O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 conta com 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, mais uma redação em formato dissertativo-argumentativo. O tema que a banca propôs para a redação neste ano foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Para entender melhor a temática e oferecer um direcionamento aos candidatos, as bancas sempre oferecem alguns textos de apoio, que não podem ser copiados, mas servem de inspiração na hora da escrita.
Por isso, o Portal Estratégia Vestibulares reuniu os textos motivadores do tema de redação Enem 2025 no artigo abaixo. Confira!
📢 Saiba mais
+ Gabarito Enem 2025: correção do 1º dia de prova
+ Tema de redação Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
+ Citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2025
+ 21 dados que poderiam ser usados como repertório na redação do Enem 2025
+ Envelhecimento na sociedade brasileira: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2025
+ Citações que poderiam ser usadas na redação do Enem 2025
+ Tema de redação Enem 2025: veja os palpites dos professores do Estratégia Vestibulares
Navegue pelo conteúdo
Texto I — Dados do IBGE sobre a população idosa no Brasil
O primeiro texto de apoio do tema de redação Enem 2025 foi o trecho de uma matéria publicada pelo próprio IBGE. Confira o trecho:
Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais de idade no país chegou a 10,9% da população, com alta de 57,4% frente a 2010, quando esse contingente era 7,4% da população. É o que revelam os resultados do universo da população do Brasil desagregada por idade e sexo, do Censo Demográfico 2022. “O Estatuto do Idoso define como idoso a pessoa de 60 anos ou mais. O corte de 65 anos ou mais foi utilizado nesta análise para manter comparabilidade internacional e com outras pesquisas que utilizam essa faixa etária, como de mercado de trabalho”, justifica Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE. O aumento da população de 65 anos ou mais em conjunto com a diminuição da parcela da população de até 14 anos no mesmo período, que passou de 24,1% para 19,8%, evidenciam o franco envelhecimento da população brasileira.
Texto II — Pictograma dos idosos
O texto dois trazia um trecho do artigo “Símbolo para identificação de idoso não pode ser pejorativo, prevê projeto aprovado na CDH“, da Agência Senado. Além do trecho abaixo, havia a imagem do pictograma, para ilustrar o que estava sendo abordado.
Um movimento na internet, contrário ao pictograma com a bengala para os idosos, iniciou uma campanha para modificar essa imagem. A empreitada coletiva acabou com a elaboração de um novo desenho, uma figura mais altiva, ao lado da inscrição “60+”.

Texto III — Rita Lee e Fernanda Montenegro dissertam sobre a velhice
O terceiro trecho utilizado pela banca trouxe frases da cantora Rita Lee e da atriz Fernanda Montenegro sobre a velhice, publicada no jornal de Literatura Rascunho:
A velhice é tempo de se retratar consigo mesma, de falar da doença, da sexualidade, do tédio e da liberdade de não se encaixar mais nas expectativas sociais. “A velhice não é doença. É destino”, escreve Rita Lee. Mas ela mesma mostra que esse destino não é sinônimo de mero encaminhamento para o fim — é campo de novas escolhas, inclusive a de desafiar estereótipos reservados para essa fase da vida.
A atriz Fernanda Montenegro, hoje com 95 anos, oferece em suas memórias uma síntese luminosa desse gesto de habitar o tempo com dignidade: “A velhice é o tempo em que a vida já foi vivida e, por isso mesmo, pode finalmente ser olhada de frente, sem o pânico do ineditismo”.
Texto IV — Idosos como mantenedores dos lares
O quarto texto da coletânea foi um infográfico, acompanhado de um pequeno trecho da reportagem “Como envelhecer no Brasil“, da Globo.
Um novo estereótipo: o "velho ativo", saudável e com recursos, pressiona o "velho inativo", doente e pobre. Nem todos os idosos têm recursos à disposição para aderir a essa corrida.

