11 questões sobre blocos econômicos que já caíram nos vestibulares e no Enem

11 questões sobre blocos econômicos que já caíram nos vestibulares e no Enem

Confira como os blocos econômicos podem ser cobrados nos vestibulares com questões retiradas diretamente do nosso Banco de Questões

Os blocos econômicos são acordos intergovernamentais a fim de estimular o desenvolvimento econômico, político e social de seus membros. O principal objetivo dessa união é garantir maior integração entre os países-membros, favorecendo, assim, o comércio externo e a competitividade em contexto globalizado.

Existem diferentes tipos de blocos econômicos, são alguns: união aduaneira, zonas de livre comércio, mercado comum e união política e monetária. Entre os principais blocos encontram-se o Mercosul, a União Europeia, o USMCA (antigo Nafta), a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Entenda mais sobre cada um deles abaixo.

+ Blocos Econômicos: conceito, tipos e principais exemplos

+ 11 questões sobre globalização que já caíram nos vestibulares

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Mercosul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi fundado em 1991 por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2012, a Venezuela foi oficializada como Estado Parte, no entanto, está suspensa desde 2017, após descumprimentos de exigências do bloco. Outros países da América do Sul como Bolívia, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Guiana e Suriname são países associados.

O Mercosul é uma União Aduaneira, ou seja, seu principal objetivo é o mercado e o comércio. A adoção da Tarifa Externa Comum (TEC) faz com não haja a necessidade do pagamento de impostos em grande parte dos produtos comercializados entre os países-membros. Eles seguem as mesmas taxas de importação e exportação em negociações com países de fora do bloco.

União Europeia

A União Europeia é um bloco econômico que desempenha, também, papel político e monetário em seus 27 países-membros, todos localizados na Europa. Foi fundada em 1991 e, a partir de 1999, foi implementado o Euro como moeda oficial do bloco, adotada por 19 países. 

Sua missão inicial era acabar com as frequentes guerras do continente europeu. Atualmente, seus principais objetivos são: promover o livre comércio e a livre circulação de pessoas entre os países-membros, garantir a manutenção da segurança e da democracia, evitar conflitos e combater o neonazismo, além de se preocupar com a manutenção do espaço geopolítico. 

USMCA (antigo Nafta)

O USMCA é a sigla de seus países-membros: Estados Unidos, México e Canadá. Este acordo foi proposto por Donald Trump a fim de substituir o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta), criado em 1993.

O principal objetivo do Nafta era promover uma zona de livre comércio entre Estados Unidos, México e Canadá. Ou seja, facilitar a entrada e saída de mercadorias e reduzir os impostos e taxas desses produtos. O tratado entrou em vigor em 1994 e persistiu por, aproximadamente, 25 anos.

Já o atual USMCA busca modernizar o antigo acordo entre os países, mas com tendência ao protecionismo estadunidense, já que Trump acreditava que os EUA estavam sendo prejudicados dentro do bloco econômico.

SADC

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), foi criada em 1992 com o intuito de incentivar as relações comerciais entre os 14 países-membros. Entre eles: África do Sul, Angola, Botsuana, Lesoto, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

Os principais objetivos do bloco econômico são: criar um mercado comum com bases na União Europeia, seu principal parceiro externo, e aspectos do Mercosul, promover a paz e segurança na África Meridional, combater a AIDS e reafirmar os legados socioculturais africanos.

ASEAN

A Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) foi criada em 1967 e é formada pelos países: Brunei Darussalam, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã.

Em 1976, foi firmado entre seus integrantes o Tratado de Amizade e Cooperação, que visa o respeito mútuo pela independência, igualdade, integridade territorial e identidade nacional. A ASEAN busca acelerar o desenvolvimento econômico, social e cultural da região, além de promover a paz e a estabilidade entre os países-membros, sempre assegurando o respeito e a justiça.

O tema tem grande relevância na geopolítica mundial e já foi cobrado diversas vezes no vestibular e no Enem. Confira abaixo algumas questões.

UNB (2022)

Alemanha e França, mediadoras nas tensões entre Rússia e Ucrânia, fizeram um apelo “à moderação” e à “desescalada imediata” e disseram estar “preocupadas com o número crescente de violações do cessar-fogo” ocorridas em período recente.

Internet: <www.cartacapital.com.br> (com adaptações).

A respeito das tensões geopolíticas entre Rússia e Ucrânia, julgue o próximo item.

A União Europeia tem desenvolvido uma política de conflito econômico com a Rússia em razão dos interesses europeus na expansão e domínio de mercados e regiões produtoras agrícolas, como as férteis planícies ucranianas.

