Consumidores primários: o que são, níveis tróficos e mais

Consumidores primários: o que são, níveis tróficos e mais

A ecologia é uma ciência que estuda a relação entre os seres vivos entre si e com o meio ambiente. Ao longo do estudo, nos deparamos com muitos conceitos novos que precisam ser consolidados com afinco, como níveis tróficos, consumidores primários, relações ecológicas, cadeia e teia alimentar, ciclos biogeoquímicos, entre outros. 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma cobrar muito a ecologia em suas diversas nuances, assim como outras provas concorridas como a Fuvest e as da Fundação Vunesp também citam e perguntam sobre o tema. 

Para te ajudar a entender melhor a ecologia, o Estratégia Vestibulares disponibiliza este artigo que trata sobre uma definição fundamental da ecologia: os níveis tróficos, produtores, consumidores primários, secundários e assim por diante. Continue lendo e conheça mais!

O que são níveis tróficos?

Os níveis tróficos são estabelecidos de acordo com os hábitos alimentares dos seres vivos que estão sendo estudados. Lembre-se que uma cadeia alimentar diz respeito à hierarquia de alimentação, por exemplo: os gaviões comem as cobras, estas comem os sapos, estes anfíbios comem os grilos, que por sua vez, comem as plantas.

cadeia alimentar com consumidores primários
Imagem: Reprodução/Wikimedia

No caso da teia alimentar, a ideia é transformar o conceito ecológico mais próximo da realidade: sabemos que o mundo não acontece de maneira linear e, por vezes, a cobra poderá se alimentar de sapos e também de ratos, os sapos podem comer grilos, mas também pernilongos e moscas. Dessa forma, é como se fossem várias cadeias alimentares entremeadas entre si, como o esquema gráfico abaixo demonstra.

ideia de teia alimentar
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Os níveis tróficos aparecem, então, como uma classificação dos animais dentro dessa relação alimentar. Trata sobre a distribuição da energia, que sempre surge a partir de um ser autotrófico, em geral as plantas e algas, quando o ecossistema é aquático.

Assim, a produção de energia só pode ser exercida por vegetais, que são considerados produtores. Todos os outros níveis tróficos que aparecem na cadeia ou teia alimentar são considerados consumidores ou, no último estágio, decompositores da matéria.

+ Veja mais: Relações ecológicas: o que são, tipos e questões

O que são consumidores primários?

Dentro de um ecossistema, em uma cadeia ou teia alimentar, o consumidor primário é o primeiro ser vivo a se alimentar da fonte de energia. Ou seja, o primeiro animal que come um vegetal, que é o produtor de energia.

Há um ponto importante a ser destacado que pode ser paradoxal no princípio, veja: o consumidor primário é o segundo nível trófico da relação alimentar. O primeiro nível são os produtores, que ficam na base desse sistema.

Os consumidores primários são fonte de alimento e energia para outros seres vivos e, assim, cria-se uma sucessão: produtores → consumidores primários →  consumidores secundários →  consumidores terciários →  consumidores quaternários (e assim por diante) →  decompositores. 

+ Veja também: Nicho Ecológico e Habitat: o que é e quais as diferenças entre eles

Relações alimentares são cíclicas

As cadeias e teias alimentares são consideradas como estruturas cíclicas do ecossistema. A matéria orgânica é produzida por meio de reações químicas, geralmente fotossíntese, que utilizada água e gás carbônico como reagentes para a formação de glicose.

A partir disso, a energia e matéria orgânica ficam armazenadas no vegetal. O consumidor primário se alimenta e, nessa transição de nível trófico há uma grande perda de energia, se comparada a tudo que foi produzido.

Sucessivamente, outros animais vão se alimentando dos decompositores. Em algum ponto, chega-se ao último consumidor da cadeia alimentar, que não será alimento de nenhum outro bicho — geralmente são seres de grande porte como gaviões, leões, elefantes, entre outros.

Quando o consumidor de nível trófico mais alto morrer, seu corpo entra em estado de decomposição a partir da ação de microrganismos. Eles fazem reações químicas que conseguem degradar a matéria orgânica do começo da relação alimentar, assim as substâncias voltam para o meio ambiente, podem ser novamente fixadas e entrar em um novo encadeamento alimentar. 

Questões sobre consumidores primários 

(Enem/2013 – PPL)

questão sobre consumidores primários

A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como

A) produtora.
B) consumidora primária.
C) consumidora secundária.
D) consumidora terciária.

Como se alimenta diretamente do pasto, que é um vegetal fotossintetizante, a vaca é o primeiro nível trófico da cadeia alimentar, uma consumidora primária, conforme alternativa B.

(UDESC 2018/1)

Nos oceanos, pode ocorrer a seguinte cadeia alimentar:

questões

O fitoplâncton é um conjunto de organismos fotossintetizantes (microscópicos) que ficam à deriva nos oceanos. Ele representa o primeiro elo na transferência de alimento e, portanto, de energia química para os demais componentes da cadeia trófica. 

O zooplâncton, conjunto de pequenos organismos heterótrofos que consomem os produtores primários, recebe energia química em quantidade muito menor do que a energia solar que o fitoplâncton absorveu pela fotossíntese. 

Isso ocorre porque grande parte das substâncias orgânicas que os produtores primários sintetizam é perdida na forma de energia e calor, à medida que os organismos trabalham para se manter vivos. 

O mesmo processo ocorre quando os peixes pequenos como a sardinha predam o zooplâncton, e quando os peixes grandes se alimentam dos peixes pequenos. Logo, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da cadeia alimentar.

Assinale a alternativa correta em relação à transferência de energia entre os níveis tróficos de uma cadeia alimentar.

A) Uma cadeia alimentar deve sempre possuir muitos níveis tróficos, como forma de garantir a mesma quantidade de energia em cada um desses níveis.

B) Quanto mais curta for uma cadeia alimentar, menor será a quantidade de energia disponível para o nível trófico mais elevado.

C) A quantidade de energia disponível aumenta à medida que é transferida de um nível trófico para outro nível trófico.

D) Todos os níveis tróficos dissiparão parte da energia adquirida, por meio das próprias atividades metabólicas e de calor.

E) O nível trófico com menor quantidade de energia disponível é o dos produtores.

Os níveis tróficos possuem, pouco a pouco, menos energia que o anterior, devido às atividades metabólicas e liberação de calor. Quanto maior a cadeia alimentar, menor a quantidade de energia para o último nível, uma vez que muitos corpos terão dissipado aquele substrato energético.

Hierarquicamente, os níveis de maior energia são produtores e depois consumidores primários. Os consumidores de última geração e os decompositores são atribuídos à menor quantidade de energia possível dentro da cadeia. Então a alternativa mais adequada é a letra D.

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! 

Os temas são abordados com profundidade, com detalhes a respeito das características, conceitos, definições — tudo isso com uma abordagem direcionada para os tópicos que mais aparecem em questões do Enem e principais vestibulares nacionais. As vantagens são muitas: você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser, seja por pdf, online ou em vídeos. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também