Jorge Mario Bergoglio foi um jesuíta argentino que se destacou como arcebispo de Buenos Aires, antes de assumir o posto de Papa, autoridade máxima da igreja católica em todo o mundo, com o nome de Francisco.
Foi eleito no dia 13 de março de 2013, após seu antecessor, Bento XVI, renunciou ao cargo, sendo o primeiro em mais de 600 anos a tomar tal atitude. A partir daí, Francisco exerceu seu papel com equilíbrio e posturas tidas como progressistas, mesmo com passado conservador, ainda na Argentina.
Buscou acolher a todos que buscavam a igreja, mudando seus posicionamentos ao longo de sua trajetória até o Vaticano. Em sua autobiografia, chamada “Esperança”, ele se reconhece como um padre “que nunca ria” e que, com o tempo, se tornou um para “que ri o tempo todo”.
Francisco faleceu no dia 21 de abril de 2025, aos 88 anos, após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido por um quadro de insuficiência cardíaca. Nos últimos meses, o Papa teve complicações de saúde que o levaram até esta situação.
Veja, abaixo, algumas das principais citações do Papa Francisco, como elas impactaram o mundo e seu legado, e como elas podem ser utilizadas em temas de redação do Enem e demais vestibulares.
Navegue pelo conteúdo
1 — “Gostaria que voltássemos a ter esperança de que a paz é possível.”
A frase foi dita um dia antes de sua morte, na tradicional bênção Urbi et Orbi de Páscoa, em que a igreja católica celebra o que seria a ressurreição de Jesus Cristo.
2 — “Quem pensa em construir muros e não em construir pontes não é cristão.”
A frase foi dita em 2016, após Trump prometer construir um muro na fronteira entre o México e os Estados Unidos, o que aconteceu posteriormente, ainda que não de forma completa.
Após a nova eleição de Trump como presidente, Francisco pediu para que o presidente não caísse em narrativas que causam discriminação e sofrimento entre imigrantes e refugiados, o que foi rebatido pela Casa Branca, que pediu para que ele se concentrasse na igreja católica.
3 — “Dinheiro deve servir e não governar.”
Francisco, ao receber novos embaixadores da igreja, sugeriu uma reforma financeira ética e que produza “uma nova mentalidade política e econômica”, que permitisse um maior equilíbrio na ordem social da humanidade.
4 — “Fico muito triste quando celebro aqui na praça ou na basílica e vejo tantos celulares levantados. Não só de fiéis, mas também de sacerdotes e até bispos. Por favor! A missa não é um espetáculo.”
A frase, dita na Audiência de 8 de novembro de 2017, na Praça de São Pedro, abordou, dentre outros temas modernos, o uso de celulares nas celebrações da igreja católica.
Para ele, a missa não pode ser vista como um espetáculo, nem pode ser desrespeitada, seja por momentos de distração ou para se registrar o que está acontecendo nas celebrações da igreja.
5 — “Algumas pessoas acreditam que para sermos bons católicos temos que nos reproduzir como coelhos, mas não.”
A frase foi cunhada em 2015, pregando o que ele chamou de “paternidade responsável”, o que é uma abordagem não convencional das leituras do catolicismo, que pregam a multiplicação como um de seus pilares.
6 — “Ontem, crianças foram bombardeadas. Isto não é uma guerra. É crueldade.”
Francisco foi muito contundente ao condenar ataques israelenses em Gaza, inclusive pedindo investigações sobre atos de genocídio cometidos pelo governo de Israel. A frase, dita em dezembro de 2024, foi uma resposta a um bombardeio que matou 25 crianças palestinas.
7 — “Deus escolhe boas pessoas em todas as religiões.”
Em 2015, durante a celebração da Epifania do Senhor, o papa disse tal frase para demonstrar que a “busca de Deus pelas boas pessoas nunca tem fim”. Nesse mesmo dia, Francisco orou pelos membros da igreja ortodoxa, que celebraram o Natal um dia depois.
A frase ilustra a tolerância religiosa que o pontífice pregou durante seu papado, se tornando muito mencionada durante discursos de autoridades religiosas de todo o mundo, inclusive não-católicos.
8 — “Para alguns sou comunista, mas amor pelos pobres é o centro do evangelho.”