C Certo.

E Errado.

Alternativa correta: E

Famerp (2022)

A localização geográfica é faceta importante da política externa. O mundo é composto de regiões, e o sistema internacional global as impacta de distintas maneiras. O entorno geográfico é sempre relevante. É a primeira circunstância da ação diplomática. É nele que se colocam os desafios das fronteiras que almejam relacionamentos amistosos, favoráveis à consecução de objetivos nacionais valiosos. A passagem de situações nacionais de localização numa região em oportunidades de cooperação ampliadoras é o mote de sua existência.

(https://internacional.estadao.com.br, 18.09.2021. Adaptado.)

O excerto apresenta elementos característicos

A dos conglomerados liberais.

B das colônias de exploração.

C dos órgãos reguladores internacionais.

D das zonas francas.

E dos blocos econômicos.

Alternativa correta: E

URCA (2021)

“Apesar do intenso intercâmbio gerado na primeira década de existência […] o bloco perdeu posteriormente muito de seu dinamismo comercial […] Na primeira década de existência do Mercosul, o Brasil era o líder de um processo com dupla vocação: promover o regionalismo aberto no plano comercial e de investimento, bem como ampliar a influência político-estratégica regional e internacional do país. A visão estratégica era ofensiva. O Brasil era o país hegemônico num exercício de dimensões econômico-comerciais limitadas, mas com amplo potencial de repercussão político-estratégica no nível regional”(ABREU e FLORÊNCIO. Trajetória do MERCOSUL )e mudança de paradigmas e de posições da Política Externa Brasileira: começo virtuoso e crise recente? possíveis interpretações. 2015, p. 7. 

Disponível em http:/repositorio.ipea gov.br/bitstream/ 1058/5330/1h4. 2F25.pdf. Acesso em 20 ago, 2021)

Com relação ao MERCOSUL, é possível afirmar que:

A Ele não sofreu nenhum impacto nas últimas décadas, mantendo a mesma força econômico-financeira.

B Foi criado durante a ditadura militar de 1964 como forma de ampliar os poderes do regime.

C Em função do redirecionamento da política externa brasileira, tem enfrentado algumas crises, diminuindo a sua capacidade de articulação regional e global.

D Será brevemente incorporado pelo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA).

E Possui atualmente as mesmas características econômicas e políticas da União Europeia (EU).

Alternativa correta: C

UEPG (2021)

(SOMATÓRIO)

Sobre os blocos econômicos, assinale o que for correto.

01) O Mercosul, bloco localizado na América do Sul, já teve países membros suspensos por questões políticas.

02) O SADC (sigla em inglês para Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) é uma organização que possui como importante membro a África do Sul.

04) A APEC e a ASEAN são importantes blocos econômicos, que possuem, ambos, países asiáticos entre seus membros.

08) Nenhum país da Oceania faz parte de blocos econômicos. Essa região nunca se uniu a esse tipo de organização, pois Austrália e Nova Zelândia são contra o processo de globalização.

16) Quando um bloco econômico cria uma Tarifa Externa Comum para produtos de países de fora de seu bloco, inicia-se uma fase chamada União Aduaneira (UA).

Resposta: 

Alternativa (01) – CORRETA: Paraguai e, mais recentemente, Venezuela

Alternativa (02) – CORRETA: Sendo a África do Sul um país referência

Alternativa (04) – CORRETA: APEC: Cooperação Econômica Ásia-Pacífico; ASEAN: Associação de Nações do Sudeste Asiático

Alternativa (08) – INCORRETA: Há países da Oceania em blocos econômicos e muito cuidado com a afirmação “são contra a Globalização”

Alternativa (16) – CORRETA: tal afirmação generaliza demais, ok? Porque há situações de TEC em Zonas de Livre Comércio ou União Aduaneiras incompletas. Mas sim, essa é uma grande característica (estabelecimento de um Tarefa Externa Comum) da fase em questão.

Gabarito: 23

UEL (2021)

Leia o texto a seguir.

Três anos e meio após a votação no referendo que definiu a saída do Reino Unido da União Europeia, o Parlamento britânico aprovou o acordo para o Brexit no dia 09/01/2020. Esse foi o passo mais importante para que os britânicos deixem o bloco.

Sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), assinale a alternativa correta.

A Os contrários ao Brexit, em grande parte políticos nacionalistas e conservadores, consideram que o Reino Unido deve incentivar a entrada de imigrantes, por serem considerados mão de obra barata.

