13 questões sobre Guerra Fria que já caíram nos vestibulares

13 questões sobre Guerra Fria que já caíram nos vestibulares

A disputa ideológica levou o Homem à Lua, dividiu a Coreia em duas e criou a OTAN; saiba como estudar os acontecimentos deste importante período geopolítico

Com o final da Segunda Guerra Mundial, e a derrota do nazifacismo alemão, italiano e japonês, o futuro ideológico do mundo entrou em uma nova disputa: a Guerra Fria. É por esse termo que ficou conhecido o período de 1947 a 1991, quando Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) disputavam a hegemonia mundial.

De um lado, os estadunidenses tentavam manter-se como maior potência mundial capitalista e consolidar o estilo de vida dos Estados Unidos em outras partes do mundo. Do outro, os soviéticos se dedicavam a aprimorar o sistema socialista implementado com a Revolução Russa de 1917 e barrar a influência norte-americana em outros países.

A disputa ideológica recebeu o nome de Guerra Fria por nunca ter presenciado um ataque bélico entre Estados Unidos e União Soviética, que focavam suas disputas nas corridas armamentista e espacial, por exemplo.

Apesar disso, durante a Guerra Fria o mundo experienciou diversos conflitos armados ligados às disputas que aconteciam entre as potências capitalista e socialista, como as guerras da Coreia, do Vietnã e do Afeganistão, além da revolução socialista chinesa.

Pela complexidade e extensão do tema, a Guerra Fria é um período muito lembrado pelos vestibulares, uma vez que seus acontecimentos explicam muito da geopolítica atual. Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu questões sobre o tema que já apareceram nas provas mais importantes do Brasil. Confira a lista e saiba como estudar o período:

Leia também:
Guerra Fria: resumo, contexto, características, consequências
Corrida Espacial: Guerra Fria e nos dias de hoje
Guerra do Vietnã: o que foi, características, contexto histórico e muito mais

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UFRGS (2018)

Após a II Guerra Mundial, houve concentração de poder pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Com relação a esse período, é correto afirmar que:

A) Os territórios ocupados na África e Ásia passaram por amplo processo de democratização.

B) As duas superpotências realizaram a partilha dos territórios da África e Ásia, garantindo um equilíbrio político e econômico, o que determinou relações amigáveis entre as potências.

C) Ele ficou marcado por conflitos políticos e ideológicos, envolvendo as áreas de influência das superpotências.

D) A França e a Inglaterra recuperaram-se dos prejuízos com a guerra e garantiram a hegemonia econômica mundial. 

E) A hegemonia política e econômica da Europa Oriental estabeleceu-se devido à rápida reconstrução e ao desenvolvimento industrial.

Alternativa correta: C

Uema Sul (2023)

Leia o texto abaixo sobre a Guerra do Vietnã.

“No Vietnã, o Exército dos EUA travou duas guerras: uma contra o VietCong e outra contra a natureza. Nesta, os militares americanos usaram milhões de litros de herbicidas contra a selva onde se escondiam os comunistas e as plantações de arroz que os alimentavam. O herbicida mais usado foi o agente laranja. Uma revisão de diversos estudos mostra que, 50 anos depois que as forças dos EUA pararam de pulverizá-lo, ainda há restos altamente tóxicos desse desfolhante no solo e em sedimentos, de onde entram na cadeia alimentar”.

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/16/ciencia/1552710887_506061.html

Na Guerra do Vietnã (1961-1976), foi feito o uso do napalm e do agente laranja contra os civis, o que prejudicou as plantações e a saúde da população. Essa guerra teve como consequência a:

A) Unificação capitalista do Vietnã, tendo apoio dos Estados Unidos, vencedor do exército vermelho, assim como a dificuldade de recuperação da agricultura.

B) Repartição do Vietnã em áreas de influência, tendo predomínio dos interesses alemães, norte-americanos, chineses, bem como a recuperação paulatina das plantações.

