13 questões sobre geopolítica que já caíram nos vestibulares

13 questões sobre geopolítica que já caíram nos vestibulares

Entenda como as alianças políticas, os conflitos e as relações econômicas dos países podem aparecer nas provas

A Geopolítica é uma área das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas que trata da política, economia, geografia e geologia que envolvem as táticas de países para administrar seu território e suas relações políticas internas e externas.

No texto a seguir, você entende como o assunto é cobrado nas provas, a partir de uma lista de questões sobre geopolítica que já caíram nos vestibulares. Esses e mais itens sobre o tema estão disponíveis no Banco de Questões do Estratégia Vestibulares. Confira:

Banco de Questões

Conheça o maior banco de questões do Brasil

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2024

A partir de uma análise de conjuntura geopolítica global recente, análise os três casos de conflitos armados a seguir e assinale a opção em que os países estão numerados de acordo com as respectivas descrições desses conflitos:

1. Os conceitos de território, poder, fronteira e expansão territorial são fundamentais para a compressão dessa guerra que se desenrola a partir das aspirações de um estadista que governa o país há mais de 25 anos ininterruptos e tem profundos interesses territoriais rumo ao Mar de Azov e, consequentemente, ao Mar Negro.

2. Uma guerra violenta que se arrasta há dez anos, resultando em centenas de milhares de mortos e milhões de desabrigados, vítimas de um desastroso processo político interno apoiado pelo governo do Irã. Uma das facetas mais cruéis desse longo e confuso conflito é a morte e mutilação de crianças, vítimas dos Houthi, movimento radical político-religioso xiita que vem, recentemente, realizando ataques a navios mercantes na região do Mar Vermelho.

3. O país vive uma crise política de enormes proporções desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, morto dentro de casa na capital do país, em julho de 2021. Ariel Henry, primeiro-ministro, que assumiu o governo após o magnicídio, teve sua legitimidade no posto questionada de forma recorrente, e a ausência de eleições paralisou o Legislativo, levando-o a renunciar ao cargo. O país vive um vazio político que deu às gangues armadas violentas ainda mais poder.

A) 1. Guerra Rússia x Ucrânia; 2. Haiti; 3. Iêmen.

B) 1. Iêmen; 2. Haiti; 3. Guerra Rússia x Ucrânia.

C) 1. Haiti; 2. Iêmen; 3. Guerra Rússia x Ucrânia.

D) 1. Guerra Rússia x Ucrânia; 2. Iêmen; 3. Haiti.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade de Rio Verde (UniRV) 2024

Texto I (imagem)

Texto II

Longe de chegar ao fim, o conflito entre Israel e Palestina, baseado nos eventos históricos e nas dinâmicas geopolíticas da região, revela uma realidade intrincada e marcada por décadas de tensões e confrontos. O Oriente Médio, em especial, a região da Palestina, tornou-se um epicentro de conflito devido a uma série de eventos-chave, que incluem as duas Guerras Mundiais, a criação do Estado de Israel e a descoberta de vastas reservas de petróleo.

( Brasil de fato , 09/10/23, adaptado de: <https://www.brasildefato.com.br/2023/10/09/israel-e-palestina-uma-guerra-sem-fim>)

Texto III

Geólogos e economistas confirmaram que nos territórios palestinos existem “reservas consideráveis de petróleo e gás natural”. Estes recursos estão localizados na Área C da Cisjordânia e na costa do Mediterrâneo, ao longo da Faixa de Gaza. A informação consta do estudo intitulado O Custo Econômico da Ocupação do Povo Palestino: O Potencial Não Realizado de Petróleo e Gás Natural da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad. De acordo com a pesquisa, as novas descobertas de gás natural na Bacia do Levante estão na faixa de 122 trilhões de pés cúbicos, enquanto a quantidade de petróleo recuperável ronda os 1,7 bilhão de barris. (ONU News, 28/08/19, adaptado de: <https://news.un.org/pt/story/2019/08/1685021>)

A partir dos textos e dos conhecimentos gerais sobre o conflito histórico entre Israel e Palestina, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):

Esse conflito afeta exclusivamente Israel e Palestina, uma vez que suas ramificações não se estendem muito além das fronteiras da região, sem quaisquer implicações globais.

