Os indicadores socioeconômicos se relacionam com diversos pontos que atingem toda a sociedade, como saúde, educação, cultura, economia e suas relações. Eles são, portanto, uma forma de compreender e comparar situações e poder traçar planos de atuação em diversas esferas pelos governos e organizações.
Entender seus funcionamentos, importâncias e utilidades é importante para que haja uma melhor compreensão sobre seus panoramas e sobre os estudos que envolvem tais indicadores.
Para praticar questões que abordam alguns desses indicadores socioeconômicos, o Portal Estratégia Vestibulares listou perguntas extraídas do Banco de Questões e que envolvem o assunto e que já apareceram nos vestibulares e no Enem. Algumas dessas questões contam com resoluções dos professores do EV. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Enem (2017)
Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre
A incremento da indústria e atuação no mercado financeiro.
B criação de programas assistencialistas e controle de preços.
C elevação da renda média e arrecadação de impostos.
D garantia da cidadania e ascensão econômica.
E ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.
Resposta:
A – Incorreto. A concepção de desenvolvimento se baseia na questão social e não produtiva ou fiscal.
B – Incorreto. O texto não sugere políticas assistencialistas como forma de construir cidadania.
C – Incorreto. O texto sugere que a elevação de renda se faz por meio de liberdades como a cidadania e não arrecadação de impostos.
D – Correto. A concepção de desenvolvimento proposta no texto ressalta a importância das políticas voltadas à formação da sociedade, garantindo a liberdade enquanto cidadania para que ocorra a alavancagem econômica.
E – Incorreto. A concepção de desenvolvimento se baseia na questão social e não produtiva ou fiscal.
Alternativa correta: D
UEA (2016)
Índice de Gini no Brasil

(Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico, 2013.)
A partir do mapa, é correto afirmar que
A os estados do Acre, do Amazonas e de Roraima apresentam alta taxa de concentração de renda.
B os estados da região Nordeste apresentam alto nível de desenvolvimento humano.
C os estados da região Sul apresentam baixo rendimento per capita.
D os estados do Tocantins e de Goiás apresentam altas taxas de escolarização.
E os estados da região Sudeste apresentam baixas taxas de expectativa de vida.
Resposta:
Alternativa correta: A
UFPR (2016)
Com base nos conhecimentos de geografia regional e econômica, assinale a alternativa correta.
A As regiões menos desenvolvidas apresentam PIB relativamente pequeno, motivo pelo qual os investimentos feitos nessas regiões elevam suas taxas de crescimento acima da taxa nacional.
B Na década de 1960, o economista Celso Furtado constatou que a reforma agrária encetada pela Sudene havia levado o Nordeste a ampliar sua participação no PIB nacional, mas o regime de 1964 abortou esse desenvolvimento.
C A Zona Franca de Manaus foi instituída com o objetivo de industrializar a Amazônia, mas levou a um resultado contrário, por atrair “maquiladoras”.
D Norte e Nordeste têm crescimento superior ao nacional nas conjunturas em que as commodities exportadas pelo Brasil alcançam bom preço no mercado externo.
E O desenvolvimento da periferia nacional é inibido pela sua dependência em relação a São Paulo, de modo que Norte e Nordeste crescem mais rápido quando alavancam capitais próprios para investir.
Resposta:
A – Correto. Com destaque para o Nordeste.
B – Incorreto. A missão institucional da Sudene é de promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. A reforma agrária não é mencionada.
C – Incorreto. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
D – Incorreto. O Norte não possui um crescimento superior.
E – Incorreto. O Norte não cresce mais rápido.
Alternativa correta: A
Udesc (2017)
Muitos países são denominados subdesenvolvidos. Analise as proposições em relação ao subdesenvolvimento e as suas características principais.
I. A grande desigualdade social e a dependência tecnológica e econômica são elementos essências para a definição de subdesenvolvimento.
II. Devido à modernização, na última década, nas áreas de agricultura, estrutura industrial e geração de energia elétrica, o Brasil deixou de ser um país subdesenvolvido e passou a ser classificado como desenvolvido.
III. Em geral, os países subdesenvolvidos têm sua economia baseada na exportação de produtos primários e importação de produtos industrializados com elevada tecnologia.
IV. A agricultura de subsistência é a principal forma de manutenção de países subdesenvolvidos, pois esses não apresentam relações com o mercado externo.
V. São países, em geral, com elevadas taxas de dívidas externas e têm como credores grupos financeiros internacionais, cujas sedes se localizam em países desenvolvidos.
Assinale a alternativa correta
A Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
B Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
C Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
D Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
E Todas as afirmativas são verdadeiras.
Resposta:
Alternativa correta: C
Uerj (2018)

