Tipos de Discurso: classificações, usos e diferenças

Tipos de Discurso: classificações, usos e diferenças

A escrita é uma área importante no estudo para os vestibulares. A partir dela é possível aprimorar sua interpretação de textos, elaborar boas respostas e redigir boas dissertações. Por isso, conhecer os recursos linguísticos, tipos de discurso e outras ferramentas idiomáticas pode ser muito interessante no estudo pré-prova.

Para te auxiliar no entendimento da Língua Portuguesa, você encontrará neste artigo os diferentes tipos de discursos: direto, indireto, indireto livre, narrativo e dissertativo. Além disso, veja os principais usos e sentidos admitidos por cada um deles. Venha aprender com o Estratégia Vestibulares!

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Discurso narrativo e dissertativo

A primeira classificação dos tipos de discurso diz respeito à maneira como a ideia é transmitida. Por exemplo,  se a mensagem é transmitida a partir de um olhar mais impessoal e objetivo e as pessoas mencionadas aparecem como citação e recurso argumentativo, notam-se características de um discurso dissertativo.

Por outro lado, quando ocorre a presença de um enunciador, o texto será narrativo e pode conter outras vozes e personagens que compõem a história. É nas escritas narrativas que encontramos os diversos tipos de discurso que trataremos adiante, e que podem ser aplicados independentemente do gênero textual.

Tipos de discurso: direto

No discurso narrativo direto, a personagem da história tem espaço para expor suas ideias sem a interferência dos ideais e valores do narrador. Ou seja, a ideia é transmitida com as palavras escolhidas pelo indivíduo descrito. 

Nesse caso, é interessante notar que os protagonistas e coadjuvantes da história ganham a oportunidade de se expressar fiel e livremente. Assim, suas falas não são uma projeção das opiniões do narrador, mas constituem uma personalidade única.

Esse tipo de discurso é marcado por verbos de dizer, também chamados de verbos dicendi. Eles nada mais são do que palavras utilizadas na introdução de um diálogo, como: afirmar, falar, contar, dizer, declarar, perguntar, indagar, entre outros. 

Além disso, no discurso direto, são comuns sinais gráficos como travessões ou aspas, que marcam a fala do personagem. Veja, a seguir, um exemplo de discurso direto:

“E então Marília afirmou veementemente: 

— Você não pode falá isso sobre nossa filha. A gente ama ela independente das suas ignorâncias, homi!

Nesse momento o homem se calou.”

Perceba que o verbo de dizer está destacado no trecho e que a frase da personagem está precedida por um travessão. Ao mesmo tempo, veja que a construção da fala permite a liberdade de expressão de Marília, com a presença de oralidades e coloquialidades. 

Tipos de discurso: indireto

O discurso indireto é aquele que introduz a voz do personagem a partir de uma perspectiva do narrador. Diferentemente do caso anterior, a expressão é prejudicada, pois o enunciador consegue interferir na construção da ideia. 

Um dos marcos importantes dessa interferência é a perda das marcas típicas da fala e do efeito de verdade. Para introduzir esse tipo de discurso, muitas vezes, o narrador altera os tempos verbais, de forma que altera o recorte total da cena. 

Acompanhe, com o mesmo exemplo do tópico anterior, a construção de um discurso indireto: 

“Marília afirmou que o homem não poderia falar aquelas coisas sobre a filha. Disse ainda que o amor deles pela garota era independente das ignorâncias que o marido construiu ao longo da vida”

Note que a escolha das frases e o encadeamento das ideias permite que o narrador construa uma interpretação sobre a situação retratada, de forma que influencia na captação da mensagem transmitida. 

É importante notar que, embora tenha suas diferenças com o discurso direto, a escolha do tipo de narração e discurso é de responsabilidade do autor. Cada texto, cada história, cada obra possui uma necessidade única para esse quesito.

Ou seja, não é uma questão de classificações ruins ou boas para o tipo de discurso, mas a utilidade deles para uma escrita específica. Por exemplo, textos teatrais tendem a apresentar discurso direto porque essa é a essência desse tipo textual. 

Ao mesmo tempo, um diário contém um relato subjetivo sobre o dia a dia. Assim, podem aparecer falas indiretas de personagens, com o objetivo de expressar a opinião do narrador frente àquelas situações.

Tipos de discurso: indireto livre

No caso do discurso indireto livre, a personagem não tem um único espaço no texto onde pode colocar suas ideias. Apesar disso, o narrador traz as falas com a marca da expressão e subjetividade do personagem

Além disso, uma forte característica desse tipo de discurso é a mistura entre a fala do personagem e do narrador. Em alguns momentos, é quase impossível distinguir qual voz está presente, mas é notável que a expressão do personagem é garantida e preservada. 

No exemplo adiante, o texto foi escrito em discurso indireto livre: 

“E Marília tinha muita raiva dentro de si e se asperava com o marido. Como você pôde, homem dizer essas coisas sobre nossa filha? A mulher estava atordoada e não se continha. Nós a amamos independentemente dessas suas ignorâncias.”

Observe que os elementos da fala de Marília estão presentes e expressam tanto a visão do narrador quanto a indignação da personagem, que se mistura com a voz do enunciador em alguns pontos desse trecho — itens que podem ser identificados em uma leitura e interpretação de texto atenciosas.

Questão de tipos de discurso

Agora que você já conhece os principais tipos de discurso da língua portuguesa, como eles se diferenciam e se classificam, está na hora de colocar seu conhecimento à prova com questões de provas sobre o assunto! Responda o exercício abaixo e acompanhe a resolução proposta pela equipe da Coruja.

Espcex 

Assinale a alternativa que apresenta exemplo de discurso indireto livre. 

a) – Desejo muito conhecer Carlota – disse-me Glória, a certo ponto da conversação. – Por que não a trouxe consigo?
b)  Omar queixou-se ao pai. Não era preciso tanta severidade. Por que não tratava os outros filhos com o mesmo rigor?
c) – Isso não pode continuar assim, respondeu ela; – é preciso que façamos as pazes definitivamente
d) Uma semana depois, Virgília perguntou ao Lobo Neves, a sorrir, quando seria ele ministro. Ele respondeu que, pela vontade dele, naquele mesmo instante.
e) Daí a pouco chegou João Carlos e, após ligeiro exame, receitou alguma coisa, dizendo que nada havia de anormal…

O discurso indireto livre é marcado pela fusão entre a voz do narrador e do personagem. Nesse caso, a alternativa que mostra esse tipo de relação é a letra B.

Veja mais sobre língua portuguesa

Para aprender mais profundamente sobre o português e as formas como ele pode ser utilizado, acompanhe as aulas do Estratégia Vestibulares sobre esse assunto:

Precisa treinar seu conhecimento e acelerar seu desenvolvimento no estudo pré-vestibular? Conheça o nosso banco de questões e veja as diferentes formas que os conteúdos podem aparecer nas provas. Clique no banner neste banner e confira.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
ha ou a
Leia mais

Há ou a: qual é a diferença?

O Estratégia Vestibulares preparou este artigo para que você saiba como usar "há" e "a" sem cometer erros
Predicado- o que é e como identificar - Estratégia Vestibulares
Leia mais

Predicado: o que é e como identificar

Conheça o predicado, um dos elementos sintáticos importantes para o reconhecimento e interpretação de enunciados nos vestibulares!