Tendências da redação do Enem

Tendências da redação do Enem

Conversamos com o professor Wagner Santos sobre a redação e separamos dicas incríveis para quem quer escrever um texto nota 1000

A redação é uma das maiores preocupações de milhares de estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) todos os anos. Pensando nisso, a Coruja conversou com o professor de redação, Wagner Santos, sobre as tendências da redação do Enem e tudo o que você precisa para ficar por dentro de uma das provas mais aguardadas do ano.

A proposta de redação é muito importante para a média final do exame, uma vez que é possível pontuar de zero a 1000 nessa etapa. Além disso, ela exige um bom preparo no conhecimento de debates sociais, como demonstram os temas escolhidos para as últimas edições do vestibular.

📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
+ Enem 2025: 13 possíveis temas de redação e como se preparar para a prova
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
+ Sisu 2026: candidatos poderão usar notas das últimas três edições do Enem

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

Redação do Enem: texto dissertativo-argumentativo

O texto proposto pelo Enem é do gênero dissertativo-argumentativo, mas o que isso quer dizer? É um texto opinativo no qual o candidato precisa defender uma tese baseada no tema apresentado.

Mas para além disso, o professor Wagner explica que o texto dissertativo-argumentativo do Enem é bem específico: “Não é um tipo de texto igual a todos os outros, apresenta uma necessidade de posicionamento, como todo texto dissertativo-argumentativo, mas esse posicionamento precisa ser uma problematização. Então, primeiro se problematiza, para depois você poder resolver o problema”.

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

Achou o gênero difícil? Não se preocupe, você pode praticar a fórmula cobrada pela banca e decorar para não esquecer durante a prova. A estrutura da redação do Enem é formada, nada mais, nada menos, que por três partes importantes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

  • Introdução (tese): apresentação do ponto de vista sobre o tema;
  • Desenvolvimento (argumentação): defesa do ponto de vista por meio de argumentos; e
  • Conclusão: proposta de intervenção real e detalhada dos problemas do tema.

Partindo dessa regra, fica muito mais fácil expor suas ideias. Para o professor Wagner, os principais pontos a serem seguidos na estrutura são claros: “É você pensar que precisa apresentar dois argumentos, problematizar nesses dois argumentos, e, por fim, você precisa comprovar esses dois argumentos por meio de um repertório, e você precisa resolver esse problema”, explica.

Como se preparar para o tema da redação do Enem

Descobrir o tema só durante a aplicação da prova é, sem dúvidas, o maior desafio dessa parte do vestibular. Mas se você acha que só os outros conteúdos podem ser estudados previamente, está enganado, estrategista.

Além da estrutura do texto, você pode e deve se preparar para o tema. Para o professor Wagner, não existem temas mais ou menos difíceis, tudo é uma questão de preparo. Mas como se preparar para um tema que você não sabe que vai cair?

Para estar pronto, você deve ficar de olho nas tendências da redação do Enem. O professor Wagner comenta que nos últimos anos, algumas leis, que não chegaram a ganhar relevância no debate público, influenciaram os temas da redação, isso pode ser observado na temática da prova de 2013 “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

“O Enem não trabalha com uma importância tão gigantesca assim nas atualidades de tema, ele trabalha com temas muito mais voltados à uma realidade social do que à uma atualidade”, explica o professor.

Dicas para fazer uma boa redação no Enem

As dicas que o professor Wagner deixa para quem quer fazer um bom texto dissertativo-argumentativo no Enem é ter  “clareza com relação à tese, a explicação clara do que é a tese e a construção clara do que são os argumentos”.

E as dicas não param por aí: “No Enem você precisa sustentar seus argumentos, por meio do famoso repertório sociocultural”.

Leia também:
+ Redação Nota 1000 no Enem: leia 15 exemplos reais dos últimos anos

Na hora de elaborar sua proposta de intervenção, a dica do professor é que a sua ideia não precisa ser a mais criativa, mas sim possível. “Sem tentar reinventar a roda. Você precisa resolver o problema que foi apresentado, não necessariamente você precisa de uma ideia ultra, mega, criativa para poder fazer isso, você precisa simplesmente apresentar uma solução para esse problema.”, alerta.

O que não fazer na redação do Enem

Há alguns anos, a forma mais conhecida de zerar uma redação no Enem era escrever um texto que ferisse os Direitos Humanos. Entretanto, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) mudou essa regra na edição 2017 do exame.

Atacar os Direitos ainda tira pontos, mas não zera automaticamente. Algumas outras ações, por outro lado, ainda podem zerar a prova: fugir do gênero e não entregar um texto dissertativo-argumentativo, fugir completamente do tema, escrever partes desconexas propositalmente ou desenhar ao invés de escrever.

Veja também: O que pode zerar a redação do Enem?

Temas de redação do Enem

A seguir, confira os temas das redação do Enem nos últimos anos:

  • Redação Enem 2024  – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
  • Redação Enem 2023 – Invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
  • Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Faça uma redação nota 1000 com o Estratégia

Aqui no Estratégia Vestibulares a Coruja oferece as melhores opções de estudo para você que está se preparando para o Enem: professores especializados na banca, banco de questões, correções ilimitadas de redações, PDFs e vídeo-aulas e muito mais vantagens.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também