C) Certo.

E) Errado.

Resolução: A alternativa E está correta.

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2024

O Conflito Israel-Hamas fez revigorar a discussão do aspecto expansionista territorial israelense no que suas lideranças políticas, militares e religiosas mais ortodoxas reivindicam ser seu o direito à autodeterminação em seu solo pátrio, razão pela qual defendem a colonização de áreas até então ocupadas desde longa data pelos palestinos. O movimento que tem tais conotações territorialmente expansionistas é denominado de

A) semitismo.

B) assimilação.

C) sionismo.

D) judaísmo.

Resolução: A alternativa C está correta. O sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e à existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel.

Universidade Estadual de Londrina (UEL) 2024

Guerras tendem a criar novos arranjos territoriais e a modificar sua representação no mapa-múndi. Exemplo disso é a guerra na Ucrânia, que no dia 24 de fevereiro de 2023 completou 1 ano. Há possibilidades de novos desdobramentos, como o envolvimento de outros países e ameaça nuclear. As figuras a seguir apresentam a Ucrânia antes da invasão russa e um ano depois.

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre conflitos mundiais, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(    ) A anexação da Crimeia como território russo, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), possui significativa importância para a Rússia em função da posição geográfica privilegiada e saída para o Mar Índico.

(    ) A possibilidade de a Ucrânia ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) é uma das causas do conflito, pois significaria maior aproximação em relação ao Ocidente e perda de influência da Rússia sobre o país.

(    ) Algumas das consequências do conflito são a grande onda de refugiados ucranianos, centenas de mortos e feridos, além de sanções econômicas contra a Rússia e os membros de seu governo.

(    ) Com exceção da Romênia, todos os países que fazem fronteira com a Ucrânia ingressaram na OTAN, deixando a Rússia cercada por uma aliança inimiga.

(    ) A divisão territorial da Ucrânia mostra que as regiões oeste e centro estão sob controle do governo e as regiões sul e leste do país, separatistas pró-russos, têm maior influência e encontram-se sob o domínio da Rússia.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A) V, V, V, F, F.

B) V, F, V, F, V.

C) F, V, V, F, V.

D) F, V, F, V, F.

E) F, F, F, V, V.

Resolução: A alternativa C está correta.

Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) 2024

O Brasil e o Reino Unido concluíram as negociações referentes à repartição do volume das quotas tarifárias de importação (TRQs) da União Europeia (UE) entre o bloco europeu e o Reino Unido, em decorrência da saída do Reino Unido do bloco (Brexit). Um memorando de entendimento nesse sentido foi assinado em 17 de novembro de 2022 na Organização Mundial do Comércio (OMC). Esses ajustes garantirão que o Brexit não prejudicará os fluxos comerciais regulares do Brasil com a UE e com o Reino Unido, de produtos agrícolas e não agrícolas.

(www.cnnbrasil.com.br, 18.11.2022. Adaptado.)

Considerando o excerto, uma das funções da Organização Mundial do Comércio é

A) oferecer empréstimos a países emergentes.

B) estabelecer o sistema de flutuação do padrão dólar-ouro.

C) estruturar a inclusão de países subdesenvolvidos em blocos econômicos.

D) gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio.

E) promover a paridade cambial do poder de compra.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade Federal de Roraima (UFRR) 2024

“Fomos abandonados pelo mundo, dizem armênios de Nagorno-Karabakh”.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2023/09/fomosabandonados-pelo-mundo-dizem-armenios-de-nagorno-karabakh.shtml

Recentemente, houve um ataque à região de Nagorno-Karabakh, reacendendo, em 2023, tensões geopolíticas na região. Sobre o conflito é CORRETO afirmar:

A) O conflito hoje reacende disputas entre Rússia e Japão, que tentam se legitimar na região.

