Para garantir uma boa média de notas e conquistar uma vaga no Ensino Superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é importante se sair bem na redação. E durante a preparação para um texto dissertativo-argumentativo digno de nota mil, a maior dúvida dos participantes é sobre qual vai ser o tema escolhido pela banca.
Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu nosso time de professores, que têm histórico de acerto, para enviar seus palpites de tema para redação do Enem 2025. Confira cada um deles a seguir, além dos comentários sobre as respectivas escolhas:
Confira também:
+ Redação nota 1000 no Enem: leia 15 exemplos reais dos últimos anos
+ Redação nota 1000: leia 6 redações do Enem 2024
+ Enem 2025: confira 68 atualidades e acontecimentos que podem cair nas provas
Navegue pelo conteúdo
Fernando Andrade — Redação e Filosofia
Palpite: “Desafios para a valorização da agricultura familiar no contexto da sustentabilidade”
“Entre os anos de 2023 e 2024, houve escassez de alguns alimentos básicos e o consequente aumento de preços. Uma situação ainda mais trágica pelo fato de o País ter entrado de novo no mapa da fome em 2022”, explica Fernando sobre seu palpite.
Além disso, ele também acredita que a repercussão midiática dos dois fatos somada à realização da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) no Brasil, pode fazer com que o Enem aposte neste tema.
Fernando Andrade — Redação e Filosofia
Palpite: ”Os desafios sociais da inteligência artificial no contexto da desigualdade social”
Ao defender seu palpite, Fernando argumenta que inteligência artificial foi um assunto recorrente nos vestibulares em 2023 e 2024. Segundo ele, “sabe-se que a tecnologia tende a gerar mais lucros para aqueles que são mais ricos, enquanto os trabalhadores das classes médias podem perder empregos especializados e os mais pobres podem ficar fora dessa revolução que alterará o mundo”
Dessa forma, ele acredita que seria muito possível que o Enem “pedisse a reflexão de um tema tão contundente quanto esse, por mais que já tenha sido discutido”.
Veja mais palpites do professor de Redação:
+ Enem 2025: 7 possíveis temas de redação e como se preparar para a prova
Luana Signorelli — Literatura
Palpite: Racismo ambiental
Para a professora, o tema “junta dois assuntos importantes: vulnerabilidade social e preocupação com o meio ambiente”.
Tiago Omena — Português
Palpite: “Desafios para o enfrentamento dos impactos do vício em jogos de azar na população de baixa renda no Brasil”
De acordo com o professor, seu palpite alinha-se às propostas de redação do Enem por tratar de um problema social que afeta grupos vulneráveis e exige proposta de intervenção. “Além de ser atual, diante da expansão das apostas online e da publicidade agressiva, o fenômeno impacta desproporcionalmente a população de baixa renda, intensificando endividamento, adoecimento mental e desigualdade”, conclui.
Saulo Takami — Geografia
Palpite: Etarismo
O professor explica que escolheu esse palpite “porque, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até, no máximo, 2050, um terço da população brasileira será idosa”.
Alê Lopes — História e Sociologia
Palpite: Adultização infantil
“O tema que ficou em voga em 2025 e, além disso, traz aspectos sociais e históricos estruturais relacionados à exploração sexual que é uma chaga no nosso País”, explica Alê.
Gabriel Prazeres — Química
Palpite: Adultização infantil
“Foi um dos assuntos mais comentados no ano de 2025 nas redes sociais”, aponta o professor na defesa de seu palpite.
Lucas Costa — Física
Palpite: “Desafios para o enfrentamento da desinformação científica no Brasil”
O professor explica sua aposta para o tema: “A mídia, por influências questionáveis, insiste na narrativa de que o País vive ciclos de boatos sobre vacinas, clima, saúde e tecnologia; isso afeta políticas públicas, adesão a campanhas e confiança em instituições. A prova gosta de temas com impacto social amplo, intersetorial e que convoquem escola, mídia, governo e plataformas digitais”.
Thiago Limeira — Matemática
Palpite: “A importância da educação ambiental para a preservação dos ecossistemas brasileiros”
Para o professor, o tema pode ser abordado porque o Brasil será sede da COP30, em novembro deste ano.
Saiba mais:
+ O que é COP 30 e por que o Brasil será sede em 2025?
Thiago Limeira — Matemática
Palpite: “O papel da família e da escola na formação de hábitos digitais saudáveis entre crianças e adolescentes no Brasil”
Já essa aposta do professor Limeira, veio de debates sobre o tema na internet.
O que mudou na redação do Enem 2025?
Com a divulgação da Cartilha de Redação do Enem 2025, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trouxe um alerta contra o uso dos chamados “repertórios de bolso”, também conhecidos pelos alunos como repertórios coringa.
A partir de agora nota máxima na redação do Enem não dependerá apenas do domínio da estrutura dissertativo-argumentativa, mas da habilidade de usar repertórios socioculturais de modo produtivo, contextualizado e genuinamente articulado à tese.
