15 citações sobre esporte para usar na redação como repertório sociocultural

15 citações sobre esporte para usar na redação como repertório sociocultural

Um dos assuntos presentes nos vestibulares como pano de fundo de diversas questões, além de redações, é o esporte como um todo. E não falamos apenas de política ou economia: o tema pode estar presente em questões biológicas, matemáticas e até mesmo de Língua Portuguesa.

Preparamos 15 citações sobre esporte que podem ser usadas nas redações de vestibulares, além de servirem como repertório sociocultural pelos contextos, autores e diversos significados.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Lembrando que o esporte foi tema da redação da Unifesp, em 2020, por exemplo, abordando também a questão religiosa. “Vestimentas religiosas do esporte: legitimação da opressão ou liberdade de manifestação religiosa?”, foi o tema naquele ano. Acompanhe, abaixo, as frases selecionadas.

Navegue pelo conteúdo

1 — “O esporte sério é uma guerra sem tiros.” — George Orwell

Autor de “A Revolução dos Bichos” e “1984”, o inglês George Orwell nasceu na Índia Britânica em 1903. Suas obras são marcadas por fortes críticas às injustiças sociais, com tom bem-humorado e intenso. É considerado um dos melhores cronistas da cultura inglesa no século XX.

A frase sobre esporte foi cunhada em um artigo chamado “O Espírito Esportivo”, e fala sobre uma viagem do time de futebol do Dynamo Moscou pelo Reino Unido em 1945, para retomar o esporte no país e celebrar o final da Segunda Guerra Mundial. Mas, Orwell não tece elogios ao evento, pelo contrário: o escritor trata de forma apocalíptica o acontecimento.

2 — “Como as nossas paixões pelos esportes são tão profundas e tão amplamente distribuídas, é provável que façam parte de nosso hardware – não estão em nossos cérebros, mas em nossos genes.” — Carl Sagan

Carl Sagan foi um astrônomo, escritor e ativista estadunidense, autor de mais de 600 publicações científicas ao longo da vida, além de mais de 20 livros. Trabalhou na Nasa, estando envolvido em diversas missões espaciais, além de lecionar na Universidade Cornell e em Harvard.

Sagan acreditava em civilizações extraterrestres, ainda que não em comunicações com a Terra. Além disso, foi ativista contra a corrida armamentista, promovida pelo então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan. Foi também um defensor da metodologia científica e do ceticismo.

3 — “Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça.” —  Karl Marx

Karl Marx foi filósofo, jornalista, historiador, economista e sociólogo nascido na Prússia, no atual território alemão, em 1818. Ao longo do tempo escreveu o “Manifesto Comunista” e “O Capital”, suas obras mais influentes no mundo.

Suas teorias englobam o que hoje é considerado “marxismo”, em que ele argumenta que as sociedades são moldadas pela luta de classes. Seu trabalho conta com correntes que usam seus conhecimentos para criticar e contrapor seus pontos e também para elogiar e compor novos trabalhos, o que dá às suas obras um caráter fundamental na ciência social moderna.

+ 9 citações filosóficas para usar na redação
+ Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa

4 — “O atletismo é o esporte do pobre. Dá a ele a chance de vencer na vida.” —  Joaquim Cruz

Joaquim Carvalho Cruz nasceu em 1963 e foi campeão olímpico dos 800 metros na olimpíada de Los Angeles de 1984. Além disso, foi medalhista de prata em Seul 1988 e bi-campeão dos jogos pan-americanos.

Foi escolhido pelo Comitê Olímpico Brasileiro para acender a pira olímpica dos jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Após aposentar-se das pistas, Joaquim foi treinador do time de atletismo estadunidense nos jogos parapan-americanos de 2007 e paraolímpico em Pequim 2008. Foi também chefe de delegação do Brasil no mundial de atletismo de 2022 como convidado.

5 — “Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros.” — Ayrton Senna

Considerado por muitos o maior piloto de Fórmula 1 da história, o brasileiro Ayrton Senna é marcante por sua atuação no esporte, óbvio, mas também pela vida pessoal e frases sobre superação e competitividade.

