UFF: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

UFF: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais

Distribuída em 19 campi e dois estados diferentes, a universidade oferta dezenas de cursos de graduação e pós-graduação gratuitamente

Se você chegou até aqui porque está interessado em ingressar na Universidade Federal Fluminense (UFF), o Portal Estratégia Vestibulares vai garantir que você fique pode dentro de tudo o que precisa saber para ser calouro da Federal de Niterói: Sisu, cursos, vagas, como ingressar e muito mais. Confira:

Veja também:
+ Edital Enem 2023: datas, inscrições, provas
+ Como calcular a nota do Enem?
+ Local de prova do Enem 2023 está disponível; acesse seu Cartão de Confirmação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Sobre a UFF

Fundada em 1960, com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) teve origem a partir da junção das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito, de Medicina e de Medicina Veterinária. Além disso, também foram incorporadas duas faculdades particulares e três estaduais, sendo elas, respectivamente: Escola de Ciências Econômicas, de  Filosofia, de Enfermagem, de Serviço Social e de Engenharia.

Apenas depois de todas as incorporações e federalizações, a instituição passou a se chamar Universidade Federal Fluminense. Atualmente, a UFF oferece 125 cursos de graduação presenciais e 6 cursos de graduação a distância oferecidos em 28 polos da Universidade Aberta do Brasil, em convênio com o CEDERJ-RJ. Na pós-graduação Stricto Sensu são 85 programas e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. Já na modalidade Lato Sensu, estão disponíveis 150 cursos de especialização e 45 programas de residência médica.

Entre os ex-alunos notáveis da UFF, estão nomes como a escritora Conceição Evaristo e o físico e presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.

Calendário UFF, Enem e Sisu

Enem 2023

  • Divulgação do edital
    08/05/2023 –  acesse o edital
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência
    17 a 28/04/2023 
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência
    08/05/2023
  • Recurso da justificativa de ausência e permissão de isenção da taxa de inscrição
    08 a 12/05/2023 
  • Resultados do recurso da justificativa de ausência e pedido de isenção da taxa de inscrição
    19/05/2023 
  • Período de inscrições do Enem 2023
    05 a 16/06/2023
  • Pagamento da taxa de inscrição
    até 21/06/2023
  • Divulgação do local de prova do Enem 2023
    Ainda não foi divulgado
  • Provas Enem 2023
    05 e 12/11/2023
  • Divulgação do gabarito oficial
    14/11/2023*
    * A data de divulgação do gabarito foi antecipada.
  • Divulgação do resultado
    16/01/2024

Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como ingressar na UFF?

Para ingressar nos cursos presenciais da Universidade Federal Fluminense é necessário realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no ano seguinte se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além de realizar o Enem, o único outro pré-requisito exigido para participar do Sisu é não ter zerado na prova de redação.

O único curso presencial da UFF que não seleciona ingressantes pelo Sisu é o de Arquitetura e Urbanismo. O vestibular para essa graduação é realizado pela Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac) da própria universidade, e além de também usar a nota do Enem, aplica um Teste de Habilidades Específicas (THE) para os candidatos.

Já para selecionar estudantes para cursos a distância, a UFF integra o Consórcio Cederj e CEFET/RJ — que inclui UERJ, UENF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. O Cederj possui duas formas de seleção, sendo elas:

  • Por meio do vestibular, que acontece duas vezes por ano; ou
  • Usando a nota obtida no último Enem realizado. 

Como funciona o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa instituído pelo Ministério da Educação em 2010 como alternativa aos vestibulares descentralizados das instituições de Ensino Superior federais. Com ele, os participantes do Enem podem usar sua nota para ingressar em universidades, faculdades e institutos públicos.

Para participar, basta ter participado do Enem no ano anterior à inscrição e não ter zerado a prova de redação no Exame. As inscrições acontecem pelo Portal Acesso Único, e são abertas duas vezes ao ano, com ingressos para o primeiro e segundo semestre.

