Como NÃO usar citações nas redações do Enem e vestibulares

Como NÃO usar citações nas redações do Enem e vestibulares

Contamos com ajuda do professor de Redação e Filosofia do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade, nas dicas. Confira!

Ao compor uma redação nos deparamos com introdução, desenvolvimento e conclusão, mas essa construção vai ganhando corpo com fatos e dados, opiniões, argumentações e citações. Tudo isso compõe uma tese, dentro de um texto dissertativo-argumentativo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

No Portal Estratégia Vestibulares, você encontra uma série de textos sobre citações de diversos assuntos ou até mesmo personalidades. Mas… e o que não fazer na hora de usar uma citação? O que deve ser evitado? Pois bem, o professor de Redação e Filosofia do EV, Fernando Andrade, explicou em vídeo algumas dicas sobre o assunto. 

6 formas de NÃO usar citações

Separamos as principais dicas do que NÃO se deve fazer ao usar as citações, para que você consiga valorizar o recurso e ganhar pontos com ele, e não perder por ter usado de uma forma errada. Confira abaixo os principais tópicos e a aula do professor na íntegra!

Citação não é argumento

O professor Fernando orienta os alunos a não compreenderem uma citação como argumentação, já que eles possuem campos diferentes dentro de um texto. “A diferença é que o repertório é uma informação que você jogou. Se essa citação não foi aproveitada em um raciocínio, aí não tem nada que a salve”.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja banca considera a citação como nota para o repertório, vai julgar a constituição da citação como argumento, enquanto na maioria das outras bancas, se uma citação estiver “perdida” no texto, ela será ignorada.

“Um fato pode ser sozinho argumento, uma citação não, porque ela não prova nada. ‘ah, mas é Aristóteles’, dane-se! Aristóteles falou um monte de coisa boa, mas falou um monte de bobagem, falou bobagem contra as mulheres, por exemplo”. 

Ausência de tópico frasal

Ao não inserir um tópico frasal, a citação entra no texto sem nenhuma ou pouca referência dos motivos que justificam uma citação ou mesmo de quem é e a importância da pessoa citada.

Usar citações em excesso

Citações devem ser usadas apenas quando necessário e não apenas para mostrar que se recorda de uma frase ou de um pensador. Ou seja, é necessário ter um contexto para introduzir, e senso na hora de manejar o número inserido em uma redação.

Veja também:
Quais são as 5 competências da redação do Enem?
Erros na redação do Enem: veja os mais comuns da Competência 1
Erros na redação do Enem: veja os mais comuns da Competência 2
Redação do Enem: veja os erros mais comuns da Competência 3
Redação dissertativa-argumentativa: o que é, como escrever e exemplos
Veja o modelo de redação nota mil no Enem do Estratégia Vestibulares
Alusão histórica na redação: o que é e como utilizar sem erro

Citações sem justificativas ou improdutivas

Ao escolher uma citação, é necessário pensar no campo semântico que o autor e que a frase escolhida representa, que tem que fazer sentido com o tema do artigo e, principalmente, com a tese defendida na argumentação. “As palavras que você coloca em um parágrafo tem que retomar a ideia principal. Essas palavras — campo semântico — vão aparecer em praticamente todos os parágrafos”, explica o professor. 

O professor usa como exemplo o tema “insegurança menstrual” em um determinado momento da aula. É possível aliar uma argumentação com citações de outras épocas, mas para isso é necessário ligar as duas ideias, já que esse é um ponto que ganhou relevância no debate público recentemente. Logo, poucas citações anteriores abordaram o tema central, mas sim apenas temas laterais — patriarcado, direitos das mulheres, privilégios sociais… —, que ligam as ideias.

Citações creditadas erroneamente

Outro cuidado comum que deve ser tomado é ter certeza de que a pessoa creditada foi realmente a autora da frase citada. Pode parecer simples, mas esse tipo de erro acontece, afinal de contas, são muitas informações que precisam ser processadas em um vestibular, e no momento de pressão, elas podem se confundir.

Nesse sentido, portanto, deve-se evitar errar a frase em si, o autor, a grafia do nome do autor e, por fim, o sentido, a mensagem que a pessoa citada quis passar quando falou ou escreveu o que foi citado, como na dica acima.