B) Desde 1990, é a primeira vez que o cessar-fogo é interrompido.

C) O conflito na região ocorre entre Armênia e Afeganistão, originado desde o colapso da União Soviética.

D) A Armênia recebe apoio dos Estados Unidos, que financia a guerra por meio de armas.

E) Envolvida na Guerra das Maldivas, a Rússia tem mantido distância do conflito, potencializando as disputas na região.

Resolução: A alternativa C está correta.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Universidade Estadual do Amazonas (UEA) 2023

A Finlândia se tornou o 31º país-membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em 04 de abril de 2023. A solicitação formal para a adesão da Finlândia à Otan ocorreu em conjunto com a Suécia, em maio de 2021.

(www.bbc.com, 04.04.2023. Adaptado.)

A adesão dos países mencionados no excerto como novos membros da Otan tem como intuito

A) evitar o avanço do socialismo para a Europa Ocidental.

B) restabelecer o domínio financeiro norte-americano na Europa.

C) promover a expansão da industrialização bélica no Leste Europeu.

D) substituir gradualmente as ações geopolíticas da ONU no Leste Europeu.

E) assegurar a proteção mútua em caso de agressão armada pela Rússia. 

Resolução: A alternativa E está correta.

Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca) 2024

(https://gizmodo.uol.com.br, 21.02.2023. Adaptado.)

Os países destacados no mapa possuem em comum:

A) a convergência de refugiados.

B) reservas de floresta boreal.

C) territórios assolados por conflitos.

D) áreas com extrativismo de urânio.

E) a ocorrência de solos tchernozion.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade de São Paulo (USP) 2024

Observe o mapa a seguir:

Le Monde Diplomatique Brasil, 2022.

Sobre o conflito geopolítico em questão, é correto afirmar:

A) O Tratado de Lausanne estabeleceu as fronteiras da Turquia moderna, incluindo a existência de um Estado curdo após o fim do Império Turco Otomano, concedendo aos curdos o domínio do território entre as atuais Turquia e Síria. 

B) Os curdos formam uma população estimada em dezenas de milhões de pessoas e parte habita uma região montanhosa que se espalha pelos territórios fronteiriços de cinco países: Turquia, Iraque, Síria, Irã e Rússia.

C) Falantes de várias línguas, dentre as quais árabe, curdo, turco e persa, e compostos por diferentes grupos étnicos e religiosos, os curdos são considerados a maior população apátrida do mundo.

D) Entre os anos de 2013 e 2019, as forças curdas desempenharam um papel central no enfrentamento ao Estado Islâmico na região, o que levou ao reconhecimento do estado independente do Curdistão.

E) Em 2022, foi aprovada uma resolução no Conselho de Segurança da ONU reconhecendo a independência do Curdistão e definindo suas fronteiras em territórios que pertenciam à Síria, Turquia e Iraque.

Resolução: A alternativa C está correta. Apátrida é quando uma pessoa não é proveniente de um Estado (país ou Estado-Nação), isto é, o Curdistão possui área delimitada e cultura, mas não tem um governo, portanto, é uma nação.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a causa de conflitos regionais marcantes da história recente. 

A) Até 1989, o comunismo era a ideologia que dava unidade à Iugoslávia, e a substituição dessa ideologia pelo fundamentalismo muçulmano gerou conflitos com as minorias cristãs na região dos Cárpatos. 

B) A África tem grandes espaços cobertos por desertos e savanas e riquezas minerais concentradas em poucas áreas, de modo que a pobreza e a carência de recursos levam a guerras. 

C) Os conflitos na Irlanda do Norte opunham a maioria protestante que deseja que esse país continue integrado ao Reino Unido à minoria católica que quer a integração com a Irlanda do Sul.

D) Após o fim da URSS, a República da Ucrânia recusou-se a entregar o arsenal nuclear soviético instalado em seu território, fato que é apontado como uma ameaça à segurança da Rússia.

