UFPE: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

UFPE: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

O Portal Estratégia Vestibulares separou as principais informações sobre o processo seletivo via Sisu da UFPE, como calendário, vagas, cursos e oportunidades

Você tem interesse em ingressar na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)? Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a todas as informações, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão nesta jornada!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco, anteriormente chamada de Universidade do Recife (UR), é uma instituição de Ensino Superior pública federal sediada na cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Atualmente, a faculdade conta com três campi, nas cidades de Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. 

A instituição possui 100 cursos de graduação e mais de 40 mil estudantes matriculados em seus 13 centros acadêmicos. Além disso, é consagrada como a 14° melhor do país, segundo o The World University Rankings, e como uma das melhores universidades do mundo, conforme o Shangai Ranking 2022. 

A universidade também ocupa as primeiras posições entre as instituições que mais oferecem vagas no Sisu. Na última edição, a UFPE ofertou 7.012 vagas de ingresso pelo Sisu 2023.

Calendário Enem 2022 e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFPE?

O ingresso na Universidade UFPE é feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para mais informações, os estudantes podem conferir o site da instituição destinado ao sistema.

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para  ingressarem em instituições federais e estaduais de Ensino Superior. Para isso, o sistema reúne candidatos e instituições em uma única plataforma, auxiliando na escolha dos participantes. 

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos o número de inscrição do Enem e a senha utilizada para acessar o sistema. Ao entrar no sistema, deve-se escolher a instituição e curso que deseja concorrer às vagas.

Vale ressaltar que o candidato deve se atentar aos prazos e atualizações nos sites das próprias universidades. Além disso, essa forma de ingresso exige que os estudantes tenham realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não tenham zerado a redação, e não há pagamento da taxa de inscrição. 

Ao decorrer da semana em que as inscrições ficam abertas,os candidatos devem observar o site com atenção, pois as notas de corte dos cursos costumam sofrer alterações conforme a demanda e escolha dos participantes. Após o encerramento das inscrições, é divulgada uma lista com os aprovados.

Quais são as modalidades de concorrência?

No Sisu, os candidatos podem se inscrever em três modalidades para concorrer às vagas, sendo elas: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas para a Lei de Cotas e vagas destinadas às ações afirmativas de cada instituição.

Dessa maneira, ao longo da chamada regular, os candidatos que escolheram concorrer a uma determinada modalidade, estarão participando com os demais participantes que também optaram pela mesma modalidade e curso. Assim, o próprio sistema selecionará os participantes que obtiveram as melhores notas no Enem dentro daquela categoria.

Lei de Cotas Sisu

A Lei de cotas nº 12.711/2012 foi atualizada (Lei 14.723/23) e a ordem das vagas de ampla concorrência é a principal alteração inserida. A partir de agora os candidatos que têm direito à reserva de vagas por cotas concorrem nas vagas de ampla concorrência e a reserva só será utilizada para os participantes que não atingirem nota suficiente para conseguir uma vaga na modalidade. Além disso, quilombolas foram incluídos na nova lei.

Criada em 2012, a Lei nº 12.711 possibilita o ingresso exclusivo de estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas em 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino cadastradas no programa. Da totalidade (100%) das vagas, metade delas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Há também a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do Estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é, portanto, um número que varia de acordo com o Estado.

É necessário participar de uma série de trâmites que envolvem a documentação comprobatória para cada uma das modalidades. Portanto, os candidatos que optarem por tais formas de entrada precisam conferir os próximos passos de cada instituição de ensino.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFPE

As modalidades de ação afirmativa da UFPE são designadas aos candidatos que se adequem às reservas de vagas oferecidas pela instituição, com a reserva de 50% das vagas de acordo com o curso e turno. A seguir, confira quais são:

Lei de Cotas:

  • Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos ou pardos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas
  • Candidatos autodeclarados indígenas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas
  • Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos autodeclarados pretos ou pardos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • Candidatos autodeclarados indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Pessoas com Deficiências (PcD):

  • Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos ou pardos, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,0 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Candidatos com deficiência autodeclarados pretos ou pardos que, independentemente de renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Inclusão Regional:

  • Acréscimo de 10% na nota final do Enem: candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano.
  • Acréscimo de 5% na nota final do Enem: candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que cursaram e concluíram todo o Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco e para candidatos aos cursos de Vitória e Caruaru que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais das mesorregiões da Zona da Mata pernambucana e do Agreste pernambucano.
  • Acréscimo de 3% na nota final do Enem: candidatos ao curso de Medicina do Campus Recife que tiverem cursado e concluído, no mínimo, 2/3 do Ensino Médio em escolas regulares e presenciais em Pernambuco.

Como é o Enem?

