11 citações sobre cidadania para usar na redação como repertório sociocultural

11 citações sobre cidadania para usar na redação como repertório sociocultural

Saiba mais sobre o tema e conheça os autores das frases citadas acompanhando o artigo abaixo

O conceito de cidadania envolve um conjunto de direitos e deveres que um indivíduo precisa exercer no convívio com uma sociedade. O poder de intervenção nos espaços, gerando transformações que afetam terceiros fazem parte do que convencionamos no papel de um cidadão.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

As citações sobre cidadania listadas abaixo mostram um pouco sobre como o assunto é importante. São grupos de conquistas diferentes: direitos civis, sociais e políticos, dentro de espectros diferentes também, relacionados a conceitos como nacionalidade e legislação, acessos a itens como saúde, alimentação, educação e conquistas, como o poder de voto.

A compreensão do que é cidadania, portanto, é parte de um processo contínuo e coletivo, que pode gerar avanços ou não, mas que fazem parte de um contexto social, local e temporal. Confira abaixo a lista de citações e um pouco mais sobre seus autores.

Navegue pelo conteúdo

1 — “Nem a arte nem a literatura têm de nos dar lições de moral. Somos nós que temos de nos salvar, e isso só é possível com uma postura de cidadania ética, ainda que isto possa soar antigo e anacrônico”. — José Saramago

O escritor e vencedor do Nobel de Literatura, José Saramago é português e nasceu em 1922. Foi serralheiro, funcionário público e desenhista, até começar a carreira como tradutor, editor e jornalista.

Saramago venceu o Nobel de 1998 e o Prêmio Camões em 1995, 15 anos antes de sua morte, em 2010. Ao longo da carreira, escreveu peças de teatro, romances, novelas, poemas, crônicas, novelas e até mesmo um blog pessoal. Sua principal marca é a quebra do uso tradicional de pontuação, que formava textos e capítulos inteiros sem indicações de troca de turnos de fala, sem quebras de parágrafo, e até mesmo sem títulos.

2 — “Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos”. — Euclides da Cunha em “Os Sertões”

Euclides da Cunha nasceu em 1866, no Rio de Janeiro e tem como obra prima o livro “Os Sertões”. Como jornalista, foi correspondente de guerra em 1897, cobrindo os principais acontecimentos da Guerra de Canudos, em que sertanejos baianos, liderados por Antônio Conselheiro, lutaram contra o exército brasileiro. Dessa experiência surgiu sua obra.

Após escrever “Os Sertões”, Euclides conquistou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) e partiu como chefe de uma comissão brasileira-peruana para delimitar os limites territoriais entre os dois países. Foi assassinado em 1909, após invadir a casa do então amante de sua esposa para matá-lo.

+ O que é a cidadania e os movimentos sociais?
+ Cidadania: o que é e como cai?
+ Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

3 — “Os humanos correm o risco de perder seu valor econômico porque a inteligência está se desvinculando da consciência”. — Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari é professor de história e autor do best-seller “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”. É professor na Universidade Hebraica de Jerusalém e dá palestras em todo o mundo, tendo escrito artigos para diversos jornais e revistas importantes como “The Guardian”, “The New York Times” e “Nature”. 

É especializado em macro-história e história mundial, com pesquisas que discutem temas como a relação entre História e Biologia, as diferenças fundamentais entre o homo sapiens e outros animais e se a História tem uma “direção”.

4 — “Sócrates foi o primeiro a evocar a filosofia do céu à terra, deu-lhe a cidadania nas cidades, introduziu-a, também, nas casas e obrigou-a a ocupar-se da vida e dos costumes, das coisas boas e das coisas ruins”. — Cícero

Cícero foi escritor e político da república romana, nascido em 106 a.C que exerceu enorme influência na língua latina, além de introduzir a filosofia grega ao império romano em seus trabalhos como tradutor e filósofo.

Suas influências moldaram movimentos como o renascimento, a fundação dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, com Martinho Lutero e John Locke como admiradores de suas obras. É visto como um humanista que lutou pelo direito público e pela tolerância religiosa.

+ Filosofia pré-socrática e socrática: características, teorias e principais filósofos
+ 9 citações filosóficas para usar na redação

5 — “Cidadão, num país em que não há nem sombra de cidadania, significa apenas cidade grande”. — Millôr Fernandes

Millôr Fernandes foi escritor, jornalista, poeta, além de ter sido cartunista e humorista de humor crítico e satírico. Por conta de sua postura, chegou a ser censurado diversas vezes no regime militar brasileiro.

