A prática da inclusão social é feita por diversas ações, comportamentos e medidas que possibilitem que todas as pessoas, independente de especificidades como identidade de gênero, etnia, nacionalidade, deficiências, sexualidade e religiosidade, por exemplo, desfrutem da mesma maneira de direitos básicos e das possibilidades disponíveis no convívio social.
No Brasil, algumas Leis corroboraram para uma maior inclusão de grupos marginalizados em determinados espaços ao longo dos anos – alguns exemplos são a Lei de Cotas, e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI).
Ainda assim, o debate continua sendo pautado por grandes vestibulares como nas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições 2007 e 2017, com os temas “O desafio de se conviver com a diferença” e “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, respectivamente.
Para conhecer melhor o assunto e saber como abordar o tema na hora dos vestibulares, conheça citações sobre inclusão social para usar na redação:
Navegue pelo conteúdo
1 – “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.” — Paulo Freire
Patrono da Educação Brasileira, Paulo Reglus Neves Freire (1921 – 1997) formou-se em Direito, mas trabalhou a vida inteira com educação. Sua atuação como educador mudou a forma de alfabetização dentro e fora do Brasil, ao tratar o processo educacional como um ato de conscientização.
Em seu livro mais famoso, “Pedagogia do Oprimido”, Freire propõe uma revisão da relação entre educadores e alunos. Levando em conta seu pressuposto de que “o diálogo é uma exigência existencial”, o autor argumenta que a educação dialógica é o caminho para um modelo educacional libertador para as massas, sem excluí-las do processo de aprendizagem.
+ Quem foi Paulo Freire e por que ele é considerado o Patrono da Educação?
+ 24 citações de Paulo Freire sobre educação para usar na redação
2 – “Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos.” — Salvador Allende
Salvador Guillermo Allende Gossens (1908 – 1973) foi o último presidente do Chile antes do golpe militar que instaurou a ditadura de Augusto Pinochet em 1973. Além disso, Allende era médico e fundador do Partido Socialista do Chile, sendo o primeiro marxista a se eleger como presidente no continente americano.
Sua posição política estava bastante ligada a sua profissão, uma vez que Salvador trabalhou como médico legista e declarou que a partir disso “conheceu de perto a miséria chilena e os males pelos quais morria o povo”.
3 – “A escola tem que ser um lugar onde as crianças têm a oportunidade de ser elas mesmas e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas.” — Maria Teresa Eglér Mantoan
Maria Teresa é pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, ela atua como professora da pós-graduação em Educação e coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença.
Seus trabalhos também incluem os lançamentos dos livros “Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer” e “Inclusão escolar: pontos e contrapontos”. Maria ainda recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educacional, em 2011, por suas contribuições à área.
4 – “Investir em inclusão escolar é o que vai educar nossa sociedade para quebrar essa roda da exclusão e incluir as pessoas com deficiência em todos os lugares.” – Andréa Werner
Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Andréa Werner é atualmente Deputada Estadual de São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Sua defesa das pautas de inclusão começou após o nascimento de seu filho autista, e a criação de seu blog “Lagarta Vira Pupa” para tratar de suas experiências como mãe de uma criança autista.
Com o trabalho online, Andréa passou a ser convidada para palestrar em eventos de autismo e em programas televisivos, em 2016 e 2017, lançou os livros “Lagarta Vira Pupa: A vida e os aprendizados ao lado de um lindo garotinho autista” e “Meu amigo faz iiiii”.
5- “A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas.” – Malala Yousafzai
Malala Yousafzai é uma ativista do Paquistão que ficou conhecida mundialmente em 2012, após sofrer um atentado a tiros, vindo do Talibã, por defender publicamente o direito de acesso à Educação para meninas e mulheres em seu país.
Sua recuperação e persistência na luta tornaram-se símbolos na busca pela igualdade de gênero, e após escrever um livro que revela a realidade das mulheres no Paquistão, Malala foi consagrada como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.
6- “Inclusão é simplesmente fazer tudo pensando nas pessoas que existem. E não considerando pessoas que você gostaria que existissem.” – Claudia Werneck
Claudia Werneck é fundadora da Organização não governamental (ONG) “Escola da Gente”, que tem como propósito colocar a comunicação a serviço da inclusão na sociedade. E além disso, é pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva da Organização das Nações Unidas (ONU) na América Latina.
Werneck também formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e escreveu e vendeu mais de 400 mil cópias de livros. Uma de suas obras mais importantes, o livro “Quem cabe no seu TODOS?”, fez dela a única escritora brasileira recomendada oficialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
7 – “Se as pessoas com deficiência fossem realmente ouvidas, ocorreria uma explosão de conhecimento do corpo humano e da psique.” — Susan Wendell
Autora do livro “O Corpo Rejeitado: Reflexões Filosóficas Feministas sobre a Deficiência”, no qual traz uma análise sociológica de doenças crônicas e de deficiências, Susan Wendell tem um trabalho voltado à inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) e descreve o capacitismo na sociedade “como uma estrutura para pessoas que não têm fraquezas”.
8- “Há que deixar as pessoas serem como são. Vivendo em suas diferenças e a partir de seus próprios pressupostos culturais.” — José Saramago
José de Sousa Saramago (1922 – 2010) foi um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea de Portugal. Em sua carreira, colecionou importantes prêmios como o Prêmio Nobel de Literatura, e o Prêmio Camões — o mais importante prêmio literário da Língua Portuguesa.
Em seu romance mais famoso, o livro “Ensaio Sobre Cegueira”, Saramago usa da metáfora de uma epidemia de “cegueira” para tratar de sentimentos como egoísmo, medo, covardia e raiva que podem “cegar” os seres humanos.
9- “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” — Nelson Mandela
Símbolo da luta contra o regime racista e segregacionista do apartheid, que vigorou entre as décadas de 1940 e 1990 na África do Sul, Nelson Rolihlahla Mandela (1918 – 2013) também foi um advogado e o primeiro presidente negro a ser eleito em seu país, governando de 1994 a 1999.
Mandela passou 27 anos preso pelo regime do Apartheid, condenado primeiramente por participar de protestos e fazer viagens consideradas ilegais para o exterior, e mais tarde, foi condenado à prisão perpétua sob acusação de traição e sabotagem. O líder político só foi liberto após o fim da ditadura segregacionista.
+ Dia Internacional Nelson Mandela: veja citações e questões sobre o líder sul-africano
Prepare-se para o vestibular com a Coruja!
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos maiores vestibulares públicos e privados do País.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos exclusivos sobre cada banca e cursos sobre as obras obrigatórias dos vestibulares, com professores especialistas nas provas e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!