O Enem é um exame criado para dar possibilidade à entrada de estudantes em instituições de Ensino Superior. A prova do Enem é aplicada anualmente no fim do ano em dois domingos consecutivos, e conta com 180 questões. No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 90 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Já no segundo dia, são 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

Locais de prova

Os locais de prova para realizar o Enem são divulgados a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022, os locais de prova foram divulgados no dia 24 de outubro. Saiba como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

Além disso, no cartão de confirmação dos candidatos é possível conferir diversas informações do exame, como número de inscrição, local de prova (endereço, número e sala), datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso tenham sido solicitados.

Vale ressaltar que não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de aplicação das provas, mas o documento contém as principais informações do exame de forma acessível a todos. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais fornecidas pelo próprio sistema.

O que levar no dia da prova?

Conforme o edital do Enem 2022, foi necessário levar caneta esferográfica de tinta preta em material transparente, documento oficial com foto e máscara de proteção contra a Covid-19, caso a cidade ou o estado de realização da prova ainda a cobrem.

Como funciona a prova do Enem

A prova do Enem conta com 180 questões, aplicadas em dois domingos consecutivos. O primeiro dia de prova possui duração de 5 horas e 30 minutos, com início às 13h30 e término às 19h. Já no segundo dia de aplicação, os candidatos têm até 5 horas para responder às questões, sendo entre 13h30 e 18h30.

No primeiro dia de prova, os candidatos respondem 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, e uma redação. Já no segundo dia, respondem a questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Como é calculada a nota do Enem?

O Enem possui um modelo de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste método, as notas são calculadas de maneira diferente e mais complexa que os demais vestibulares, ao não considerar somente a quantidade de erros e acertos.

Assim, cada área de conhecimento é avaliada de acordo com uma média obtida a partir da dificuldade das questões e do número de acertos dos candidatos. Para saber mais, acesse nosso texto sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”.

Como será o novo Enem

A partir de 2024, seguindo a reformulação do Ensino Médio, o Enem também mudará o seu formato e será dividido em duas etapas. A primeira etapa voltada aos conhecimentos gerais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a segunda considerando os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

Destaca-se que a primeira etapa é interdisciplinar e obrigatória. Já na segunda, o estudante deve escolher as provas conforme o Itinerário Formativo que realizou durante o Ensino Médio. 

Saiba mais: Novo Enem: veja o que muda no Enem a partir de 2024.

Como funciona a redação do Enem?

A redação do Enem segue o modelo dissertativo-argumentativo, em que o candidato deve apresentar um ponto de vista por meio de argumentos e propostas de intervenção. Os participantes devem escrever seguir um padrão, apresentando introdução, contextualização e conclusão.

Os candidatos devem se atentar ao tema proposto e ler os textos de apoio disponibilizados para orientá-los sobre o assunto. Ademais, há algumas regras, como o limite de até 30 linhas, escrita à mão, letra legível e respeitar os direitos humanos, que devem ser observadas com atenção.

Como a redação é avaliada pela banca?

A ncement-d388a310-41d7-4e42-aeb8-802a9e566b79″ class=”textannotation disambiguated wl-thing” itemid=”https://data.wordlift.io/wl110249/entity/redacao”>redação do Confira quais são as competências: 

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem é como o Conteúdo Programático divulgado pela instituição para que os participantes saibam quais temáticas estudar para as provas. Neste documento, os candidatos encontram os conteúdos que podem ser cobrados na prova de cada eixo e competência.

Esses eixos cognitivos são referentes a todas as disciplinas cobradas e incluem cinco pontos, sendo eles: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. A seguir, confira as descrições de cada uma delas:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 

Provas de Habilidades Específicas UFPE

A universidade não possui provas de habilidades específicas para ingressar nos cursos de graduação pelo Sisu. Já para os candidatos que desejam ingressar pelo vestibular, os cursos de Dança, Música e Letras-LIBRAS e para o ingresso nos cursos EAD exigem prova de habilidades específicas.

Como se matricular na UFPE

Ao ser aprovado para ingenhancement-f8c457b1-b24b-4f56-8bee-336fb7bdbefe” class=”textannotation”>ressar em uma faculdade pelo Sisu, o estudante deve realizar a pré-matrícula on-line no site da instituição conforme as datas e horários determinados no site da instituição.