C) Construção de um muro, separando o Vietnã do Norte, de tendência capitalista, do Vietnã do Sul, de tendência socialista, com vistas à adoção da modernização agrícola.

D) Unificação do Vietnã com a vitória final do norte do país, de orientação socialista, no contexto da Guerra Fria, além do prejuízo do solo nos anos subsequentes ao conflito.

E) Reconstrução do Vietnã, logo após o conflito, com ajuda dos Estados Unidos, do Japão e da União Soviética, com os consequentes problemas ambientais até os nossos dias.

Alternativa correta: D

UENP (2022)

No processo de radicalização política pós Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, destacou-se a Comissão de Atividades Antiamericanas do Congresso, sob o controle do senador Joseph McCarthy. Sobre essa comissão, é CORRETO afirmar:

A) Caracterizou-se por divulgar ideias comunistas entre a população estadunidense, implementar políticas de integração racial e apoiar financeiramente revoluções e movimentos sociais em diferentes partes do mundo.

B) A comissão visava a censurar qualquer atividade comunista em solo norte-americano e punir seus mentores e perpetradores, sempre respeitando integralmente o devido processo legal, as garantias constitucionais vigentes e permitindo a continuidade das atividades profissionais dos denunciados.

C) As atividades da comissão envolveram o cerceamento de direitos civis, o incentivo à queima de livros considerados comunistas e a perseguição a cidadãos estadunidenses acusados de serem simpatizantes do comunismo.

D) A referida comissão nunca chegou a ser implementada na prática, pois tais propostas e discussões eram um reflexo dos embates ideológicos do período da Guerra Fria, nos quais o governo norte-americano incentivava constantemente o medo de um avanço comunista no mundo, especialmente no leste europeu.

E) Também denominada de macarthismo, essa comissão caracterizou-se, principalmente, por ações que visavam a ampliar os direitos civis das minorias e a defesa do american way of life, um slogan adotado pelo movimento de contracultura da década de 1960.

Alternativa correta: C

Unesp (2022)

Gerações inteiras criaram-se à sombra de batalhas nucleares globais que, acreditava-se firmemente, podiam estourar a qualquer momento, e devastar a humanidade. […]

A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial.

(Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995.) 

A contradição entre os dois parágrafos do excerto justifica-se, pois havia:

A) Uma retórica belicosa das duas superpotências, mas ambas auxiliaram-se mutuamente na preservação da neutralidade dos países que pertenciam às suas áreas de influência.

B) Discordâncias de ordem política entre Estados Unidos e União Soviética, mas os dois países desenvolveram conjuntamente com a ONU projetos de exploração espacial

C) Divergências ideológicas entre Estados Unidos e União Soviética, mas os dois países unificaram seus serviços de inteligência e mantiveram estreita colaboração diplomática.

D) Tensões entre os setores militares dos Estados Unidos e da União Soviética, mas os dois países obedeciam às determinações e decisões pacifistas da OTAN e do Pacto de Varsóvia.

E) Um clima de contínuo medo, mas as duas superpotências evitaram tomar decisão que pudesse provocar um conflito bélico direto e concreto.

Alternativa correta: E

Uema Sul (2021)

“Então você lê livros, hein?” Cartum de Herblock no Washington Post, 24/04/1949.

Disponível em: https://www.loc.gov/rr/print//swann/herblock/images/s03399u.jpg

O período dos anos 1950, nos Estados Unidos, é marcado pela Guerra Fria, momento que surgiu também o Macarthismo, influenciado pelas ideias do senador Joseph McCarthy. Esse período está retratado na charge. 

Os elementos fundamentais dessa política dos Estados Unidos dos anos 50 são indicados na seguinte opção:

A) A consolidação das liberdades democráticas, a revolução cultural (Contracultura), o aumento do número de sindicatos, fortalecedores dos trabalhadores.

