Neste domingo (30º) aconteceu o primeiro dia da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2026. Os candidatos precisaram realizar, além da prova de redação, seis questões de Língua Portuguesa e Literatura, duas questões interdisciplinares de Inglês e duas questões de Ciências da Natureza.
A redação da Unicamp conta com duas propostas e, cabe aos candidatos escolherem o que será abordado por eles. Os gêneros também são diversos, mas todos são argumentativos. Os dois temas de redação escolhidos na edição 2026 trataram sobre a “machosfera” e o discurso de ódio contra as mulheres e a importância histórica da CLT.
No primeiro tema, sobre o ódio contra as mulheres, a proposta envolvia escrever um depoimento pessoal. Já a segunda proposta, que citava a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), era necessário escrever uma nota de esclarecimento.
+ Gabarito Unicamp 2026: confira a correção da 2ª fase do vestibular
+ Consu aprova criação de faculdade e curso de Direito na Unicamp
+ Vestibular Unicamp 2026: notas de corte da 1ª fase estão disponíveis
Navegue pelo conteúdo
Tema de redação 1 Unicamp 2026: A “machosfera” e o discurso de ódio contra as mulheres
O primeiro texto de redação da prova da Unicamp edição 2026 solicitou aos candidatos escrever um depoimento pessoal, no papel de um jovem jornalista que aceitou participar de comunidades virtuais que incitam o ódio e violência contra mulheres, para uma série de reportagem que seria publicada em um jornal impresso.
Com tal pesquisa concluída, deveria, portanto, relatar um depoimento sobre um episódio violento que foi testemunhado por você nessa comunidade, argumentando pelo combate aos discursos de ódio virtual cometidos contra as mulheres.
Quatro trechos de reportagens distintas foram escolhidos para compor a coletânea do tema:
- Trecho de reportagem da Folha de São Paulo sobre a série “Adolescência”, da Netflix;
- Trecho da matéria “Quem são os incels, o movimento sombrio retratado na aclamada série ‘Adolescência’“, publicada pela BBC News Mundo;
- Citação de reportagem do Nexo Jornal entitulada “Machosfera: a violência de gênero no ambiente digital“, que citava quatro leis brasileiras aplicadas em casos de violência online:
- Lei Maria da Penha;
- Lei Lola Aronovich;
- Lei do Sinal Vermelho; e
- Lei 15.123/25, conhecida informalmente como “Lei dos Deepfakes”.
- Trecho da matéria “Red Pill: O que ‘coaches’ de masculinidade, como ‘Calvo do Campari’, têm a ver com machismo?“, do Jornal Estadão.
Tema de redação 2 Unicamp 2026: importância histórica da CLT
A segunda proposta como tema de redação da Unicamp 2026 solicitou aos candidatos que escrevessem uma nota de esclarecimento sobre a importância histórica da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho. A proposta tinha como descrição uma pessoa que trabalha no setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa e escutou de um jovem estagiário o desabafo: “se tudo der errado, vou virar CLT”.
A partir daí, e com a percepção de que “ser CLT” passou a possuir um sentido pejorativo, era necessário compor uma nota explicando o significado de ser CLT, com sua importância histórica, argumentando aos estagiários dessa empresa, os impactos desse regime trabalhista para o Brasil.
Foram citados cinco trechos de reportagens distintas para compor a coletânea do tema:
- Trecho adaptado do Diário Oficial que explica o funcionamento da CLT;
- Trecho de matéria publicada pelo portal do Senado, sobre a jornada de trabalho na indústria ter completado 75 anos;
- Trecho de publicação da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), sobre a importância do FGTS para a habitação;
- Infomatéria do portal do Senado, dessa vez sobre a CLT ter completado 80 anos, com intensas disputas por direitos dos trabalhadores até os tempos atuais; e
- Nota à imprensa chamada “Pagamento do 13º salário poderá colocar R$ 321,4 bilhões na economia do país“, feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Comentário do professor: “gêneros inéditos e sob perspectiva de valorização da dignidade humana”
O professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, pontuou que a Unicamp se manteve “fiel à tradição” ao focar em questões que afetam o público jovem e ousar na escolha dos temas, sem fugir de polêmicas, o que são costumes da banca da prova.
