Ufes: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Ufes: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Além da capital capixaba, a universidade está presente em mais duas cidades, e oferece vagas em mais de 100 cursos de graduação

Quer ingressar em um curso de graduação da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) mas não sabe por onde começar? Neste artigo, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu tudo o que você precisa saber para ingressar na Ufes usando o Sisu, com a nota do Enem, além de informações sobre cursos, campi, notas de corte, auxílios e muito mais. Confira:

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes) foi fundada pelo governo do estado no ano de 1954. Já sua federalização ocorreu em 1961, durante o governo do então presidente Juscelino Kubitschek.

Os cursos de graduação na modalidade presencial da Ufes são oferecidos nas cidades de Vitória, Alegre e São Mateus, enquanto as carreiras de ensino a distância (EaD)  estão distribuídas em 26 polos e três centros regionais, presentes em quase 30 municípios. Atualmente, a universidade é a maior instituição de Ensino Superior do Espírito Santo.

Calendário Ufes, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na Ufes?

A Ufes seleciona os novos estudantes dos cursos presenciais usando o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para participar do programa, é necessário ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e não ter zerado a prova de redação. 

Já os interessados em ingressar nos cursos de Educação a Distância (EaD), também são selecionados pela nota obtida no Enem, mas sem estar atrelada às regras do Sisu. As seleções para cursos EaD não são contínuas, como as para cursos presenciais, e podem variar de acordo com edital próprio.

Como funciona o Sisu?

O Sisu foi criado pelo Ministério da Educação em 2010 para centralizar os processos seletivos de ingresso nas instituições de Ensino Superior federais. Com ele, os participantes do Enem podem usar sua nota para ingressar em universidades, faculdades e institutos públicos.

Para concorrer às vagas disponíveis, é necessário ter participado do Enem no ano anterior à inscrição e não ter zerado a prova de redação. As inscrições acontecem pelo Portal Acesso Único, e são abertas duas vezes ao ano, com ingressos para o primeiro e segundo semestre.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. E os participantes que não forem selecionados para nenhuma das opções de cursos escolhidos na inscrição, podem optar por um deles para concorrer na lista de espera.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os participantes do Sisu podem escolher entre três modalidades de concorrência para disputar as vagas. São elas: ampla concorrência, Lei de Cotas e ações afirmativas que variam de acordo com a instituição que deseja ingressar.

A partir da escolha da modalidade de concorrência, o participante passa a disputar as vagas apenas com outros candidatos que também optaram por aquela modalidade durante a inscrição. Ou seja, inscritos usando a Lei de Cotas concorrem às vagas apenas com aqueles que também disputam vagas reservadas para a Lei de Cotas. 

Os escolhidos em cada tipo de concorrência são aqueles participantes que obtiveram o melhor desempenho nas notas do Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei nº 12.711/2012 foi atualizada em 2023 (Lei 14.723/23) e a partir de agora os participantes que têm direito à reserva de vagas (cotas) concorrem juntos às vagas de ampla concorrência. A reserva de vagas só será usada caso o participante não atinja nota suficiente para conseguir uma vaga em ampla concorrência. Além disso, estudantes quilombolas também estão incluídos na nova lei.

A lei de cotas permite que os estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas tenham 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino. Estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 salário mínimo (anteriormente o valor era de 1,5) correspondem a metade dessas vagas.

Há ainda a proporção de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas, que é dividida de acordo com a composição étnica do estado federativo da instituição desenvolvido de acordo com com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por conta disso, é necessário estar atento aos trâmites de comprovação exigidos pelas instituições em cada uma das modalidades escolhidas. O candidato precisa conferir, geralmente no site da universidade, prazos e solicitações.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas Ufes

Como todas as instituições federais, a Ufes segue a Lei de Cotas e reserva 50% das vagas de cada um de seus cursos de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, sendo que parte dessas vagas (25%) é destinada a candidatos que se autodeclarem negros ou indígenas.

Para além da norma federal, a universidade ainda reserva vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, independentemente da escola de origem.

Como é o Enem?

O Enem é aplicado anualmente, sempre no segundo semestre, em fase única realizada durante dois domingos consecutivos. No total, os participantes respondem a 180 questões objetivas de múltipla escolha sobre o conteúdo referente ao Ensino Médio e elaboram uma redação.