B) A corrida armamentista e espacial à Lua, o movimento hippie pelas liberdades, o ataque da Baía dos Porcos, em Cuba, adversário histórico do governo.

C) A política do New Deal, a luta pelos direitos das mulheres, a Guerra do Vietnã, na Ásia, inimigo político do Estado norte-americano.

D) O desrespeito aos direitos civis, o combate ao comunismo, a perseguição a funcionários públicos e a artistas, considerados perigosos.

E) O envolvimento na Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento das técnicas de espionagem contra a União Soviética, o fortalecimento dos regimes fascista e nazista.

Alternativa correta: D

Acafe (2020)

Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soviéticos e estadunidenses combatiam o mesmo adversário: os nazistas. No entanto, as diferenças e antagonismos entre as duas nações já estavam evidentes antes mesmo do término da guerra. Após 1945, e com o status de vencedores, estas rivalidades ficaram mais evidentes e iniciaram um período conhecido como Guerra Fria. Em relação ao contexto da Guerra Fria, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:

A) O Plano Marshall permitiu aos Estados Unidos (EUA) emprestar dinheiro para a reconstrução da Europa, reativando a economia e reforçando a influência capitalista no continente europeu.

B) A Doutrina Truman foi uma resposta soviética ao Plano Marshall e foi decisiva para a reconstrução da Europa Oriental. A parte de Berlim ocupada pela União Soviética serviu de modelo desta reconstrução.

C) O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada pela União Soviética e países da Europa Oriental em resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

D) O termo “macarthismo” é uma referência ao Senador estadunidense Joseph McCarthy, que articulou um movimento nacional que perseguia os suspeitos de participar do partido comunista.

Alternativa correta: B

Acafe (2019)

Passados 66 anos da Guerra da Coreia (1950-1953). A região onde localizam-se a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, apresenta uma instabilidade política e militar no contexto atual. Ameaças, reuniões, visitas de presidentes e tentativas de uma política de apaziguamento marcam as relações entre estes dois países nos últimos anos. Acerca da Guerra da Coreia, todas as afirmações estão corretas, exceto a alternativa:

A) Em 1953, ocorreu um armistício e a guerra não teve um vencedor. A península da Coreia continua dividida em dois países. 

B) A Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul com o objetivo de impor seu regime a toda região. 

C) O governo chinês chegou a enviar reforços para ajudar os norte-coreanos na guerra. O exército sul-coreano recebia o apoio de tropas estadunidenses. 

D) A Coreia do Norte, aliada do Japão, e com o apoio do Conselho de Segurança da ONU, buscava unificar as duas Coreias sob um regime socialista-democrático.

Alternativa correta: D

UnB  (2019)

Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmara lenta. A queda do muro de Berlim e dos países satélites europeus em 1989, além da relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã, demonstrou o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. Em termos internacionais, a URSS era como um país derrotado, como após uma grande guerra, só que sem guerra.

Eric Hobsbawm. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 476 (com adaptações).

Tendo como referência o texto precedente, julgue o próximo item.

Apesar do amplo sucesso das reformas política (glasnost) e econômica (perestroika) que permitiram o fortalecimento da URSS na década de 80, o regime soviético chegou ao fim em 1989 devido ao impacto das guerras de independência de Estados comunistas, como a Iugoslávia.

  • Certo.
  • Errado.

Alternativa correta: Errado

UFRGS (2019)

Observe a figura abaixo.

Disponível em: <https://aulazen.com/historia/corrida-espacial-contexto-historico-e-principais-fatos/>. Acesso em: 10 set. 2018.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à chamada “Corrida Espacial” do período da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

( ) A União Soviética foi o primeiro dos dois países a lançar um satélite artificial ao espaço, o Sputnik I, em outubro de 1957.

( ) Ambos os países, entre 1972 e 1975, participaram de uma missão espacial conjunta, o Projeto Apollo-Soyuz, que resultou em um voo orbital combinado em 1975.

