Tudo que tira pontos da redação Uece 2023

Tudo que tira pontos da redação Uece 2023

A prova de redação é aplicada apenas na segunda fase do vestibular da Uece, pensando nisso o Estratégia reuniu tudo o que pode te ajudar

A prova da segunda fase da Universidade Estadual do Ceará (Uece) acontece nos dias 11 e 12 de dezembro e conta com uma redação e três provas específicas a serem resolvidas pelos candidatos. O Estratégia Vestibulares reúne nesse artigo tudo o que sabemos sobre a redação da Uece 2023 e, principalmente, os erros que tiram pontos da sua prova.

A redação da Uece vale 60 pontos, assim como cada uma das demais provas específicas, que são aplicadas aos candidatos de acordo com o curso escolhido. No processo seletivo de 2022/2, as propostas de redação da Uece foram para a produção de textos sobre “felicidade”.

De qualquer forma, mesmo sem o gênero textual em mãos, é possível ter uma ideia sobre alguns consensos que servem para todos os gêneros. É a esses casos que vamos nos atentar. Vamos lá?

confira o pode tirar pontos da redação da uece 2022
Foto: Reprodução/Governo do Ceará

Como é a prova de redação da Uece?

A prova de redação da Uece deve ser um texto escrito entre 20 e 25 linhas, de acordo com as instruções da Proposta de Redação e fiel ao gênero textual proposto. Diferentemente de outros vestibulares, como o Enem, o gênero dissertativo-argumentativo não é, necessariamente, o tipo de texto.

A vantagem é que, geralmente, há duas propostas de redação para que o candidato escolha qual delas seguir. Apesar da tradição, não há essa indicação no Manual e isso significa que a instituição pode mudar essa convenção. Então fique ligado aos gêneros textuais mais usuais para não ser pego desprevenido.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A prova fornece textos de apoio que devem ser utilizados como ilustração do tema e que nunca devem ter trechos copiados na argumentação do candidato, ainda que em forma de citação. É preciso adequar a linguagem ao gênero textual proposto. No caso de uma carta, por exemplo, é necessário inserir o vocativo de saudação e despedida, além da data e cidade. O depoimento deve ser escrito em primeira pessoa, e assim por diante.

Uma outra exigência da Uece é a estruturação do texto em parágrafos que devem ser organizados de forma a ter coesão e coerência textual, respeitando o gênero textual escolhido. No item “E” dos aspectos da textualidade do Manual do Candidato, a instituição exige do candidato:

  • Entendimento de coerência como aspecto conceitual, responsável pelo sentido, e de coesão, como a representação da coerência no plano linguístico, tendo em vista a continuidade, que é a retomada dos conceitos e das ideias; 
  • a progressão temática, que é entendida como a apresentação de novas informações e novos tópicos; 
  • a ausência de contradição interna e externa: a interna diz respeito às relações entre os elementos do texto; 
  • a externa concerne às relações do texto com o mundo; a articulação, que são as relações que se estabelecem no texto, tanto no plano lógico-semântico como no plano dos elementos linguísticos.

A Uece, define, ainda algumas normas e relacionadas a parte gramatical da Língua e convenções da norma culta da Língua Portuguesa. Ou seja, independentemente do gênero textual, é importante seguir a norma culta, evitando gírias e vocabulários que fujam dessas regras. Aspectos gramaticais:

  • Flexão nominal e verbal; 
  • concordância nominal e verbal; 
  • regência nominal e verbal; 
  • colocação pronominal; 
  • construção do período.

Aspectos da convenção da Língua:

  • acentuação; 
  • ortografia; 
  • pontuação; 
  • translineação; 
  • inicial maiúscula; 
  • omissão/repetição gratuita de palavras e expressões sem efeito textual.

Erros que tiram pontos da redação da Uece

No Manual do Candidato, a Uece elenca algumas situações erros que rendem pontos da nota final da redação. Para cada erro de aspecto de textualidade, perde-se 2,5 pontos da nota. Os erros de aspectos gramaticais custam 1,0 ponto cada um. Por fim, cada erro de convenção significa menos 0,5 ponto na média da prova.

Cada linha a menos do que o mínimo acarreta uma perda de 2,5 pontos. Então é muito importante que o candidato cumpra o mínimo de 20 linhas escritas determinadas pela banca. 

Atenção a caligrafia! Cada palavra de letra ilegível é desconsiderada e uma prova ilegível receberá nota zero, assim como redações em branco e escritas à lápis. Fuga do tema ou gênero proposto também é motivo para zerar a prova de redação. 

Recursos da prova de redação da Uece

Segundo a Uece, a quantidade total dos erros mencionados acima será indicada no momento de divulgação das notas com discriminação de cada tipo de erro mencionado acima. 

O espelho da redação constará o tipo de erro em cada uma das linhas da prova. Após tomar conhecimento dos erros, o candidato poderá entrar com recurso em até dois dias úteis para contestar algum aspecto da correção e da nota. O recurso deve ser feito em formulário digital disponibilizado no site do vestibular. 

Será preciso fundamentar o motivo da revisão e o porquê do pedido de revisão. Ou seja, argumentar de forma embasada para que o recurso seja avaliado. 

Redação nota máxima com o Estratégia

Se você é Estrategista, esse artigo provavelmente não será um incômodo. Com os cursos de redação especiais da Uece, fica muito mais fácil evitar cada tipo de erro e ir bem independentemente do gênero textual proposto. Se você ainda não é, corre que dá tempo de estudar com o Estratégia Vestibulares. Uma boa segunda fase!

CTA Curso Uece

Veja também:

Você pode gostar também
como é a prova do vestibular da Unitins
Leia mais

Como é a prova do vestibular da Unitins?

O Portal Estratégia Vestibulares separou neste texto as principais informações do vestibular da Unitins, como provas, questões, calendário e muito mais