Ao final do período de inscrição, o Sisu divulga a primeira lista de chamada com os candidatos mais bem colocados. E os participantes que não forem selecionados para nenhuma das opções de cursos escolhidos na inscrição, podem optar por um deles para concorrer na lista de espera.

Quais são as modalidades de concorrência?

Os participantes do Sisu podem escolher entre três modalidades de concorrência para disputar as vagas. São elas: ampla concorrência, Lei de Cotas e ações afirmativas que variam de acordo com a instituição que deseja ingressar.

A partir da escolha da modalidade de concorrência, o participante passa a disputar as vagas apenas com outros candidatos que também optaram por aquela modalidade durante a inscrição. Ou seja, inscritos usando a Lei de Cotas concorrem às vagas apenas com aqueles que também disputam vagas reservadas para a Lei de Cotas. 

Os escolhidos em cada tipo de concorrência são os participantes que obtiveram o melhor desempenho nas notas do Enem.

Lei de cotas Sisu

A Lei de cotas nº 12.711/2012 foi atualizada (Lei 14.723/23) e a ordem das vagas de ampla concorrência é a principal alteração inserida. A partir de agora os candidatos que têm direito à reserva de vagas por cotas concorrem nas vagas de ampla concorrência e a reserva só será utilizada para os participantes que não atingirem nota suficiente para conseguir uma vaga na modalidade. Além disso, quilombolas foram incluídos na nova lei.

Criada em 2012, a Lei nº 12.711 possibilita o ingresso exclusivo de estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas em 50% das vagas por curso e turno em todas as instituições federais de ensino cadastradas no programa. Da totalidade (100%) das vagas, metade delas são destinadas a estudantes com renda familiar mensal de até 1,0 (anteriormente o valor era de 1,5) salário mínimo.

Há também a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a composição étnica do Estado federativo da instituição de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é, portanto, um número que varia de acordo com o Estado.

É necessário participar de uma série de trâmites que envolvem a documentação comprobatória para cada uma das modalidades. Portanto, os candidatos que optarem por tais formas de entrada precisam conferir os próximos passos de cada instituição de ensino.

+ Lei de Cotas: o que muda com a atualização?

Resultado e abertura das inscrições do Sisu

O período de inscrições do Sisu 2024 acontece entre os dias 22 a 25 de janeiro e a divulgação dos resultados do programa será no dia 30 do mesmo mês. Confira o edital do Sisu 2024, divulgado no dia 29 de janeiro de 2023.

Ações afirmativas UFF

A UFF segue a Lei de Cotas e reserva 50% das vagas de cada um de seus cursos de graduação para estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, sendo que parte dessas vagas (25%) é destinada a candidatos que se autodeclarem negros ou indígenas.

Para além da norma federal, a universidade ainda reserva vagas para pessoas com deficiência e para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, independentemente da escola de origem.

Como é o Enem?

O Enem é aplicado anualmente, sempre no segundo semestre, em fase única realizada durante dois domingos consecutivos. No total, os participantes respondem a 180 questões objetivas de múltipla escolha sobre o conteúdo referente ao Ensino Médio e elaboram uma redação.

Locais de prova

Os locais de prova para realizar o Enem são divulgados a pouco menos de um mês para o dia da prova. Em 2022, os locais de prova foram divulgados no dia 24 de outubro. Saiba como acessar:

  • Acesse a Página do Participante do Enem;
  • Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
  • Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
  • Clique em “Local de prova”; e
  • Com isso, um personagem interativo da Página do Participante lhe enviará um botão escrito “Local de Prova”, clique nele e tenha acesso ao Cartão de Confirmação com os seus dados pessoais e o local em que você fará o Enem.

Além disso, no cartão de confirmação dos candidatos é possível conferir diversas informações do exame, como número de inscrição, local de prova (endereço, número e sala), datas e horários da prova, opção de língua estrangeira escolhida e atendimentos específicos, caso tenham sido solicitados.

Vale ressaltar que não é obrigatório levar o cartão de confirmação nos dias de aplicação das provas, mas o documento contém as principais informações do exame de forma acessível a todos. Não é possível mudar o local de prova e demais informações cadastrais fornecidas pelo próprio sistema.

