Quanto vale a redação na nota final dos vestibulares e do Enem?

Quanto vale a redação na nota final dos vestibulares e do Enem?

Com formas distintas de se medir, as redações apresentam pesos e importâncias distintas de acordo com o processo seletivo

Um dos momentos mais importantes dos vestibulares é a hora de escrever a redação. Ainda que não seja um item presente em todos os processos seletivos, a prova é frequente na maioria dos exames e deve ser analisada com atenção, pois em cada instituição ela é avaliada de uma forma, e até mesmo o seu formato e gênero também pode ser diferente.

Além disso, cada universidade possui uma forma distinta de distribuir a integrar a nota da prova de redação na nota final do candidato em seu vestibular. Existem instituições que distribuem de forma igualitária os pesos entre as matérias, existem cálculos matemáticos diversos e até mesmo pesos dados de forma diferente entre os cursos escolhidos.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares fez um levantamento sobre quanto vale a redação nos vestibulares e no Enem para você, vestibulando, chegar na sua prova com a certeza da importância que o seu texto terá na sua nota final. Confira abaixo!

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2024: correção do 2º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Enem 2024: confira 32 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Enem 2024: 20 dúvidas frequentes sobre o exame
+ O que mais cai em Matemática e Ciências da Natureza no Enem?

USP

O vestibular da Universidade de São Paulo (USP) se chama Fuvest e conta com redação na segunda fase do processo seletivo. São dois dias de provas com quatro horas de duração cada. 

No primeiro dia as pontuações são divididas em duas partes: a primeira conta com dez questões de Português de igual valor. Já a segunda parte é a prova de Redação e cada uma dessas partes vale 50 pontos.

No segundo dia são 12 questões também de igual valor de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso, e com distribuição equivalente de perguntas para cada matéria. Em cada dia são 100 pontos em disputa, ou seja, a nota da redação equivale a 25% da nota da segunda fase.

Já a nota final do vestibular é uma soma da nota final da primeira fase com as notas de cada um dos dias da segunda fase — quando o aluno não tem Prova de Habilidades Específicas. 

+ Confira o manual de provas Fuvest 2023
+ Como é a prova da Fuvest?

Unesp

A redação do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) também é feita na segunda fase e sua pontuação equivale a 28 de 100. Os outros 72 pontos são distribuídos entre as 60 questões objetivas da fase.

A nota final é composta pela nota da primeira fase mais a nota da segunda dividida por dois. Vale lembrar que a Unesp já anunciou que o vestibular 2024 voltará a ter questões discursivas, como era antes da pandemia de Covid-19. No passado, eram 20 questões, mas a pontuação da redação era a mesma, portanto, a expectativa é que o peso se mantenha.

+ Confira o edital Unesp 2023
+ Como é a prova da Unesp

Unicamp

A Universidade de Campinas (Unicamp) possui uma das pontuações mais complexas dos vestibulares brasileiros. A nota de redação, que também acontece apenas na segunda fase, equivale a, no máximo, 12 pontos, enquanto cada questão da primeira fase equivale a 1 ponto cada (totalizando 72) e cada questão da segunda fase equivale a quatro pontos cada (totalizando 120 pontos).

Já a nota final do vestibular é composta pelas notas da primeira e segunda fase, além da redação. A primeira fase equivale a 15% da nota final, a segunda fase, a 65% e a redação, a 20%.

+ Confira o edital Unicamp 2023
+ Como é a prova do vestibular da Unicamp?

Uerj

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) alterou o formato de seu vestibular para 2024, retornando o formato anterior à pandemia. Nesse modelo, a redação acontece apenas no Exame Discursivo, que equivale à segunda fase. Mas o edital referente a essa etapa ainda não foi divulgado.

No modelo de 2023, a prova continha 60 questões objetivas e uma prova de redação. A nota final foi composta de 100 pontos, distribuídos com 90 pontos para as questões e 10 pontos para a redação. 

Em 2019, ano em que a prova teve o formato que será retomado no vestibular 2024, havia duas provas de qualificação, classificatórias para o exame discursivo, em que se encontrava a redação. A nota das provas de qualificação eram divididas em cinco:

  • Conceito A: número de acertos maior que 70% – 20 pontos;
  • Conceito B: número de acertos maior que 60% e igual ou menor que 70% – 15 pontos;
  • Conceito C: número de acertos maior que 50% e igual ou menor que 60% – 10 pontos;
  • Conceito D: número de acertos maior que 40% e igual ou menor que 50% – 5 pontos
  • Conceito E: igual ou menor que 40%

O candidato com nota equivalente ao Conceito E era desclassificado, e o restante iria para o exame discursivo. Nesse exame são duas provas discursivas específicas (uma com peso um e outra com peso 2) por curso e uma redação (peso 1), igual a todos os candidatos.

O resultado final é composto por um total de 100 pontos, em que 20 eram da redação, 20 do exame de qualificação, via conceitos (explicado acima) e os outros 60 das provas discursivas, uma com peso 40 e outra com peso 20.

+ Confira o edital Uerj 2023
+ Como é a prova da Uerj?

UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem um modelo considerado incomum de redação chamado de Compreensão e Produção de Textos, em que três questões discursivas são colocadas para a resolução dos candidatos, em formatos textuais distintos, funcionando, portanto, como três redações.