Para ele, os gêneros não apresentam grande dificuldade aos candidatos, sendo, também, coerentes com os temas. Confira o comentário completo abaixo:
A Unicamp manteve-se fiel à tradição: propôs dois gêneros inéditos no histórico da banca e temas que se relacionam com direitos e cidadania sob uma perspectiva de valorização da dignidade humana, além de focar em questões que afetam o público jovem. Vale destacar sempre a ousadia da banca, que não evita temas polêmicos: a "machosfera" envolve um número grande de influenciadores e seguidores; a questão divide, se não o mundo virtual, as discussões morais correntes no Brasil. Aliás, trata-se de uma retomada sobre o machismo - em 2020, a banca havia solicitado a produção de uma crônica sobre micromachismo. Essa abordagem típica da Unicamp observa-se também na proposta sobre a CLT: há um senso comum de desvalorização da CLT dentro de uma cultura que valoriza o empreendedorismo e não compreende os riscos da uberização.
Os gêneros não deveriam representar grande dificuldade para o candidato e são coerentes com as temáticas. Uma questão de comportamento seria melhor explorada por um gênero que exigisse se colocar no lugar de alguém que viveu uma situação relacionada à problemática e reflete criticamente sobre isso. Quanto à dificuldade do gênero, ela é inerente ao narrar. Um depoimento pessoal é uma narrativa, e a banca fornece as instruções necessárias para que o candidato possa escrever uma história que atenda às expectativas.
No caso da nota de esclarecimento, seria mais óbvio que se solicitasse um texto de essência expositivo-argumentativa, pois a questão, em parte, é a falta de conhecimento das pessoas sobre a CLT. Ou seja, quem domina a estrutura dissertativa não teria grandes dificuldades para fazer a nota de esclarecimento, entendendo que o estilo deve ser um pouco mais enfático e que bastava seguir as instruções para produzir o gênero: apresentar a intenção de esclarecer os equívocos disseminados sobre a CLT para parte da sociedade brasileira, com o objetivo de conscientizar a opinião pública sobre essa conquista de direito.
Temas de redação anteriores Unicamp
A Redação está mantida na segunda etapa, com duas propostas, exigindo-se a produção de apenas um texto a ser escolhido pelo candidato.
Saiba mais sobre as últimas propostas:
- Redação 1 Unicamp 2025: Como combater a desigualdade de gênero na política
- Redação 2 Unicamp 2025: Riscos dos jogos eletrônicos de azar entre menores de idade
- Redação 1 Unicamp 2024: Carta-denúncia sobre direitos de empregadas domésticas
- Redação 2 Unicamp 2024: Discurso em resposta sobre acolhimento a refugiados
- Redação 1 Unicamp 2023: Texto de convocação sobre violência por arma de fogo
- Redação 2 Unicamp 2023: Depoimento sobre racismo escolar
Veja também:
+ Confira os temas de redação da Unicamp dos anos anteriores
+ Quais são os gêneros textuais da Unicamp?
Gabarito Unicamp 2026 – 2ª fase
Assista ao vivo da a correção da 2ª fase do Vestibular Unicamp 2026 e veja a correção comentada das questões discursivas:
Correção ao vivo: 1º dia – 2ª fase Unicamp 2026
Correção ao vivo: 2º dia – 2ª fase Unicamp 2026
Qual é o calendário do Unicamp 2026?
Acesse o calendário do Unicamp 2026 com as datas divulgadas pelo edital oficial da prova:
- Publicação do edital: 22/07/2025;
- Pedidos de isenção da taxa: 12/05 a 06/06/2025;
- Resultado dos pedidos de isenção: 25/07/2025;
- Pedidos de redução da taxa: 05 a 07/08/2025;
- Inscrições: 01/08 a 01/09/2025
- Pagamento da taxa de inscrição: até 08/09/2025 – R$221,00;
- Locais de prova: 13/10/2025;
- Prova da 1ª fase: 26/10/2025;
- Aprovados na prova de Habilidades Específicas: 10/11/2025;
- Aprovados e locais de prova para a 2ª fase: 24/11/2025;
- Provas da 2ª fase: 30/11 e 01/12/2025;
- Prova de Habilidades Específicas em Música: entre os dias 15 a 30/09/2025;
- Provas de habilidades específicas: 03 a 05/12/2025;
- Resultado: 23/01/2026; e
- Matrícula: 26 e 27/01/2026.
+ Confira:
Calendário Unicamp 2026: datas, inscrições, provas, resultado e mais
Como estudar para conseguir uma vaga na Unicamp?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Vestibular da Unicamp!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Vestibular Unicamp 2026, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



