunto com a sociedade, a qual deve adotar posturas antirracistas. Para tanto, o Ministério da Educação - em parceria com o reintegrado Ministério da Cultura - deve promover a obrigatoriedade de leituras e de festivais culturais que tragam para o foco artistas e intelectuais negros - comprometidos com a ancestralidade-, fiscalizando também se há essa aplicação.Tal projeto pedagógico pode se intitular “Negritude em pauta” e, por meio de encontros com nomes importantes da cultura afro, como Sueli Carneiro e Conceição Evaristo, os jovens estudantes entrariam em contato com uma visão antirracista e coerente ao lado do oprimido. Tal ação será capaz de reverter o racismo estrutural e levar o brasileiro a valorizar o patrimônio dos povos africanos, considerando-os como o que são: a parte primordial do Brasil. Então, a manhã sonhada pelo poeta, em que todos os galos cantarão juntos o futuro sem racismo e em harmonia entre os povos, será tecida em verde e amarelo.

E aí, o que você achou do modelo de redação nota 1.000 do Enem 2024 da professora Marina Ferreira?

Qual o formato da redação do Enem?

A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos.  A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:

  • Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
  • Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
  • Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.

Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:

  • Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
  • Competência 3: Organização das ideias
  • Competência 4: Coesão e coerência
  • Competência 5: Proposta de Intervenção

Competência 1 da redação do Enem;
Competência 2 da redação do Enem;
Competência 3 da redação do Enem;
Competência 4 da redação do Enem; e
Competência 5 da redação do Enem.

Histórico de temas de redação do Enem

Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Redação Enem 2024 – Desafios da valorização da herança africana no Brasil
  • Redação Enem 2023 – invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Redação Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

+ Temas de redação do Enem nos últimos anos

Confira o Gabarito AO VIVO do Enem 2024 no Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares fará o gabarito ao vivo do Enem 2024 nos dois domingos em seu canal do YouTube. Confira a correção de todas as questões e da Redação com nossos professores:

1º dia

Quantos cadernos de questões e gabaritos têm o Enem 2024?

Cada dia de aplicação possui quatro cadernos de questões diferentes. 

Nas últimas edições, o caderno era diferenciado pela cor e por uma frase que está na capa. Apesar do conteúdo da prova ser o mesmo, a diferença é que cada caderno de prova possui uma ordem diferente das questões. O Inep utiliza essa recurso para impedir que os candidatos fraudem o exame.

As cores dos cadernos de questões do Enem são:

  • 1º dia: azul, amarelo, branco e verde
  • 2º dia: amarelo, cinza, azul e rosa

Há também os cadernos verde e laranja, que são para candidatos que solicitaram o atendimento especializado de Braile/Ledor e Libras, respectivamente.

Quando sai o gabarito do Enem 2024? 

O gabarito oficial da prova será divulgado até o dia 20 de novembro, de acordo com o cronograma oficial. O Estratégia Vestibulares realizará a correção ao vivo e a divulgação do gabarito do Enem 2024, nos dois domingos de prova.

Quando sai o resultado do Enem 2024

O resultado do Enem 2024 será divulgado em 13 de janeiro de 2025.

📢 Saiba mais
+ Quais documentos levar para o Enem?
+ O que acontece se eu faltar ao Enem?
+ Fiquei doente no dia do Enem. E agora?
+ Como recuperar a senha do gov.br para acessar informações do Enem

Calendário Enem 2024

  • Divulgação do edital
    10/05/2024 – acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    15 a 26/04/2024
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    13/05/2024
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    13 a 17/05/2024
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    24/05/2024
  • Período de inscrições do Enem 2024
    27/5 a 14/6/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição
    27/5 a 19/6/2024
  • Divulgação do local de prova do Enem 2024
    22/10/2024
  • Provas Enem 2024
    03/11 e 10/11/2024
  • Divulgação do gabarito oficial
    20/11/2024
  • Divulgação do resultado
    13/01/2025

Saiba o que estudar para o Enem por disciplina

Confira abaixo a lista com os temas que mais caem em cada matéria cobrada no Enem, de acordo com os professores do Estratégia Vestibulares:

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Black November Lote 1
Você pode gostar também
o que mudou na correção do enem?
Leia mais

Redação Enem 2023: o que mudou na correção?

Se você soube de boatos sobre mudanças na correção e está com dúvidas, veio ao lugar certo. Listamos tudo o que você precisa saber para garantir a melhor nota na redação