Quais são os benefícios da inclusão de atividades físicas na rotina de estudos

Quais são os benefícios da inclusão de atividades físicas na rotina de estudos

O Portal Estratégia Vestibulares listou alguns benefícios comprovados da prática de atividades físicas para quem tem uma rotina de estudos; confira!

A rotina de um vestibulando muitas vezes não é fácil. Existem estudantes que conciliam estudos para o vestibular com o Ensino Médio, com o trabalho ou até mesmo com uma outra graduação, fatores que diminuem o tempo livre para estudos e demais rotinas de um dia, inclusive a realização de atividades físicas. 

Mas focar somente nos estudos pode não ser uma estratégia de sucesso nos vestibulares e no Enem. É necessário saber equilibrar o tempo para dormir bem, nutrir relações sociais e também cuidar da parte física, aliando saúde e bem-estar.

O Portal Estratégia Vestibulares destacou os principais benefícios de realizar atividades físicas enquanto você se prepara para a bateria de vestibulares, rotina de estudos e realização de simulados e redações. Confira!

+ Dicas de como ter uma rotina de estudos e manter uma vida social
+ 10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular
+ 9 dicas para organizar os estudos

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Confira alguns benefícios existentes ao incluir atividades físicas na rotina de estudos

Aumento na capacidade de memorização e fixação

Uma pesquisa da Universidade de Washington, capital dos Estados Unidos, mostrou que a prática regular de exercícios físicos pode estar associada a um maior volume cerebral. O estudo indicou que os praticantes regulares de atividades de intensidade moderada ou alta tinham maior volume em regiões como o hipocampo. E é justamente essa a área do cérebro responsável pela memorização e aprendizado.

Há também outros estudos anteriores que seguem essa linha, recomendada também por professores de Educação Física e de cursos preparatórios para vestibular. Portanto, buscar atividades que trabalhem o físico na rotina de estudos pode sim trazer ganhos na fixação e memorização dos conteúdos.

+ 9 dicas para passar no vestibular das universidades mais concorridas
+ Como estudar em casa: 5 dicas para aumentar o rendimento

Melhoria na concentração e resolução de problemas

Assim como a memorização e fixação, existem uma série de estudos que comprovam que as atividades físicas melhoram também a concentração de estudantes, desde crianças até adultos e idosos. 

A Asics, marca de vestimentas esportivas, fez um experimento com atletas de vários esportes mentais como xadrez, memorização em geral e eSports acompanhando-os em uma rotina de exercícios físicos, algo que eles não tinham em sua rotina.

Dentre os índices que tiveram alterações, o nível de concentração aumentou em 33% e a capacidade de resolução de problemas melhorou em 9%, fatores que impulsionaram suas atuações esportivas em um nível mais alto.

+ 5 dicas para diminuir a procrastinação na hora dos estudos
+ 15 dicas para manter o foco nos estudos

Redução de ansiedade e aumento nos níveis de confiança

Os índices acima são considerados animadores, mas não são os mais impressionantes do estudo. O experimento detectou um aumento nos níveis de confiança e de diminuição da ansiedade em 44% e 43% respectivamente.

As comparações usadas pela pesquisa tratam sobre como as atividades físicas podem melhorar as funções cerebrais assim como aprender um segundo idioma, tocar um novo instrumento musical, resolver um quebra-cabeça todos os dias ou ler diariamente.

+ Qual é a estrutura de uma redação?
+ O que é a tese na redação dos vestibulares e como elaborar uma
+ Veja como fazer o rascunho da redação dos vestibulares e Enem

Diminuição do estresse e sintomas de depressão

Um estudo feito pela Universidade da Austrália do Sul, mostrou que realizar atividades físicas constantes é 1,5 vezes mais eficaz do que medicamentos no combate à depressão e ansiedade.

A pesquisa indica ainda que todos os tipos de exercícios físicos foram benéficos, mas quando falamos em depressão e ansiedade, os de maior intensidade ou duração mais longa, demonstraram ter um maior impacto positivo.

Com os vestibulares chegando, muitos estudantes apresentam dificuldade para gerir o tempo, mas não é necessário realizar exercícios físicos por horas. Existem estudos que comprovam que 30 minutos por dia seria o suficiente para ter uma rotina mais saudável.

Ganho em qualidade do sono

Existem várias pesquisas que comprovam que o exercício físico melhora o sono, mas ainda não há uma clareza absoluta sobre como isso acontece. Algumas linhas de estudo abordam os efeitos da melatonina, outros falam da temperatura corporal, além da atuação da endorfina e melhora nos índices anímicos.

Todavia, o sono é um dos elementos beneficiados pelas atividades físicas, e ter uma boa noite de sono auxilia na fixação dos conteúdos e também a aguentar a carga conturbada que é a rotina de um vestibulando.

Aprimoramento da resistência física

Passar horas e horas estudando também é uma tarefa cansativa, que envolve ficar horas sentado, e a postura é um aspecto importante para o corpo e para a concentração. Aos poucos, o corpo humano vai se contraindo, entortando, e trocando de posição, na maioria das vezes para posições ruins.

Ao realizar atividades físicas, o corpo ativa a musculatura para resistir a longos períodos de inatividade, diminuindo o desconforto físico e, por consequência, auxiliando na concentração de modo geral.

+ Estudo ativo e passivo: veja as diferenças e como se preparar
+ Dia do Vestibulando: aprovados em Medicina dão dicas de como se preparar para as provas

Qual atividade física é a melhor para ajudar nos estudos?

Uma das características mais interessantes das atividades físicas é a variedade existente. É possível se exercitar correndo na rua, fazendo uma aula de dança, indo na academia, realizar treinos com ou sem pesos, desbravar técnicas como yoga e pilates, lutas como boxe, jiu-jitsu, esportes variados individuais ou coletivos, e por aí vai.

E não há uma atividade física que seja comprovadamente melhor para quem quer estudar, portanto, você pode escolher qualquer uma dessas modalidades e decidir o que melhor se encaixa na sua rotina e gostos pessoais, o importante é construir esse hábito.

Atividades físicas antes da prova? Sim!

O dia da prova exige uma rotina de preparo especial e, muitas vezes, específica, que vai de acordo com o aluno e seu perfil. E, que tal incluir 20 minutos de exercícios leves antes de ir para o local de realização do exame?

Essa é a recomendação de um estudo do departamento de psicologia da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, os estudantes de nove a dez anos que haviam realizado exercícios físicos obtiveram melhor resultado nos testes do que quem não tinha se exercitado.

Ainda que o teste tenha sido aplicado em crianças, o motivo encontrado para justificar essa diferença no resultado foi que os gânglios da base, estruturas responsáveis pela movimentação corporal, estavam maiores e mais ativos, e isso influencia no foco e na agilidade de pensamento, características que auxiliam os estudantes para ter um bom desempenho em provas.

+ Estudar on-line é a melhor opção? Confira vantagens e desvantagens
+ Alimentos que dão energia: o que comer para estudar melhor?

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você pode estudar em diversos formatos, quando e onde quiser, e com materiais exclusivos, desenvolvidos de acordo com cada banca e edital. Confira nossos produtos e serviços e saia na frente na disputa pelas vagas dos principais vestibulares do Brasil!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também