O que levar no dia da prova?

Na última edição do Enem, o edital exigia caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente para a realização das provas, além de documento oficial com foto e máscara de proteção contra a Covid-19 (caso a cidade ou o estado ainda a cobrassem). O edital da edição 2023 ainda não foi divulgado.

Como funciona a prova do Enem?

A atual prova do Enem contém 180 questões, que são divididas entre dois domingos consecutivos de aplicação. O primeiro dia conta com duração de 5 horas e 30 minutos, e os candidatos respondem à prova entre 13h30 e 19h00. Já no segundo domingo, a prova tem duração de 5 horas, e pode ser respondida das 13h30 às 18h30.

No primeiro dia, é aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia, a prova é composta de questões que cobram dos candidatos conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Como é calculada a nota do Enem?

Para fazer a correção das provas, a banca do Enem utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ou seja, o exame atribui notas de forma mais complexa que os demais vestibulares, e não leva em conta apenas a quantidade de acertos e erros. 

Cada área de conhecimento avaliada sob a ótica do TRI tem uma média obtida que depende da dificuldade das questões e do número de questões que o candidato acerta. Para saber mais, acesse nosso artigo sobre o assunto: “TRI: Como funciona a nota no Enem?”.

Como será o novo Enem?

Em 2022, o Ministério da Educação (MEC) anunciou mudanças para o Enem visando realizar uma prova que acompanhasse as mudanças do Novo Ensino Médio. Entretanto, no início de abril de 2023 o MEC suspendeu o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio e consequentemente as alterações do Enem.

Antes da suspensão, as mudanças estabeleciam um Enem com duas etapas: a primeira avaliaria os conhecimentos gerais dos estudantes, acompanhando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já a segunda avaliação levará em conta os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio.

A primeira etapa seria  interdisciplinar e obrigatória, enquanto na segunda, o estudante escolheria as provas de acordo com o Itinerário Formativo que realizou durante o Ensino Médio.

Atualmente, o Novo Ensino Médio está em consulta pública para que sua implementação receba possíveis alterações, e a partir disso uma nova prova do Enem possa ser formulada.

Como funciona a redação do Enem?

O tipo de texto exigido na redação do Enem é o dissertativo-argumentativo, ele deve possuir no máximo 30 linhas e deve ser escrito à mão. A cada edição do Exame, a banca propõe um tema para que os participantes discorram a respeito e disponibiliza textos motivadores de apoio, com informações, dados e reflexões relevantes à proposta.

Como a redação do Enem é avaliada pela banca?

A banca responsável pela correção da redação considera cinco competências durante a avaliação. Veja quais são as competências

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e adequação à proposta;
  • Organização das ideias;
  • Coesão e coerência; e
  • Proposta de intervenção.

Veja os últimos temas de redação do Enem

  • Redação Enem 2022 Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
  • Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
  • Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
  • Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
  • Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Matriz de Referência Enem

A Matriz de Referência do Enem traz informações sobre os conteúdos que serão cobrados em cada eixo e competência. Ou seja, trata-se do conteúdo programático que formará as questões de cada disciplina.

Os eixos cognitivos são referentes a todas as áreas do conhecimento, e são formados por cinco pontos: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. Veja abaixo as descrições de cada uma:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
  • Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Confira a Matriz de Referência do Enem

Provas de Habilidades Específicas UFF

Esse tipo de prova é chamada de Testes de Habilidades Específicas (THE) e é aplicado exclusivamente na segunda fase do processo seletivo para ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo. Na primeira fase, os candidatos usam a nota do Enem para se classificar e prestar o THE, e na prova são avaliadas as seguintes aptidões:

  • Percepção Visual e Capacidade de Observação de Formas e Volumes, suas Dimensões Aparentes e Proporções

Será avaliada a capacidade de reproduzir as relações entre as formas, percebendo as variações de luz, proporção, textura, cor etc. através da observação de modelos. 

  • Expressão Gráfica 

Serão avaliadas as características do desenho, no que se refere à manipulação de recursos gráficos para obtenção de determinados resultados expressivos. 