Texto V — A invisibilidade dos idosos, por Clarice Lispector
Clarice Lispector foi citada no quinto texto motivador para o tema de redação do Enem 2025. O trecho utlizado foi extraído do livro “Onde estivestes de noite”. Veja:
Dona Maria Rita era tão antiga que na casa da filha estavam habituados a ela como a um móvel velho. Ela não era novidade para ninguém. Mas nunca lhe passara pela cabeça que era uma solitária. Só que não tinha nada para fazer. Era um lazer forçado que em certos momentos se tornava lancinante: nada tinha a fazer no mundo. Senão viver como um gato, como um cachorro. Seu ideal era ser dama de companhia de alguma senhora, mas isso nem se usava mais e mesmo ninguém acreditaria nos seus fortes setenta e sete anos, pensariam que ela era fraca. Não fazia nada, fazia só isso: ser velha. Às vezes ficava deprimida: achava que não servia a nada, não servia sequer a Deus.
Texto VI — Quem tem direito de viver mais
A matéria “Quem tem direito de viver mais?”, do G1, trouxe uma aspa do diretor do documentário “Quantos dias. Quantas noites”, que falava sobre os marcadores que definem quem vive por mais tempo no Brasil. Além desse trecho, há uma aspa de um médico gerontólogo sobre o declínio funcional da pessoa idosa.
O documentário Quantos dias. Quantas noites busca investigar quem, afinal, tem direito a uma vida longa no Brasil. "São inúmeros os marcadores que definem quem vai viver e quem vai sucumbir diante de uma realidade imposta por um sistema bastante perverso", afirma o diretor do documentário.
"O envelhecimento leva a maioria das pessoas a um declínio funcional. Mas, se você chega aos 75 anos tendo acumulado desigualdades, principalmente pelo racismo, é muito difícil sobreviver com qualidade de vida", diz um médico gerontólogo.
Como é a redação do Enem?
A redação do Enem segue o gênero textual dissertativo-argumentativo, ou seja, apresenta um ponto de vista por meio de argumentos. A estrutura é simples, sendo dividida em três partes:
- Introdução: apresentar o tema e o posicionamento sobre o tema proposto.
- Desenvolvimento: aprofundamento dos os argumentos citados na introdução, fortalecendo o ponto de vista que o candidato defende.
- Conclusão: criar intervenções que contribuam para a melhoria da problemática.
Além disso, a redação do Enem é avaliada por meio de cinco competências, com o objetivo tornar a avaliação padronizada para todos os concorrentes. A seguir, confira o que cada uma das competências pede do candidato:
- Competência 1: Domínio da escrito formal da Língua Portuguesa
- Competência 2: Compreender o tema e não fugir da proposta
- Competência 3: Organização das ideias
- Competência 4: Coesão e coerência
- Competência 5: Proposta de Intervenção
+ Competência 1 da redação do Enem;
+ Competência 2 da redação do Enem;
+ Competência 3 da redação do Enem;
+ Competência 4 da redação do Enem; e
+ Competência 5 da redação do Enem.
Histórico de temas de redação do Enem
Veja abaixo o histórico de temas de redação do Enem:
- Redação Enem 2025 – Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira
- Redação Enem 2024 – Desafios da valorização da herança africana no Brasil
- Redação Enem 2023 – invisibilidade do trabalho de cuidados realizados pela mulher no Brasil
- Redação Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
- Redação Enem 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
- Redação Enem 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
- Redação Enem 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
- Redação Enem 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
- Redação Enem 2017 – Desafios para formação educacional de surdos no Brasil
- Redação Enem 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
- Redação Enem 2015 – A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira
- Redação Enem 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil
- Redação Enem 2013 – Os efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
- Redação Enem 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
- Redação Enem 2011 – Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
+ Temas de redação do Enem nos últimos anos
Saiba mais sobre a redação do Enem
- Tendências da redação do Enem
- Repertório Sociocultural para redação: 7 citações coringa
- 5 alusões históricas coringa para usar na redação
- O que pode zerar a redação do Enem?
- Quais os temas de redação das últimas edições do Enem e vestibulares?
- Modelos de redação nota 1000 no Enem desde 2009
- Quais são as 5 competências da redação do Enem?
- Assuntos que mais caem no Enem: veja a lista por disciplina e o que estudar
- Quais são os principais livros que caem no Enem?
- Como estimar a nota do Enem?
- Como usar a nota do Enem?
Como estudar para o Enem?
Para te ajudar nos estudos, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos vestibulares e no Enem!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!



