UFCA: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

UFCA: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Com dezenas de cursos oferecidos em seus cinco campi, a universidade é referência em Ensino Superior no sul do estado do Ceará; saiba tudo sobre ela

Quer ingressar em um curso de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) mas não sabe por onde começar? Neste artigo, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu tudo o que você precisa saber para ingressar na UFCA usando o Sisu, com a nota do Enem, além de informações sobre cursos, campi, notas de corte, auxílios e muito mais. Confira:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a UFCA

A estrutura que atualmente forma a Universidade Federal do Cariri (UFCA) começou a ser criada em 2001, como parte da Universidade Federal do Ceará (UFC). O primeiro curso implementado foi o de Medicina, no campus de Barbalha, e com o passar dos anos novas graduações foram criadas junto com os campi de Juazeiro do Norte e do Crato.

Foi apenas em 2013, que a UFCA passou a existir de forma autônoma, como uma nova universidade. Seu nome faz referência à região na qual quatro de seus cinco campi estão localizados: o Cariri, que é formado por 28 cidades no sul do estado do Ceará, a cerca de 500 km da capital Fortaleza.

Atualmente, a Universidade Federal do Cariri oferta 28 cursos de graduação, sendo 23 presenciais e cinco a distância. Além de cursos de pós-graduação e residência médica.

Calendário UFCA, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    24/10/2023
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFCA?

A UFCA admite novos estudantes para os cursos presenciais pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com vagas disponíveis para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano. Já para os cursos de educação a distância, são feitos processos seletivos próprios, que avaliam o histórico escolar do Ensino Médio dos candidatos. Para participar, é preciso acompanhar os editais de seleção divulgados pela universidade.

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um programa que oferta vagas em instituições públicas federais de Ensino Superior. No site do programa, os participantes escolhem o curso e a instituição pela qual vão concorrer, usando as notas obtidas nas provas do Enem do ano vigente.

O desempenho do candidato no exame, portanto, é determinante para conquistar uma das vagas existentes na UFCA. Vale destacar que a adesão ao Sisu é opcional e, por conta disso, muitas universidades contam com vestibulares próprios, que podem incluir, ou não, a nota do Enem.

As inscrições do Sisu são abertas uma vez ao ano, ofertando vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre do ano. Para participar, o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e a senha utilizada para acessar o sistema. Não é necessário pagar nenhuma taxa para participar do programa.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. Candidatos que zeraram a redação do Enem não conseguem participar do programa.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os candidatos podem se inscrever em três modalidades no Sisu: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para quem se enquadra na Lei de Cotas e vagas destinadas às outras ações afirmativas previstas pela instituição.

Durante a chamada regular do Sisu, portanto, o candidato que optar por uma certa modalidade concorrerá somente com os candidatos que escolheram a mesma opção. Assim, o sistema seleciona apenas dentro daquela categoria os que obtiveram as melhores notas no Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei de cotas nº 12.711/2012 foi atualizada (Lei 14.723/23) e a ordem das vagas de ampla concorrência é a principal alteração inserida. A partir de agora os candidatos que têm direito à reserva de vagas por cotas concorrem nas vagas de ampla concorrência e a reserva só será utilizada para os participantes que não atingirem nota suficiente para conseguir uma vaga na modalidade. Além disso, quilombolas foram incluídos na nova lei.

Criada em 2012, a Lei nº 12.711 possibilita o ingresso exclusivo de estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas em 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino cadastradas no programa. Da totalidade (100%) das vagas, metade delas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Sendo assim, 25% dessas vagas serão para pessoas que além de terem cursado todo o Ensino Médio em escola pública, possuam renda per capta de até 1 salário mínimo. Os outros 25% são para formados em escola pública que possuem renda per capita de mais de 1 salário mínimo.

E não para por aí, a distribuição dessa reserva deve ser feita entre candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI). A divisão deve ser proporcional ao perfil dos habitantes da região em que a instituição está localizada, de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 ocorreu entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa foi no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de dezembro de 2023.

Ações afirmativas UFCA

Como todas as instituições federais, a UFCA aplica a Lei de Cotas e reserva 50% das vagas de cada um de seus cursos de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, sendo que parte dessas vagas (25%) é destinada a candidatos que se autodeclarem negros ou indígenas.

Para além da norma federal, a universidade ainda reserva vagas na pós-graduação para pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, imigrantes, solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas, portadores de visto humanitário e pessoas trans.

