Dia Nacional do Livro: veja 15 biografias brasileiras que podem aparecer nos vestibulares

Dia Nacional do Livro: veja 15 biografias brasileiras que podem aparecer nos vestibulares

Listamos algumas biografias brasileiras sobre pessoas importantes historicamente e que são frequentes em questões de vestibulares e do Enem

O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro para homenagear o dia de fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, que fica no Rio de Janeiro. O fato ocorreu em 1810, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, então colônia portuguesa.

Para celebrar a data, separamos 15 biografias brasileiras que podem aparecer nos vestibulares pela importância histórica do homenageado na história do Brasil e de acontecimentos do País. Acompanhe.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Getúlio, uma Biografia

Separada em três livros, “Getúlio, uma Biografia” foi escrita por Lira Neto, escritor e jornalista com várias biografias, algumas delas na lista, publicadas. Getúlio Vargas passou, ao todo, 19 anos como presidente do Brasil e seu governo é chamado de “Era Vargas”.

+ Era Vargas: três momentos importantes para entender o período

Tarsila do Amaral: A modernista

Dona de algumas biografias, Tarsila inspira pontos de vista distintos sobre sua vida em esfera privada, artística e cultural, atuação libertária e feminista, além do papel de vanguarda que sua obra representa para o Brasil. No livro “Tarsila do Amaral: A modernista”, a ensaísta e professora Nádia Batella Gotlib traz todos esses detalhes, passando pelo movimento modernista, a antropofagia e o movimento Pau-brasil.

+ Semana de Arte Moderna de 22: tudo o que você precisa saber

Pelé: a Autobiografia

Em obra autobiográfica, o maior jogador de futebol de todos os tempos conta sobre sua vida desde Bauru, cidade em que passou a infância até parte de sua velhice, já com filhos adultos, contando causos, problemas pessoais e vida familiar.

+ 7 questões sobre Pelé no Enem e outros vestibulares
+ 7 frases de Pelé para usar como repertório sociocultural na redação

Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão

Em mais um livro escrito por Lira Neto, “Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão” reúne uma década de pesquisas sobre o “Padim Ciço”, o líder religioso mais amado do país, desde seu nascimento até se tornar um líder do povo no sertão do Ceará.

Chatô, o Rei do Brasil

A biografia de Assis Chateaubriand, escrita por Fernando Morais, retrata a vida de um dos mais polêmicos e influentes homens do século XX no Brasil. Chatô foi dono de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão, foi fundador do MASP e tem sua vida ligada a política e alta sociedade brasileira entre as décadas de 10 e 60.

Lula, volume 1: Biografia

Também escrito por Fernando Morais, “Lula, volume 1: Biografia”, conta desde a infância, no sertão de Pernambuco, até o anulamento de suas condenações, em 2021, passando por sua trajetória como sindicalista e como político, alcançando a presidência da república.

Jorge Amado: uma biografia

Escrito por Joselia Aguiar, “Jorge Amado: uma biografia”, mostra a vida e obra de um dos autores mais marcantes do país, que foi também político e celebridade, com relatos, pesquisas, entrevistas e cartas escritas a familiares nos seus 88 anos.

+ Conheça os principais escritores das listas de obras obrigatórias dos vestibulares

Fernanda Montenegro — Prólogo, ato, epílogo: Memórias

A atriz e escritora Fernanda Montenegro fala de seus antepassados, suas obras e atuações, vida particular e pública, em histórias que mostram sua habilidade ímpar de contá-los, no livro “Prólogo, ato, epílogo: Memórias”.

Dossiê Michel Vaillant – Ayrton Senna

O dossiê foi desenvolvido em parceria com o Instituto Senna, responsável por cuidar da imagem do piloto após sua morte. A obra conta com imagens inéditas, histórias de infância, sua paixão pelo automobilismo e bastidores das corridas.

+ 15 citações sobre esporte para usar na redação como repertório sociocultural
+ 13 filmes sobre esportes com histórias reais para usar na redação

A biografia do pintor Di Cavalcanti, escrita por Marcelo Bortoloti, mostra os diferentes perfis de um artista que lutava contra “muitos adversários, inclusive ele próprio”. A obra relata suas manifestações políticas, opiniões sobre temas sensíveis da sociedade brasileira da época e sua vida boêmia.

Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo

Carlos Marighella foi político e escritor, militante do Partido Comunista Brasileiro e fundador da Ação Libertadora Nacional, tido como o maior grupo armado contra a repressão da Ditadura Militar. O livro, escrito por Mário Magalhães, retrata a trajetória política de Marighella até seu assassinato, em 1969.

+ 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
+ Golpe Militar no Brasil: o marco inicial da ditadura no país

As Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca dos trópicos 

Em um misto de ensaio interpretativo e biografia, Lilia Moritz Schwarcz e o ilustrador Spacca mostram passagens de D. Pedro II e suas ações sobre temas da época, com a fidelidade visual da arte dos quadrinhos, linguagem utilizada no livro.

+ Segundo Reinado: contexto histórico e principais acontecimentos

Tancredo Neves, o príncipe civil

O livro de Plínio Fraga mostra as participações de Tancredo em momentos variados da história política brasileira. Em sua trajetória, foi ministro de Getúlio Vargas, primeiro-ministro de João Goulart, líder do governo, senador e governador de Minas Gerais, opositor pacífico do regime militar e um dos expoentes da derrocada da ditadura em 1985, sendo eleito presidente logo após, em posse que nunca aconteceu.

+ Redemocratização do Brasil: período pós ditadura e acontecimentos

Olga

Em mais uma obra de Fernando Morais, “Olga” conta a história de Olga Benário, judia e frequentadora de uma célula juvenil do Partido Comunista Alemão, 20 anos antes de se juntar ao Partido Comunista Brasileiro e que, após anos de luta foi capturada e entregue à polícia secreta alemã pelo governo Vargas, sendo assassinada nos campos de extermínio nazistas.

+ 21 Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para usar como repertório sociocultural na redação 
+ Partido nazista: liberdade de expressão ou discurso de ódio?

Brasil: uma biografia

Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling destrincham a história do Brasil, com seus avanços sociais, embates intermináveis, tentativa de construção de uma cidadania, heranças da escravidão e mestiçagem e como a violência perpassa todos esses aspectos.

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também