O atual presidente norte-americano defende uma política migratória que, segundo ele, irá reduzir os patamares do desemprego no país.
Considerando as informações dos mapas e as características socioeconômicas dessa nação, existe fundamento para avaliar a eficácia dessa política como:
A alta, dado o percentual significativo de ociosidade nas unidades industriais
B baixa, dado o índice inexpressivo de estrangeiros nas populações regionais
C reduzida, dado o nível baixo de qualificação das ocupações dos não nacionais
D elevada, dado o perfil terciário predominante da economia das grandes cidades
Resposta:
A maioria dos empregos do mapa da esquerda exigem baixa qualificação profissional. Assim, os estadunidenses precisam dos imigrantes, uma vez que eles ocupam posições trabalhistas, muitas vezes, indesejadas.
Alternativa correta: C
Unitins (2019)
Em março de 2019, o IBGE anunciou que, em 2018, a mulher recebia 79,5% do rendimento do homem, mostrando diferença de gênero no mercado de trabalho brasileiro. O gráfico a seguir apresenta essa variação entre homens e mulheres por faixas etárias.

A partir dessa temática, avalie as assertivas a seguir e assinale a correta.
A Ainda que se contabilizem as horas trabalhadas em afazeres domésticos e no cuidado de pessoas, as mulheres trabalham menos que os homens, justificando-se, assim, a menor remuneração.
B No mercado de trabalho não há diferença entre homens e mulheres na ocupação de postos de direção e gerência, sendo facultado a ambos os gêneros oportunidades iguais para a ocupação desses cargos e mesma remuneração.
C A diferença salarial impacta mais intensamente a mulher negra que a mulher branca, mostrando que a sociedade brasileira vivencia não apenas preconceito racial visível, mas que se aprofunda com a questão de gênero.
D Em funções de maior qualificação não há diferença de rendimentos entre homens e mulheres, tendo as mulheres maior qualificação que os homens em um grupo expressivo de profissões.
E O gráfico mostra que, quanto maior a idade, menores as diferenças salariais em relação aos homens, um reflexo da valorização da experiência profissional.
Resposta:
Alternativa correta: C
Unicentro (2019)
Conforme reportagem disponível do site G1, “no Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. […] A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018. O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano. No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões, contra 13,7 milhões no 1º trimestre”.
Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/falta-trabalho-para-276-milhoes-de-brasileiros-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 16 de ago. 2018.
Embora seja um fenômeno nacional, o desemprego, as condições de trabalho e a renda são sentidos de forma diferente entre os segmentos sociais e nas diversas regiões do país. Sobre o tema, assinale a alternativa INcorreta.
A Compreende-se como população economicamente ativa o potencial de mão de obra com que pode contar o setor produtivo. Desta, os segmentos mais vulneráveis ao desemprego são os mais jovens, as mulheres, pretos e pardos.
B A população economicamente inativa são aquelas não classificadas como ocupadas ou desocupadas. No Brasil, esse grupo representa 60% do total da população.
C A população desalentada é aquela que está fora da força de trabalho. Dos 4,6 milhões de pessoas nessa condição, 60,6% está na região nordeste.
D O rendimento médio no Brasil, no segundo trimestre de 2018, para as mulheres, foi de R$1.864,00, enquanto que, para os homens, no mesmo período, foi de R$ 2.436,00, e expressa a equidade de gênero.
E As regiões norte e nordeste concentram a maior parte da população desocupada, em duas faixas etárias, entre 18 e 24 anos e 25 e 39 anos, respectivamente.
Resposta:
Alternativa correta: D
Veja mais sobre questões
- 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre arte contemporânea que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre o Período Regencial que caíram no Enem e nos vestibulares
- 7 questões sobre a revolução russa que já caíram nos vestibulares
- 5 questões sobre probabilidade que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre hidrografia que já caíram no Enem e vestibulares
- 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 13 questões sobre Citologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre Revolução Francesa que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares
- 7 questões sobre astronomia que já caíram no Enem e vestibulares
- 9 questões sobre Revolução Industrial que já caíram no Enem e demais vestibulares
- 7 Questões sobre cartografia que já caíram nos vestibulares e no Enem
Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