  • Conjugação de Formas Planas e Volumétricas na Criação de Composições 

Serão aferidas a intuição de equilíbrio visual e a capacidade de estabelecer relações harmônicas entre superfícies e volumes. 

  • Criatividade na Solução de Problemas Relacionados à Utilização dos Espaços  

Será avaliada a capacidade de gerar soluções inovadoras no tratamento dos espaços, utilizando recursos gráficos ou outros procedimentos. 

  • Visão Espacial 

O candidato deverá possuir compreensão espacial que permita a concepção e a manipulação de estruturas tridimensionais. 

  • Configuração Plástica de Aspectos Conceituais

O candidato deverá ser capaz de conjugar conceitos culturais, sociais, econômicos etc. filtrados pela experiência pessoal, em uma realização plástica coerente.

Como se matricular na UFF?

Os ingressantes aprovados no Sisu ou no THE Arquitetura precisam observar o edital específico de ingresso para acompanhar os prazos e meios para submissão da documentação necessária para preenchimento da vaga.

Uma vez entregue, os documentos serão analisados, e havendo conformidade o estudante estará apto a ocupar a vaga e prosseguir com a inscrição em disciplinas. Não havendo conformidade da documentação apresentada, o estudante estará inapto a ocupar a vaga e poderá apresentar recurso de acordo com procedimentos e período indicados no edital do processo seletivo.

Notas de corte UFF

Confira as notas de corte dos 15 cursos mais concorridos da UFF no Sisu 2022:

  • Medicina: 813,80
  • Odontologia: 778,01
  • Direito: 766,73
  • Engenharia Mecânica: 765,73
  • Cinema e Audiovisual: 764,60
  • Psicologia: 759,57
  • Medicina Veterinária: 752,94
  • Engenharia de Produção: 748,58
  • Ciências Econômicas: 739,18
  • Jornalismo: 738,99
  • Biomedicina: 738,36
  • Relações Internacionais: 737,94
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda: 731,83
  • Ciência da Computação: 731,53
  • Sistemas de Informação: 724,24

Cursos UFF

Angra dos Reis

  • Políticas Públicas (Bacharelado) – Presencial;
  • Geografia (Licenciatura) – Presencial;
  • Pedagogia (Licenciatura) – Presencial.

Campos dos Goytacazes

  • Geografia (Licenciatura) – Presencial;
  • Serviço Social (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Econômicas (Bacharelado) – Presencial;
  • História (Bacharelado) – Presencial;
  • Geografia (Bacharelado) – Presencial;
  • História (Licenciatura) – Presencial;
  • Ciências Sociais (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Sociais (Licenciatura) – Presencial;
  • Psicologia (Bacharelado) – Presencial.

Macaé

  • Administração (Bacharelado) – Presencial;
  • Direito (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Contábeis (Bacharelado)  – Presencial;
  • Ciências Contábeis (Bacharelado) – EaD.