Locais de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem, costuma divulgar os locais de prova faltando pouco menos de um mês para o dia da aplicação. Em 2022, os locais de prova foram divulgados no dia 24 de outubro. Saiba como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

No cartão de confirmação da inscrição, que consta o local de prova, os candidatos também poderão conferir informações como número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso tenham sido solicitados.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de aplicação das provas, mas o documento contém as principais informações do exame de forma acessível a todos. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais fornecidas pelo próprio sistema.

O que levar no dia da prova?

O edital do Enem 2023 exige caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para a realização das provas, além de documento oficial com foto e máscara de proteção contra a Covid-19 (caso a cidade ou o estado ainda  exija o uso). 

Como funciona a prova do Enem?

Atualmente, a prova do Enem contém 180 questões, que são divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. O primeiro dia conta com duração de 5 horas e 30 minutos, e os candidatos respondem à prova entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, e pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Como é calculada a nota do Enem?

Para fazer a correção das provas, a banca do Enem utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ou seja, o exame atribui notas de forma mais complexa que os demais vestibulares, e não leva em conta apenas a quantidade de acertos e erros. 

Cada área de conhecimento avaliada sob a ótica do TRI tem uma média obtida que depende da dificuldade das questões e do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”.

Como será o novo Enem?

Em 2022, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças para o Enem visando realizar uma prova que acompanhasse as mudanças do Novo Ensino Médio. Entretanto, no início de abril de 2023 o MEC suspendeu o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e consequentemente as alterações do Enem.

Antes da suspensão, as mudanças estabeleciam um Enem com duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, acompanhando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levará em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa seria interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o Ensino Médio.

Atualmente, o Novo Ensino Médio está em consulta pública para que sua implementação receba possíveis alterações, e a partir disso uma nova prova do Enem possa ser formulada.

Como funciona a redação do Enem?

O tipo de texto exigido na redação do Enem é o dissertativo-argumentativo, ele deve possuir no máximo 30 linhas e deve ser escrito à mão. A cada edição do Exame, a banca propõe um tema para que os participantes discorram a respeito e disponibiliza textos motivadores de apoio, com informações, dados e reflexões relevantes à proposta.

Como a redação do Enem é avaliada pela banca?

A banca responsável pela correção da redação considera cinco competências durante a avaliação. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

  • Redação Enem 2022 Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem traz informações sobre os conteúdos que serão cobrados em cada eixo e competência. Ou seja, trata-se do conteúdo programático que formará as questões de cada disciplina.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e são formados por cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Como se matricular na Ufes?

O processo de matrícula na Universidade Federal do Espírito Santo é feito todo de forma online. Uma vez publicado o resultado do Sisu ou do vestibular EaD, a Ufes divulga um edital de matrícula listando os procedimentos e documentos necessários para o registro acadêmico.

O ingressante deve enviar a documentação pelo portal do candidato, de acordo com a sua modalidade de concorrência no Sisu/vestibular, e depois as comissões (de matrícula, PPI, renda e deficiência) irão analisar os envios. Se aprovado na análise, o ingressante tem a matrícula efetivada.

Notas de corte Ufes

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da Ufes no Sisu 2022:

  • Medicina: 811,42;
  • Engenharia da Computação (Vitória): 789,83;
  • Ciência da Computação: 773,21;
  • Engenharia Elétrica: 758,41;
  • Direito: 755,32;
  • Odontologia: 754,91;
  • Engenharia Mecânica: 754,31;
  • Psicologia: 749,77;
  • Engenharia Civil: 748,93;
  • Arquitetura e Urbanismo: 745,42;
  • Medicina Veterinária: 744,68;
  • Engenharia de Produção: 730,25;
  • Enfermagem e Obstetrícia: 727,46;
  • Design: 726,62; e
  • Farmácia: 723,62.

