7 questões sobre feudalismo que já caíram nos vestibulares e no Enem

7 questões sobre feudalismo que já caíram nos vestibulares e no Enem

O assunto abarca um modo de vida e suas consequências históricas; confira as questões abaixo

O feudalismo existiu durante a Idade Média e era uma forma de organização social, econômica, política e também geográfica, em que o chamado feudo era um grande espaço de terra onde se desenvolviam atividades gerais, principalmente agrícolas.

Nesse contexto, havia o senhor feudal, que era o dono da terra em questão e que controlava seus servos, que cuidavam da mão de obra do local, seguindo uma ordem hierárquica forte e com imposições de submissão e dependências.

Soma-se a isso a forte obediência ao clero da época, constituindo uma organização teocrática que controlava os servos com a justificativa de que tal dominação era “a vontade divina”, prática comum do feudalismo

+ Baixa Idade Média: feudalismo, características e declínio

Há, ainda, o conceito de vassalagem, em que um nobre cedia terras para o outro, formando pequenos territórios e uma descentralização tamanha que distinguia até mesmo suas leis, medidas e pesos.

Conheça mais sobre o feudalismo com as questões levantadas pelo Portal Estratégia Vestibulares sobre o assunto que caíram nas provas, como o Enem, e que estão presentes no Banco de Questões do EV, com resoluções dos nossos professores. Vamos lá?

Banco de Questões

Conheça o maior banco de questões do Brasil

Enem (2019)

O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz, no entanto, não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.

CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).

Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em.

A promoção de atos ecumênicos.
B fomento de orientações bíblicas.
C apropriação de cerimônias seculares.
D retomada de ensinamentos apostólicos.
E ressignificação de rituais fundamentalistas.

Resposta:

A questão demandava interpretação de texto do candidato. A afirmação do cristianismo no Ocidente também se deu pela assimilação de ritos e tradições da cultura popular que eram ressignificados pela instituição. Foi o caso da fogueira de São João, oriunda de tradições camponesas, e também do carnaval. 

Feitas essas considerações, a alternativa C é a resposta.

Alternativa correta: C

Fuvest (2012)

A palavra “feudalismo” carrega consigo vários sentidos. Dentre eles, podem-se apontar aqueles ligados a

A sociedades marcadas por dependências mútuas e assimétricas entre senhores e vassalos.
B relações de parentesco determinadas pelo local de nascimento, sobretudo quando urbano.
C regimes inteiramente dominados pela fé religiosa, seja ela cristã ou muçulmana.
D altas concentrações fundiárias e capitalistas.
E formas de economias de subsistência pré-agrícolas.

Resposta:

Questão conceitual, fácil e, com ela, chamo a sua atenção do porquê fiz questão de construir todo o processo de surgimento dos senhores e dos vassalos nas páginas anteriores.

Perceba que, tirando a alternativa a), todas as outras apresentam algum elemento estranho à construção da ordem feudal. 

Na b), a ideia de “urbano” está fora de propósito, mostrei para você no começo da aula que isso mudou na Idade Média. 

Na alternativa c) o item inseriu a ideia de que o islamismo fez parte do feudalismo, viagem: o islã até existiu historicamente no período do feudalismo, mas em outras terras (veremos isso mais abaixo). 

Já a alternativa d) colocou o capitalismo antes do mercantilismo e da Revolução Industrial, aí não dá meuuu!!! 

Por fim, a alternativa e) também viaja na maionese, porque a ideia de economia pré-agrícola não condiz com a predominância do mundo rural-agrícola do feudalismo.

Alternativa correta: A

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UEA (2015)

De 1876 a 1914, as potências colonialistas do mundo anexaram mais de 11 milhões de milhas quadradas de território. Esse foi o ponto culminante da expansão europeia iniciada no século XI, nas planícies a leste do Elba, no planalto de Castela e nas águas do Mediterrâneo.

(David S. Landes. Prometeu desacorrentado, 1994.)

O início da expansão europeia referida pelo excerto, no século XI, resultou

A da invasão do continente pelos bárbaros com a destruição de cidades e expulsão de contingentes populacionais.
B do crescimento populacional contraposto, então, à baixa produtividade da agricultura feudal.
C da expropriação das terras da nobreza pelos exércitos do rei durante o movimento de centralização do poder político.
D do prolongado período de crise provocado pelas guerras, pela peste e pela penúria crescente.
E da guerra promovida pela Inquisição à massa de camponeses considerada herege pela Igreja católica.

Resposta:

A questão é interdisciplinar, mas se atente ao que foi pedido no enunciado. Ela explora duas temporalidades diferentes: Contemporaneidade e Medievo. Porém, a pergunta que foi feita está relacionada a Idade Média. É mencionado que os europeus iniciaram no século XI, um longo processo de expansão territorial, e que só terminaria no século XX.

Porém, o que está sendo pedido para o leitor, é identificar qual o(s) motivo(s) que fizeram esses povos tomarem e anexarem espaço físicos de outras civilizações. Disso podemos elencar vários fatores, todavia os mais importantes foram o alto crescimento populacional, associado a baixa produtividade das terras, na agricultura do sistema feudal. Isso culminou em processos históricos como as Cruzadas e diversos outros movimentos que possibilitaram os povos europeus a conquista de novos territórios.

