7 citações de Wagner Moura para usar na redação
Wagner Moura atuando no filme “O Agente Secreto”, de 2025 – Foto: DIvulgação

7 citações de Wagner Moura para usar na redação

O jornalista, ator e diretor brasileiro é mundialmente conhecido por seus trabalhos e sua abordagem política da arte e da cultura

Wagner Moura é um jornalista, ator e diretor brasileiro que estrelou grandes produções nacionais e internacionais. Seu trabalho é conhecido pela abordagem de pautas políticas e sociais, que se refletem também em suas opiniões públicas. 

A seguir, saiba mais sobre a biografia do artista e conheça algumas de suas citações sobre cinema, arte, cultura e política que podem servir como repertório sociocultural na sua redação:

Confira também:
+ Dia do Cinema Brasileiro: 45 citações de filmes nacionais para usar na redação
+ 9 filmes sobre Cinema para usar na redação

Curso de Redação

Envie redações ilimitadas para correção

Quem é Wagner Moura?

Wagner Maniçoba de Moura nasceu em Salvador, na Bahia, em 1976. Antes de viver profissionalmente da carreira artística, Wagner formou-se em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1998, e chegou a trabalhar como repórter, mesmo atuando no teatro desde 1996.

Sua carreira como ator ascendeu quando mudou-se para o Rio de Janeiro com a peça de teatro “A Máquina”, na qual atuava com seus amigos, também grandes atores brasileiros e soteropolitanos, Lázaro Ramos e Vladimir Brichta. Nos anos 2000, Moura passou a trabalhar em novelas da Rede Globo e no cinema nacional, participando de grandes obras, como os filmes “Carandiru” (2003), “Cidade Baixa” (2005) e “Tropa de Elite” (2007 e 2010).

A carreira internacional veio em 2013, com o filme “Elysium”, e ainda em Hollywood o ator também trabalhou na série “Narcos” (2015) e nos filmes “Wasp Network” (2019), “Sergio” (2020) e “Guerra Civil” (2024). Em 2019, Wagner fez sua estreia como diretor, no filme “Marighella”, uma cinebiografia do ex-deputado Carlos Marighella (PCB), morto pela Ditadura Militar (1964 – 1985), em 1969.

Graças ao seu trabalho dentro e fora do Brasil, Wagner ganhou diversos prêmios, como o Grande Otelo (no qual é um dos artistas mais premiados), Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro, Prêmio do Festival de Cinema de Havana e o Prêmio do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília. Além disso, o ator e diretor também foi indicado ao Globo de Ouro, em 2016, por sua atuação na série “Narcos”.

Em 2025, Wagner estrela o filme “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, que já ganhou prêmios nos festivais de Gramado, de Berlim, de Cannes (incluindo o de melhor ator para Wagner) e foi submetido como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026.

Leia mais:
+ 9 famosos que estudaram na UFBA
+ 19 citações de Fernanda Torres para usar na redação
+ 9 filmes de Walter Salles para usar como repertório sociocultural da redação

Citações de Wagner Moura

A seguir, conheça uma seleção de frases do ator e diretor, bem como seus contextos:

1 – “Quanto mais democrático for o governo, mais ele vai entender que cultura é importante”

Em coletiva de imprensa durante a divulgação do filme “O Agente Secreto”, de 2025, o ator falou sobre cinema e política. Para ele, a democracia brasileira vive, atualmente, um bom momento, e o cenário político reflete diretamente na produção cinematográfica do Brasil.

2 – “A única coisa que a arte tem que ter é liberdade. O resto é consequência”

Em 2019, Wagner Moura recebeu o Prêmio Coral de Honra durante o 41º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba. Na ocasião, ele discursou defendendo a cultura e a arte brasileira e tratou sobre o tema da liberdade ao falar de seu filme “Marighella”, que enfrentava dificuldades — também por motivações políticas — para ser lançado no Brasil naquele ano.

3 – “O mais preocupante é que não entendem a cultura como um setor economicamente importante, que emprega um monte de gente, que gera renda e imposto”

Entre 2019 e 2021, as políticas públicas destinadas à cultura no Brasil sofreram grandes baixas. No período houve a extinção do Ministério da Cultura (MinC) por parte do governo federal, e um corte de cerca de 90% no orçamento da Secretaria Especial de Cultura (SeCult). Houve, ainda, bloqueio de editais e paralisação deliberada de recursos da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), entre outras coisas.

Neste contexto, Wagner defendeu, durante o programa Roda Viva, da TV Cultura, a importância do setor cultural para além da arte e apontou como os trabalhadores da área também têm impacto econômico no Brasil. 

4 – “Eu não posso explicar a Lei Rouanet para quem não assimilou a Lei Áurea ainda”

Durante a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o ator concedeu uma entrevista à Carta Capital, e tratou sobre a desinformação que é propositalmente propagada sobre a Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), responsável por destinar recursos do setor privado para a cultura, através de incentivos fiscais.

Além da citação listada, Wagner completou na entrevista “Tem gente que sabe exatamente como funciona [a Lei Rouanet] e para o que ela serve, sabe o tanto de emprego e renda que [os incentivos] geram e, mesmo assim, escolhe, de uma forma desonesta, mentir”.

5 – “Não tem como ser neutro na vida, e na arte menos ainda. A arte é sempre política, mesmo que seja para dizer que não é”

Durante o Festival Internacional de Cinema do Rio, em 2018, Moura usou a frase enquanto participava de uma coletiva de imprensa e tratava do seu filme Marighella, lançado no ano seguinte. A citação trata diretamente sobre a obra, que é um filme biográfico sobre o ex-deputado e guerrilheiro que foi morto por ser um opositor da Ditadura Militar.

Veja também:
+ 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação

6 – “A gente vive num país em que o artista precisa se defender constantemente da ideia de que ele não é um trabalhador”

A sexta frase da lista saiu de um debate sobre a Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020, mais tarde substituída pela Lei nº 14.399/2022), que ofereceu apoio financeiro ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19, em 2020, devido a impossibilidade sanitária de trabalho na área. 

Durante a conversa sobre o tema, Wagner tratava da dificuldade histórica que artistas e trabalhadores da cultura têm para acessar direitos trabalhistas e previdenciários no Brasil.

7 – “Acho interessante o cinema dar conta das transformações históricas e políticas do país”

Para Wagner Moura, o cinema vai além do entretenimento e serve como uma ferramenta artística capaz de retratar como um documento cultural as principais questões históricas, sociais e políticas em um país. Sua frase, nesse contexto, vem de debates sobre o filme Marighella, que dirigiu, e Tropa de Elite, que protagonizou.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Confira mais citações

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Você pode gostar também