( ) Os Estados Unidos foram o primeiro dos dois países a enviar um voo tripulado ao espaço, em 1961, sendo seguido pela União Soviética somente dois anos depois.

( ) Os soviéticos, em 1970, conseguiram enviar um voo tripulado à Lua, liderado por Yuri Gagarin, logo após a chegada dos norte-americanos ao satélite. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – V – F.

B) F – F – V – V.

C) V – F – F – V.

D) V – V – F – F.

E) F – V – V – F.

Alternativa correta: D

Unespar (2017)

No período da denominada Guerra Fria (1946-1991):

I. Havia um medo disseminado de uma iminente terceira guerra mundial, o que, de acordo com alguns especialistas, provavelmente seria o último conflito humano, dado o poder de destruição das duas superpotências.

II. Países da América do Sul, como o Brasil, expressaram os efeitos da bipolarização em disputas internas, baseadas na configuração política e ideológica entre capitalistas e socialistas.

III. EUA e URSS usaram intensamente a propaganda, o cinema, a música e a censura como meios para exaltar seus respectivos regimes políticos e modos de vida e depreciar os dos seus oponentes.

Estão CORRETAS:

A) I. e II;

B) I. e III;

C) II. e III;

D) Todas;

E) Nenhuma das alternativas.

Alternativa correta: D

UFRGS (2016)

Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

I. – Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada”, no caso de uma guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles.

II. – Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.

III – Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980. 

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e III.

E) I, II e III.

Alternativa correta: D


UEG 2016

Leia o texto a seguir.

No atual contexto dos Jogos Olímpicos, a situação é bem diferente da existente há três décadas. No final dos anos 70 e início dos anos 80, as disputas políticas e ideológicas da Guerra Fria, mesmo em certo declínio, tiveram reflexos no cenário esportivo mundial. Naquela época, Estados Unidos e União Soviética ainda detinham o poder oriundo da bipolaridade entre capitalismo e socialismo, surgida a partir do final da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: FARIAS, Rodrigo. <http://historiaeumbarato.blogspot.com.br/2012/05/o-boicote-aos-jogos-olimpicos-de 1980-e.html>.

Acesso em: 4 fev. 2016. (Adaptado).

Um dos episódios mais marcantes do cenário esportivo internacional durante a Guerra Fria foi o boicote do governo dos Estados Unidos da América aos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980, retirando oficialmente seus matletas da competição. O presidente americano Jimmy Carter qualificou tal iniciativa como:

A) Uma represália contra a invasão soviética ao Afeganistão, sob o pretexto de resolver a disputa entre rebeldes islâmicos e adeptos do comunismo.

B) Um protesto contra o massacre de onze atletas israelenses nos Jogos Olímpicos de Munique, realizado pelo grupo terrorista palestino Setembro Negro.

C) Uma retaliação do Bloco Capitalista contra a intervenção soviética no caso da Crise dos Mísseis, quando a URSS instalou armas nucleares em Cuba.

D) Um aviso ao Bloco Socialista de que seus atletas não eram bem-vindos na América, uma vez que as próximas Olimpíadas aconteceriam em Los Angeles.

E) Uma ação coordenada das potências democráticas capitalistas, considerando que França, Inglaterra e Alemanha Ocidental aderiram ao boicote aos jogos.

Alternativa correta: A

Unesp (2016)

Entre os eventos políticos e culturais que marcaram a década de 1960, podem-se citar:

A) A criação da Organização das Nações Unidas, a Revolução Húngara e o surgimento do rock.

B) A Primavera de Praga, a independência de Angola e Moçambique e o aparecimento da arte concreta.

C) O processo de implantação do socialismo em Cuba, a Guerra do Vietnã e o movimento hippie.

D) O julgamento de Nuremberg, a Guerra da Coreia e o surgimento do jazz e do blues.

E) A independência da Índia e do Paquistão, o surgimento do peronismo e a pop art.

Alternativa correta: C

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também