O início do século XX na Rússia era marcado por insatisfações entre as camadas sociais mais pobres, que se viam distantes de uma nobreza que detinha o poder e alta concentração de terras, além do contexto absolutista, com um rei, por lá chamado de czar.
Entre 1917 e 1928 aconteceu a chamada revolução russa, momento de derrubada da monarquia czarista por movimentos populacionais rebeldes que forma a chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que viria a ser uma grande potência do século.
O Portal Estratégia Vestibulares listou questões de vestibulares brasileiros que abordaram a revolução russa, suas principais características e até mesmo relação com outros eventos históricos. Tudo isso com resoluções dos nossos professores, retiradas diretamente do Banco de Questões do EV. Confira!
Navegue pelo conteúdo
PUC-SP (2018)
“Vamos trabalhar com o rifle por perto”
São os dizeres do cartaz abaixo, afixado em lugares públicos das grandes cidades russas em 1920.
Exemplo de propaganda do governo revolucionário, é CORRETO afirmar que a finalidade do cartaz era
A arregimentar as massas trabalhadoras para a derrubada da república liberal instalada em fevereiro de 1917.
B manter os trabalhadores mobilizados para a guerra civil em curso, na defesa da revolução bolchevique contra seus inimigos, internos e externos.
C defender o governo provisório, liderado por Alexander Kerensky , com apoio dos socialistas moderados.
D incentivar os trabalhadores a integrar o Exército Branco, que reunia contrarrevolucionários russos e potências estrangeiras.
Resposta:
Apesar de a questão exigir mais interpretação da imagem, é preciso saber um pouco da história da Revolução Russa. Após a tomada do poder pelos bolcheviques, em 1917, a revolução passou por um momento de guerra civil, pois um forte movimento contra a revolução foi formado. De um lado, o Exército Vermelho, dos bolcheviques, do outro, o Exército Branco, da burguesia e das forças militares restauracionistas (monarquistas e a burguesia)
Em meio a esse conflito, o cartaz dá a entender que, naquele momento, era preciso trabalhar e, ao mesmo tempo, ter uma arma ao lado para defender a Revolução.
Alternativa correta: B
UEA (2018)
A Revolução Russa é o acontecimento mais importante da Guerra Mundial.
(Rosa Luxemburgo. A Revolução Russa, 1975.)
A associação da Primeira Guerra Mundial com a Revolução Russa, proposta pela revolucionária alemã Rosa Luxemburgo, é correta, entre outros motivos, porque
A o conflito exauriu militar e financeiramente a Rússia e acentuou as tensões e conflitos sociais internos.
B a invasão da Alemanha pelas tropas russas estimulou o nacionalismo eslavo e as revoltas dos camponeses sem terra.
C a aliança da Rússia com os países da Tríplice Aliança desagradou os setores trabalhadores internos e ampliou sua disposição revolucionária.
D os ganhos financeiros obtidos pela Rússia na guerra agravaram a desigualdade social e aguçaram os conflitos de classe.
E as tropas da Rússia em ação na Alemanha entraram em contato com os revolucionários locais e passaram a defender ideias socialistas.
Resposta:
A Primeira Guerra Mundial teve um impacto devastador na Rússia, exacerbando a crise econômica e social que culminou na Revolução Russa de 1917. O país enfrentava dificuldades no front de batalha, falta de recursos, fome e insatisfação popular, criando um cenário propício para a derrubada do czar e a ascensão dos bolcheviques. Vamos analisar as alternativas:
A – Correta. A guerra debilitou a Rússia militar e financeiramente, levando a um colapso econômico e aumentando as tensões sociais, especialmente entre trabalhadores e camponeses, fatores decisivos para a eclosão da Revolução Russa.
B – Incorreta. A Rússia não invadiu a Alemanha de forma significativa. Pelo contrário, sofreu derrotas nas batalhas contra os alemães, o que agravou a insatisfação interna.
C – Incorreta. A Rússia fazia parte da Tríplice Entente (e não da Tríplice Aliança), junto com França e Reino Unido. Logo, essa alternativa contém um erro factual.
D – Incorreta. A Rússia não obteve ganhos financeiros na guerra; pelo contrário, a participação no conflito agravou sua crise econômica e social.
E – Incorreta. Embora houvesse intercâmbio de ideias socialistas entre soldados e revolucionários, o principal fator para a Revolução Russa foi a insatisfação interna com a guerra e as condições de vida.