Niterói

  • Engenharia Elétrica (Bacharelado) – Presencial;
  • Física (Bacharelado) – Presencial;
  • Física (Licenciatura) – Presencial;
  • Letras – Italiano (Licenciatura) – Presencial;
  • Artes (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Econômicas (Bacharelado) – Presencial;
  • Enfermagem (Bacharelado) – Presencial;
  • Estudos de Mídia (Bacharelado) – Presencial;
  • Química (Licenciatura) – Presencial;
  • Geografia (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras – Alemão (Licenciatura) – Presencial;
  • Medicina Veterinária (Bacharelado) – Presencial;
  • Cinema e Audiovisual (Licenciatura) – Presencial;
  • Química Industrial (Bacharelado) – Presencial;
  • Turismo (Bacharelado) – Presencial.
  • Ciências Atuariais (Bacharelado) – Presencial;
  • Desenho Industrial (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Produção (Bacharelado) – Presencial;
  • História (Licenciatura) – Presencial;
  • Ciências Sociais (Licenciatura) – Presencial;
  • Letras – Alemão (Bacharelado) – Presencial;
  • Matemática (Licenciatura) – Presencial;
  • Letras – Inglês (Licenciatura) – Presencial;
  • Produção Cultural (Bacharelado) – Presencial;
  • Sociologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Administração (Bacharelado) – Presencial;
  • Biomedicina (Bacharelado) – Presencial;
  • Cinema e Audiovisual (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia Civil (Bacharelado) – Presencial;
  • Matemática (Licenciatura) – Educação a distância;
  • Engenharia de Telecomunicações (Bacharelado) – Presencial;
  • Geografia (Licenciatura) – Presencial;
  • Filosofia (Bacharelado) – Presencial;
  • Matemática (Bacharelado) – Presencial;
  • Hotelaria (Tecnológico) – Presencial;
  • Letras – Grego (Licenciatura) – Presencial;
  • Pedagogia (Licenciatura) – Presencial;
  • Serviço Social (Bacharelado) – Presencial;
  • Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Contábeis (Bacharelado) – Presencial;
  • Educação Física (Licenciatura) – Presencial;
  • Estatística (Bacharelado) – Presencial;
  • Geofísica (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras – Grego (Bacharelado) – Presencial;
  • Química (Bacharelado) – Presencial;
  • Tecnologia em Sistemas de Computação (Tecnológico) – Educação a distância;
  • Arquivologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciência da Computação (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia Agrícola e Ambiental (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia Mecânica (Bacharelado) – Presencial;
  • Filosofia (Licenciatura) – Presencial;
  • Ciências Biológicas (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras – Português (Licenciatura) – Presencial;
  • Letras – Espanhol  (Licenciatura) – Presencial;
  • Processos Gerenciais (Tecnológico) – Presencial;
  • Jornalismo (Bacharelado) – Presencial;
  • Sistemas de Informação (Bacharelado) – Presencial;
  • Biblioteconomia e Documentação (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Sociais (Bacharelado) – Presencial;
  • Direito (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Bacharelado) – Presencial;
  • Farmácia (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras – Italiano (Bacharelado) – Presencial;
  • História (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras – Francês (Licenciatura) – Presencial;
  • Nutrição (Bacharelado) – Presencial;
  • Relações Internacionais (Bacharelado) – Presencial;
  • Odontologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Antropologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciências Biológicas (Licenciatura) – Presencial;
  • Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras (Licenciatura) – Educação a distância;
  • Engenharia Química (Bacharelado) – Presencial;
  • Letras- Francês (Bacharelado) –  Presencial;
  • Letras – Latim (Licenciatura) – Presencial;
  • Psicologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Administração Pública (Bacharelado) – Presencial;
  • Segurança Pública (Tecnológico) – Educação a distância;
  • Medicina (Bacharelado) – Presencial;
  • Ciência Ambiental (Bacharelado) – Presencial;
  • Segurança Pública (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Petróleo (Bacharelado) – Presencial;
  • Biblioteconomia (Bacharelado) – EaD.

Volta Redonda

  • Administração (Bacharelado) – Presencial;
  • Administração Pública (Bacharelado) – Presencial;
  • Administração Pública (Bacharelado) – EaD;
  • Ciências Contábeis (Bacharelado) – Presencial;
  • Direito (Bacharelado) –  Presencial;
  • Engenharia de Materiais (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Produção (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Agronegócios (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia Mecânica (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia Metalúrgica (Bacharelado) – Presencial;
  • Psicologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Química (Licenciatura) – Presencial;
  • Química (Bacharelado) – Presencial;
  • Física com ênfase em Física Computacional (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Produção (Bacharelado) – EaD;
  • Matemática com ênfase em Matemática Computacional (Bacharelado) – Presencial.

Santo Antônio de Pádua

  • Ciências Naturais (Licenciatura) – Presencial;
  • Computação (Licenciatura) – Presencial;
  • Física (Licenciatura) – Presencial;
  • Interdisciplinar em Educação do Campo (Licenciatura) – Presencial;
  • Matemática (Licenciatura) – Presencial;
  • Matemática com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional (Bacharelado) – Presencial;
  • Pedagogia (Licenciatura) – Presencial.

