9 filmes sobre segurança pública para usar como repertório sociocultural na redação

9 filmes sobre segurança pública para usar como repertório sociocultural na redação

A seleção de filmes e documentários feita pelo Portal Estratégia Vestibulares vai ajudar você a entender a dinâmica da segurança pública em diferentes cenários

Você sabe o que é segurança pública? O termo, sempre presente nos noticiários e que vez ou outra nós ouvimos na escola, sintetiza o conjunto de normas que estabelecem a ordem pública em uma sociedade. Para ajudar você a conhecer melhor o tema e estar preparado para quando ele aparecer no vestibular, listamos 9 filmes sobre segurança pública que você precisa conhecer.

E, já que estamos falando do assunto, aqui vai uma informação importante para a compreensão dos filmes. Segundo a Constituição Federal brasileira, seis órgãos são responsáveis por garantir a segurança pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares. Confira a lista de filmes abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Leia também:

7 filmes sobre Olimpíadas para incluir no repertório sociocultural
13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural
11 documentários e filmes sobre meio ambiente para usar na redação e como repertório
9 filmes sobre Educação para incluir no repertório sociocultural para redação

Atenção: o texto a seguir contém spoilers.

Tropa de Elite (2007)

Provavelmente o filme mais conhecido nacionalmente quando falamos sobre segurança pública. “Tropa de Elite” traz a história de Roberto Nascimento (Wagner Moura), um capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), da cidade do Rio de Janeiro, que está à espera de um filho e procura um substituto para deixar os riscos da profissão.

Paralelamente, o longa nos mostra a história de Neto Gouveia (Caio Junqueira) e André Mathias (André Ramiro), recrutas da Polícia Militar que se inscrevem no curso para ingressar no BOPE. Além de policial, Mathias é estudante de Direito, e é na faculdade que ele tem seus valores postos à prova ao lidar com colegas de classe envolvidos no tráfico de drogas.

Um dos pontos centrais da obra é mostrar as histórias e ambições de seus personagens convivendo no cenário de corrupção e associação ao crime que envolve o batalhão da Polícia Militar no filme.

O longa-metragem é derivado do livro “A Elite da Tropa”, escrito pelos policiais André Ribeiro, que é coronel da Polícia Militar (PM), e Rodrigo Pimentel, ex-comandante do BOPE. Os dois trabalharam na autoria em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares.

Ficha técnica

  • Direção: José Padilha;
  • Gênero: ação/drama/suspense;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Star+.

Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro (2010)

Atuando como coronel do BOPE, Roberto Nascimento (Wagner Moura) é afastado do cargo depois de uma operação mal sucedida e passa a atuar no setor de inteligência da Secretaria de Segurança. A essa altura, o ex-policial está divorciado de Rosane (Maria Ribeiro) e o filho dos dois, Rafael  (Pedro Van Held), já é um adolescente vivendo experiências da faixa etária.

No outro núcleo da história está a mudança na dinâmica criminal nas comunidades do Rio de Janeiro. Agora, os policiais corruptos formam milícias para derrubar os traficantes, tomar o poder nas favelas, cobrar “impostos” dos moradores e fazer com que eles votem em seus candidatos políticos, além de fornecer e obrigar que eles adquiram de suas mãos serviços como tv a cabo e gás de cozinha. 

O segundo filme de Tropa de Elite ainda aborda a problemática dos programas policialescos, perseguição a jornalistas e como a mídia tem um importante papel nas decisões políticas dos cidadãos.

Um novo personagem interessante para a história é Diogo Fraga (Irandhir Santos), atual esposo de Rosane, com quem Nacimento não se dá bem. Fraga é um deputado estadual que investiga a atuação das milícias na cidade.

Ficha técnica

  • Direção: José Padilha;
  • Gênero: ação/drama/suspense;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Star+.

Carandiru: O Filme (2003)

O filme é inspirado no livro “Estação Carandiru”, do médico Dráuzio Varella, no qual ele narra sua experiência real trabalhando na prevenção e combate ao vírus HIV no então  maior presídio da América Latina, a Casa de Detenção de São Paulo — o Carandiru.

Além de abordar os problemas de saúde enfrentados pelas pessoas que cumpriam pena, o filme traz flashbacks com cenas da vida dos presidiários e os motivos pelos quais eles cumprem pena. Conflitos do dia a dia e a dinâmica de convivência dentro do presídio também são relatados.

No fim do longa, a história nos leva a vivenciar a perspectiva das pessoas presas durante o massacre da Polícia Militar no Carandiru em 1992, no qual ao menos 111 presos foram mortos. A chacina aconteceu após uma briga entre presidiários que se transformou em rebelião no pavilhão nove da cadeia.

A produção, que se mostra como uma rica fonte audiovisual para entender o encarceramento no Brasil, traz nomes de peso no elenco, entre eles Ailton Graça, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro, Sabotage, Milton Gonçalves e Caio Blat.

Ficha técnica

  • Direção: Héctor Babenco;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Telecine.