Nota de Corte da UFPE

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFPE no Sisu 2022:

  • Medicina (Campus Recife): 859,46
  • Medicina (Campus Caruaru): 839,08
  • Sistemas de Informação: 775,61
  • Ciência da Computação: 773,39
  • Engenharia da Computação: 770,26
  • Arquitetura e Urbanismo: 754,28
  • Engenharia Biomédica: 750,28
  • Odontologia: 749,88
  • Direito: 746,9
  • Psicologia: 735,73

Cursos da UFPE

Confira a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal de Pernambuco:

  • Administração
  • Arqueologia
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Artes Visuais
  • Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia
  • Biblioteconomia
  • Biomedicina
  • Ciência Política
  • Ciências Atuariais
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Contábeis
  • Ciências da Computação
  • Ciências Econômicas
  • Ciências Sociais
  • Cinema e Audiovisual
  • Comunicação Social
  • Dança
  • Design
  • Direito
  • Educação Física
  • Enfermagem
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Cartográfica e Agrimensura
  • Engenharia Civil
  • Engenharia da Computação
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Energia
  • Engenharia de Minas
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Telecomunicações
  • Engenharia Elétrica 
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Naval
  • Engenharia Química
  • Estatística
  • Farmácia
  • Física
  • Fisioterapia
  • Fonoaudiologia
  • Geologia
  • Gestão da Informação
  • História
  • Hotelaria
  • Intercultural Indígena
  • Jornalismo
  • Letras
  • Letras – Espanhol
  • Letras – Francês
  • Letras – Inglês
  • Letras – Libras
  • Letras – Português
  • Matemática
  • Medicina
  • Museologia
  • Música
  • Música – Canto
  • Música – Instrumento
  • Nutrição
  • Oceanografia
  • Odontologia
  • Pedagogia
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda
  • Química
  • Química Industrial
  • Rádio, Tv e Internet
  • Saúde Coletiva
  • Secretariado Executivo
  • Serviço Social
  • Sistemas de Informação
  • Teatro
  • Terapia Ocupacional
  • Turismo

Campi e estrutura UFPE

A “https://data.wordlift.io/wl110249/entity/ufpe”>UFPE possui três campis distribuídos em diferentes municípios no estado de Pernambuco, sendo eles: Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão. Veja abaixo mais detalhes sobre as estruturas da instituição.

Recife

O campus Recife está localizado na capital do estado de Pernambuco, e possui mais centros de ensino do que as demais unidades. O local conta com salas de aula, restaurante universitário, casas de estudantes, centro de convenções e muito mais. Ademais, a unidade conta com teatros, centros culturais, Hospital das Clínicas e Rede de Museus, Coleções Científicas Visitáveis e Galerias de Arte. 

Caruaru

No interior do estado de Pernambuco, encontra-se o campus Caruaru, a 135 km de Recife. Nesta unidade, está o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), o primeiro campus da instituição no interior. Além disso, os cursos ofertados no campus são divididos em seis núcleos de ensino, sendo eles: Ciências Exatas e da Natureza, Ciências da Vida, Design e Comunicação, Formação Docente, Gestão e Tecnologia.

Vitória de Santo Antão

Localizado na Zona da Mata Norte, campus Vitória de Santo Antão está a 50 km de Recife, e também possui cinco núcleos de conhecimento, sendo eles: Enfermagem, Nutrição, Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva. Além disso, a unidade conta com um zoológico e laboratórios que contribuem na aprendizagem dos estudantes.

Oportunidades da UFPE

Como citado anteriormente, os campi da universidade possuem cursos diversos, hospitais, laboratórios, zoológico e mais, que agregam na formação acadêmica, profissional e pessoal dos estudantes.

Auxílios e permanência estudantil

A universidade oferece diversas formas de auxílio para contribuir e auxiliar as atividades dos estudantes, promovendo o desenvolvimento dos mesmos durante os estudos e permanência na instituição. Veja quais são:

  • Auxílio Alimentação:  três refeições diárias (desjejum, almoço e jantar) no RU para residentes das Casas de Estudantes Universitários, e para o campus Recife corresponderá à concessão de duas refeições (almoço e jantar), integralmente subsidiada, no Restaurante Universitário da UFPE;
  • Auxílio Creche: auxílio financeiro integrado ao benefício de bolsa-nível oferecido a estudantes que têm filhos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade;
  • Auxílio Difícil Acesso: ajuda, valor de R$200,00, para todos os estudantes do Campus CAA beneficiários das Bolsas de Manutenção Estudantil 1 e 2, em complemento a estas, tendo em vista a localização do Campus que se encontra fora do perímetro urbano da Cidade;
  • Auxílio Internet: estudantes beneficiários(as) das Bolsas de Manutenção Estudantil 1 e 2, como iniciativa de inclusão digital;
  • Bolsa Manutenção Estudantil, Bolsa Moradia e Bolsa Residente: recurso financeiro mensal para o estudante custear parte das despesas de locomoção, moradia e alimentação com o objetivo de ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial; e
  • Projeto Estudante Cooperador Pedagógico:  apoio pedagógico aos estudantes dos cursos de graduação presencial do Campus Recife, que apresentam dificuldades de aprendizagem não superadas durante as aulas regulares.

Confira os cursos Enem do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares oferece cursos e simulados preparatórios para o Enem desenvolvidos de forma exclusiva e voltada para a banca do exame. Acesse abaixo e saiba mais sobre nossos benefícios para te ajudar a ingressar na universidade dos seus sonhos!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Veja também:

Você pode gostar também