O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está se aproximando e será divulgado já nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro. Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com todas as informações a respeito do resultado do Enem.
Navegue pelo conteúdo
Quando sai o resultado do Enem 2023?
Nesta última edição, o Inep divulgou que o resultado foi andiantado e será publicado no dia 16 de janeiro. Além disso, de acordo com o edital, o resultado do Enem 2023, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante “treineiro”, serão divulgados 60 dias após a disponibilização dos resultados do Exame.
Como acessar o resultado do Enem?
Os resultados dos candidatos inscritos no Enem podem ser consultados na Página do Participante, depois de liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). Além da pontuação da nota geral, o candidato pode conferir seus resultados em cada área de conhecimento e na redação.
Confira abaixo o passo a passo para acessar o resultado do Enem:
- Acesse a Página do Participante;
- Faça o login do gov.br; e
- Clique em Boletim de Desempenho Individual.
O que é o Boletim de Desempenho Individual?
O Boletim de Desempenho Individual é um documento onde estão registradas as pontuações de cada participante no Enem. Neste documento, as notas são divididas em cinco áreas, sendo elas:
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias; e
- Redação.
Já os gabaritos e provas foram divulgados em até três dias úteis após a realização das últimas provas no portal do Inep e no aplicativo do Enem. Com isso, os candidatos que levaram o caderno de prova conseguiram conferir o número de acertos.
Vale ressaltar que os acertos não definem a nota sozinho, uma vez que a nota do Enem é calculada de forma mais complexa que os demais vestibulares, ao não levar em conta apenas a quantidade de erros e acertos.
Onde usar a nota do Enem?
Com o resultado em mãos, é possível utilizar um dos três programas de ingresso no ensino superior do Governo Federal: o Sisu, o Prouni ou o Fies.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema em que estudantes podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades e instituições brasileiras. Para se inscrever no Sisu, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para acesso ao sistema, e não há taxa de inscrição.
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas para estudantes de baixa renda em universidades privadas. Neste programa, são ofertadas bolsas de estudos parciais (50%) e integrais (100%). Para se inscrever, o candidato deve ter:
- Pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota na redação acima de zero;
- Renda familiar mensal bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa; e
- Estudado o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas.
Fies
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um financiamento estudantil para que estudantes consigam pagar a mensalidade de uma instituição de ensino superior privada. Com isso, é necessário alguns pré-requisitos:
- Pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota na redação acima de zero; e
- Renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.
Enem Portugal
Além das diversas instituições de ensino superior no Brasil, os estudantes também podem ingressar com a nota do Enem em instituições portuguesas. Dessa maneira, é possível conseguir vagas na Universidade de Coimbra, Universidade de Algarve, Universidade da Madeira, Universidade NOVA de Lisboa e muitas outras.
Para concorrer a uma vaga em instituições portuguesas, o candidato deve seguir os seguintes pré-requisitos:
- Comprovar conclusão do Ensino Médio
- Ter realizado a prova do Enem
- Não ser nacional de um Estado-membro da União Europeia
- Não ser descendente direto ou cônjuge de alguém que possui nacionalidade europeia
- Não residir legalmente há mais de dois anos em Portugal
- Possuir qualificação equivalente ao ensino secundário português
Calendário Enem 2023
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/04/2023;
- Resultado da justificativa e isenção: 08/05/2023;
- Recurso da justificativa e isenção: 12/05/2023;
- Resultado do recurso: 19/05/2023;
- Inscrições: 05/06/2023 a 16/06/2023
- Aplicação do exame em: 05 e 12/11/2023
- Divulgação do gabarito em: 24/11/2023
- Divulgação dos resultados em: 16/01/2024
Fui mal no Enem. E agora?
Você foi mal no Enem e está perdido? Não se preocupe! O exame é aplicado anualmente, ou seja, você pode tentar novamente no ano seguinte. Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos intensivos e extensivos específicos para o Enem. No último ano, mais de 2.200 dos nossos alunos ingressaram em diversas universidades do país.
Ficou interessado em realizar o Enem? Acompanhe o Estratégia Vestibulares e encontre artigos, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!
Veja também:
- Guia do Enem: baixe o e-book gratuito sobre a prova
- Calendário Enem 2023: datas, inscrições, provas e resultado
- Isenção Enem 2022: veja como solicitar
- Enem 2023: saiba tudo sobre o Enem Impresso e Enem Digital
- Como calcular a nota do Enem?
- Nota do Enem: saiba qual é a pontuação necessária para cada curso