Alternativa correta: A
IFNMG (2014)
Leia o texto a seguir e observe o mapa logo abaixo.
“A Rússia anexou na terça-feira, dia 18 [de março], formalmente a Península da Crimeia a seu território, depois de um duro discurso do presidente Vladimir Putin em meio a pesadas críticas aos EUA, União Europeia e ao governo interino da Ucrânia. Em Kiev, o Executivo provisório aumentou a defesa militar na fronteira com a península e autorizou cidadãos ucranianos da Crimeia a usar armas de fogo para se defender (…). No discurso que antecedeu a assinatura da anexação da Crimeia, Putin destacou a questão como vital para os interesses russos. Segundo ele, o Ocidente ‘cruzou uma linha vermelha’ ao interferir na Ucrânia, um país estratégico para Moscou. ‘A Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia’, declarou o presidente”.
(Fonte: O ESTADO DE SÃO PAULO. Rússia Formaliza Anexação da Crimeia. Estadão. 18 de março de 2014.
Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional. Acesso: 02 de abr. de 2014.
Fonte: REUTERS. Mapa da Ucrânia e da Crimeia. Forças Terrestres. 06 de março de 2014. Disponível em: http://www.forte.jor.br. Acesso em 02 de abr. de 2014.
Sobre o assunto destacado pelas informações supracitadas, são feitas as seguintes afirmações:
I. a predominância de russos junto à população da Crimeia pode ser justificada, em certa medida, pelos séculos em que esta Península fez parte do antigo Império da Rússia e, posteriormente, da União Soviética na maior parte do século XX.
II. a afirmação de Vladimir Putin de que a “Crimeia sempre foi e é parte inseparável da Rússia”, expressa claramente a legitimidade da anexação, uma vez que a Crimeia, uma antiga república soviética, jamais fez parte politicamente da Ucrânia, conforme evidenciado no mapa.
III. historicamente, é possível associar a acusação feita por Vladimir Putin de que “o Ocidente ‘cruzou uma linha vermelha’ ao interferir na Ucrânia”, com a Conferência de Yalta realizada na própria Crimeia, em 1945, ocasião em que este mesmo Ocidente, então representado pelos governos dos Estados Unidos e da Inglaterra, reconheceu a influência da União Soviética sobre o leste europeu, cuja herdeira Rússia insiste procurar manter de algum modo até hoje, apesar da União Europeia e dos interesses norte-americanos.
IV. a pequena presença de ucranianos na Crimeia pode ser explicada pela acentuação da política stalinista durante o governo de Nikita Kruschev, no final da década de 1950, oportunidade em que as minorias étnicas não-russas continuaram a ser exterminadas em todas as extensões da então União Soviética.
Das asserções anteriores, pode-se admitir como CORRETAS apenas:
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D I e IV.
Resposta:
Alternativa correta: B
Unicamp (2021)
O bolchevique, Boris Kustodiev, 1920. Disponível em Galeria Tretyakov. Moscou.
O quadro O Bolchevique foi pintado pelo artista russo Boris Kustodiev (1878-1927). Ele faz referências à Revolução de 1917 e tem em seu centro a figura de um proletário segurando uma bandeira pintada na cor vermelha. A partir da leitura do quadro (aqui reproduzido em preto e branco) e do seu contexto histórico, assinale a alternativa correta.
A A movimentação social de 1917 resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e resolveu os problemas econômicos do país. O quadro retrata a pouca adesão popular ao movimento bolchevique.
B A Rússia recém-industrializada foi palco do movimento bolchevique, que culminou na ascensão de um regime democrático ao poder. O quadro retrata o amplo apoio popular à bandeira bolchevique.
C A nobreza russa tinha amplo apoio da monarquia e dos operários durante o processo de industrialização do país. O quadro foi recebido pelo czar como uma afirmação da lealdade popular.
D A Revolução Russa foi responsável pela queda da monarquia e ascensão do Partido Bolchevique ao poder. O quadro foi visto pelo governo revolucionário soviético como afirmação de sua ideologia.
Resposta:
Questão simples. Demandava uma boa interpretação contextualizada do quadro. Veja, a obra é de 1920, no começo da Revolução Russa. Era importante lembrar que a Revolução, liderada pelo Partido Bolchevique, foi contra a monarquia dos Romanov. Ao derrubar a monarquia, alguns meses depois, implantou-se um regime de natureza socialista que, historicamente, seria, ao menos em teoria, uma “ditadura do proletariado”. Além disso, vale ressaltar que até 1921, a Rússia viveu uma espécie de guerra civil entre o chamado exército vermelho (apoiadores da revolução) e a oposição, conhecida como exército branco.