Mediante a isso, olhemos para as alternativas:

A – Incorreto. Isso ocorreu durante outro período histórico, que chamamos de Antiguidade Tardia ou Baixa Antiguidade.

B – Correto. Como o exposto nos comentários.

C – Incorreto. Os nobres não foram expropriados das terras no período mencionado.

D – Incorreto. Esse tempo mencionado ocorreu séculos mais tarde, durante o século XIV.

E – Incorreto. Isso não está relacionado ao texto.

Alternativa correta: B

Udesc (2017)

Em A civilização feudal, o historiador Jérôme Baschet escreveu que a “Idade Média convida, com particular acuidade, a uma reflexão sobre a construção social do passado”.

BASCHET, Jérôme. A civilização feudal: do ano mil à colonização da América. São Paulo: Editora Globo, 2006, p. 26.

Tendo como referência a citação acima e o período da história, conhecido como Idade Média, assinale a alternativa incorreta.

A O Iluminismo consolidou ideias como fragmentação política, fixação espacial, desordem, regressão e estagnação nas suas representações sobre o mundo medieval.
B Os debates contemporâneos sustentam que fazem parte da dinâmica feudal o poder monárquico, a função militar e a presença de autoridade episcopal.
C O fenômeno urbano na chamada Idade Média Central está associado ao desenvolvimento das atividades artesanais e comerciais.
D O Feudalismo foi uma categoria meramente econômica que designou o modo de funcionamento de toda a sociedade medieval na Europa.
E A visão sobre o mundo medieval foi pautada por perspectivas do período no qual o historiador escreve, como exemplo, a idealização romântica produzida no século XIX.

Resposta:

Alternativa correta: D

UFMS (2017)

A Idade Média foi um longo período social e político em que a Europa apresentava características bastante singulares. Considere as afirmações a seguir:

I – A organização social durante o período feudal era estamental, ou seja, as pessoas que lá viviam poderiam ser (na maior parte da Idade Média) divididas em três grandes grupos: nobreza (grandes proprietários de terras que se dedicavam à atividade militar e administrativa), clero (membros da igreja Católica que se dedicavam ao ofício religioso) e camponeses (trabalhadores presos à terra e sujeitos a obrigações, em sua maioria, formadores do grupo mais numeroso).
II – O feudo, ou senhorio, era a principal unidade produtiva da Idade Média e estava dividido em três grandes partes: reserva senhorial, manso servil e manso comum.
III – Durante a Idade Média, as relações entre as pessoas eram fundamentadas a partir do cumprimento de obrigações; as principais eram: corveia (obrigação que o servo deveria cumprir, entregando parte de sua produção a seu senhor feudal), talha (pagamento pelo uso de benfeitorias de seu senhor: celeiros, moinho, forno, etc.) e banalidades (o servo deveria se dedicar ao trabalho no manso senhorial durante determinado período do ano).
IV – A principal fonte de conhecimento da Idade Média era a Igreja Católica, instituição soberana do período e que regulava a cultura, a organização social e até a política e a economia do período.

De acordo com seus conhecimentos e análise dos itens, assinale a alternativa correta:

A Estão corretos somente I e II.
B Estão corretos somente I e IV.
C Estão corretos somente I, II e III.
D Estão corretos somente I, II, IV.
E Estão corretos somente II, III e IV.

Resposta:

I – certa afirmação, pois está detalhada a pirâmide social da Idade Média, composta por três grandes ordens/estamentos.

II – Correto, o feudo era a unidade produtiva principal da economia feudal. Ele estava dividido em áreas comuns e privativas, as quais eram denominadas de manso.

III – Hum, aqui não tem como, a memorização é fundamental. Está errada a afirmação, pois os conceitos foram trocados. Saca só:

IV – Perfeita síntese. Por sinal, o papel da Igreja Católica no medievo é um assunto que as questões de prova adoram cobrar.

Alternativa correta: D

Estude para o Enem e outros vestibulares

Vestibulares Platinum - 24 Meses

O Vestibulares Platinum é o pacote de preparação completa do Estratégia Vestibulares para quem deseja conquistar a aprovação nos maiores vestibulares do país, como Unicamp, Unesp, FUVEST, UFRJ, entre outros. A partir de uma metodologia direcionada e conteúdos aprofundados, você poderá conduzir seus estudos de forma personalizada e eficaz, aproximando-se cada vez mais do sonho de ingressar em uma das instituições mais disputadas do Brasil.
12x R$ 244,58
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 2.641,50

Saiba mais

Vestibulares MED Exclusive - 24 Meses

O Vestibulares MED Exclusive é um pacote de preparação completo do Estratégia Vestibulares, focado exclusivamente nas provas de Medicina das principais universidades do país.
Ele reúne toda a estrutura necessária para os principais vestibulares de medicina do país e adiciona recursos e estratégias específicas no exigente cenário acadêmico brasileiro.
12x R$ 333,08
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 3.597,30

