Oceania e polos: geografia física e aspectos humanos

Oceania e polos: geografia física e aspectos humanos

A Oceania é um continente conhecido principalmente por abrigar a Austrália. Enquanto que os polos geográficos são as regiões que ficam ao extremo sul e norte do globo terrestre, áreas sujeitas a temperaturas extremamente baixas. Leia mais e conheça os principais aspectos físicos e humanos dessas duas regiões: Oceania e os polos do planeta. 

Oceania

Geografia

A Oceania é um dos seis continentes terrestres, situado entre os oceanos Índico e Pacífico, e localizado à sudoeste da Ásia. Sua área é de 9 milhões de quilômetros quadrados, o que a classifica como menor continente do planeta Terra. Dada sua localização geográfica, os climas variam entre áridos e equatoriais. 

Mapa da Oceania
Imagem: Reprodução/Wikimedia

Ao todo, a Oceania abriga 14 países, com uma população total de cerca de 43 milhões de habitantes. Essas nações são: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Estados Federados da Micronésia, Ilhas Salomão, Kiribati, Nova Zelândia, Nauru, Papua Nova Guiné, Tonga, Vanuatu, Tuvalu, Samoa, Palau.

O seu país mais conhecido é a Austrália, que também abriga a maior parte dos habitantes do continente como um todo e está entre as nações mais ricas do continente. Outro país notável no cenário mundial é a Nova Zelândia, que tem uma economia de mercado moderna e contribui consideravelmente para o PIB total do continente. 

Aspectos socioeconômicos

No geral, esses dois países se destacam em outros aspectos demográficos, como os índices de desenvolvimento humano (IDH), que demonstra que os australianos e neozelandeses desfrutam da melhor qualidade de vida da Oceania, com valores de IDH de 0,944 e 0,937, respectivamente. 

Entretanto, há grandes disparidades quando o desenvolvimento dessas duas nações é comparado com os outros países oceânicos. Por exemplo, a ilha de Papua Nova Guiné é um país que ficou independente recentemente (1975) e possui um baixo IDH, marcado por altas taxas de criminalidade, com grande parte da população ainda restrita ao território rural.

Segundo dados coletados pela ONU em 2020, o PIB do continente atinge cerca de 1,7 trilhões de dólares por ano. O que resulta em um PIB per capita de cerca de 41 mil dólares. Entretanto, como há uma distribuição desigual dessa renda, o índice Gini, que marca a desigualdade social, é de 0,4.

Aspectos socioculturais

É importante mencionar que há uma riqueza cultural na Oceania, representada por diversas religiões, como o cristianismo, budismo, hinduísmo, islamismo, além de religiões associadas a provos tradicionais que estão nos pequenos países do continente. 

A Papua Nova Guiné é considerada uma das nações com maior diversidade do mundo todo, com diversas línguas faladas dentro das comunidades que constituem esse país, cada uma com seus costumes e tradições únicas. 

Polos geográficos

O planeta Terra é uma estrutura geóide, que possui um eixo de inclinação para rotacionar sobre si mesmo e realizar o movimento de translação ao redor do sol. As porções de terra que estão situadas nos extremos desses eixos são chamadas de polos geográficos: um ao Sul e outro ao Norte. 

Ambos são extremamente frios, porque sua posição impede uma completa incidência do sol sobre a região. A dinâmica de iluminação solar é semestral, dada a inclinação da Terra em relação ao sol, durante 6 meses um dos polos está no verão, com sol contínuo, de forma que não há pôr do sol ou noite. Enquanto isso, o polo oposto está no inverno, sem incidência solar por 6 meses, sem nascer do sol ou dia. 

Conforme há uma transição entre inverno e verão, há um momento em que a iluminação nos polos Sul e Norte é praticamente igual, esse período corresponde com o equinócio. O termo se refere ao dia em que a duração do dia e da noite são praticamente iguais nos continentes terrestres, ou seja, 12 horas de sol e 12 horas de noite. 

Polo Norte

O Polo Norte também pode ser chamado de Polo Ártico, não possui grandes extensões de terra firme, mas sim grandes camadas de gelo que dão sustentação à estrutura. Uma vez que não há terra firme, não é considerado um continente propriamente dito. 

Sua proximidade com Europa, Ásia e América do Norte tem relação com as temperaturas muito frias encontradas ao Norte desses continentes, que possuem algumas áreas quase inabitadas devido ao clima extremamente polar. 

O Polo Norte está banhado por mar que recebe o nome de Oceano Glacial Ártico. Atualmente, não existem grandes populações humanas que habitam o Polo Norte em si, os povos se situam em regiões continentais próximas, como os esquimós do extremo norte da Europa. No geral, as vidas existentes são animais que circulam na região como ursos polares e focas.

Polo Sul 

O Polo Sul também é denominado de Antártica, e é possível classificá-lo como continente, uma vez que suas camadas de gelo estão acima da terra firme. A região é banhada pelo Oceano Glacial Antártico e povoada por animais como pinguins e leões marinhos. 

As temperaturas no Polo Sul são ainda menores do que as encontradas no Ártico, por isso, a ação humana na região é voltada principalmente para a construção de bases de pesquisas de diversos países como Estados Unidos, Nova Zelândia, Rússia, entre outros. 

+ Veja também: Ásia: relevo, demografia e outras características
África: relevo, demografia e outras características
América: relevo, demografia e outras características 
Europa: relevo, demografia e outras características

Questões sobre Oceania e polos

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – 2021

(SOMATÓRIO)

Sobre as regiões polares da Terra, assinale o que for correto.

01) Localizado a 0º de latitude Sul, o Círculo Polar Antártico, em baixa latitude, possui presença de continente, com formação de cadeia montanhosa.

02) Há uma constante preocupação de climatologistas com os possíveis efeitos do derretimento das calotas polares, que podem aumentar sensivelmente o nível dos oceanos.

04) A comunidade científica descobriu, ainda no século XX, que uma das regiões mais afetadas pela diminuição da camada de Ozônio é a Antártida, no Polo Sul.

08) O Círculo Polar Ártico (66º33’N) está em alta latitude do planeta e possui períodos em que a radiação solar é muito desigual, com o fenômeno do sol da meia-noite.

16) Atualmente, em acordo com o Tratado da Antártida, os países extraem combustíveis fósseis e diversos minérios desse continente, pois foi comprovado pela ciência que a exploração mineral no seu subsolo não afeta o equilíbrio climático do planeta.

Resposta: 

Alternativa (01) – INCORRETA: baixa latitude é próximo à Linha do Equador (latitude 0º)

Alternativa (02) – CORRETA: a banca considerou, inicialmente, como correta, mas o termo “sensivelmente” é questionável

Alternativa (04) – CORRETA: afetando a temperatura local

Alternativa (08) – CORRETA: onde a radiação solar é mais difusa

Alternativa (16) – INCORRETA: tal Tratado impede a exploração na Antártica.

Somatório correto: 14

Estude com o Estratégia Vestibulares

No curso preparatório da Coruja, você poderá aprender com profundidade as mais diversas disciplinas, inclusive aspectos geográficos e humanos dos continentes. Além disso, o Estratégia fornece aulas, simulados e trilhas estratégicas que te ajudam na programação e avaliação do conhecimento em todas as disciplinas dos vestibulares nacionais. Quer saber mais? clique no banner abaixo:

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também