Período Neolítico: pré-história, revolução e arte

Período Neolítico: pré-história, revolução e arte

Você conhece o momento da história em que foram desenvolvidas as técnicas de agricultura rudimentares responsáveis pela fixação do homem em uma região? Nessa mesma época, conhecida como período neolítico, ocorreu uma maior divisão do trabalho, que está atrelada ao crescimento das sociedades.

Neste artigo, você vai aprender melhor sobre a influência da pré história neolítica na expansão da humanidade. Para isso, o Estratégia Vestibulares reuniu as principais informações do assunto e correlacionou com as questões que aparecem nas provas. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Períodos da pré-história

Segundo os historiadores mais antigos, a pré-história compreende os tempos em que a escrita não havia surgido de maneira sistemática entre as sociedades. Esse espaço temporal pode ser dividido, didaticamente, em período paleolítico, período neolítico e idade dos metais.

Os autores atuais criticam tal visão, afinal ela diminui a dimensão política, social e histórica dos indivíduos que existiram antes da escrita. Apesar de não documentado com um sistema linguístico, os homens do período pré-histórico tiveram grande influência no desenvolvimento e crescimento das sociedades. 

Período Paleolítico

O primeiro período da pré história é o paleolítico, que parte do início da humanidade até cerca de 10.000 a. C. Nessa situação o domínio do fogo, da caça e da pesca propiciavam uma vida nômade para os humanos. Os principais documentos históricos dessa época são as pinturas rupestres, encontradas em cavernas e rochas de diversos continentes.

Período Neolítico

O segundo período é o neolítico que vai de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C, e representa o momento em que o homem adquiriu maior controle sobre a caça, coleta e agricultura.

Idade dos Metais

E por fim, a terceira e última classificação pré-histórica é a idade dos metais, onde nasceu a metalurgia e a manipulação dos elementos metálicos. A criação das ligas, como a junção de cobre e estanho para a composição do bronze. Ele se iniciou por volta de 3.000 a.C. e se estendeu até o desenvolvimento da escrita.

O período neolítico

Como citado anteriormente, o período neolítico é marcado pelo controle sobre os acontecimentos naturais. Nesse contexto, muitos autores consideram que ocorreu uma “revolução agrícola neolítica” — momento em que o domínio sobre a natureza permitiu a troca de um estilo de vida nômade para uma maior fixação regional, hábito denominado sedentarismo.

É importante perceber que não necessariamente esse processo ocorreu de maneira radical: muitos historiadores acreditam que, ao longo do tempo, os homens observaram os fenômenos e comportamentos da natureza. Com isso, desenvolveram habilidades e técnicas para sua sobrevivência.

Perceba que o mais importante acontecimento do neolítico está na mudança da visão sobre o ambiente: em vez da adaptação aos recursos existentes, os indivíduos passaram a criar meios de escapar e manejar os padrões naturais.

A citada sedentarização também está atrelada a divisão do trabalho conforme os sexos e as idades dos indivíduos. Com a maior disponibilidade dos alimentos, o tempo que sobrava permitiu a descoberta de métodos para moldar cerâmicas, domesticar animais e trabalhar o formato das rochas.

Por essa razão, o período neolítico também pode ser considerado a época da pedra polida, pois os seres humanos aprenderam a manipular os artefatos e criar instrumentos para o corte, a caça e a coleta de alimentos. 

Todo o conhecimento adquirido durante esse espaço de tempo foi importante para a criação das grandes famílias e o nascimento das primeiras aglomerações urbanas. Com isso surgiram as formas de poder aristocrático e despontaram os primórdios da arquitetura.

Arte no período neolítico

O conceito de arte intencional e o pensamento artístico nascem durante o período neolítico. Arqueólogos encontraram brinquedos, esculturas e cerâmicas que apontam para uma geometrização dos materiais e criação de formas com noção de beleza estética.

Muitas vezes, o fazer artístico estava relacionado com momentos ritualísticos: algumas esculturas indicam que os movimentos corporais e as danças já faziam parte do cotidiano desses homens. 

Além disso, construções arquitetônicas dessa época mostram uma busca pelo mágico, pelos espíritos dos mortos, pelo transcendente e pela “iluminação” dos artistas, que eram considerados seres superiores.

Outro material histórico interessante são as máscaras neolíticas, acredita-se que esses objetos eram utilizados para criação de personagens ou encarnação de deuses pelos homens. Veja um exemplo na imagem abaixo:

arte no período neolítico
Fonte: Wikimedia

A sedentarização, anteriormente citada neste artigo, possibilitou a criação de casas e abrigos com diferentes materiais. Além do mais, a tecelagem começa a se desenvolver, juntamente com a cozedura do barro, construção de vasos e etc.

Veja também: O que mais cai em História na prova do Vestibular da Fuvest?

Questão de período neolítico

Além da importância histórica e social do período neolítico, esse assunto também é cobrado nos vestibulares. Para treinar seu conhecimento e preparar-se para o dia da prova, acompanhe a resolução da questão a seguir:

UFRGS 2008

(Adaptada) A Idade da Pedra costuma ser dividida em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Associe as cinco características da Idade da Pedra listadas a seguir, no bloco inferior, aos períodos citados no bloco superior.

l – Paleolítico
2 – Idade dos Metais
3 – Neolítico

( ) domesticação de animais
( ) descoberta do fogo
( ) fundição de metais
( ) artefatos de pedra lascada
( ) difusão da agricultura

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

a) 3 – 1 – 2 – 1 – 3.
b) 1 – 3 – 1 – 2 – 3.
c) 2 – 1 – 3 – 3 – 1.
d) 1 – 2 – 3 – 2 – 1.
e) 3 – 2 – 1 – 3 – 2.

O período paleolítico (1) é marcado pela descoberta do fogo, da pedra lascada, surgimento das técnicas de caça e pesca, cavernas pintadas com arte rupestre e estilo de vida nômade.

O período neolítico (3), por sua vez, está relacionado com o domínio da agricultura, fixação do homem nas regiões, domesticação dos animais, tecelagem, arte cerÂmica e divisão do trabalho.

Por fim, na idade dos metais (2) nascem as primeiras ligas metálicas e a metalurgia é fortalecida. Com isso, as lacunas podem ser preenchidas da seguinte maneira: 

(3 ) domesticação de animais
(1) descoberta do fogo
(2) fundição de metais
(1) artefatos de pedra lascada
(3) difusão da agricultura
Isso condiz com a alternativa A.

Aprenda mais sobre o período neolítico e a pré história

Precisa aprimorar seu conhecimento sobre a pré história e o período neolítico? Veja a aula gratuita abaixo, nela você poderá aprofundar seu entendimento desses assuntos e conhecer um pouco mais sobre as civilizações da antiguidade oriental.

Para ter acesso a simulados com revisões e explicações, além de redações com correções ilimitadas, conheça os cursos oferecidos pela Coruja: clique no banner abaixo e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também