Período Paleolítico: nomadismo e pintura rupestre

Período Paleolítico: nomadismo e pintura rupestre

Você já viu algum filme que retrata a era das cavernas, onde os humanos estão buscando entender a natureza e maneiras de sobrevivência nas mais diversas regiões? Pois então, saiba que os historiadores estudam a pré-história a partir da divisão dessa época em três grandes grupos: período paleolítico, neolítico e idade dos metais.

Entender que os indivíduos, ao longo do tempo, observaram a natureza e desenvolveram técnicas para driblar os fenômenos naturais é importante no entendimento da pré-história como uma época de evolução e construção da humanidade.

Para te ajudar a construir esse conhecimento antes das provas, o Estratégia Vestibulares preparou um resumo com as principais informações do período paleolítico e a forma como esses homens se comunicavam com pinturas rupestres. Acompanhe a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é o período paleolítico?

O período paleolítico (também chamado de era da pedra lascada) é a primeira divisão da pré-história, ele parte do nascimento da humanidade até cerca de 10.000 a. C. Nessa situação o domínio do fogo, da caça e da pesca propiciavam uma vida nômade aos humanos.

Para facilitar seu entendimento, veja um panorama histórico dessa época:

A definição de pré-história, segundo o proposto pelos historiadores mais antigos, compreendia o espaço de tempo em que os humanos não haviam desenvolvido um sistema de escrita. 

Na atualidade, muitos estudiosos criticam tal visão, afinal ela minimiza a influência política, social e histórica dos seres humanos que existiram antes da escrita. Apesar de todo o conhecimento adquirido não estar documentado por meio da linguagem, esses indivíduos foram determinantes no desenvolvimento das sociedades. 

Como citado anteriormente, o primeiro momento é denominado de era da pedra lascada. Por sua vez, o segundo período é o neolítico que vai de 10.000 a.C. até cerca de 3.000 a.C, e representa o momento em que o homem adquiriu maior controle sobre a caça, coleta e agricultura. Com isso, o nomadismo foi substituído por maior fixação em uma determinada região demográfica, por isso, os primeiros resquícios de cidades são da época neolítica.

E por fim, a terceira e última classificação pré-histórica é a idade dos metais, que se iniciou por volta de 3.000 a.C. e se estendeu até o desenvolvimento da escrita. Nela, descobriu-se a manipulação dos elementos metálicos e a metalurgia. Algumas ligas metálicas, como o bronze, foram criadas a partir da união entre o cobre e o estanho. 

Características do período paleolítico

O período paleolítico é marcado, principalmente, pelas primeiras descobertas do homem frente à natureza. Como ele se inicia desde o surgimento da humanidade, consegue abranger as interações mais primordiais desse processo. 

Algumas espécies de hominídeos do período paleolítico estão listadas abaixo:

  • Homo habilis: primeira espécie humana capaz de utilizar ferramentas racionalmente;
  • Homo erectus: primeiro tipo evolutivo bípede e ereto;
  • Homo neanderthalensis: espécie capaz de reter calor em seu corpo e uma das únicas que conviveu com o Homo Sapiens; e
  • Homo sapiens: espécie atual dos homens, caracterizada pelo pensamento lógico e racional. 

Os hominídeos eram dotados de certa racionalidade e capacidade de observação, habilidades que foram se desenvolvendo durante a evolução. Afinal, os indivíduos foram “ligando os pontos” e conseguiram desenvolver capacidades úteis para seu cotidiano. Por exemplo, foi na era paleolítica que o homem teve seu primeiro contato com o fogo e aprendeu a utilizá-lo de maneira racional. 

Nesse sentido, as relações sociais surgiram nesse ponto da pré-história: formavam-se grupos familiares, eram estabelecidas divisões de tarefas simples e, inclusive, muitos historiadores acreditam que as inclinações religiosas já estavam presentes. 

Como forma de sobrevivência, os homens do período paleolítico se empenharam na caça, coleta e pesca de alimentos. Apesar disso, ainda não possuíam domínio sobre a agricultura e tinham poucos recursos para a preservação do mantimento — por isso os indivíduos se deslocavam entre as regiões sempre que a provisão acabava, o que caracteriza o nomadismo

Além disso, os homens paleolíticos atritavam rochas e pedras, com o objetivo de criar objetos cortantes que facilitassem o momento de caça e pesca dos animais, bem como a colheita dos frutos.

Pintura rupestre

Durante o período paleolítico, a terra passou por intensas transformações climáticas, que resultaram um espaço de tempo com frio muito rigoroso. Além disso, a luminosidade era baixa a céu aberto.

Por esses motivos, as pequenas famílias humanas se detinham dentro das cavernas, a luz do fogo e protegidos das baixas temperaturas. Acredita-se que a convivência nesses ambientes propiciou maior criação de pinturas rupestres.

Essas pinturas, nada mais são do que desenhos feitos em rochas, com sangue de animais ou seiva de vegetais. Nessas figuras, eram representados os bichos caçados ou alguns indivíduos realizando atividades cotidianas. Alguns registros destacam ainda a inclinação religiosa já citada neste artigo com esboços de rituais de cunho transcendental.

Por fim, com o término do período gélido na superfície terrestre, a espécie humana alcançou novos territórios. Com atenção aos fenômenos naturais, os indivíduos apresentaram suas primeiras habilitações agrícolas, durante o período neolítico.

Questão de período paleolítico

Por conta de sua influência histórica, social e artística, o período paleolítico e as pinturas rupestres podem ser tema de questões de vestibulares. Então, para treinar seu conhecimento e preparar-se para o dia da prova, acompanhe a resolução da questão a seguir:

ENEM 2007

A pintura rupestre mostrada na figura anterior, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

As pinturas rupestres, tanto no Brasil quanto em outras regiões do Globo, representam o cotidiano de caça, pesca e coleta dos homens que viveram o período pré-histórico. Dessa forma, a alternativa correta acerca da imagem é a letra C.

Aprenda mais sobre a pré história

Precisa aprimorar seu conhecimento sobre a pré história e o período paleolítico? Veja a aula gratuita abaixo, nela você poderá aprofundar seu entendimento desses assuntos e ainda conhecer mais sobre as civilizações da antiguidade oriental.

Precisa treinar seu conhecimento com questões e não aguenta mais procurar listas na internet? Conheça o banco de questões da Coruja: milhares de exercícios de vestibular com resoluções. Clique no banner abaixo e saiba mais!

Banco de Questões EV

Veja também:

Você pode gostar também
olimpiadas
Leia mais

Olimpíadas: como surgiu?

Conheça a história das olimpíadas, como surgiram os jogos e curiosidades sobre um dos maiores eventos esportivos do mundo!