E) O fim do comunismo substituiu o mundo bipolar do pós-guerra pela hegemonia dos EUA, o que vem provocando conflitos geopolíticos que são resolvidos por intervenções militares norte-americanas, caso do Afeganistão. 

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2024

No mapa, são apresentados os resultados de uma pesquisa feita por uma fundação privada em trinta países. O objetivo da pesquisa foi levantar informações para atribuir a cada um desses países um índice de maior ou menor estabilidade geopolítica, variando de 0 a 100, sendo este último valor o que expressa maior grau de estabilidade e, consequentemente, maior confiança para os investidores.

Com base nos resultados expostos, o país que apresenta o menor índice de estabilidade geopolítica deve essa condição principalmente ao seguinte fator:

A) disputa territorial com nação vizinha

B) conflito histórico com metrópole colonial

C) embate militar por possessões ultramarinas

D) contenda internacional por recursos minerais

Resolução: A alternativa A está correta.

Centro Universitário São Camilo 2023

O país mais pobre da Península Arábica está imerso em uma guerra de sete anos entre rebeldes houthis, próximos ao Irã, e forças governamentais, apoiadas por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita. A guerra causou centenas de milhares de mortes e milhões de pessoas deslocadas. A ONU e as organizações humanitárias, que carecem de financiamento, alertam regularmente para o risco de uma fome em grande escala neste país praticamente isolado do resto do mundo. 

(www.em.com.br)

Do ponto de vista geopolítico, o conflito descrito no excerto relaciona-se

A) ao Afeganistão e foi ocasionado pelo combate ao grupo terrorista do Talibã.

B) a Omã e foi consequência do movimento da Revolta dos Guarda-Chuvas.

C) à Síria e foi desencadeado pela atuação do grupo jihadista Estado Islâmico.

D) ao Iêmen e resultou dos desdobramentos internacionais da Primavera Árabe.

E) à Turquia e decorreu da tentativa de restabelecimento de um regime democrático.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade de Taubaté (Unitau) 2023

Reconhecimento do genocídio armênio assinala regresso dos EUA à civilização

Ao tomar a decisão histórica de considerar como um genocídio a sucessão de massacres que levaram à morte de 1,5 milhão de armênios entre 1915 e 1923, o presidente dos EUA, Joe Biden, sinalizou uma mudança na política de alianças no Oriente Médio. Os predecessores de Biden nunca cruzaram a linha do reconhecimento por medo de alienar a Turquia. Por este país passaram 70% dos aviões americanos durante a guerra no Iraque. 

Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/mathiasalencastro/2021/04/reconhecimento-do-genocidio-armenioassinala-regresso-dos-eua-a-civilizacao.shtml. Acesso 11 out 2022. Adaptado.

Sobre o tema acima, é CORRETO afirmar que: 

A) Em 1908, o conflito entre a Turquia e os estados do Leste europeu relacionava-se às pretensões nacionalistas dos armênios, gregos, sérvios, romenos e outros povos sob o domínio do império turco.

B) O conflito descrito acima ocorreu no âmbito da Primeira Guerra Mundial, quando o Império Otomano acusava as minorias cristãs de conspirarem com o Império Austro-húngaro, seu adversário no conflito.

C) A Turquia se situa em uma localização estratégica entre a Europa e o Oriente Médio e rejeita o uso do termo “genocídio” para descrever os acontecimentos no período da derrocada do Império Otomano.

D) A Turquia, república nascida após a Segunda Guerra Mundial, não admite a morte de armênios pelas tropas austro-húngaras, mas culpa a fome e os combates.

E) Em 1908, o sultão otomano permitiu a criação de um governo constitucional que garantiria direitos básicos para a população armênia, com o objetivo de evitar a queda do Império Otomano.

Resolução: A alternativa C está correta.

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares 

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com um Banco de Questões com milhares de itens resolvidos, além de oferecer cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Banco de Questões EV

Você pode gostar também