Engessar as citações

Ter citações coringa podem ser bons trunfos em uma redação, mas esse tipo de elemento deve ser usado com cautela, já que ter um esquema previamente pensado pode atrapalhar em uma argumentação própria, pensada a partir dos textos base. O professor Fernando explica.

“Esquemas são muletas, são bons e nos ajudam até certo ponto, mas se você quer notas mais altas, é necessário ir além do esquema, que é saber analisar e lidar com abstrações e por aí vai”.

O que você precisa saber antes de usar uma citação?

Além das dicas do que deve ser evitado ao usar uma citação, Fernando também comentou sobre pontos que podem te ajudar na construção de uma redação que utilize o recurso. Veja abaixo:

Como funciona o parágrafo dissertativo

O parágrafo é dividido em quatro partes: 

  • Tópico frasal, que introduz o que será defendido em um parágrafo, retomando, seguindo a tese apresentada;
  • Citação ou um conceito, que é parte da defesa do seu argumento;
  • Prova do conceito, com apresentação de evidências; e
  • Conclusão da ideia defendida.

Ou seja, mesmo em um parágrafo só, é necessário pensar na estrutura que conduzirá a ideia e a argumentação, indo da introdução do texto até a conclusão, conforme o texto avança.

Tenha as citações como “cartas na manga”

Fernando, professor de Filosofia e Redação no Estratégia Vestibulares, classifica as citações como “cartas na manga”, que devem ser usadas quando aliam o tema com a relevância e coerência, tanto no que é dito, como no seu autor. Saber usá-las, portanto, ajudará na conquista de uma nota mais alta, mas não adianta fazer por fazer.

“Tenha cartas na manga, mas redação é um jogo, e você não é obrigado a usá-las. O que é muito comum é o aluno ter um bom argumento que ajuda a desenvolver um parágrafo, aí a citação ajuda. Eu jogo uma carta, uma citação no segundo parágrafo e no primeiro eu uso aquelas ideias que eu tenho que são mais consistentes, profundas, que me permitem analisar e trabalhar itens e subitens, trazer elementos mais interessantes como algo factual, que aconteceu e que eu tenho tempo, espaço, data e tudo mais”.

Ligue as ideias!

Ter várias citações pode fazer a diferença, mas o corretor quer que o candidato demonstre o trabalho mental por trás da citação, como explica o professor. “Eu tenho o tema e eu tenho a frase. Qual é a minha curiosidade como corretor? Como é que você sai dessa frase e chega nesse tema de uma forma coerente, sem buracos, justifica muito bem e, de preferência, me apresenta um caminho mais complexo para falar sobre o assunto”.

“É essa a brincadeira, sobretudo no Enem, já que é uma banca bastante compreensiva, que não é muito rigorosa. Mas de 880 para cima eles serão rigorosos e vão observar isso. ‘você escolheu bem a frase? soube aproveitar? e ao encaixar, me apresentou algo a mais?’”, explica o professor.

Quatro perguntas antes de se inserir uma citação

Fernando pede para que o aluno pense em quatro perguntas antes de inserir uma redação:

  • O parágrafo possui tópico frasal?
  • A citação está correta?
  • A citação está coerente?
  • A citação é produtiva?

Cada uma das quatro perguntas levantadas, representa uma característica que pode acabar se perdendo no argumento. Ao citar uma frase que não é do autor creditado, por exemplo, você expõe um erro que, se percebido pela banca, vai levar a descontos na nota.

Da mesma forma, se a citação não é coerente com o discurso associada ao texto, ela não estará encaixada no argumento, logo, não será produtiva. No Enem, ganha-se pontos por citar, mas perde-se pela ausência de coerência.

Veja outras citações para usar na redação

Estude para suas redações com o Estratégia Vestibulares

Com o pacote de Redação do Estratégia Vestibulares você pode escrever de forma ilimitada, com correções ágeis e conectadas com exigências das bancas dos principais vestibulares do país. Consulte condições e seja um Coruja agora mesmo!

Cursos de Redação Estratégia Vestibulares
Você pode gostar também