Sua morte, em um acidente nos treinos para uma corrida da competição, em 1994, chocou o mundo, sendo um ponto de reflexão para o automobilismo sobre o risco dos pilotos e maneiras de deixar as competições mais seguras.

6 — “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será conseqüência da boa preparação” — Bernardinho

Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho, é bi-campeão olímpico como treinador da seleção masculina de vôlei do Brasil, tendo ficado nesse posto de 2001 a 2017. No período, o treinador foi um dos símbolos de uma era vitoriosa do país na modalidade. Como treinador da equipe feminina, anteriormente, conquistou duas medalhas de bronze nas olimpíadas.

Atualmente possui empreendimentos como uma rede de academias, plataforma de cursos de empreendedorismo on-line e o Instituto Compartilhar, que atua no desenvolvimento esportivo e social de jovens de comunidades carentes. Também atua como palestrante falando sobre sua vida profissional dentro e fora das quadras.

7 — “Você nunca está jogando contra o seu adversário. Você está jogando contra si mesmo, seus próprios padrões, e, ao alcançar o seu limite, é aí que mora a alegria.” ― Arthur Ashe

Arthur Ashe foi o primeiro tenista negro a conquistar o Torneio de Wimbledon, em 1975, ano em que foi considerado o melhor do mundo na modalidade. Após se aposentar como atleta, trabalhou como comentarista e foi fundador da liga júnior nacional de tênis dos Estados Unidos.

Em 1988 descobriu ter contraído o vírus do HIV  em uma transfusão de sangue após uma cirurgia cardíaca, e, ao tornar pública a doença em 1992, passou a atuar em prol da luta contra a síndrome. Passou os últimos anos da sua vida escrevendo um livro de memórias, que terminou uma semana antes de sua morte, em fevereiro de 1993.

+ 13 filmes sobre esportes com histórias reais para usar na redação
+ Cursos para trabalhar com esporte

8 — “Você precisa acreditar em si mesmo quando ninguém mais acreditar — isso já faz de você um campeão logo de início.” ― Venus Williams

Venus Williams é tenista estadunidense e foi vencedora de sete Grand Slam — os quatro maiores torneios anuais do esporte — em simples (sozinha), 13 em duplas e mais dois em duplas mistas, além de ser a maior medalhista olímpica da modalidade — cinco medalhas.

Sua história foi contada recentemente nos cinemas no filme “King Richards: Criando Campeãs” — indicado ao prêmio de melhor filme no Oscar 2022, que aborda a relação entre ela, seu pai e sua irmã, Serena Williams até o topo do tênis. Fora das quadras, Venus se destacou também pela atuação e luta a favor de prêmios equivalentes para homens e mulheres na modalidade.

9 — “Eu percebi o impacto que aquele esporte poderia causar, tamanha era a importância dele para o país. E principalmente porque o esporte fala uma língua que é entendida por todos, e em todas as partes do mundo”. — Nelson Mandela

Nelson Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, e o primeiro pós-apartheid, regime de estado racista que segregava os negros do país, com proibições, prisões arbitrárias e demais restrições políticas e sociais.

Mandela deu essa declaração sobre a Copa do Mundo de Rúgbi de 1995, sediada pela África do Sul, enquanto era o presidente local. Além disso, foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, justamente pela luta contra o apartheid em seu país.

10 — “A prática esportiva também ajuda num mundo melhor com tudo de bom que traz para nós: saúde, auto-estima, espírito de equipe, objetivos, entre outros atributos que com certeza, vem junto com o esporte” — Gustavo Borges

Gustavo Borges foi nadador e conquistou quatro medalhas olímpicas, além de ter batido recordes mundiais sozinho e por equipes em sua trajetória. É o segundo maior medalhista do Brasil em pan-americanos, e o terceiro atleta do país em número de medalhas de ouro também em pans, com oito no total.

Atualmente, faz parte do Hall da Fama da natação mundial e trabalha como empresário e palestrante, além de ser comentarista da modalidade na televisão brasileira.

