Artrópodes: o que são, características, exemplos e questões

Artrópodes: o que são, características, exemplos e questões

Centopeia, aranha, barata, abelha, camarão, borboleta, lacraia e lagosta. Você sabe dizer o que há de comum entre esses animais? Por mais bizarro que pareça, em termos biológicos, todos eles pertencem ao mesmo grupo: o filo dos artrópodes, que possui diversos apêndices articulados e um esqueleto externo. 

Aprenda, neste artigo, quais as características em comum dos animais citados. Veja também qual a importância deles em termos evolutivos e econômicos, com contextualização do assunto em questões de vestibulares. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são artrópodes?

Na classificação biológica, os seres vivos podem ser divididos em reinos, em filos, classes, ordens, família, gênero e espécie. Os artrópodes, então, são seres pertencentes ao reino animal, agrupados no filo Arthropoda. Esse termo surge a partir do grego, com o significado de pés (podos) articulados (arthros).

Atualmente, milhões de espécies do filo Arthropoda estão presentes no reino animal, distribuídos por diferentes regiões e ecossistemas. Existem artrópodes de hábitos terrestres, aquáticos, voadores, classificados em diferentes divisões, como veremos adiante. 

Essa ampla variedade de espécies e distribuição geográfica se dá pelo exoesqueleto característico do filo. Essa “capa protetora” impede a desidratação, confere maior estabilidade corporal e dá maior segurança em relação aos desgaste mecânicos, o que permite melhor adaptação a condições adversas.

São animais invertebrados, que também podem conter antenas, como nas formigas e baratas. De toda forma, o principal fator de união entre todos esses seres são os apêndices articulados: imagine as patas de uma barata, que têm uma  “dobra”, semelhante às articulações presentes em máquinas, ou até mesmo no corpo humano.

Características dos artrópodes

Embriologia 

Em termos embriológicos, os artrópodes são animais protostômios, em que o blastóporo será responsável pelo desenvolvimento da boca. Os folhetos embrionários são três (endoderma, ectoderma e mesoderma), então, esse filo é chamado de triblástico. Além disso, eles são celomados — formam uma cavidade corporal primitiva para o alojamento conjunto dos órgãos viscerais.

Por fim, morfologicamente, o desenvolvimento dos artrópodes constitui corpos com simetria bilateral. Assim, dividir uma aranha em seu eixo principal fornece duas partes corporais extremamente semelhantes.

Respiração, circulação, digestão e excreção

A digestão desse filo é extracelular, ou seja, o alimento é digerido antes de ser enviado para as células. Ao mesmo tempo, o sistema digestório é completo, com boca, ânus e estruturas anexas necessárias para o processo digestivo.

A circulação dos fluidos corporais ocorre de maneira aberta. Isso significa que os artrópodes não possuem vasos, como o xilema e floema nas plantas ou artérias e veias nos humanos. 

Nesse caso, a hemolinfa (fluido corporal desses seres) se distribui por meio de colunas presentes entre os tecidos e os órgãos. O que impulsiona essa circulação é um tipo de coração, que fica no dorso do animal.

Em geral, a respiração dos artrópodes está relacionada com o ambiente que ocupam e com a classificação a que pertencem. Os crustáceos, espécies aquáticas, possuem brânquias para a troca gasosa. Os animais terrestres, como aracnídeos e insetos, possuem estruturas traqueais que levam o ar diretamente até os tecidos corporais. 

Por fim, o sistema excretor do filo é dividido da seguinte forma:

  • Túbulos de Malpighi nos insetos — uma rede tubulosa que se conecta ao sistema digestório e capta as excretas;
  • Túbulos de Malpighi e glândulas ficam nas coxas dos aracnídeos, por isso podem ser chamadas de glândulas coxais; e 
  • Os crustáceos utilizam glândulas antenais (ou glândulas verdes), que são poros nas antenas, por onde ocorre a excreção de substâncias não desejáveis.

Reprodução dos artrópodes

A reprodução dos artrópodes é sexuada e, em geral, as espécies são dioicas. Isso significa que um animal possui órgão reprodutor de apenas um gênero: feminino ou masculino. 

Com essas informações, fica evidente que são necessárias dois indivíduos para a liberação e fecundação de gametas. Nos crustáceos, esse processo ocorre externamente ao corpo e o desenvolvimento do animalzinho pode passar por estágios larvais.

As classes terrestres, principalmente aracnídeos e insetos, possuem fecundação interna — que ocorre dentro do corpo de um dos indivíduos, em geral a fêmea. 

Geralmente aranhas e escorpiões nascem pequenos, com a estrutura semelhante ao que veremos no amadurecimento do ser vivo. No caso dos insetos, o crescimento pode ter diversas fases, como as borboletas que passam pela metamorfose, com estágio larval.

Órgãos do sentido

O sistema sensorial dos artrópodes é uma outra característica evolutiva importante para sua disseminação por diversos ambientes. Por meio de antenas, olhos e estruturas de olfato, eles conseguem reconhecer o meio, tatear corpos e observar a presença de substâncias químicas nocivas.

Classificação dos artrópodes

Aracnídeos

A primeira classe de artrópodes que abordaremos são os aracnídeos, representados, principalmente, pelas aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. 

O corpo desses seres é dividido em um abdome e uma cabeça fundida com o tórax (cefalotórax). Eles possuem quatro pares de patas (8 patas no total), um par de quelíceras (uma estrutura afiada e pontiaguda, associada à picada) e um par de pedipalpos, que ajudam a segurar o alimento durante a predação.

Alguns dos aracnídeos possuem venenos e toxinas importantes para a saúde pública. A aranha marrom, por exemplo, pica quando se sente ameaçada e a substância que libera pode levar os tecidos humanos à necrose.

Crustáceos

Os crustáceos também são segmentados em cefalotórax e abdome. Dessa vez, os animais possuem dois pares de antenas, uma exclusividade dessa classe. Nesse subfilo, você pode sempre se lembrar das lagostas, siris e camarões.

A quantidade de patas é variável, mas geralmente é dada por um par de patas para cada segmento corporal. Em termos de digestão, o aparelho bucal desses animais é formado por apêndices modificados, como mandíbula e maxilas.

Diplópodes

Com cabeça, tórax e um abdome extenso, os diplópodes possuem dois pares de patas para cada segmento corporal. Lembre-se, por exemplo, do piolho de cobra, que possui muitas patas.

Os artrópodes da classificação diplópode possuem um par de antenas, mandíbula, duas maxilas e, como foi citado anteriormente, respiram por meio de estruturas traqueais.

Insetos

Os insetos são o grupo mais numeroso e diversificado de animais presentes na Terra. Eles possuem três pares de patas ligados ao abdome, um par de antenas e podem apresentar até dois pares de asas.

O aparelho bucal varia conforme o tipo de alimentação próprio da espécie, de forma que pode ser adaptado ao ato de sugar, lamber ou mastigar. Como representantes, você pode pensar nas borboletas, abelhas, formigas, joaninhas, mariposas, cupins, pernilongos, entre outras espécies.

Quilópodes

Os quilópodes possuem um par de patas por segmento. Por serem muito segmentados, esses animais também possuem uma infinidade de patas, como as famosas centopeias. 

Eles têm um par de antenas, mandíbula e duas maxilas. Podem ser venenosos, já que possuem hábitos carnívoros e precisam realizar a predação, um exemplo importante são as lacraias.

+ Veja também: Angiospermas: características, estrutura, reprodução e importância

Estude para o vestibular com o Estratégia!

A Coruja tem milhares de alunos aprovados em apenas dois anos. Nossos cursos te preparam para a banca de provas da faculdade dos seus sonhos. Aqui, as aulas são didáticas, o aprendizado é certo e sua vaga fica cada vez mais perto! Clique no banner abaixo e saiba mais.

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja também:

Você pode gostar também