7 citações do grupo Racionais MC’s para usar como repertório na redação
Grupo Racionais MC’s – Foto: Divulgação

7 citações do grupo Racionais MC’s para usar como repertório na redação

Com quase 40 anos de carreira, o grupo é o mais importante do rap nacional, já teve seu álbum cobrado como obra obrigatória e recebeu homenagem da Unicamp

Consolidado como o maior grupo de rap do Brasil, os Racionais MC’s têm uma carreira de quase 40 anos, com canções que denunciam racismo, desigualdade social, falam de história, política e violência. E, por isso, possuem grandes contribuições à cultura e à arte brasileira.

Conheça algumas frases de músicas do grupo, entenda um pouco mais sobre cada composição e saiba como usar as letras dos Racionais MC’s como citação na redação.

Leia também:
+ Enem 2023: frases do caderno de questões são do Racionais MC’s
+ Dia do Hip Hop: 9 músicas de rap para ampliar seu repertório sociocultural

Curso de Redação

Envie redações ilimitadas para correção

Quem é o grupo Racionais MC’s?

Formado em 1988, no Capão Redondo, bairro periférico da região sul de São Paulo (SP), o Racionais MC’s tem como integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay.

Desde seu primeiro álbum, chamado “Holocausto Urbano”, lançado em 1990, o quarteto denuncia racismo e desigualdade social, falam de história, política, e violência nas letras de suas canções.

Nos vestibulares 2020, 2021 e 2022, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) cobrou a versão em livro do álbum “Sobrevivendo no inferno”, lançado pelo grupo em 1997, como leitura obrigatória.

Em 2025, a Unicamp também concedeu o título de Doutor Honoris Causa aos quatro integrantes dos Racionais. Segundo a universidade, a nomeação reconhece a “importância social, intelectual, histórica e estética do grupo”.

Racionais MC’s e representantes da Unicamp em cerimônia de entrega dos títulos de Doutor Honoris Causa – Foto: Unicamp/Divulgação

Citações dos Racionais MC’s

A seguir, conheça uma seleção de frases presentes em músicas do grupo de rap:

1 – “Desde o início, por ouro e prata, olha quem morre, então veja você quem mata”

A frase faz parte da música “Negro Drama”, do álbum “Nada como um dia após o outro dia”, de 2002. Na canção, o grupo canta sobre um jovem da favela que alcança o sucesso através do rap e tem nele seu refúgio contra a criminalidade.

A música também fala de abandono parental, negligência estatal, desigualdade social, discriminação racial e cultural, além das falsas promessas do crime frente à falta de oportunidades aos jovens negros e pobres.

2 – “Pra quem vive na guerra, a paz nunca existiu”

Também parte da música “Negro Drama”, a frase faz parte da crítica sobre o cotidiano violento e sem perspectivas para pessoas negras e periférias na cidade de São Paulo (SP). Cenário que se sustenta pela desigualdade social, o racismo e o abandono do Estado.

3 – “Minha vida não tem tanto valor quanto seu celular, seu computador”

Parte do álbum “Sobrevivendo no inferno”, de 1997, a música “Diário de um detento” fala sobre o cotidiano no antigo presídio do Carandiru, na capital paulista, e sobre o dia do massacre ocorrido no local, em outubro de 1992.

Na frase, o grupo aponta como a vida de pessoas perdem valor a partir do momento em que elas são encarceradas, e obrigadas a viver com necessidades básicas negligenciadas e sem respeito aos direitos humanos, sem compromisso do Estado com reabilitação ou reinserção social.

4 – “Nossa lei é falha, violenta e suicida”

Ainda no álbum “Sobrevivendo no inferno”, os Racionais cantam a música “Fórmula mágica da paz”, e a frase faz parte de um trecho que trata sobre como a violência nas periferias, seja ela vinda do crime ou da polícia, tira a vida de jovens negros.

O eu lírico reflete sobre como ele mesmo poderia ser uma dessas vítimas e sua mãe mais uma das mães que vão ao cemitério no feriado de Finados, com “a roupa humilde, a pele escura, o rosto abatido pela vida dura”.

5 – “500 anos de Brasil e o Brasil aqui nada mudou”

Na música “A vida é desafio”, do álbum “Nada como um dia após o outro dia”, os Racionais se juntam ao rapper Afro-X para cantar sobre as dificuldades de viver e superar um contexto de desigualdade social e racial e violência.

Na frase, a letra critica como desde a época do Brasil Colonial os problemas persistem e as mesmas pessoas negras e pobres são privadas de direitos e oportunidades.

6 – “Me ver pobre, preso ou morto já é cultural”

De volta à “Negro Drama”, a frase dos Racionais chama a atenção para o racismo estutural presente na construção do Brasil. O trecho defende que o preconceito racial inato à sociedade traz normalidade ao fato de que muitas pessoas negras levam uma vida de pobreza e violência.

7 – “O ser humano é descartável no Brasil”

O massacre do Carandiru foi a maior chacina da história dos presídios brasileiros. Ao todo, 111 detentos foram mortos pela Polícia Militar durante uma rebelião, e desse total 89 homens ainda não haviam sido julgados.

Nenhum dos 74 policiais condenados pela ação chegou a cumprir pena e todos tiveram suas sentenças revogadas, após um indulto presidencial em 2022. A frase citada vem da música “Diário de um detento”, na qual os Racionais tratam da chacina.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Confira mais citações

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também
Leia mais

Tema de Redação: "Violência"

Olá, queridos. Sou a Prof. Celina Gil, e trago neste artigo mais uma proposta de tema de redação.…