7 questões sobre a Guerra de Secessão que já caíram nos vestibulares e no Enem

7 questões sobre a Guerra de Secessão que já caíram nos vestibulares e no Enem

O conflito que durou quatro anos causou cerca de 600 mil mortes e foi o responsável pelo fim da escravidão negra nos Estados Unidos

A Guerra de Secessão, também chamada de Guerra Civil Americana, foi o maior conflito civil da história dos Estados Unidos e ocorreu entre os anos de 1861 e 1865. 

De um lado, estavam os estados do Norte do país, industrializados, que defendiam o desenvolvimento do mercado interno e a substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, em busca de aumentar o número de consumidores locais. Já os estados do Sul, em contrapartida, tinham suas economias baseadas no trabalho agrícola escravo, e priorizavam a exportação da produção.

O nome do conflito ficou marcado como “Guerra de Secessão” pelo movimento separatista que motivou os estados do sul a iniciarem a guerra. Com a expansão dos territórios para o Oeste do país, os interesses do sul escravista e do norte abolicionista se chocaram a respeito do modo de produção e do tipo de trabalho que seriam empregados nas novas terras.

Após a eleição para Presidência do nortista e abolicionista Abraham Lincoln, do partido Republicano, nasceram os Estados Confederados da América, movimento dissidente formado pelos estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte, Alabama, Flórida, Mississipi, Geórgia, Texas, Luisiana, Virgínia, Arkansas e Tennessee.

Após quatro anos de guerra, os estados do Norte do país saíram vitoriosos, e entre as consequências dessa vitória estão a reintegração dos estados separatistas aos Estados Unidos e o fim do regime de trabalho escravo em todo o território nacional.

Agora que você já sabe o resumo do conflito entre estadunidenses nortistas e sulistas na segunda metade do século XIX, confira questões sobre Guerra de Secessão que já caíram nos vestibulares e no Enem e saiba como estudar o tema:

Leia mais:
+ Guerra de Secessão: o que é e quais foram os motivos

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) 2015

O quadro apresenta algumas diferenças entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos no século XIX.

O quadro apresenta condições que explicam

A) a dependência econômica norte-americana em relação à França.

B) o radical envolvimento dos Estados Unidos na emancipação política do Brasil.

C) a eclosão da Guerra de Secessão, após a secessão do estado da Carolina do Sul.

D) a neutralidade dos Estados Unidos na Guerra Franco-Prussiana.

E) a conquista norte-americana de colônias inglesas na África e na Ásia.

Resolução: A alternativa C está correta.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) 2017

Há cem anos, um grande americano sob cuja simbólica sombra nos encontramos, assinou a Proclamação da Emancipação. Esse decreto fundamental foi como um grande raio de luz de esperança para milhões de escravos negros que tinham sido marcados a ferro nas chamas de uma vergonhosa injustiça. Veio como uma aurora feliz para pôr fim à longa noite de cativeiro. Mas cem anos mais tarde, devemos encarar a trágica realidade de que o negro ainda não é livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro está ainda infelizmente dilacerada pelas algemas da segregação e pelas correntes da discriminação. (…) Eu tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade.

Assinale a alternativa que apresente o grande americano, citado no texto, responsável pela Proclamação da Emancipação, bem como o contexto em que tal lei foi aprovada:

A) George Washington – Independência dos EUA;

B) Thomas Jefferson – Promulgação da Constituição;

C) James Monroe – Lançamento da Doutrina Monroe;

D) James Polk – Expansão Territorial e Doutrina do Destino Manifesto;

E) Abraham Lincoln – Guerra de Secessão.

Resolução: A alternativa E está correta.

Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) 2015

Os industriais do norte defendiam tarifas protecionistas para limitar as importações de manufaturados. Queriam proteger-se da concorrência europeia e garantir a venda de seus artigos no mercado interno. Já os latifundiários do sul eram escravistas e contra as tarifas protecionistas. Queriam vender seus produtos agrícolas no exterior e importar os manufaturados de que necessitassem.

O texto permite identificar

A) a unificação italiana.