Rio das Ostras

  • Ciência da Computação (Bacharelado) – Presencial;
  • Enfermagem (Bacharelado) – Presencial;
  • Engenharia de Produção (Bacharelado) – Presencial;
  • Produção Cultural (Bacharelado) – Presencial;
  • Psicologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Serviço Social (Bacharelado) – Presencial.

Nova Friburgo

  • Biomedicina (Bacharelado) – Presencial;
  • Fonoaudiologia (Bacharelado) – Presencial;
  • Odontologia – Bacharelado – Nova Friburgo – Presencial.

Petrópolis

  • Engenharia de Produção (Bacharelado) – Presencial.

Campi e estruturas da UFF

A cidade sede da Universidade Federal Fluminense é Niterói. Município onde estão localizados três campis e seis unidades isoladas, além da reitoria e o Hospital Universitário Antônio Pedro, onde funcionam a Faculdade de Medicina e o Instituto de Saúde da Comunidade. Conheça todas as unidades da UFF na cidade sede e em outras cidades:

Campus Gragoatá (Niterói)

Neste campus estão situadas a Escola de Serviço Social, Faculdade de Economia, Faculdade de Educação, Faculdade de Turismo e Hotelaria, além do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Instituto de Educação Física, Instituto de Letras e o Instituto de Matemática e Estatística.

Gragoatá ainda conta com a biblioteca central, com a Coordenação de Seleção Acadêmica (COSEAC), com um refeitório e uma creche.

Campus Praia Vermelha (Niterói)

A Praia Vermelha é para onde vão os estudantes da Escola de Arquitetura e Urbanismo, da Escola de Engenharia, do Instituto de Computação, do Instituto de Física e do Instituto de Geociências. O campus ainda possui o Núcleo de Estudos em Água e Biomassa (NAB) e a Oficina de Arquitetos.

Campus Valonguinho (Niterói)

No campus do Valonguinho, que fica localizado no centro de Niterói, estão as Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, de Nutrição e de Odontologia. Também é nesta unidade onde estão o Instituto de Biologia, o Instituto de Estudos Estratégicos e o Instituto de Química, além da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Unidades de ensino isoladas (Niterói)

  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Direito II;
  • Faculdade de Enfermagem;
  • Faculdade de Farmácia;
  • Faculdade de Veterinária;
  • Instituto de Arte e Comunicação;
  • Instituto Biomédico.

Hospitais Universitários (Niterói)

  • Hospital Universitário Antônio Prado /  Faculdade de Medicina;
  • Hospital Universitário de Medicina Veterinária.

Campus Angra dos Reis

A unidade foi criada em 1992 e oferece apenas o curso de licenciatura em Pedagogia. Hoje, também oferece vagas nos cursos de Geografia e Políticas Públicas.

Campus Nova Friburgo 

Criado pelo “Projeto Reuni”, programa de apoio a planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Campus de Nova Friburgo funciona na antiga residência do Barão de Duas Barras e oferece os cursos de Biomedicina, Odontologia e Fonoaudiologia, além de cursos de mestrado nas três áreas.

Campus Rio das Ostras

Presente na cidade desde 2003, o campus da UFF em Rio das Ostras é composto pelo Instituto de Humanidades e Saúde, que abrange os cursos de Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Produção Cultural, e pelo Instituto de Ciência e Tecnologia, responsável pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Além disso, a unidade ainda oferece pós-graduação e mestrado.

Campus Campos dos Goytacazes

Localizado na região noroeste do estado do Rio de Janeiro desde 1975, o campus confirmou o compromisso de interiorização da UFF. Hoje, a unidade oferta vagas nos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia e Serviço Social, e em turmas de pós-graduação.

Campus Macaé

A cidade de Macaé recebeu os cursos de Administração e de Ciências Contábeis em 1993 para funcionar como uma extensão de cursos de Niterói, ligados à Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFF. Foi apenas em 2012 que o Campus Macaé foi oficialmente criado e hoje conta com o curso de Direito.