Cidade de Deus (2002)

Derivado do livro homônimo, do autor Paulo Lins, o filme conta a história do desenvolvimento do crime organizado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, entre os anos 1960 e 1980.

O protagonista é Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem morador do bairro que busca se distanciar do crime seguindo carreira como fotógrafo. É da perspectiva dele que vemos o desenrolar da trama.

As disputas de domínio do tráfico são o ponto central do filme, sendo o traficante Zé Pequeno (Douglas Silva e Leandro Firmino) um dos personagens mais memoráveis do cinema nacional.

Ficha técnica

  • Direção: Kátia Lund e Fernando Meirelles;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Telecine.

Cartel Land (2015)

Com uma reviravolta surpreendente na narrativa, o documentário gravado em dois países aborda o narcotráfico: do lado estadunidense da fronteira estão os agentes do exército dos Estados Unidos encarregados de impedir a entrada do tráfico de drogas e de pessoas no seu território. Já do lado mexicano, estão os cidadãos que formaram grupos paramilitares para se defender das ações dos cartéis de drogas, em específico o cartel “Caballeros Templaros”.

Cartel Land mostra como e por quê são formadas as “autodefensas”, grupos de civis que buscam se defender da violência dos cartéis mexicanos. Além de explorar a negligência do Estado em fornecer segurança à sua população e os esquemas de corrupção que impedem tal fornecimento.

O filme ainda aborda o trabalho na produção da metanfetamina que será traficada no México e nos Estados Unidos. De forma sutil, sem precisar de personagens que digam diretamente, a produção consegue estabelecer uma crítica a todo sistema formado pelas políticas de repressão às drogas.

Ficha técnica

  • Direção: Matthew Heineman;
  • Gênero: ação/drama/suspense;
  • Classificação indicativa: 16 anos
  • Onde assistir: Netflix.

Salve Geral (2009)

Ao misturar realidade com ficção, o filme se baseia nos acontecimentos verdadeiros dos ataques ordenados pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC) em várias cidades de São Paulo no ano de 2006.

A protagonista do filme é Lúcia (Andréia Beltrão), uma viúva de classe média que tenta tirar seu filho Rafael (Lee Thalor) da prisão. Em uma das visitas ao presídio, ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), o líder do Comando, uma facção que atua no estado de São Paulo.

Ao desenvolver uma amizade com Ruiva, Lúcia acaba se envolvendo com o crime em busca de dinheiro. É então que, por disputas com o sistema carcerário, vários membros do Comando são transferidos para presídios de segurança máxima e o “Salve Geral” acontece, dando início a vários episódios de violência pelo estado.

Ficha técnica

  • Direção: Sergio Rezende;
  • Gênero: drama/suspense;
  • Classificação indicativa: 16 anos
  • Onde assistir: YouTube.

Falcão – Meninos do Tráfico (2006)

O documentário retrata a vida de jovens que trabalham para o tráfico de drogas em favelas brasileiras. A produção é independente e foi gravada de 1998 a 2006, durante a passagem por diversas comunidades periféricas do Brasil.

O nome do documentário faz referência ao “cargo”, dentro da dinâmica do tráfico, que designa como “falcão” o responsável por vigiar a favela e informar quando a polícia ou algum grupo inimigo se aproxima.

Com mais de 90 horas gravadas digitalmente e em VHS, o documentário ganhou o Brasil ao ser transmitido pelo programa Fantástico, da Rede Globo, em março de 2006.

Ficha técnica

  • Direção: Celso Athayde e MV Bill;
  • Gênero: documentário/policial;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube.

Alemão (2014)

Assim como “Salve Geral”, o filme “Alemão” mistura realidade com ficção. Isso porque, os acontecimentos mostrados no longa metragem se passam dias antes da real ocupação militar feita pela polícia no Complexo do Alemão, um conjunto de favelas no Rio de Janeiro, em 2010.

Na produção, cinco policiais infiltrados no Complexo, em uma missão de inteligência, têm suas identidades descobertas e reveladas a Playboy (Cauã Reymond), o chefe do tráfico de  drogas no lugar.

A trama se desenrola na tentativa dos policiais de sobreviverem à busca que os traficantes fazem a eles pelas vielas do bairro, enquanto seu superior, o delegado Valadares (Antônio Fagundes), não consegue ajudá-los a sair com segurança da situação.

Ficha técnica

  • Direção: José Eduardo Belmonte;
  • Gênero: ação;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Netflix e Telecine.

Relatos do Front (2018)

Como o nome sugere, o documentário traz relatos de pessoas que vivem ou viveram em meio a guerra às drogas travada por policiais e traficantes no Brasil. Além disso, a produção ainda traz entrevistas com especialistas em segurança pública, psicólogos, escritores e jornalistas.

A sinopse do documentário afirma que a intenção da produção é não “tomar partido para nenhum dos lados, trazendo o espectador para uma reflexão sobre nossa política atual de segurança pública e suas consequências na vida da população”.

Ficha técnica

  • Direção: Renato Martins;
  • Gênero: documentário;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Globoplay.

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados e pipoca pronta, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Você pode gostar também