Saiba mais

Vestibulares MED Exclusive - 12 Meses

O Vestibulares MED Exclusive é um pacote de preparação completo do Estratégia Vestibulares, focado exclusivamente nas provas de Medicina das principais universidades do país.
Ele reúne toda a estrutura necessária para os principais vestibulares de medicina do país e adiciona recursos e estratégias específicas no exigente cenário acadêmico brasileiro.
12x R$ 249,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 2.697,30

Saiba mais

Vestibulares Platinum - 12 Meses

O Vestibulares Platinum é o pacote de preparação completa do Estratégia Vestibulares para quem deseja conquistar a aprovação nos maiores vestibulares do país, como Unicamp, Unesp, FUVEST, UFRJ, entre outros. A partir de uma metodologia direcionada e conteúdos aprofundados, você poderá conduzir seus estudos de forma personalizada e eficaz, aproximando-se cada vez mais do sonho de ingressar em uma das instituições mais disputadas do Brasil.
12x R$ 174,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 1.887,30

Saiba mais

Pacote Vestibulares

O Pacote Vestibulares possui os materiais necessários para garantir uma vaga nos vestibulares mais concorridos. Estude com videoaulas, livros digitais, questões e muito mais!
12x R$ 174,75
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 1.887,30

Saiba mais

Vestibulares Turbo

VESTIBULARES Turbo - O seu curso de reta final para os principais vestibulares do país.
12x R$ 83,08
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 897,30

Saiba mais

Reta Final Med

MED Reta Final - O seu curso de reta final que vai acelerar a sua aprovação em MEDICINA ainda em 2025.
12x R$ 53,91
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 582,30

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres

Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil

Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
12x R$ 20,83
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 225,00

Saiba mais

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade

Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
12x R$ 25,00
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 270,00

Saiba mais

Uece (2017) (2ª fase)

Servidão e vassalagem eram duas formas de relação social existentes na Idade Média, através das quais os senhores se impunham. Sobre esses modelos de relação social, é correto afirmar que

A na vassalagem, um nobre submetia sua fidelidade a outro nobre que, assim, tornava-se seu suserano. 
B a vassalagem constituía-se pelo contrato de concessão de terras do senhor feudal a um camponês. 
C a servidão era o laço que unia um nobre a outro através do juramento de fidelidade irrestrita a ele e ao seu suserano. 
D a servidão e a vassalagem eram relações que se davam somente entre um nobre e um camponês ligado à terra.

Resposta:

Alternativa correta: A

Fuvest (2025)

“Eu não venero a criação mais do que o Criador, mas venero a criatura criada como eu sou, adotando a criação de maneira livre e espontânea, de modo que Ele possa elevar nossa natureza e nos tornar partícipes de Sua natureza divina. Sendo assim, eu me atrevo a fazer uma imagem do Deus invisível não como invisível, mas como tendo se tornado visível por nossa causa, tornando-se carne e sangue. Eu não faço uma imagem da divindade imortal. Eu pinto a carne visível de Deus, pois é impossível representar o espírito e ainda mais Deus, que dá vida ao espírito.”

John Damascene. On holy images. Disponível em https://www.gutenberg.org/files/49917/ (Adaptado).

Nessa citação, João Damasceno (675-749), monge e teólogo cristão do período medieval, dirige-se contra o movimento iconoclasta ao

A colocar a criatura no mesmo nível do Criador.
B reduzir a divindade a seus elementos materiais.
C identificar a imagem visível com a natureza divina.
D negar o dogma da divindade de Jesus Cristo.
E justificar a veneração de imagens sagradas.

Resposta:

A – Incorreta. João Damasceno não coloca a criatura no mesmo nível do Criador. Ele claramente distingue o Criador da criatura, mas defende a veneração de imagens como uma forma de adoração legítima, porque Deus se fez carne e sangue, tornando possível sua representação visível.

B – Incorreta. João Damasceno não reduz a divindade a elementos materiais. Ele afirma que é impossível representar o espírito ou a divindade imortal. Sua argumentação é que, ao tornar-se carne e sangue, Deus possibilitou uma representação legítima de sua forma visível, sem que isso implique na redução de sua essência divina.

C – Incorreta. João Damasceno não identifica a imagem visível com a natureza divina. Ele distingue entre a imagem visível de Cristo e sua divindade, enfatizando que a representação é da “carne visível de Deus”; e não de sua divindade imortal.

D – Incorreta. João Damasceno não nega o dogma da divindade de Jesus Cristo. Pelo contrário, ele o reforça ao afirmar que a encarnação de Deus permite a representação de sua forma visível, sem comprometer sua natureza divina.

E – Correta. João Damasceno justifica a veneração de imagens sagradas com base na doutrina cristã da encarnação. Ele argumenta que, ao tornar-se visível em carne e sangue, Deus possibilitou a representação de sua forma visível, o que torna a veneração de imagens legítima.

Alternativa correta: E

Veja mais sobre questões

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Você pode gostar também