B) a Guerra dos Farrapos.

C) o neocolonialismo europeu.

D) a Guerra de Secessão nos Estados Unidos.

E) a independência da América Espanhola.

Resolução: A alternativa D está correta.

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) 2010

A expressão american way of life (“estilo de vida americano”) marcou um determinado período da História contemporânea.

Em relação às questões que contribuem para o entendimento dessa expressão e ao período a que se referem, assinale a alternativa incorreta.

A) Refere-se ao consumismo acelerado e ao crescimento industrial norte-americano, estimulados pelo forte protecionismo a partir da década de 1920.

B) Durante a Guerra Fria serviu como modo de divulgar o que se poderia alcançar com o capitalismo.

C) O cinema e os programas de TV americanos foram importantes veículos do american way of life. Assim, as pessoas de diferentes lugares do mundo conheceram as casas da classe média americana com seus modernos carros e eletrodomésticos.

D) O estilo americano de vida, sobretudo o poder de consumo, espalhou-se aos diferentes lugares do mundo, sendo adotado e adaptado pelas mais diferentes culturas, inclusive a brasileira.

E) Expressão usada para se referir à Guerra da Secessão Americana.

Resolução: A alternativa E está correta.

Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas) 2016

Após a guerra, a questão da unidade territorial foi definida definitivamente. O modo de vida urbano e industrial do norte havia prevalecido sobre o modelo agrário e escravista do sul. A escravidão acabou, mas as relações entre brancos e negros ainda estavam muito longe de serem resolvidas no país.

As informações contidas no texto permitem identificar

A) a Revolução Mexicana.

B) a Unificação Italiana.

C) a Independência da América Espanhola.

D) a Revolução Cubana.

E) a Guerra Civil norte-americana.

Resolução: A alternativa E está correta.

Faculdade de Medicina de Catanduva (Fameca) 2023

O desfecho da Guerra Civil norte-americana, em 1865, favoreceu

A) o fim da escravidão em todo o continente e o início de um processo de constituição da sociedade estadunidense como multiétnica.

B) a implantação de uma política externa estadunidense imperialista e a invasão e conquista de parte do território mexicano.

C) a decretação da secessão pelo sul estadunidense e a dissolução da unidade nacional do país.

D) o prevalecimento do poder dos grandes proprietários rurais do norte estadunidense e o declínio do comércio na região sul do país.

E) a expansão industrial dos Estados Unidos e o avanço do seu esforço de assumir a liderança política e econômica do continente.

Resolução: A alternativa E está correta.

Centro Universitário Christus (Unichristus) 2018

Leia com atenção os textos abaixo: 

TEXTO I 

“Sou nazista, sim”: O protesto da extrema-direita dos EUA contra negros, imigrantes, gays e judeus.  

Autoproclamados fascistas, supremacistas, nacionalistas e alt-right marcham à luz de tochas e promovem eventos em cidade do sul americano.

Disponível em: <http://g1.globo.com/ 12/08/2017 mundo/noticia/sou-nazista-sim-o-protesto-da-extrema-direita-dos-eua-contra-negros-imigrantes-gays-e-judeus.ghtml>. 

TEXTO II

Durante a Guerra Civil do país (1861-1865), os chamados Estados Confederados, do sul americano, buscaram independência para impedir a abolição da escravatura. Atualmente, várias cidades americanas vêm retirando homenagens a militares confederados – o que tem gerado alívio, de um lado, e fúria, de outro.

Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/historia- geral/guerra-da-secessao>.

Considerando as atitudes expostas e os pontos de vista manifestados nos textos, infere-se que

A) a posição do texto I e II se assemelha quanto à defesa do racismo.

B) o texto II rediscute as homenagens dadas até hoje aos Confederados.

C) o texto I justifica a marcha como forma de manter a democracia.

D) somente a posição do texto I é compatível com as determinações dos Direitos Humanos.

E) o texto II defende a abolição da escravatura durante a Guerra Civil Americana. 

Resolução: A alternativa B está correta.

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Você pode gostar também