Além disso, para os estudantes com deficiência que já ingressaram na UFCA, a universidade oferece assistência, através da Secretaria de Acessibilidade (Seace), como intérprete de libras e material em braile.  

Como é o Enem?

O Enem atual tem uma única etapa, dividida em dois domingos seguidos, composto de 180 questões objetivas de múltipla escolha.

Locais de prova

O local de prova do Enem é disponibilizado a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2023, ele foi divulgado no dia 24 de outubro. Veja como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

No cartão de confirmação o candidato encontra informações como local de prova (endereço, número e sala), número de inscrição, datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso solicitados.

Não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de prova, mas o documento traz informações de forma acessível para consulta rápida. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais.

O que levar no dia da prova?

De acordo com o último edital do Enem, da edição 2023, é necessário levar documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta em material transparente e máscara de proteção contra a Covid-19, em casos cujo a cidade ou o estado solicitem o item. 

Como funciona a prova do Enem?

O atual modelo de prova do Enem contém 180 questões, divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. Com duração de 5 horas e 30 minutos, os candidatos respondem à prova do primeiro dia entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, ou seja, pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Como é calculada a nota do Enem?

O Enem utiliza um modelo de correção chamado  “Teoria de Resposta ao Item (TRI)”. A nota do exame é fruto de um cálculo mais complexo que muitos vestibulares, já que ele não leva em conta apenas a quantidade de erros e acertos. 

Cada área de conhecimento avaliada sob a ótica do TRI tem uma média obtida atrelada à dificuldade das questões e da quantidade de questões acertadas pelo candidato. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”. 

Como será o novo Enem?

Em 2022, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças para o Enem visando realizar uma prova que acompanhasse as mudanças do Novo Ensino Médio. Entretanto, no início de abril de 2023 o MEC suspendeu o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e consequentemente as alterações do Enem.

Antes da suspensão, as mudanças estabeleciam um Enem com duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, acompanhando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levará em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa seria  interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o Ensino Médio.

Como funciona a redação do Enem?

A redação do Enem deve ser feita em até 30 linhas, sobre o tema proposto no ano e é escrita à mão. Como apoio, o exame disponibiliza textos base com informações, dados e reflexões sobre o assunto.

O Enem exige que a redação seja feita com o gênero dissertativo-argumentativo, e o tema gira em torno de questões sociais, culturais, políticas, ou científicas relevantes, sempre sobre o foco e ponto de vista do Brasil.

Como a redação do Enem é avaliada pela banca?

A avaliação da banca do Enem nas redações leva em conta cinco competências, para facilitar a padronização das notas para todos os concorrentes. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

  • Redação Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é o que outros vestibulares chamam de Conteúdo Programático, que é referente aos conteúdos que podem cair na prova de todas as matérias, no caso do Enem, chamados de eixos e competências.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e incluem cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Como se matricular na UFCA?

Depois de aprovado na UFCA, o estudante precisa procurar a Divisão de Informação, Atendimento e Protocolo (DIAP) em seu campus e realizar a confirmação de matrícula de forma presencial. Para saber o prazo de confirmação, é necessário acompanhar as publicações feitas pela universidade em seu site.

Notas de corte UFCA

Confira as notas de corte dos 21 cursos mais concorridos da UFCA, na modalidade de Ampla Concorrência, no Sisu 2024:

  • Medicina: 791,62;
  • Ciência da Computação: 757,3;
  • Química: 719,74;
  • Medicina Veterinária: 712,97;
  • Ciências Contábeis: 701,4;
  • Matemática: 699,11;
  • Engenharia Civil: 696,74;
  • Interdisciplinar em Ciências Naturais: 696,26;
  • Jornalismo: 692,89;
  • Design: 684,69;
  • Biologia: 679,96;
  • Física: 676,28;
  • Administração: 673,1;
  • Filosofia (Licenciatura): 663,94;
  • Administração Pública e Gestão Social: 663,07;
  • Filosofia (Bacharelado): 654,11;
  • Música: 643,7;
  • Letras – Libras: 632,98;
  • Biblioteconomia: 623,48;
  • Pedagogia: 620,36;
  • Engenharia de Materiais: 605,2.

Cursos UFCA

Campus Juazeiro do Norte

Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA)

  • Administração;
  • Administração Pública e Gestão Social;
  • Biblioteconomia;
  • Ciências Contábeis.

Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA)

  • Ciência da Computação;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Materiais;
  • Matemática Computacional.

Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IIsca/UFCA)

  • Design;
  • Filosofia (Bacharelado);
  • Filosofia (Licenciatura);
  • Jornalismo;
  • Letras-Libras;
  • Música.