Tendo isso em consideração e os elementos da obra (um operário gigantesco segurando e liderando uma revolução popular (observem que há muitas pessoas pequenininhas seguindo o operário) podemos chegar a alternativa D, já que retrata os principais pontos do contexto russo do início do século XX e os objetivos da Revolução (derrubar a monarquia e levar os Bolcheviques ao poder); na segunda parte da alternativa, há a interpretação sobre o quadro em si – aqui seria necessário lembrar que a ideologia do partido bolchevique é uma revolução socialista liderada por um partido operário (lembre que na teoria revolucionária de origem marxista, o operário seria o agente da revolução, assim, como a burguesia foi agente que liderou a Revolução Francesa contra a Monarquia).
Alternativa correta: D
Uece (2024)
Em 23 de fevereiro de 1917, milhares de trabalhadores da indústria têxtil e donas de casa tomaram as ruas de Petrogrado, a capital russa, para protestar contra a escassez de pão e celebrar o Dia Internacional da Mulher. Esse dia marcou o início da chamada Revolução de Fevereiro.
Sobre esse período da História da Revolução Russa, é correto afirmar que
A a Revolução de Fevereiro derrubou a Monarquia e levou a esquerda: Socialistas Revolucionários, mencheviques e bolcheviques, ao poder.
B as duas forças que derrubaram a Monarquia – o movimento de massas e a oposição parlamentar de classe média – foram institucionalizadas no Soviete de Petrogrado e no Governo Provisório.
C o partido bolchevique tinha decidido dar seu apoio condicional ao governo provisório, inclusive com o apoio de Lenin que havia voltado do exílio.
D o Governo Provisório não foi capaz de se manter no poder apesar de ter atendido algumas das reivindicações do movimento popular.
Resposta:
Alternativa correta: B
Estude para o Enem e outros vestibulares
Curso Interativo Vestibulares - Química - Prof. Gabriel Prazeres
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Artes - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Filosofia - Prof.ª Fernando Andrade
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Bruna Klassa
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Biologia - Prof.ª Carol Negrin
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Espanhol - Prof.ª Nailla Malta
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof.ª Priscila Lima
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Geografia - Prof. Saulo Takami
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - Gramática e Interpretação de Texto - Prof.ª Celina Gil
Saiba mais
Curso Interativo Vestibulares - História - Prof. Marco Túlio
Saiba mais
UFPR (2018)
Considere o seguinte texto:
[…] as reuniões de Trotsky no Circo Moderno representam apenas uma das múltiplas faces da massa. Há uma foto perturbadora do 1º de Maio em Moscou, na futura Praça Vermelha, em frente ao Kremlin. Numa espécie de cruzamento cronológico, a multidão revolucionária – uma mistura de tropas, soldados a cavalo, passeatas operárias – adquire um perfil familiar, o da coreografia tradicional do socialismo real. Somente a ausência de tanques, de uma tribuna de apparatchiks [o alto escalão do PC] e de grandes retratos de Lenin e Stalin pendurados nas fachadas dos edifícios nos lembra que tudo isso ainda está por vir.
O czarismo celebrou sua glória nesse mesmo lugar. A revolução apropria-se dele, muda seu significado, mas a geometria das passeatas que o permeiam revela de súbito a imagem do futuro e, ao mesmo tempo, a força de um atavismo histórico que inegavelmente insere o ano de 1917, contra a sua vontade, num longo período […].
(LÖWY, Michel. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009, p. 158.)
Com relação à Revolução Russa de 1917 e seus desdobramentos políticos na construção da URSS e em outras nações, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A recepção do acontecimento da Revolução Russa no Brasil foi amplamente favorável. Vários periódicos brasileiros de grande circulação lançaram notas em apoio à Revolução Bolchevique, criando assim uma prolífica imprensa engajada.
( ) O ano de 1917 dá início a um processo que transformou o mundo, sendo chamado por um importante analista de “utopia concreta”. Entretanto, os períodos que se seguem na construção do socialismo histórico apresentaram um universo militarizado e autoritário, que, por fim, revelou uma longa e trágica história de abusos e violências.
( ) Embora o fim da URSS tenha ocorrido após os eventos que vão de 1989, com a queda do muro de Berlim, até dezembro de 1991, com o golpe de estado que derrubou Gorbatchev, a URSS teve outro momento de grande abalo por volta de 1956, quando vieram a público os crimes de estado do período de Stalin.