Entenda a mudança:
+ O que são repertórios de bolso e por que eles foram proibidos na redação do Enem?
Histórico de temas de redação do Enem
Apesar das polêmicas sobre um possível tema de redação mais livre, o Enem manteve o mesmo padrão dos últimos anos. Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:
- Redação Enem 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
- Redação Enem 2023 – Invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
- Redação Enem 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
- Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
- Redação Enem Impresso 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
- Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
- Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
- Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
- Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
Qual é o formato da redação do Enem?
De acordo com o Inep, o candidato deve produzir um “texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema”.
Além disso, esse texto deve ter até 30 linhas, já o mínimo são 7 linhas. Caso o candidato não cumpra o determinado, a redação é anulada.
Quais são as competências utilizadas na correção da redação?
Para realizar a correção da redação de forma padronizada, o Inep determinou cinco competências para avaliação do texto. Veja abaixo quais são elas:
1 – Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa
Na primeira competência, o candidato deve escrever dentro da norma culta da Língua Portuguesa, ou seja, é avaliado se a redação do participante está de acordo com as regras de ortografia, como acentuação, uso do hífen, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação e crase.
2 – Compreender o tema e não fugir da proposta
Essa competência avalia a capacidade do candidato de compreender a proposta, redigir o texto dentro da estrutura dissertativa e utilizar repertórios socioculturais. Dessa maneira, esse critério avalia as habilidades de leitura e escrita do participante, além da organização e delimitação de um assunto mais extenso.
3 – Organização das ideias
O candidato deve escrever um texto dissertativo-argumentativo que apresenta clareza em suas ideias e argumentos, justificando sua posição em relação ao tema proposto. Desse modo, essa competência avalia a coerência e a plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, além da organização das ideias.
Essa competência também avalia a argumentação, ao passo que o candidato deve apresentar seu ponto de vista de forma clara e convincente.
4 – Coesão e coerência na redação
A quarta competência avalia o candidato a respeito da organização textual, em que os parágrafos e frases devem estar conectadas entre si, garantindo uma sequência coerente e interdependência na redação.
5 – Proposta de Intervenção
O candidato deve escrever uma proposta de intervenção para a temática, ou seja, apontar uma iniciativa para enfrentar o problema proposto. Para a proposta de intervenção ser considerada completa, é preciso ter cinco elementos, sendo eles: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento, além de estar de acordo com os direitos humanos.
Confira ainda:
+ Quais são as 5 competências da redação do Enem?
+ O Enem é um vestibular?
O que pode zerar a redação do Enem?
Veja o que pode anular a redação, segundo o edital da prova:
- Não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”;
- Não apresentar texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
- Apresentar até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente” ou apresente até 10 linhas escritas no sistema braile, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”;
- Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”;
- Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”;
- Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”;
- Esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira;
- Apresentar letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.
Além disso, “a redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Provas terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.”
Leia também:
+ Como usar a coletânea da redação sem erro?
+ Quanto vale a redação na nota final dos vestibulares e do Enem?
+ Tendências da redação do Enem
Estude para o Enem
ENEM TOP - 24 Meses
Saiba mais
ENEM MED Exclusive - 24 Meses
Saiba mais
ENEM MED Exclusive - 12 Meses
Saiba mais
ENEM TOP - 12 Meses
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Matemática - Prof. Marçal Ferreira
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Matemática - Prof. Andrew Cazemiro
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - História - Prof.ª Alê Lopes
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - História - Prof. Marco Túlio
Saiba mais
Curso Interativo ENEM - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Enem no Estado do Pará
As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão datas de aplicação das provas do Enem diferentes do resto do País.
O motivo da alteração é a realização da COP 30 em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro. Além da mudança nos dias de aplicação, a data de divulgação do gabarito também será alterada, já que o documento é publicado até o 10º dia último após o segundo dia de provas.
Saiba mais:
+ As provas do Enem 2025 serão iguais no Pará e no resto do Brasil?
Calendário Enem 2025
- Publicação do edital: 23/05/2025;
- Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14 a 25/04/2025;
- Inscrições: 26/05 a 06/06/2025;
- Pagamento da taxa de inscrição: até 11/06/2025;
- Solicitação de atendimento especial e tratamento por nome social: 26/05 a 06/06/2025;
- Resultado do atendimento especial e tratamento por nome social: 13/06/2025;
- Aplicação Enem 2025:
- 1º dia: 09/11/2025 – 5h30 de duração;
- 2º dia: 16/11/2025 – 5h de duração;
- Aplicação em Belém-PA, Ananindeua-PA e Marituba-PA:
- 1º dia: 30/11 – 5h30 de duração;
- 2º dia: 07/12/2025 – 5h de duração;
- Gabarito Enem 2025: até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação.
- Resultado Enem 2025: 13/01/2026.
Como estudar para o Enem 2025?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares



