9 filmes que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025
Denise Weinberg em cena do filme ‘O Último Azul’ — Foto: Divulgação

9 filmes que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025

A partir do tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, os participantes poderiam usar obras audiovisuais para desenvolver sua tese

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A partir dele, os participantes da prova precisaram elaborar um texto dissertativo-argumentativo, formado por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na parte de desenvolvimento do texto, é onde os corretores esperam encontrar repertórios socioculturais que sustentem a tese defendida pelo autor. Esses repertórios podem ser referências audiovisuais, literárias, científicas e históricas, por exemplo.

Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu uma lista de filmes que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025:

Confira também:
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”
+ Envelhecimento na sociedade brasileira: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2025
+ 21 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025
+ Citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2025
+ 7 temas de redação sobre idosos para vestibulares
+ 7 citações sobre etarismo para usar na redação

Pacote Enem TOP

Estude com o Estratégia Vestibulares

O Último Azul (2025)

Em um Brasil distópico, os idosos são forçados a viver em exílio para que os jovens possam produzir sem se preocupar com os mais velhos. Dessa forma, esse grupo é enviado para colônias habitacionais onde eles possam “desfrutar” de seus últimos dias de vida.

Meu Pai (2020)

Anthony (Anthony Hopkins) é um idoso que passa a recusar qualquer ajuda da filha a medida em que envelhece. Ele passa a duvidar de seus familiares e de sua própria mente. O filme trata sobre alzhaimer, demência, perda da autonomia e relações familiares.

Quantos dias. Quantas noites (2023)

O documentário brasileiro “Quantos dias. Quantas noites” busca responder os propósitos da existência e a conexão que fazemos com o tempo e com a idade, discutindo a longevidade como ponto principal.

Amor (2012)

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva) são um casal de aposentados apaixonados por música que tem sua rotina alterada quando Anne sofre um derrame e fica com um lado do corpo paralisado. A obra traz temas como cuidados a longo prazo, doença crônica e relacionamentos na velhice.

Um Senhor Estagiário (2015)

O filme traz a história de um viúvo de 70 anos, vivido por Robert De Niro, que busca voltar ao mercado de trabalho. Ele encontra uma vaga de estagiário sênior em um site de moda e passa a viver os desafios geracionais existentes nesse cenário.

Up: Altas Aventuras (2009)

A animação conta a história de Carl Fredricksen, um vendedor de balões septuagenário que, após resistir à especulação imobiliária de seu bairro, acaba enchendo sua casa de balões e partindo em uma viagem até a América do Sul na acidental companhia do jovem Russell e seu cão Dug.

As Rainhas da Torcida (2019)

Ao mudar-se para um comunidade onde só vivem pessoas aposentada, Martha (Diane Keaton) decide formar uma equipe de líderes de torcida apenas com mulheres idosas. Nesse contexto, o filme aborda empoderamento e etarismo.

Envelhescência: O Filme (2015)

O documentário brasileiro, que está disponível no Youtube, entrevista especialistas e pessoas idosos que não se prendem a estereótipos e se recusam a aceitar os limites impostos pela idade, sejam no físicos ou no psicológicos.

E se Vivêssemos Todos Juntos? (2010)

Cinco amigos, todos com mais de 75 anos, recusam-se a ir para um lar de idosos quando um deles tem um problema de saúde e a partir disso decidem morar todos juntos, em uma espécie de república.

Leia também:
+ Como usar filmes e séries na redação?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Confira mais sobre filmes

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares

Você pode gostar também