( ) O período em que Stalin esteve no controle da URSS foi de abertura política, graças à intercessão de Trotsky, que estabeleceu uma rede de contatos em todo o mundo, incluindo figuras como o muralista Diego Rivera e a pintora Frida Kahlo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A V – F – F – V.
B F – V – V – F.
C F – F – V – V.
D V – V – F – V.
E F – F – V – F.
Resposta:
Questão que demanda conhecimentos sobre a Revolução Russa e a URSS. Vejamos:
A afirmativa I é falsa, a repercussão da Revolução Russa no Brasil foi incipiente, não havia um partido comunista, que surge somente em 1922, e o anarquismo e o anarco-sindicalismo eram importantes movimentos que contrastavam com os comunistas.
A afirmativa II é verdadeira, o ano de 1917 dá início a uma era em que as “utopias” pareciam deixar de sê-lo e estavam se transformando em realidade. Mas o prosseguimento do processo revolucionário e a construção da URSS foram acompanhadas por uma derrocada da esperança com o “socialismo real”.
A afirmativa III é verdadeira, os crimes cometidos por Stálin foram publicizados por Nikita Khrushchev em um Congresso do Partido Comunista, três após a morte de Stálin. Entre os crimes contavam perseguições a membros do partido, a etnias, estrangeiros e assassinatos. Fato que provocou uma debandada de militantes e simpatizantes.
A afirmativa IV é falsa, o período em que Stálin permaneceu no poder não foi de abertura política, mas de perseguição.
Alternativa correta: B
Fuvest (2018) (Discursiva – 2ª fase)
Come ananás, mastiga perdiz.
Teu dia está prestes, burguês.
Vladimir Maiakóvski. Come ananás, 191
Cidadão fiscal de rendas! Desculpe a liberdade.
Obrigado… Não se incomode… Estou à vontade.
A matéria que me traz é algo extraordinária:
O lugar do poeta da sociedade proletária.
Ao lado dos donos de terras e de vendas
estou também citado por débitos fiscais.
Você me exige 500 rublos por 6 meses e mais
(…)
Cidadão fiscal de rendas, eu encerro.
Pago os 5 e risco todos os zeros.
Tudo o que quero é um palmo de terra
ao lado dos mais pobres camponeses e obreiros.
Porém se vocês pensam que se trata apenas
de copiar palavras a esmo,
eis aqui, camaradas, minha pena,
podem escrever vocês mesmos!
Vladimir Maiakóvski. Conversa sobre poesia com o fiscal de rendas, 1926.
a) Indique duas características da produção cultural na Rússia, nos anos posteriores à Revolução de 1917.
b) Identifique e comente uma crítica e uma proposta de mudança presentes nos dois poemas.
Resposta:
a) Após a Revolução de 1917, a produção cultural na Rússia passou a ser fortemente influenciada pela ideologia socialista, promovendo uma arte engajada, voltada às massas e aos valores do proletariado. Os poemas de Maiakóvski dialogam com esse novo momento, abandonando temas tradicionais ou aristocráticos e assumindo um tom político, voltado à crítica social e à valorização do novo regime soviético.
b) A mudança presente entre os dois poemas está no tom e na postura diante da transformação social. No primeiro, há uma crítica direta à elite burguesa, simbolizada pelo luxo e pelos privilégios, contrastando com a nova ordem proletária. Já no segundo, o poeta enfatiza a função social da poesia na nova sociedade, rejeitando a arte voltada ao passatempo ou ao diletantismo, e propondo uma arte útil, transformadora, que participe ativamente da construção do novo mundo socialista.
Veja mais sobre questões
- 7 questões sobre mudanças climáticas que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 questões sobre arte contemporânea que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre o Período Regencial que caíram no Enem e nos vestibulares
- 9 Questões sobre calorimetria que já caíram nos vestibulares e Enem
- 5 questões sobre probabilidade que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre hidrografia que já caíram no Enem e vestibulares
- 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 13 questões sobre Citologia que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 11 questões sobre vírus e bactérias que já caíram nos vestibulares
- 11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares
- 7 questões sobre astronomia que já caíram no Enem e vestibulares
- 7 questões sobre Barroco na Literatura que já caíram nos vestibulares e no Enem
- 7 Questões sobre cartografia que já caíram nos vestibulares e no Enem
Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares
O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!