Sido ou cido: qual é a diferença?

Sido ou cido: qual é a diferença?

Sido ou cido: tire sua dúvida e veja qual é a forma correta, exemplos e função gramatical no artigo abaixo

Se você tem dúvida se a grafia correta do termo é sido ou cido, acompanhe este artigo. Vamos mostrar o uso da palavra, exemplos em frases e a explicação gramatical do caso.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Cido ou sido: qual é a forma correta?

Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

Sido: veja usos e exemplos

Como dito acima, sido é o particípio do verbo ser. Um particípio indica a conclusão de uma ação verbal, ou seja, um ato já concluído. É usado, na maioria das vezes, na voz passiva em locuções verbais e em tempos compostos. Veja exemplos abaixo:

  • Você tem sido muito importante pra mim;
  • O leão pode ter sido capturado;
  • Isso já tinha sido superado; e
  • Tenho sido calmo demais ultimamente.

Cido: forma incorreta

cido é uma forma incorreta, um desvio linguístico que não deve ser usado nesse tipo de construção. Ainda que não seja a forma correta de escrever o particípio do verbo ser, cido pode ser o apelido de Aparecido, caso você conheça alguém com esse nome! Brincadeiras à parte, não use cido, com c, nas suas redações e demais textos.

Mais dicas de estudo

Estude gramática e outras matérias com o Estratégia Vestibulares

Acredito que esse erro tenha sido superado nos seus estudos depois dessa matéria, certo? Então confira nossos cursos e demais produtos que irão te ajudar a conquistar a tão sonhada aprovação nos vestibulares brasileiros. Clique no banner abaixo e seja mais um Coruja agora mesmo.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também