11 citações de Malala Yousafzai para usar na redação

11 citações de Malala Yousafzai para usar na redação

Consagrada como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz; a ativista sobrevivente segue defendendo a Educação

Desde que ficou conhecida mundialmente, aos 15 anos, em 2012, Malala se tornou símbolo da luta por uma Educação universal, igualdade de gênero e fim do extremismo religioso. Mais de uma década depois, aos 27 anos, a ativista continua financiando iniciativas voltadas à Educação ao redor do mundo, inclusive no Brasil, como o Movimento Infantojuvenil de Reivindicação, de Pernambuco.

Conheça 11 citações de Malala Yousafzai que podem ser usadas como repertório sociocultural na redação do Enem e dos vestibulares:

Quem é Malala Yousafzai?

Malala Yousafzai é uma ativista do Paquistão que ficou conhecida em 2012, após sofrer um atentado a tiros, vindo do Talibã, por defender publicamente o direito de acesso à Educação para meninas e mulheres em seu país. 

Sua recuperação e persistência na luta tornaram-se símbolos na busca pela igualdade de gênero, e após escrever um livro que revela a realidade das mulheres no Paquistão, Malala foi consagrada como a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Desde que foi atacada, a ativista e sua família vivem exilados na Inglaterra. Foi lá onde Malala se formou no curso de Filosofia Política e Econômica, pela Universidade de Oxford, em 2020.

1- “Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas”

A frase está presente no livro “Eu Sou Malala – A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”, escrito pela ativista e publicado em 2013. De acordo com sua sinopse, a obra trata da “história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que privilegia filhos homens”.

2- “Com armas, você pode matar terroristas. Com educação, você pode acabar com o terrorismo”

A segunda citação também faz parte do livro publicado por Malala após sua recuperação do atentado. Aos 10 anos de idade, a ativista passou a viver sob os comandos do Talibã, que foi fundado em 1994 no Afeganistão, e em 2007 tomou o Vale do Swat, sua região de nascimento, no Paquistão.

Saiba mais:
+ Talibã no Afeganistão: entenda o que está acontecendo e como o tema pode cair no vestibular

3- “Você pode pertencer a qualquer religião, casta ou credo – isso não tem nada a ver com os negócios do Estado”

Em sua obra, Malala também traz a citação que trata sobre a interferência religiosa do Estado na vida dos cidadãos, como o Talibã praticou e pratica em seu país de origem, o Afeganistão.

O Talibã é um grupo fundamentalista islâmico sunita, oriundo de uma milícia armada da Guerra Civil Afegã, que impõe uma interpretação conservadora e misógina da Sharia, que são as leis do Islã. Sob o governo do grupo, mulheres são impedidas de frequentar a escola, obrigadas a deixar cargos públicos e a usar burca — vestimenta que cobre todo o corpo, deixando apenas os olhos à mostra.

4- “Frequentar a escola, ler, fazer nossos deveres de casa não era apenas um modo de passar o tempo. Era nosso futuro”

Ainda no livro “Eu sou Malala”, Yousafzai conta que, embora gostasse muito de estudar, só se deu conta do quanto a educação é importante quando o Talibã tentou tirar os estudos de sua vida. “O Talibã podia tomar nossas canetas e nossos livros, mas não podia impedir nossas mentes de pensar”, afirma na obra.

5- “Os terroristas estão deturpando o nome do Islã e da sociedade paquistanesa para satisfazer seus próprios interesses”

Em julho de 2013, no dia de seu aniversário de 16 anos, Malala discursou na Organização das Nações Unidas (ONU) para uma plateia de líderes jovens de mais de 100 países. “Eles acham que Deus é um pequeno ser conservador que mandaria garotas para o inferno apenas porque vão à escola”, disse junto à frase citada.

6- “Eu sonho com um país onde a educação prevalecerá” 

Mais uma das importantes frases presentes em sua autobiografia, na qual Malala reforça seu ideal na educação universal. Em 2019, 46,49% das mulheres paquistanesas eram alfabetizadas, contra 69,29% dos homens. Os dados são da CIA World Factbook.

7- “Nós percebemos a importância de nossa voz quando somos silenciados” 

Depois de publicar a frase em seu livro, a ativista reforçou o pensamento em entrevistas. Ao falar com o programa estadunidense The Daily Show, Malala afirmou: “Quando sou proibida de ir à escola, compreendo o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres”.

8-  “Feminismo é uma outra palavra para igualdade” 

Em 2015, Malala participou de um evento de divulgação de seu documentário, chamado “He Named me Malala”, ao lado da atriz Emma Watson. Na ocasião, as duas conversaram sobre feminismo com uma plateia de dez mil crianças e professores.


9-  “Entendi que educação era mais do que ler e escrever. Era sobre empoderamento e emancipação”

A frase veio da participação de Malala em um evento sobre educação no Brasil, em 2018, ao lado de nomes como Conceição Evaristo. A ativista é fundadora da Rede Gulmakai, que apoia iniciativas ligadas à educação, e passou a apoiar três projetos brasileiros.

10- “A diversidade garante que crianças possam sonhar, sem colocar fronteiras ou barreiras para o futuro e os sonhos delas”

Ainda no Brasil, Malala falou sobre a importância da diversidade na educação, que promove tolerância e emancipação. Na ocasião, ela ainda disse: “Um dia vamos acordar e ver todas as meninas, no Brasil e no mundo, na escola. Sem medo de estudar, com educação de qualidade, sem sofrer discriminação, sem ser obrigada a casar ou enfrentar trabalho infantil. E podendo sonhar com o que quiser – ser médica, policial ou qualquer outra coisa”.

11- “A diversidade promove a tolerância. Quando você não encontra pessoas diferentes, não percebe coisas, não percebe o quanto tem em comum com elas”

A ativista continuou seu discurso sobre diversidade, em terras brasileiras, contando sobre como um conselho de seu pai trouxe conhecimento sobre a importância da diversidade: “Meu pai sempre dizia: se você quiser saber sobre muçulmanos, desligue a tv e bata na porta de um vizinho para conversar com eles”.

Confira mais citações

Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares

Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é ótimo?

Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.

Você pode gostar também