Isso acontece apenas na segunda fase, que conta também com Provas Específicas que variam de acordo com o curso escolhido, mas que possuem sete questões discursivas por prova. Já a primeira fase contém 90 questões objetivas de múltipla escolha.

A redação equivale a 60 pontos — 20 por texto —, enquanto as provas específicas tem 40 pontos distribuídos de forma não igualitária entre as questões discursivas. A primeira fase vale 90 pontos e a nota final é composta pela soma da pontuação de cada prova dividida pela pontuação máxima em cada uma delas para o curso escolhido e multiplicado por mil.

+ Confira o edital UFPR 2024
+ Como é a prova do vestibular da UFPR?

UFSC

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta com uma única fase, dividida em dois dias seguidos. O primeiro dia tem 40 questões objetivas e mais duas discursivas, enquanto o segundo dia conta com outras 40 questões e redação, em cinco horas de prova.

O peso de cada disciplina varia de acordo com o curso, por isso, o indicado é observar a tabela de pesos e pontos de corte divulgada pela instituição. Redação (RDC na tabela) varia de 1.0 (Engenharia Naval, Física e Matemática, por exemplo) a 4 (Letras).

+ Confira o edital UFSC 2023
+ Como é a prova do vestibular da UFSC?

Uece

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) conta com duas fases e somente na segunda há a prova de redação. Nessa fase, há, além da produção textual, mais três provas específicas, que variam de acordo com o curso escolhido, e as quatro provas valem 60 pontos cada.

A nota final é composta de pelas notas das quatro provas, e os candidatos que não obtiverem o mínimo de 12 pontos na prova de redação são eliminados.

+ Confira o edital Uece 2023
+ UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem uma única fase em seu vestibular, dividida em dois dias consecutivos. No primeiro dia, são 60 questões objetivas e uma redação, enquanto no segundo dia são 75 questões objetivas.

A prova de Língua Portuguesa e Redação inclui 15 questões de múltipla escolha e a redação em si e cada uma das duas partes representa 50% do escore bruto total dessa prova. A nota final da UFRGS varia de acordo com os pesos atribuídos a cada matéria no curso selecionado pelo candidato.

No total são 15 pontos atribuídos dentre as matérias, com pesos que vão de um a três. A única nota que não apresenta variação de peso é justamente a de Língua Portuguesa e Redação: todos os cursos têm peso três nessa prova. A distribuição dos pesos pode ser vista no Manual do Candidato do vestibular.

+ Confira o edital UFRGS 2023
+ Como é a prova do vestibular da UFRGS?

UnB

A prova da Universidade de Brasília (UnB)conta com questões de formatos variados, distribuídos entre as suas 300 questões. São quatro tipos de perguntas:

  • Tipo A: questões de Certo ou Errado como resposta;
  • Tipo B: questões cujo resultado deve ser numérico de 000 a 999 e deve ser marcado de forma discursiva;
  • Tipo C: questões objetivas com quatro alternativas; e 
  • Tipo D: Questões de respostas discursivas.

Questões do tipo A valem um ponto positivo em cada acerto, um ponto negativo por erro e nenhum ponto em caso de não resposta. Já questões do tipo B equivalem a dois pontos positivos por respostas corretas e nenhum ponto caso a resposta seja errada. 

Questões do tipo C contam com dois pontos positivos por resposta correta e -0,667 por resposta errada e zero caso não haja resposta marcada. Por fim, questões do tipo D variam de zero a três pontos de acordo com a profundidade da resposta escrita pelo candidato.

Há um cálculo que leva em consideração uma série de itens, inclusive o número de linhas do texto, mas a nota final da prova de redação é de 10,00 pontos. A equação que mostra a nota final do candidato é composta por pesos distintos que, somados dão 14,5 e a nota da prova da redação equivale a 1,5 para todos os cursos.

+ Confira o edital UnB 2023
+ UEA

A prova da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é dividida em dois dias consecutivos. No primeiro dia os candidatos fazem a prova de conhecimentos gerais, com 84 questões de múltipla escolha, e no segundo dia há a prova de conhecimentos específicos, com 36 questões objetivas, que variam conforme o curso, e a redação.

A nota de redação vale 28 pontos, enquanto a nota da prova de conhecimentos específicos, feita no mesmo dia que a redação, vale 72, completando 100 pontos válidos. A prova de conhecimentos gerais, feita no dia anterior, também vale 100 pontos. A nota final é composta pela média aritmética dos pontos obtidos nos dois dias.

+ Como é a prova do vestibular da UEA?
+ Confira o edital UEA 2023

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com dois dias de prova em dois domingos consecutivos com 90 questões cada e a prova de redação no primeiro dos dois domingos. A nota de redação varia entre zero a mil pontos.

No Enem são divulgadas cinco notas, referentes as quatro provas com 45 questões objetivas cada e a redação, todas de zero a mil. Cada instituição de ensino utiliza regras próprias para compor a nota final de seus candidatos, colocando, portanto, pesos distintos para a prova de redação.

No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o peso máximo atribuído a uma das áreas de conhecimento é cinco, e existem cursos que têm a redação como peso máximo na hora de atribuir a nota final de um candidato.

Estude para as provas de Redação com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares é possível fazer redações ilimitadas e contar com correções de nossos especialistas em todas elas, sempre com qualidade e padrão para você notar seu desenvolvimento e uso dos itens necessários para construir o seu texto da melhor forma possível. Saiba mais!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também