Classificação biológica dos seres vivos: hierarquia lineana

A classificação biológica dos seres vivos permite que eles sejam agrupados conforme o grau de semelhança. Assim, quanto mais baixo o nível hierárquico que dois indivíduos se encontrem, mais semelhantes são suas características. À medida que as classes biológicas ficam maiores, mais diferentes são os seres vivos entre si.

Neste artigo, será abordada a classificação biológica dos seres vivos conforme a hierarquia lineana, que considera a organização desses indivíduos em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Depois, veja uma questão de vestibulares que cobra esse conhecimento de forma contextualizada, comentada e resolvida por professores do Estratégia Vestibulares.

Critérios para a classificação biológica dos seres vivos

As categorias biológicas são importantes para compreender os seres vivos conforme suas semelhanças e diferenças, o que facilita o estudo e conhecimento de todo um grupo, distinguindo-o de outros conjuntos.

Também chamada de taxonomia, essa classificação também leva em consideração o caráter evolutivo entre os grupos de seres vivos. Existem categorias que são mais primitivas na história evolutiva, enquanto outras são mais recentes na teoria da evolução

Essa hierarquia foi proposta e firmada na comunidade científica a partir de um botânico da Suécia, chamado de Karl von Linné, conhecido como Lineu. Assim, a categorização também pode ser chamada de hierarquia lineana. Nas ideias iniciais os grupos seriam cinco, depois foram criados os grupos filo e família, totalizando sete agrupamentos.

Categorias taxonômicas

Reino

A maior categorização dentro da classificação biológica dos seres vivos são os reinos. Atualmente, essa divisão leva em consideração o tipo de célula presente no indivíduo, de forma que são cinco reinos:

• Animal, que contém seres eucariontes, com múltiplas células, que dependem do ambiente para a nutrição e se alimentam por ingestão;
  • Vegetal, com seres vivos eucariontes, autotróficos, fotossintéticos e também multicelulares;
  • Fungi, em que estão incluídos organismos heterotróficos, multi ou unicelulares, com possibilidade se reproduzir de maneira sexuada ou não;
  • Protista, que apresenta apenas seres vivos eucariontes, geralmente unicelulares, de tamanho microscópico e nutrição heterotrófica; e
  • Monera, em que estão inclusas as bactérias, que são unicelulares, procariontes, que podem ser autotróficos ou heterotróficos, a depender da espécie.

Filo

Uma vez que foi definido um reino para um ser vivo, ele pode ser classificado em um filo. Geralmente agrupa indivíduos que possuem semelhanças anatômicas, fisiológicas, físicas e evolutivas semelhantes, a um nível maior de proximidade do que é observado na categoria dos reinos.

Por exemplo, uma formiga saúva, devido às suas características celulares, será classificada como um animal. Depois, ao observar o processo evolutivo desses animais e seus aspectos físicos, fica evidente que pertence ao filo dos artrópodes.

Classe

Em cada filo, existem indivíduos que são ainda mais semelhantes entre si do que os outros, e assim são definidas as classes. No filo dos artrópodes, por exemplo, estão incluídas as classes dos insetos, crustáceos, diplópodes e quilópodes.

Biologicamente, crustáceos como a lagosta e insetos como a barata e a formiga estão no mesmo filo. Mas uma análise mais detalhada demonstra que há mais semelhanças entre uma formiga e uma barata do que entre uma formiga e uma lagosta. Assim, as formigas estão na classe dos insetos, dentro do filo dos artrópodes.

Ordem

À medida que as categorias taxonômicas avançam, mais semelhanças são apresentadas entre os seres vivos. A ordem é a classificação que está dentro das classes, ou seja, o subgrupo que uma formiga saúva ocupa dentro da classe dos insetos, no caso, são chamados de Hymenoptera. Na ordem dos himenópteros estão diversos tipos de vespas, abelhas e formigas.

Família

Dentro de cada ordem, ainda, é possível que os animais sejam reclassificados quanto maior suas semelhanças. Em geral, as formigas saúvas, também conhecidas como formigas cortadeiras, estão incluídas na família Formicidae.

Gênero

Ainda, é possível encontrar mais semelhanças fisiológicas, anatômicas e comportamentais entre os seres vivos. Então, serão definidos diferentes gêneros dentro de uma mesma família, no exemplo das formigas, as saúvas, importantes pragas agrícolas no Brasil, pertencem ao gênero Atta.

Espécie

Por fim, a maior proximidade evolutiva, fisiológica, anatômica e estrutural entre os seres vivos está dentro de uma mesma espécie. Dentro de uma espécie, normalmente, as características são iguais entre os seres vivos. No modelo dos insetos adotados no decorrer do artigo, as saúvas são das espécies Atta cephalotes, Atta columbica, Atta insularis, entre outras.

A compreensão sobre as espécies é essencial para o desenvolvimento de estudos e estratégias específicas em diferentes situações. Por exemplo, para o tratamento de doenças cardíacas, transplante de estruturas entre animais e seres humanos. Ou ainda, para entender o ciclo de vida de insetos que transmitem doenças, como o Aedes aegypti, para tentar intervir em epidemias.

Nomenclatura de espécies

A nomenclatura para o nome da espécie é dado por “gênero + epíteto específico”, de forma que o epítopo específico é o que identifica aquela espécie frente a outros seres vivos do mesmo gênero. É importante que esses nomes sejam escritos em itálico, de forma que o gênero tenha a primeira letra maiúscula e o segundo termo esteja completamente minúsculo, como em Homo sapiens. Quando for necessário escrever o nome da espécie de forma manuscrita, deve-se sublinhar ambas as palavras.

Questões sobre classificação biológica dos seres vivos

Universidade Estadual Paulista – Unesp (2022)

Leia alguns dos versos da canção Passaredo, de Chico Buarque e Francis Hime.

Ei, pintassilgo
Toma cuidado
Que o homem vem aí
O homem vem aí
(www.letras.mus.br)

Nesse trecho da canção, os autores citam 23 nomes populares, pelos quais essas aves são conhecidas. Contudo, no que se refere à classificação taxonômica, e considerando apenas as informações do trecho da canção, as aves citadas pertencem a

A) 23 gêneros, mas não se pode inferir sobre o número de espécies.

B) um único gênero, mas não se pode inferir sobre o número de espécies.

C) 23 espécies, todas elas classificadas em um único gênero.

D) uma única família, mas não se pode inferir sobre o número de ordens.

E) uma única classe, mas não se pode inferir sobre o número de gêneros.

Resposta: Todas elas são aves, portanto pertencem à mesma classe (classe das Aves), ao mesmo filo (filo Chordata) e mesmo reino (reino Animalia). Quanto às demais categorias taxonômicas (ordem, família, gênero e espécie), não temos informações.

Alternativa: E.

Estude para o vestibular com o Estratégia!

Conheça os cursos preparatórios para o vestibular da Coruja! Os temas são abordados com profundidade, a partir de um olhar crítico e de uma interpretação social. Em todas as disciplinas, você pode acessar os materiais didáticos onde e como quiser: PDF, online ou vídeos. Clique no banner e saiba mais!