A frase, dita em 2013, antes do Encontro Mundial dos Movimentos Populares, ilustra como Francisco se colocava diante de problemas sociais atuais. Na ocasião, o papa falava sobre algo que deveria ser algo comum a todos: terra, teto e trabalho, mas que, segundo ele, estava cada vez mais longe de ser alcançado. “Reivindicar isso não é nada raro, é a doutrina social da igreja”, concluiu o papa.
9 — “O abuso infantil é uma doença.”
O papa precisou tocar no tema em vários momentos de seu pontificado, muito por conta do acobertamento de casos da igreja católica pelos seus antecessores, especialmente João Paulo II e Bento XVI. Ele, inclusive, emitiu um pedido público de desculpas sobre condutas anteriores do alto clero católico.
A frase foi feita em fevereiro de 2017 e, dois anos depois, Francisco aboliu o “segredo pontifício”, permitindo que a igreja compartilhasse documentos, queixas e testemunhos com autoridades civis em meio a investigações sobre atos criminosos cometidos por clérigos.
10 — “Vocês já têm um Deus brasileiro, queriam um papa brasileiro também?”
Com bom humor, Francisco respondeu a jornalistas brasileiros que perguntaram para ele sobre pessoas que lamentavam sua nacionalidade, durante sua visita para a Jornada Mundial da Juventude, primeira dele como papa.
A entrevista, feita durante a viagem de Roma para o Rio de Janeiro, contou também com Francisco levantando uma bandeira do Brasil, oferecida por um dos repórteres. Após brincar que não sabia dar entrevistas, ainda falou: “os argentinos dizem que sou argentino, e vocês, o que é que têm? Vocês tem a mim também”.
11 — “O liberalismo (econômico) desenfreado apenas torna os fortes mais fortes e os fracos mais fracos, e exclui os mais excluídos.”
Em entrevista para o jornal La Repubblica, em outubro de 2013, o papa pontuou sobre como o modelo econômico liberal, ao seu ver, aumenta a desigualdade social no mundo. Para ele, o mercado financeiro deveria atender às necessidades das pessoas e não moldar seus destinos.
12 — “Se uma pessoa é gay, busca o Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?”
Ainda em 2013, enquanto viajava de volta para Roma após a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, o papa cunhou uma das frases mais polêmicas de seu papado.
Na sequência, Francisco ainda pede e explica: “Que um papai e uma mamãe nunca expulsem um filho ou filha homossexual de casa. Resolvam na família. Lamentavelmente, há 30 países que criminalizam a homossexualidade”.
Ainda que tenha seguido considerando a homossexualidade como um “pecado”, além de não considerar a possibilidade de sacramentar casamentos homoafetivos, o Papa autorizou a bênção de casais do mesmo sexo, em 2023, o que foi um de seus maiores legados.
13 — “Na Igreja, são todos convidados, mesmo as pessoas divorciadas, mesmo as pessoas homossexuais, mesmo as pessoas transexuais.”
Francisco disse a frase na sua autobiografia “Esperança”, explicando que a igreja deve abençoar as pessoas e não as relações, ressaltando que os cristãos não podem “permanecer indolentes” quanto à criminalização de condutas homossexuais.
Ainda no livro ele conta outra passagem que ilustra seus pensamentos: “primeira vez que um grupo de transexuais veio ao Vaticano, saíram a chorar, comovidas porque lhes tinha dado a mão, um beijo… Como se tivesse feito algo de excepcional para elas. Mas são filhas de Deus! Podem receber o batismo nas mesmas condições dos outros fiéis e, nas mesmas condições dos outros, podem ser aceitas na função de padrinho ou madrinha, bem como ser testemunhas de um casamento”.
14 — “O grito dos pobres, junto ao grito da Terra, veio da Amazônia. Depois dessas três semanas não podemos fazer de conta de não tê-lo ouvido.”
A frase foi dita em 2019, na missa de encerramento do Sínodo para a Amazônia. Na ocasião, Francisco afirmou também que a violência e o saque continuam machucando a maior floresta tropical do mundo, desfigurando-a.
O Sínodo gerou um documento com propostas e a criação do termo “pecado ecológico”, além de pregar respeito à religiosidade não cristã indígena e o estabelecimento de um “observatório pastoral socioambiental”.
15 — “Não se pode praticar o ódio em nome de Deus! Não se faz a guerra em nome de Deus!”
