Faculdade, centro universitário ou universidade: qual é a diferença?

Faculdade, centro universitário ou universidade: qual é a diferença?

Conheça as principais caracterísitcas de cada um dos modelos disponíveis para a educação superior

Você já se perguntou qual é a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade? Os três são os únicos tipos de instituições autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer Ensino Superior no Brasil, e diferenciam-se entre si por características como gestão, corpo docente, produção de pesquisa científica, pós-graduação e mais.

Conheça as principais caracterísitcas de cada um dos modelos disponíveis para a educação superior e entenda qual faz mais sentido para o que você procura na hora de estudar:

Pacote Vestibulares Platinum

Conheça nosso curso

O que é faculdade?

As faculdades são instituições de Ensino Superior menores e oferecem uma quantidade reduzida de cursos de graduação e pós-graduação, todos voltados para uma mesma área do conhecimento. A Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), por exemplo, só oferece tecnólogos, enquanto a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), só dispõe de cursos de saúde.

Esse tipo de instituição pode ser pública ou privada e consegue existir de forma idependente, como nos exemplos citados a seguir, ou dentro de uma universidade, tendo sua direção subordinada à estrutura da universidade. Na Universidade de São Paulo (USP), existem, dentro muitas outras, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), por exemplo.

Nas faculdades de funcionamento independente, o MEC precisa autorizar qualquer alteração ou a criação de novos cursos de graduação ou pós-graduação.

Faculdade: exemplos

O que é centro universitário?

Os centros universitários são estruturas privadas e de porte intermediário, já mais parecidas com as universidades. Neles, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, o que torna sua estrutura necessariamente maior e mais completa.

Além disso, os centro universitários oferecem atividades extra curriculares como o desenvolvimento de pesquisa científica e até de projetos de extensão, ainda que não de forma obrigatória. Seu corpo docente também é, necessariamente, formado por profissionais mais bem qualificados do que nas faculdades.

Já na autonomia, os centros universitários não dependem do aval prévio do MEC para fazer alterações em suas graduações ou para criar novos cursos.

Centro universitário: exemplos

  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU);
  • Centro Universitário das Américas (FAM);
  • Centro Universitário Senac (Senac);
  • Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal);
  • Centro Universitário Ingá (Uningá);
  • Centro Universitário Lusíada (Unilus).

O que é universidade?

As universidades são as maiores instituições a oferecer Ensino Superior no Brasil. Sua estrutura é composta por diversas faculdades, escolas e centros que possibilitam o tripé universitário do ensino-pesquisa-extensão, e obrigatoriamente atende a comunidades através da pesquisa científica e dos projetos de extensão.

Essas instituições podem ser públicas — com administração municipal, estadual ou federal — ou privadas, e precisam possuir um corpo docente formado por pelo menos um terço de mestres e doutores, com dedicação exclusiva ao cargo.

Além de oferecer cursos de graduação de diversas áreas, as universidades são obrigadas a manter programas de pós-graduação de mestrado e doutorado, e possuem total autonomia para criar ou mudar qualquer um dos cursos oferecidos.

Universidade: exemplos

  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  •  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Universidade de Fortaleza (Unifor);
  •  Universidade do Estado do Amazonas (UEA);
  • Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

Faculdade, centro universitário ou universidade: como ingressar?

A maioria das instituições de Ensino Superior possuem seus próprios vestibulares para a seleção de ingressantes, sejam elas faculdades, centros universidades ou universidades, com administração pública ou privada.

No caso das universidades federais, a principal porta de entrada é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto que para ingresso em instituições particulares, em grande parte, há as opções do Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferta bolsas, e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que disponibiliza melhores condições de financiamento das mensalidades, ou até a gratuidade, no caso do Fies Social.

Para participar do Sisu, Prouni e Fies, é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior às seleções.

Estude com o Estratégia Vestibulares e garanta sua vaga!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares e no Enem, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos focados nas bancas dos principais vestibulares. Veja ao que você terá acesso:

  • Aulas completas com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também