Cursos Ufes

Confira, por campus e modalidade, todos os cursos e titulações oferecidos pela Ufes:

Campus Alegre 

  • Agronomia (Bacharelado);
  • Ciência da Computação (Bacharelado);
  • Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura);
  • Engenharia de Alimentos (Bacharelado);
  • Engenharia Industrial Madeireira (Bacharelado);
  • Engenharia Química (Bacharelado);
  • Farmácia (Bacharelado);
  • Física (Licenciatura);
  • Geologia (Bacharelado);
  • Matemática (Licenciatura);
  • Medicina Veterinária (Bacharelado);
  • Nutrição (Bacharelado);
  • Química (Licenciatura);
  • Sistemas de Informação (Bacharelado); e
  • Zootecnia (Bacharelado).

Campus Goiabeiras (Vitória)

  • Administração (Bacharelado);
  • Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado);
  • Arquivologia (Bacharelado);
  • Artes Plásticas (Bacharelado);
  • Artes Visuais (Licenciatura);
  • Biblioteconomia (Bacharelado);
  • Ciência da Computação (Bacharelado);
  • Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura);
  • Ciências Contábeis (Bacharelado);
  • Ciências Econômicas (Bacharelado);
  • Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura);
  • Cinema e Audiovisual (Bacharelado);
  • Comunicação Social em Jornalismo (Bacharelado);
  • Comunicação Social em Publicidade e Propaganda (Bacharelado);
  • Design (Bacharelado);
  • Direito (Bacharelado);
  • Educação Física (Bacharelado e Licenciatura);
  • Engenharia Ambiental (Bacharelado);
  • Engenharia Civil (Bacharelado);
  • Engenharia de Computação (Bacharelado);
  • Engenharia de Produção (Bacharelado);
  • Engenharia Elétrica (Bacharelado);
  • Engenharia Mecânica (Bacharelado);
  • Estatística (Bacharelado);
  • Filosofia (Bacharelado e Licenciatura);
  • Física (Bacharelado e Licenciatura);
  • Gemologia (Bacharelado);
  • Geografia (Bacharelado e Licenciatura);
  • História (Bacharelado e Licenciatura);
  • Letras Inglês (Licenciatura);
  • Letras Libras em Tradução e Interpretação (Bacharelado);
  • Letras Português (Licenciatura);
  • Letras Português / Italiano (Licenciatura);
  • Letras Português / Espanhol (Licenciatura);
  • Letras Português / Francês (Licenciatura);
  • Licenciatura em Educação do Campo;
  • Matemática (Bacharelado e Licenciatura);
  • Música – (Bacharelado e Licenciatura);
  • Oceanografia (Bacharelado);
  • Pedagogia (Licenciatura);
  • Psicologia (Bacharelado);
  • Química (Bacharelado e Licenciatura); e
  • Serviço Social (Bacharelado).

Campus Maruípe (Vitória)

  • Enfermagem e Obstetrícia (Bacharelado);
  • Farmácia (Bacharelado);
  • Fisioterapia (Bacharelado);
  • Fonoaudiologia (Bacharelado);
  • Medicina (Bacharelado);
  • Nutrição (Bacharelado);
  • Odontologia (Bacharelado); e
  • Terapia Ocupacional (Bacharelado).

Campus São Mateus

  • Agronomia (Bacharelado);
  • Ciência da Computação (Bacharelado);
  • Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura);
  • Educação do Campo (Licenciatura);
  • Enfermagem (Bacharelado);
  • Engenharia de Computação (Bacharelado);
  • Engenharia de Petróleo (Bacharelado);
  • Engenharia de Produção (Bacharelado);
  • Engenharia Química (Bacharelado);
  • Farmácia (Bacharelado);
  • Física (Licenciatura);
  • Matemática (Bacharelado e Licenciatura);
  • Matemática Industrial (Bacharelado);
  • Pedagogia (Licenciatura); e
  • Química (Licenciatura).

Cursos de Educação a Distância

  • Administração (Bacharelado);
  • Artes Visuais (Licenciatura);
  • Biblioteconomia (Bacharelado);
  • Ciências Biológicas (Licenciatura);
  • Ciências Contábeis (Bacharelado);
  • Educação Física (Licenciatura);
  • Filosofia (Licenciatura);
  • Física (Licenciatura);
  • História (Licenciatura);
  • Letras Italiano (Licenciatura);
  • Pedagogia (Licenciatura); e
  • Química (Licenciatura). 

Campi e estruturas da Ufes

Campus Alegre

Localizado na cidade de Alegre, na região sul do estado, o campus oferece 17 cursos de graduação, oito de mestrado e três de doutorado. Também é nessa unidade que funcionam o Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e o Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS).