Escreveu e traduziu dezenas de obras, incluindo livros, peças de teatro e até mesmo roteiros de filmes. Nascido no Rio de Janeiro, publicou em revistas e jornais brasileiros até 2011, um ano antes de sua morte.

6 — “Mas a nossa hora é essa! Não há ameaça que nos assuste nem nos detenha! Queremos cidadania plena: os mesmos direitos com os mesmos nomes!” — Jean Wyllys

Ex-BBB e Ex-Deputado Federal, Jean Wyllys foi classificado pela revista “The Economist” como uma das 50 personalidades que mais lutam pela diversidade no mundo em 2015. Abertamente homossexual, Jean é ativista pelos direitos humanos, em especial, pelos direitos à comunidade LGBTQIA+.

Ao ser reeleito para seu terceiro mandato, em 2018, Wyllys abdicou da sua posse e se autoexilou em Barcelona, após sofrer ameaças de morte. Atualmente, está fazendo doutorado em Ciência Política na Universidade de Barcelona.

+ 9 citações sobre o Orgulho LGBTQIA+ para usar como repertório sociocultural
+ 7 citações sobre Direitos Humanos para usar na redação
+ 7 citações sobre preconceito para usar na redação

7 — “Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa”. — Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella é filósofo, escritor e palestrante de grande influência midiática no país. Com dezenas de livros publicados, Cortella aborda temas como educação, moral, felicidade, poder e ética em suas publicações e falas.

Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo no início da década de 90, no governo de Luiza Erundina e, em seu doutorado, foi orientado pelo Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. 

+ 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação

8 — “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos” — Hannah Arendt

Judia e nascida na Alemanha, em 1906, Hannah Arendt foi uma filósofa e cientista política que viveu os horrores do nazismo. Ingressou na Universidade de Berlim em 1924, onde estudou teologia, grego e latim.

Hannah refugiou-se na França no período nazista e chegou a ficar presa em um campo de concentração. Após o fato, fugiu para Nova York em 1933, onde viveu se considerando uma apátrida. Publicou dezenas de livros, como “As Origens do Totalitarismo” e “A Condição Humana”.

+ Partido nazista: liberdade de expressão ou discurso de ódio?
+ 21 Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para usar como repertório sociocultural na redação

9 — “A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade”. — Tancredo Neves

Tancredo Neves foi político, empresário e advogado, sendo o primeiro presidente da república eleito pós-ditadura militar brasileira, por voto indireto. Porém, Tancredo adoeceu um dia antes da posse, em 14 de março de 1985 e faleceu no dia 21 de abril do mesmo ano.

Ao longo de sua carreira política foi vereador de São João Del Rei e deputado estadual, federal, governador e senador por Minas Gerais. Quem assumiu a presidência foi seu vice José Sarney, que herdou a responsabilidade de conduzir o processo de elaboração da Constituição de 1988.

10 — “A cidadania moderna é um conjunto de direitos e obrigações que compreendem três grupos: direitos civis, direitos políticos e direitos sociais” — T. H. Marshall

Thomas Humphrey Marshall foi um sociólogo britânico autor de livros que abordam a cidadania e direitos dos cidadãos. Na década de 50 escreveu “Cidadania e Classe Social”, obra em que analisava o desenvolvimento dos direitos civis, políticos e sociais.

O clássico livro pós-guerra discute os debates sobre o que é bem-estar social e cidadania, discutindo elementos como liberdade de expressão, de pensamento e de fé, exercício do poder político, segurança econômica e padrões sociais.

11 — “Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I – a soberania; II – a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político.” — Constituição Brasileira de 1988

A Constituição Brasileira de 1988 é a versão vigente no País, desenvolvida após a ditadura militar e o movimento Diretas Já. Ela foi formulada pela Assembleia Constituinte de 1987, formada por 559 parlamentares, sendo 72 senadores e 487 deputados federais. Destes, apenas 26 mulheres.

A Carta Magna também é conhecida como “Constituição Cidadã” e traz pontos como direitos individuais e sociais das mulheres, direitos indígenas, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), jornada de trabalho, 13º salário e combate a desigualdade social do país.

+ Constituição Federal: conheça as 7 que o Brasil já teve
+ 180 citações por temas para usar na redação

Seja mais um cidadão aprovado nos vestibulares do Brasil!

No Estratégia Vestibulares você tem materiais exclusivos de acordo com cada banca de prova, fórum de dúvidas, professores próximos dos alunos e muito mais! Confira tudo o que podemos te oferecer e seja mais um Coruja aprovado!

Você pode gostar também