Campus Santo Antônio de Pádua

A unidade da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua existe desde 1984, quando oferecia apenas a graduação de licenciatura em Matemática. 

Depois do programa Reuni, foi consolidado o Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), agregando os cursos de Ciências Naturais, Computação, Física, Interdisciplinar em Educação do Campo, Matemática Aplicada com Ênfase em Matemática Aplicada e Computacional e Pedagogia.

Campus Petrópolis

No campus Petrópolis, a UFF oferta apenas o curso de Engenharia de Produção, entretanto a unidade fica próxima ao Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), a Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) e ao Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o que facilita a aproximação.

Campus Volta Redonda

Nas dependências do campus Volta Redonda estão localizados a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica, o Instituto Ciências Exatas e o Instituto de Ciências Humanas Sociais. Além disso, esta é a unidade que oferece mais cursos de graduação fora de Niterói.

No campus Volta Redonda são ministrados os cursos de Administração, Administração Pública (presencial e EaD), Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção (presencial e EaD), Engenharia Química, Engenharia Metalúrgica, Física com Ênfase em Física Computacional, Matemática com Ênfase em Matemática Computacional, Psicologia e Química.

Campus Oriximiná (Pará)

Além de suas instalações no estado do Rio de Janeiro, a UFF mantém unidades no Pará desde 1972, quando foi criado o Campus Avançado na Região Amazônica, a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV), em Óbidos, estendendo suas ações para os Municípios de Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro. Em 1975, o campus foi definitivamente transferido para Oriximiná.

Diferente dos demais, o campus de Oriximiná oferece apenas cursos de pós-graduação e projetos de extensão. Na unidade também há o Hospital Maternidade São Domingos Sávio (HMSDS), que atende a população local.

Oportunidades da UFF

Além de possuir uma estrutura multicampi com hospitais universitários, bibliotecas, projetos de extensão, restaurantes universitários, intercâmbio estadual e mais, a Universidade Federal Fluminense oferece para os estudantes cursos periódicos como de “Leitura e escrita acadêmica” e “Introdução à ciência de dados usando R”, por exemplo.

Os estudantes da UFF ainda podem participar de experiências internacionais, como o “Cursos de Férias na Escola de Economia e Administração da Universidad Autónoma de Madrid” e o “Programa Universitário de Mobilidade Acadêmica (PUMA)”.

Auxílios e permanência estudantil

Mudar de cidade para cursar graduação pode ser um desafio para estudantes de baixa renda, e é por isso que existem os auxílios de permanência estudantil. Na UFF, como na maioria das universidades federais, são oferecidas vagas na Moradia Estudantil e refeições no Restaurante Universitário, bem como as seguintes bolsas e auxílios:

Bolsas

  • Programa Bolsa Desenvolvimento Acadêmico;
  • Programa Bolsa Atleta;
  • Programa Bolsa Emergencial;
  • Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – Promisaes.

Auxílios

  • Programa Auxílio Moradia;
  • Programa Auxílio Alimentação para estudantes dos Campi em Expansão;
  • Programa Auxílio Transporte;
  • Programa Auxílio ao Estudante com deficiência;
  • Programa Auxílio para Empréstimo de Chromebook e Similares;
  • Programa Auxílio à Inclusão Digital – Acesso à Internet;
  • Programa Auxílio de Material Didático;
  • Programa Auxílio Acolhimento para Estudantes Ingressantes;
  • Programa Auxílio a Eventos Científicos;
  • Programa Auxílio Saúde.

Para ter acessos às políticas de permanência estudantil, é necessário cumprir os editais de seleção para auxílios e bolsas que são publicados periodicamente pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES). Já para saber mais sobre as ofertas, basta acessar a página desta área no site da UFF.

Conquiste sua vaga na UFF com o Estratégia

Quer estudar em uma das melhores universidades do Rio de Janeiro? Estude com a Coruja e aproveite os benefícios que o curso Enem do Estratégia Vestibulares oferece: banco de questões, simulados, correções ilimitadas de redações, material completo e um time de professores especializados na banca.

CTA curso Enem
Você pode gostar também