O CCAE comporta o Hospital Veterinário (Hovet) e os departamentos de Ciências Florestais e da Madeira, de Engenharia Rural, de Engenharia de Alimentos, de Medicina Veterinária, de Produção Vegetal e Zootecnia. Já no CCENS, estão os departamentos de Biologia, Computação, Farmácia e Nutrição, Geologia, Matemática Pura e Aplicada, Química e Física.

Campus Goiabeiras (Vitória)

Situado na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, o campus é o principal da Ufes. A unidade concentra a maior parte dos cursos de graduação e de pós-graduação, centros de ensino, laboratórios e projetos de extensão. Nele estão também os principais setores administrativos da universidade, como a Reitoria, pró-reitorias e secretarias.

O campus Goiabeiras, que fica cercado por uma área de manguezal sob proteção ambiental, possui áreas de cultura e lazer.

Campus Maruípe (Vitória)

Também localizado em Vitória, o campus Maruípe abriga a maior parte dos cursos da área da saúde oferecidos pela Ufes. Lá estão o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com os cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, e também o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).

Graças a sua estrutura, o campus Maruípe é um grande prestador de serviços para a sociedade, por meio de seus diferentes projetos e programas de extensão e, principalmente, da assistência médica e odontológica prestada nas dependências do Hucam e do Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes).

Campus São Mateus

A unidade foi criada a partir de um dlift.io/wl110249/entity/plano”>plano de interiorização da Ufes no norte do estado. Hoje, o campus oferta 17 cursos de graduação e cinco de pós-graduação, é lá também que estão localizados o jardim botânico, a fazenda experimental, e um herbário da Ufes.

Os mais de 3 mil estudantes de graduação que frequentam o campus São Mateus ainda contam com biblioteca, restaurante universitário e a oportunidade de participar de diversos projetos de extensão e cinco empresas juniores diferentes.

Oportunidades da Ufes

A Universidade Federal do Espírito Santo oferece oportunidades de estágio não obrigatório, mas remunerado, para estudantes de diversas áreas dentro dos próprios campi. Os editais com cargos e regras para a seleção de estagiários são sempre publicados pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Já para os que buscam uma oportunidade internacional, a Ufes, assim como todas as universidades federais, oferta bolsas de intercâmbio. Alguns exemplos são o Programa Brafitec/Capes, de acordos de cooperação científica e acadêmica entre a Ufes e as instituições francesas de Ensino Superior em Engenharia, e o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Graduação (PMAI-G). Os editais são publicados pela Secretaria de Relações Internacionais da universidade.

Auxílios e permanência estudantil

O Programa de Assistência Estudantil (PROAES) da universidade oferece auxílios para as despesas básicas de estudantes de baixa renda. A iniciativa é gerida pelo Departamento de Assistência Estudantil e vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Auxílios

  • Auxílio Moradia: concede apoio financeiro para atender aos estudantes,  cujos pais residam fora da Grande Vitória, para auxiliá-los nas despesas com moradia;
  • Auxílio Transporte: concede auxílio financeiro para compra do passe escolar, para colaborar no deslocamento da residência do estudante à universidade;
  • Auxílio Alimentação: concede descontos de 50% ou 100% no valor da refeição nos Restaurantes Universitários;
  • Auxílio Aquisição de Material de Consumo: concede apoio financeiro  para aquisição de material de uso didático exigido no curso de graduação;
  • Auxílio inclusão PCD: garante ao estudante com deficiência condições específicas que permitam o acompanhamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Projetos

  • Acesso ao estudo de língua estrangeira (parceria com o Centro de Línguas para Comunidade);
  • Empréstimo estendido de livros (parceria com o Sistema Integrado de Bibliotecas);
  • Projeto Sorriso (parceria com o Departamento de Atenção à Saúde/PROGEP);
  • Incentivo à atividade física (parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão na Área do Movimento Corporal-NUPEM).

Conquiste sua vaga na Ufes com o Estratégia

Quer garantir sua vaga em uma das melhores universidades do Espírito Santo? Estude com a Coruja e aproveite os benefícios que o curso Enem do CTA curso Enem

Você pode gostar também