Campus Crato

Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA)

  • Agronomia;
  • Medicina Veterinária.

Campus Brejo Santo

Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA)

  • Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais;
  • Pedagogia;
  • Física;
  • Química;
  • Biologia;
  • Matemática.

Campus Barbalha

Faculdade de Medicina (Famed/UFCA)

  • Medicina

Campus Icó

Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA)

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Produção Multimídia;
  • Gestão Financeira;
  • Licenciatura em Filosofia;
  • Licenciatura em Matemática.

Campi e estruturas da UFCA

Campus Juazeiro do Norte

Sede da UFCA, o campus é o maior da universidade, abrigando 15 dos 23 cursos de graduação e seis das 15 formações de pós-graduação, além da maioria das unidades administrativas e acadêmicas. No campus há biblioteca, refeitório universitário, residência universitária e três ginásios.

Campus Crato

Inaugurado em novembro de 2011, o campus Crato abriga os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Por lá, as atividades ocorrem em estrutura com 4.668,96 m2 de área construída e 10 hectares dedicados a atividades de campo de cultivos experimentais e criações. A unidade ainda conta com refeitório universitário, biblioteca, diversos laboratórios e quadra esportiva.

Campus Brejo Santo

O Campus Brejo Santo abriga o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), com seis cursos de licenciatura. Seus estudantes contam com biblioteca, diversos laboratórios, estúdio de gravação e um horto acadêmico. 

Campus Barbalha

Primeiro dos campi da UFCA a ser implementado, em 2001, o campus Barbalha abriga a graduação em Medicina e mais dez dos cursos de pós-graduação (sete deles, Residências Médicas).Também há no espaço um ambulatório, com 16 especialidades, para atendimento ao público externo, além de biblioteca, refeitório universitário, auditório, e uma Clínica-Escola.

Campus Icó

O Campus Icó abriga o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA), ofertando cinco cursos de graduação a distância. Apesar de não receber estudantes com a mesma frequência que as outras unidades, Icó conta com sala para aulas presenciais e palestras e laboratório de informática.

Oportunidades da UFCA

No site da Universidade Federal do Cariri, é possível acessar a página “Bolsas, Estágios e Projetos” para ter acesso a oportunidades de bolsas e de estágios na universidade. As bolsas são dedicadas exclusivamente a estudantes da UFCA, já os estágios, podem contemplar estudantes de outras instituições de Ensino Superior locais, além da própria UFCA.

Já para os que buscam uma oportunidade internacional, a UFCA, assim como todas as universidades federais, oferta bolsas de intercâmbio. Para participar da seleção, o estudante deve conferir as regras nos editais do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PIIGRAD).

Auxílios e permanência estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é a responsável pelos auxílios oferecidos pela UFCA. Confira a lista de benefícios disponíveis:

  • Refeitório Universitário;
  • Auxílio-Alimentação;
  • Auxílio-Moradia;
  • Auxílio-Creche;
  • Auxílio-Transporte;
  • Auxílio Financeiro a Eventos;
  • Auxílio-Inclusão Digital;
  • Atendimento Pedagógico;
  • Atendimento Psicológico;
  • Atendimento Psiquiátrico;
  • Auxílio-Óculos: subsídios para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas;
  • Auxílio-Saúde Menstrual: oferece condições de permanência e bem-estar para estudantes que menstruam, mediante o fornecimento de um subsídio financeiro para a aquisição de produtos de higiene menstrual;
  • Auxílio-Tecnologia Assistiva: auxílio para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a fim de subsidiar a aquisição ou manutenção de tecnologia assistiva que promova acesso, participação e aprendizagem;
  • Auxílio-Mobilidade Acadêmica: auxílio financeiro para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica para intercâmbios em instituições, nacionais ou estrangeiras, que possuem acordos ou convênios com a UFCA;
  • Auxílio Emergencial: auxílio mensal para estudantes de graduação que apresentem vulnerabilidade socioeconômica comprovada e que não tenham sido alcançados por nenhuma das outras ações de apoio financeiro disponíveis na UFCA;
  • Bolsa-Permanência MEC: auxílio financeiro a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e a indígenas e quilombolas.

Conquiste sua vaga na UFCA  estudando com o Estratégia

Quer conquistar sua vaga em uma das melhores universidades do Ceará? Estude com a Coruja e aproveite os benefícios que o curso Enem do Estratégia Vestibulares oferece: banco de questões, simulados, correções ilimitadas de redações, material completo e um time de professores especializados na banca.

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também