B O comércio com a Europa permanecerá inalterado, pois mesmo fora da União Europeia, as empresas britânicas ainda estarão vinculadas às regulações impostas pelo bloco e limitadas por sua legislação.

C Dentre as motivações para o Brexit estão a recessão econômica e a chegada de imigrantes, que reacendeu a xenofobia e o medo de que eles passem a competir com os britânicos no mercado de trabalho.

D O Brexit colocou fim ao conflito entre as fronteiras da República da Irlanda e da Irlanda do Norte, constituindo um mercado comum com o Reino Unido.

E A saída da União Europeia traz a possibilidade de o Reino Unido se candidatar a fazer parte da ONU e da OTAN, que resultará em maior segurança internacional, ponto importante para a política britânica.

Alternativa correta: C

Facisb (2021)

Entrou em vigor, no dia 30 de maio de 2019, uma zona de livre-comércio envolvendo praticamente todo o continente africano com o objetivo, entre outros, de diversificar as economias nacionais. “Estamos falando de uma zona de livre-comércio que irá realizar a redução de cerca de 90% das tarifas internas do continente. Isso irá possibilitar que interesses econômicos e empresas possam circular livremente, algo muito importante para o desenvolvimento africano”, avalia Muryatan Santana Barbosa, professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC.

(Tiago Angelo. “O que esperar do tratado de livre-comércio que reúne 52 dos 55 países da África?”. www.brasildefato.com.br, 17.06.2019. Adaptado.)

Caracteriza uma dificuldade para o cumprimento do acordo em vigor

A a reduzida concorrência interna no setor extrativista

B a pequena dimensão dos mercados consumidores no continente.

C a disparidade entre as balanças comerciais dos países- -membros.

D a dependência regional da exportação de bens industrializados.

E a deficiente infraestrutura de transportes intracontinental.

Alternativa correta: E

UNESP (2018)

Em 03.04.2017, o jornal El País publicou matéria que pode ser assim resumida:

Os países _______________ não têm poder político sobre os demais Estados Partes, mas possuem ferramentas para tentar reconduzir a situação de um membro, caso esse se afaste dos princípios do Tratado de Assunção, assinado em 1991. Nessa perspectiva, insere-se a aplicação da cláusula democrática do bloco sobre a _______________ , em função da crise política, institucional, social, de abastecimento e econômica que atravessa o país.

As lacunas do excerto devem ser preenchidas por

A do Nafta – Argentina.

B do Mercosul – Bolívia.

C da ALADI – Venezuela.

D da ALADI – Bolívia.

E do Mercosul – Venezuela.

Alternativa correta: E

Unicamp (2018)

O referendo realizado no Reino Unido em junho de 2016 conduziu ao Brexit, após 43 anos de adesão à União Europeia. São potenciais consequências dessa decisão, nos níveis nacional e continental, respectivamente,

A o pedido da Irlanda do Norte por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.

B o pedido da Inglaterra por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e a continuidade da livre circulação da moeda europeia, o euro, no Reino Unido.

C o pedido da Escócia por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.

D o pedido do País de Gales por um novo referendo para decidir sua permanência no Reino Unido e o comprometimento da livre circulação de cidadãos europeus no Reino Unido.

Alternativa correta: C

Enem (2017)

México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

A promover a livre circulação de trabalhadores.

B fomentar a competitividade no mercado externo.

C restringir investimentos de empresas multinacionais.

D adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.

E reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo.

Alternativa correta: B

Simulado Unesp (2023)

Em uma conturbada sessão noturna em Bruxelas decidiu, no dia 2 de maio de 1998, que a União Europeia teria uma moeda comum. 

Desde então, a União Europeia passou a ser um bloco econômico em estágio:

A Mercado Comum

B Zona de Livre Comércio

C União Aduaneira

D União Econômica e Monetária

E Zona de preferências tarifárias

Alternativa correta: D

Simulado Unicamp (2023)

Em 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou a UE, tornando-se o primeiro país a fazê-lo. Após esta data, houve um período de onze meses para que vários tratados e acordo fossem negociados entre o Reino Unido e a União Europeia.

Um dos principais entraves para a efetiva saída do Reino Unido da União Europeia está relacionado:

A Ao impedimento da entrada de cidadão europeus em territórios da Reino Unido.

B Às barreiras comerciais e fronteiriças entre Irlanda e Irlanda do Norte.

C Ao processo de Independência da Escócia.

D Aos intensos protestos dos galeses contra a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Alternativa correta: B

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Banco de Questões EV
Você pode gostar também