13 citações sobre leitura para usar como repertório sociocultural na redação

13 citações sobre leitura para usar como repertório sociocultural na redação

Confira as citações sobre leitura que o Portal Estratégia Vestibulares separou para você aprender mais sobre o tema e usar na redação

A leitura é uma prática que melhora a capacidade de interpretação de texto, o vocabulário como um todo e estimula uma série de raciocínios, o que promove um maior conhecimento sobre os assuntos abordados em um livro ou material didático.

Nesse processo, é desenvolvido pontos como a criatividade, comunicação, imaginação, senso crítico e capacidade cognitiva, sendo, portanto, fundamental principalmente na infância e adolescência.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares traz 13 citações sobre leitura e a importância de ler para se usar na redação e como repertório sociocultural que pode ser aplicado em diversas provas e processos seletivos por todo o Brasil. Confira!

1 — “Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo”. — Ruth Rocha

Ruth Rocha é escritora de livros infantis e, ao longo de sua carreira, conquistou oito prêmios Jabuti, dentre outros. Dentre seus livros, estão “Marcelo, Marmelo, Martelo” e “O Reizinho Mandão”.

Sua literatura é repleta de bom humor, poesia e irreverência, buscando uma reflexão das crianças leitoras, para que questionem o mundo. Foi também orientadora educacional e diretora da revista Recreio, sucesso no Brasil nos anos 90 e 00.

2 — “Um livro é um sonho que você segura na mão”. — Neil Gaiman

Nascido em Hampshire, na Inglaterra, Neil Gaiman é autor de diversos livros, incluindo a série “Sandman”, grande sucesso dentre suas obras. É também autor de “Deuses Americanos”, “Coraline” e “Alerta de Risco”.

3 — “Não há problema que a leitura não possa solucionar”. — Charles Bukowski

Henry Charles Bukowski foi poeta e romancista de grande fama no século XX. Teve em Los Angeles sua principal inspiração, escrevendo obras urbanas que incluíam temas que afetavam a cidade como um todo.

Seus livros são conhecidos por uma leitura obscena e descuidada, até certo ponto marginal, sempre com humor ácido e provocante. Escreveu livros como “Ao Sul de Lugar Nenhum”, “Notas de um Velho Safado” e “Crônicas de um Amor Louco”.

4 — “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”. — José Saramago

Saramago foi romancista, poeta, teatrólogo e contista português, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998 e sendo, até hoje, o único escritor lusófono a conseguir tal feito.

Ao longo de sua vida, escreveu dezenas de livros como “Ensaio Sobre a Cegueira” — adaptado para o cinema em 2008 —, “Terra do Pecado”, e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

5 — “A leitura engrandece a alma”. — Voltaire

Voltaire foi escritor e filósofo francês, tido como um dos nomes mais importantes do iluminismo e do século XVII. Foi um grande defensor da ciência e do progresso, além de ter combatido o absolutismo em seu país e criticado a aristocracia e o poder do clero católico da época.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa

6 — “O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler”. — Ziraldo

Criador do personagem “Menino Maluquinho”, Ziraldo é cartunista, humorista e escritor brasileiro, autor de dezenas de obras voltadas para o público infanto juvenil. Dentre suas obras estão “Turma do Pererê”, “Os Meninos do Espaço” e “Flicts”.

7 — “A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento”. — Aristóteles

Aristóteles foi um filósofo grego que abordou diversos campos do conhecimento como lógica, política, retórica, ética, física e biologia, sempre em busca da sabedoria de cada assunto. Foi um dos pensadores mais influentes de sua época, além de ter sido professor e tutor de Alexandre, o Grande.

8 — “Uma vida sem leitura é uma vida sem esperança”. — George Orwell

Autor de “A Revolução dos Bichos” e “1984”, George Orwell foi, além de escritor, policial e professor. Britânico, mas nascido na Índia, chegou a lutar na guerra civil espanhola contra o regime ditatorial franquista e se dizia marxista.

9 — “Ler mudou, muda e continuará mudando o mundo”. — Virginia Woolf

A escritora Virginia Woolf foi revolucionária ao falar sobre a figura feminina. Fundou sua própria editora, em companhia de seu marido, e publicou diversas obras sobre psicanálise e tradução de obras, principalmente russas.

Seus principais livros são “Mrs Dalloway”, “Ao Farol” e “Um Teto Todo Seu”, em que explora uma técnica de pensamento não-linear de uma personagem chamada fluxo de consciência. 

10 — “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, nossos filhos serão incapazes de escrever inclusive a própria história”. — Bill Gates

O fundador da Microsoft é conhecido no mundo todo pelos avanços tecnológicos da sua empresa e pelos atos filantrópicos que faz em sua vida pessoal. Bill Gates é nascido nos Estados Unidos e estudou em Harvard, universidade em que abandonou os estudos dois anos após ingressar.

Veja também:
+ 11 citações sobre tecnologia para usar na redação
+ 7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
+ 7citações sobre violência para usar na redação
+ 7 citações sobre política para usar na redação

11 — “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. — Paulo Freire

Autor de “Pedagogia do Oprimido”, Paulo Freire é o maior autor brasileiro da história, reconhecido internacionalmente pelo seu método de alfabetização e sendo o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos pelo mundo. É considerado o patrono da educação brasileira.

+ 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação

12 — “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”. — Mario Quintana

Mário Quintana foi poeta, tradutor e jornalista brasileiro. É considerado um dos maiores poetas do século XX, recebendo diversos prêmios literários nacionais. Dentre suas obras estão “Eu passarinho”, “O Segundo Olhar” e “Espelho Mágico”. 

13 — “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”. — Jorge Luis Borges

Jorge Luis Borges foi um poeta, escritor e tradutor argentino do século XX, considerado um dos maiores críticos literários do país. Escreveu diversos livros, entre eles “O Aleph” e “A História da Eternidade”.

+180 citações por temas para usar na redação

Estude com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a materiais exclusivos e voltados para as especificidades de cada banca dos vestibulares mais importantes do país, em formatos distintos: PDFs, vídeoaulas, Livros Digitais Interativos (LDI) e muito mais. Confira!

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também