7 citações sobre preconceito para usar na redação

7 citações sobre preconceito para usar na redação

O Portal Estratégia Vestibulares separou sete citações sobre preconceitos que podem ser usadas como repertório sociocultural

O preconceito é um ato de julgamento presente em múltiplas atitudes e circunstâncias do cotidiano. Pensando nisso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu 7 citações sobre preconceito para aumentar seu repertório sociocultural, contribuir na sua argumentação e contextualização, além de ajudar na hora de escrever uma redação.

A seguir, confira frases que poderiam ser usadas em propostas de redação como “Cidadania, preconceito e consciência social”, do vestibular ITA 2021, e “O legado da escravidão e o preconceito contra negros no Brasil”, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2015. ou em outras temáticas que abordam questões relacionada ao preconceito.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

“A linguagem é uma verdadeira forma de ação” – Jurgen Habermas

O filósofo e sociólogo alemão, Jurgen Habermas, trabalhava com a teoria crítica, um dos pensamentos desenvolvidos na Escola de Frankfurt. Ele tinha como principal foco estudar sobre a democracia e as teorias, como a da política deliberativa. Essa frase faz alusão ao conceito de ação comunicativa, que diz respeito aos problemas que o silenciamento causa e como a voz faz diferença em determinadas situações. 

Ainda que essa citação não diga diretamente sobre preconceito, podemos afirmar que pode ser aplicada à temática. Com a linguagem, podemos falar sobre os problemas e consequências dessa violência. 

“É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito” – Albert Einstein

Durante as décadas de 1879 e 1955, o físico alemão Albert Einstein inaugurou uma nova forma de compreender o tempo e o espaço. O mesmo desenvolveu a teoria da relatividade geral e defendeu o uso da ciência para fins pacíficos e controle mundial. Além disso, ele disse essa frase ao mencionar como é dificil combater às diversas formas de discriminação encontradas na sociedade.

“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível” – Maya Angelou

Maya Angelou foi uma escritora estadunidense e a primeira mulher negra a ser estampada em uma moeda americana. Maya era poetisa, memoralista, feminista e ativista pelos direitos civis, além de uma figura influente da cultura afroamericana. Sua frase informa que o preconceito não é uma violência que deve ser abatida somente quando acontece, pois interfere em todos os impasses da sociedade.

“Preconceito é opinião sem conhecimento” – Voltaire

François Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, foi um dos principais e mais importantes filósofos do iluminismo, e ao longo de sua vida defendeu as liberdade individuais e da intolerância. Sua frase reitera que os preconceitos são opiniões formuladas sem um exame crítico ou reflexão, o que pode influenciar os modos de pensar e agir das pessoas. 

“Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos” – Jean-Jacques Rousseau

Um dos principais autores sobre a formação do pensamento político e educacional, Jean-Jacques Rousseau, foi um filósofo contratualista e defensor dos princípios “liberdade, igualdade e fraternidade”, além de ser influente para o liberalismo político. Em sua obra “O Contrato Social” ele retrata as relações sociais da humanidade e como seria possível desenvolver uma sociedade civil que garantisse direitos iguais a todos.

“Quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada” – Hannah Arendt

Hannah Arendt foi uma filósofa e teórica contemporânea de origem judaica sendo uma das primeiras estudiosas femininas na área da filosofia ao longo do século XX. Com seus estudos, a teórica desenvolveu o conceito de Banalidade do Mal, que afirma que as pessoas tendem a não assumir seus erros e atitudes falhas, e as atitudes tornam-se irrelevantes quando são feitas periodicamente e normalizadas.

“Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida. ” – Paulo Autran

Considerado um dos maiores atores brasileiros, Paulo Autran trabalhou em diversas produções do teatro, cinema e televisão, e recebeu 33 prêmios durante sua vida, como a Ordem do Mérito Cultural, que conquistou em 1998. Ele declarava que a cultura era uma arma contra a violência e os preconceitos, e foi um marco para o desenvolvimento de uma opinião crítica interligada com a cultura nacional.

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a diversos benefícios que auxiliam nos seus estudos, como cursos, simulados preparatórios e correção de redações. Não deixe de conferir esses e mais artigos que podem te ajudar a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Veja outras citações para usar na redação

Você pode gostar também
Leia mais

Tema de Redação: "Violência"

Olá, queridos. Sou a Prof. Celina Gil, e trago neste artigo mais uma proposta de tema de redação.…