Em 2014, momento de ascensão do grupo Estado Islâmico, o papa condenou atos de violência que ocorreram naquele momento, incluindo sequestros, assassinatos, fome, sede e destruição de patrimônios culturais, históricos e religiosos.
Seja aprovado do seu vestibular dos sonhos
Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
Saiba mais
16 — “Melhor ser ateu do que católico hipócrita.”
A frase foi dita em 2017, durante um sermão de uma missa privada matinal feita em sua residência. Na situação, Francisco afirmou que muitos católicos levam o que seria uma “vida dupla”, com exemplos como “não pagar salários apropriados, explorar pessoas, fazer negócios sujos e lavar dinheiro”.
17 — “Em vez de justiça social, spray de pimenta.”
Em uma das frases mais recentes, Francisco condenou a polícia argentina, sob mando do atual presidente Javier Milei, em repressões nas ruas do País. O papa cunhou tal frase após o caso de uma menina que estava com a mãe em protestos ter sido atingida por spray de pimenta em Buenos Aires.
A relação entre Francisco e Milei foi muito tensa, inclusive pelo fato de que o político, ainda enquanto candidato, chamou o papa de “enviado do diabo na Terra”. Milei pediu desculpas posteriormente e eles se encontraram no Vaticano já com Javier como presidente.
18 — “O Homem tornou-se ávido e ganancioso. Ter, acumular coisas, parece ser para muitas pessoas o sentido da vida.”
Em 2018, durante a homilia de Natal, Francisco criticou a ganância da humanidade, o que seria uma “voracidade consumista”, com paradoxos como pessoas com banquetes enormes enquanto muitos não têm pão para viver.
19 — “Acredito que, do ponto de vista ético, todos devem ser vacinados. É uma escolha ética, pois o que colocamos em risco é a nossa saúde, a nossa vida, mas também a vida dos outros.”
Durante a pandemia de Covid-19, Francisco anunciou que se vacinaria e classificou o negacionismo perante a medida como uma “negação suicida”. O papa recordou nessa frase também o caráter social e coletivo da vacinação.
20 — “Não se deve ter medo de escolher o caminho da adoção, de assumir o ‘risco’ do acolhimento. Realizar o sonho de tantos pequeninos que precisam de uma família.”
Em janeiro de 2022, o papa falou sobre o assunto, tratando-o como uma das “formas mais elevadas de amor”. Além disso, Francisco pediu para que as autoridades simplifiquem os processos de adoção, além de estimular os casais a terem filhos.
21 — “Como eu gostaria de uma Igreja pobre… e para os pobres.”
A escolha pelo nome Francisco, primeiro papa da história com tal alcunha, se deu em homenagem a Francisco de Assis, fundador da ordem franciscana e defensor da austeridade e votos de pobreza, servindo aos mais necessitados.
A frase foi cunhada em sua primeira coletiva de imprensa como papa e já marcava parte do que seria seu legado ao longo dos últimos anos, inclusive em suas vestimentas e costumes.
Confira mais citações
- 11 citações de Graciliano Ramos para usar na redação
- 19 citações de Fernanda Torres para usar na redação
- 11 citações de Lygia Fagundes Telles para usar na redação
- 7 citações de Milton Santos para usar na redação
- 8 citações de Angela Davis para usar na redação
- 9 citações de Ailton Krenak para usar na redação
- 7 citações de Maria da Penha para usar como repertório na redação
- 7 citações de Darcy Ribeiro para usar na redação
- 11 citações de Malala Yousafzai para usar na redação
- 23 citações de Simone de Beauvoir para usar na redação
- 7 citações de Carolina Maria de Jesus para usar na redação
- 7 citações sobre desemprego para usar na redação
- 7 citações sobre igualdade de gênero para usar na redação
- 15 citações sobre desigualdade social para usar na redação
- 7 citações sobre discriminação racial para usar na redação
Melhore seu desempenho nas redações com o Estratégia Vestibulares
Você quer ter todas as suas redações corrigidas e com feedback? Saiba que o Estratégia Vestibulares oferece isso! Aqui você pode enviar um número ilimitado de redações para serem corrigidas por nossos professores, que respondem com dicas de onde e como melhorar.
Além disso, a Coruja oferece aulas dinâmicas, um Banco de Questões super completo, salas VIP, monitorias e cursos focados em diversas bancas de vestibulares do Brasil. Clique no banner e conheça melhor o Estratégia Vestibulares!