Sisu 2024: o que fazer quando a nota não é suficiente para selecionar um curso?

Sisu 2024: o que fazer quando a nota não é suficiente para selecionar um curso?

Nota de corte, zerar a redação, ser eliminado do Enem e mais: entenda todos os motivos não conseguir concluir a inscrição no Sisu

O período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 vai de 22 a 25 de janeiro, e os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que não zeraram a redação, poderão concorrer à milhares de vagas em instituições federais públicas de Ensino Superior .

Com as milhares de vagas disponíveis, há também uma grande quantidade de interessados em conquistá-las, e por isso o Sisu permite que cada instituição de ensino estipule uma nota de corte em cada uma das provas do Enem. Dessa forma, é possível que você tenha se deparado com a mensagem “sua nota não é suficiente para selecionar este curso”, ao tentar se inscrever para uma vaga.

E além das notas de corte estipuladas pelas instituições, há outras possibilidades que podem fazer com que você não consiga concluir sua inscrição no Sisu 2024. Conheça todas elas no texto a seguir.

Leia também:
+ Sisu 2024: confira o número de vagas por estado no programa
+ 50 universidades com menor nota de corte em Medicina no Sisu
+ 50 cursos com menor nota de corte no Sisu

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Nota de corte

Se você se deparou com a mensagem “sua nota não é suficiente para selecionar este curso” ao tentar selecionar uma das duas opções de curso no Sisu 2024, significa que a instituição na qual você está tentando entrar estipulou uma nota nas provas do Enem mínima para concorrer a cada vaga ofertada.

Ou seja, há instituições nas quais só podem concorrer às vagas para o curso de Medicina, por exemplo, os participantes que obtiveram desempenho de, no mínimo, 100 pontos em cada uma das provas do Enem, com média geral acima de 500. Para resolver o problema, é possível tentar outros cursos ou instituições.

Saiba mais:
+ Sisu: quais universidades não cobram nota mínima para inscrição?

Zerar a redação 

De acordo com as regras do edital do Sisu 2024, nenhuma instituição de Ensino Superior pode aprovar estudantes que tiveram nota zero na redação do Enem. Nesse caso, é necessário refazer a prova do Exame Nacional na próxima edição.

Veja também:
+ Como interpretar a frase tema da redação do Enem?
+ Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 4
+ Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 5

Treineiro no Enem

Todos os anos, o Enem permite a inscrição de participantes que não concluíram o Ensino Médio mas desejam participar do exame para se habituar com a prova. São os inscritos na categoria “treineiro”.

Como um dos pré-requisitos para ingressar no Ensino Superior é ter concluído toda a educação básica, o Sisu não aceita inscrições de candidatos treineiros. Sendo assim, só é possível participar do programa após a formatura.

Leia mais:
+ Como fazer mapas mentais para estudos e memorização
+ Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado

Eliminado do Enem

Assim como na maioria dos vestibulares, o edital do Enem prevê situações que podem eliminar um participante da prova. Se você se enquadra em alguma delas e foi desclassificado do exame, automaticamente não pode participar dos programas que usam sua nota, como o Sisu.

Assim como quando a redação é zerada, em caso de eliminação do Enem, é necessário refazer a prova do Exame Nacional na próxima edição para participar do Sisu.

Confira também:
+ O que pode eliminar um participante do Enem?

Calendário Sisu 2024

  • Divulgação do edital: 29/12/2023;
  • Período de inscrição: 22 a 25/01/2024;
  • Resultado da lista única: 30/01/2024;
  • Período para participar da lista de espera: 30/01 a 07/02/2024. 

Como estudar para o Enem?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA curso Enem
Você pode gostar também