Modelo de redação do Enem sobre “negacionismo científico”

Modelo de redação do Enem sobre “negacionismo científico”

Veja o modelo de redação do Enem com potencial de nota mil sobre o tema “Caminhos para combater o negacionismo científico no Brasil”

A redação do Enem pode ser um grande desafio para muitos candidatos, pois é preciso dominar as cinco competências para garantir uma boa nota na prova.

Atenção: as redações divulgadas pelo Portal Estratégia Vestibulares são realizadas por alunos e/ou corretores da plataforma Estratégia Vestibulares. As redações selecionadas possuem os pré-requisitos necessários para conquistar uma excelente nota no Enem, de acordo com os corretores do Estratégia Vestibulares.  

Para te ajudar nos estudos, o Portal Estratégia Vestibulares, em parceria com a equipe de corretores de redação do Estratégia Vestibulares, divulgará uma vez por semana um modelo de redação do Enem que, de acordo com os nossos corretores, garantiria uma ótima nota, até mesmo uma possível nota mil.

Desta vez, a autora da redação é uma aluna do Estratégia Vestibulares. O tema escolhido por ela foi a “Caminhos para combater o negacionismo científico no Brasil”. De acordo com a corretora Mariana Barbosa, a redação a seguir tem um grande potencial de ter uma nota entre 920 a 980.

Ficou curioso? Leia abaixo o modelo de redação do Enem sobre o tema:

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Modelo de redação do Enem

Veja a redação feita pela aluna do Estratégia Vestibulares e corrigido por Mariana Barbosa sobre o tema “Caminhos para combater o negacionismo científico no Brasil”:

modelo de redação enem negacionismo científico

Leia a transcrição da redação:

         O livro “O Contrato Social”, Jean-Jacques Rousseau afirmou que o Estado, mediante legalidade, deve assegurar a harmonia do corpo social e garantir as vontades da comunidade. Todavia, no Brasil, o negacionismo científico apresenta divergência em relação 	à tese do filósofo, uma vez que os negacionistas persistem em negar os conhecimentos científicos. Dessa forma, para mediar os pilares que sustentam a problemática, deve-se abordar dois aspectos: a mentalidade coletiva e a ineficácia das esferas de poder.

  	Em primeiro lugar, a má formação educacional é um agravante do negacionismo científico. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.” Sob esse viés, a premissa sobredita se aplica no contexto brasileiro, pois parte da população, devido ao ensino lacunar, age de acordo com o senso comum e não o conhecimento científico, o que ocasiona em manipulações de informações. Dessa forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática perdura no país.

	Ressalta-se, ademais, que a impossibilidade social contribui para a persistência do negacionismo científico. Nesse contexto, segundo Hannah Arendt, “uma determinada frequência de um ato, é diretamente proporcional a normalizações desta.” Analogamente, percebe-se que o negacionismo encontra um forte alicerce na estagnação social. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação dessa problemática; pelo contrário, adquire uma posição individualista. Nessa perspectiva, a mudança do comportamento social é vital para superar esse paradigma. 

	Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental no negacionismo científico. Em vista disso, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses públicos, deve combater, mediante melhorias nas formações educacionais dos brasileiros, com o propósito de combater o negacionismo científico. Dessa maneira, com a conjuntura de tal ação, os brasileiros verão os direitos garantidos pela Carta Magna. 

Ficou curioso para saber os detalhes de como a corretora do Estratégia Vestibulares avaliou este modelo de redação do Enem? Assista abaixo a correção ao vivo da redação feita pela corretora Mariana Barbosa e aprenda como desenvolver uma redação do Enem com possível nota mil:

Outros modelos de redação do Enem

Gostou da correção ao vivo e quer ver outros modelos de redação do Enem? Veja a lista abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Qual é o formato da redação do Enem?

De acordo com o Inep, o candidato deve produzir um “texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.

Além disso, essa texto deve ter até 30 linhas, já o mínimo são 7 linhas. Caso o candidato não cumpra o determinado, a redação é anulada.

Leia mais: Veja a lista com 10 redações nota 1000 da última edição do Enem e inspire-se para alcançar a nota máxima

Quais são os critérios de correção da redação do Enem?

A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos.  A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:

  • Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
  • Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
  • Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.

Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:

  • Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
  • Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
  • Competência 3: Organização das ideias
  • Competência 4: Coesão e coerência
  • Competência 5: Proposta de Intervenção

Veja os erros mais comuns em cada uma das competências avaliadas pelos corretores:
Competência 1 da redação do Enem;
Competência 2 da redação do Enem;
Competência 3 da redação do Enem;
Competência 4 da redação do Enem; e
Competência 5 da redação do Enem.

Histórico de temas de redação do Enem

Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:

  • Enem 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Enem2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Leia mais: Descubra como criar uma redação nota 1000 no Enem com modelos e dicas essenciais

Conheça o Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Como estudar para o Enem?

Para te ajudar nos estudos e a conseguir a redação nota 1000, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Foto: Marília Ruberti/Comunicação Butantan

Você pode gostar também