11 — “O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia”. —Millôr Fernandes

Desenhista, humorista, escritor, jornalista, poeta… Millôr Fernandes foi nome presente na imprensa do país com seu humor satírico e crítico, sendo, inclusive, censurado diversas vezes na época da Ditadura Militar.

Ao longo de sua carreira, escreveu dezenas de livros, adaptações e traduções de peças de teatro, além de ter sido co-roteirista e colaborador de filmes nas décadas de 50 e 60.

Veja também:
11 citações sobre tecnologia para usar na redação
7 citações sobre saúde para usar como repertório sociocultural na redação
7 citações sobre violência para usar na redação
7 citações sobre política para usar na redação

12 — “A vitória tem centenas de pais, enquanto a derrota é órfã”. — John F. Kennedy

John Fitzgerald Kennedy foi o 35º presidente dos Estados Unidos — de 1961 a 63 —, quando foi assassinado ainda em seu mandato. Se formou em Harvard, serviu o exército na Segunda Guerra Mundial, foi eleito senador e venceu um prêmio Pulitzer pelo livro “Perfis de Coragem”.

Em seu mandato, aumentou as tensões da Guerra Fria, ampliou a presença militar estadunidense no Vietnã e chegou a planejar a derrubada do governo de Fidel Castro em Cuba. Também assinou o primeiro tratado de armas nucleares, a continuação do Programa Apollo e apoiava o movimento dos direitos civis para negros.

13 — “O esporte é a única profissão que eu conheço que, quando você se aposenta, é necessário começar a trabalhar”. — Earl Warren

Warren foi governador do estado da Califórnia entre 1943 e 53, além de ter sido Chefe de Justiça dos Estados Unidos de 1953 até 1969. É considerado um dos juízes e líderes políticos mais influentes da história do país.

Earl Warren recebeu inúmeras queixas sobre leis de segregação racial, direitos de defesa, seperação das igrejas e estado e direitos civis. Também presidiu a comissão que investigou o assassinato de John Kennedy.

14 — “Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos…” — Nelson Rodrigues

Considerado por muitos como o maior dramaturgo do Brasil, Nelson Rodrigues foi também romancista, jornalista, teatrólogo e cronista, com dezenas de livros, peças de teatro, novelas, séries e filmes escritos por ele ou baseados por suas obras.

Falava muito do futebol nacional, o que gerou diversas frases como a mencionada acima, sempre combinando o esporte com política, economia, cotidiano e tudo o que mais se pode imaginar. Chegou a apoiar o regime militar, mas revisou seus posicionamentos após ter seu filho preso e torturado pelos militares.

+ 13 questões baseadas em obras obrigatórias que já caíram nos vestibulares

15 — “Se as pessoas não tiverem o poder de dizer as coisas, eu vou dizer por elas. Quando eu era jogador, minhas pernas amplificavam a minha voz” — Sócrates

Sócrates, o atleta e não o filósofo, o brasileiro, e não o grego. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira foi um dos grandes craques do futebol nacional nos anos 80, sendo considerado um dos maiores ídolos do Corinthians e que defendeu a seleção entre 1979 e 86.

Ativista político, possuía formação acadêmica em Medicina, conciliando a carreira esportiva e a faculdade na cidade de Ribeirão Preto (SP). Liderou movimentos pela democratização do futebol, participando também das Diretas Já. Também atuou como treinador, músico, produtor teatral e comentarista esportivo. Faleceu em 2011, cumprindo uma profecia: “Quero morrer num domingo, com o Corinthians campeão”.

+ Dia Nacional do Futebol: 11 questões que envolvem o esporte no Enem e vestibulares
+ 16 questões sobre Copa do Mundo que já caíram no Enem e vestibulares

Conquiste sua aprovação com o Estratégia Vestibulares

Cursos intensivos e extensivos, desenvolvidos de acordo com a banca de cada instituição, além de acompanhamento próximo e fórum de dúvidas ativo: isso e muito mais você encontra no Estratégia Vestibulares. Confira nossos produtos e serviços e conquiste sua aprovação na faculdade dos seus sonhos com o nosso apoio.

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Veja citações para usar na redação

Você pode gostar também