Dia da Consciência Negra: veja 7 questões sobre o tema que já caíram nos vestibulares

Dia da Consciência Negra: veja 7 questões sobre o tema que já caíram nos vestibulares

A data faz referência a um dos maiores nomes da resistência contra a escravidão no Brasil, e desde 2023 é instituída como feriado nacional

Desde o ano de 2003, 20 de novembro marca o Dia de Zumbi dos Palmares e o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida por ter sido a mesma em que Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares (1597 – 1694), foi morto, em 1695.

A criação da efeméride foi uma reinvindicação do Grupo Palmares, ligado ao movimento negro brasileiro, e busca valorizar a contribuição da comunidade negra para o Brasil, sendo feriado nacional desde 2023.

Saiba mais sobre o tema a partir das questões sobre o Dia da Consciência Negra que já caíram nos vestibulares:

Leia também:
+ Tema de redação Enem 2024: Desafios da valorização da herança africana no Brasil
+ Enem 2024: quais foram os textos motivadores do tema de redação?
+ Redação Enem 2024: o que é herança africana e qual a sua importância para o Brasil
+ Herança africana: veja repertórios socioculturais do tema de redação do Enem 2024

Banco de Questões

Conheça o maior banco de questões do Brasil

Universidade do Estado do Amazonas (UEA) 2024

Analise a imagem que retrata o líder Zumbi do Quilombo dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Atualmente essa data é considerada o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.

(https://jornalvozdolitoral.com)

A relação entre o líder Zumbi e o Dia da Consciência Negra justifica-se porque o Quilombo dos Palmares

A) empreendeu a conquista do governo da capitania de Pernambuco.

B) constituiu uma das formas de resistência ao regime escravista.

C) organizou mocambos compostos por escravizados libertos pelas cartas de alforria.

D) participou da formação do movimento abolicionista no Brasil.

E) consistiu em uma comunidade autônoma de africanos islamizados.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa B está correta.

Universidade Estadual do Ceará (Uece) 2020

No calendário oficial do Brasil, o dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data faz referência à luta do Movimento Negro no país, que procura comemorar a resistência histórica e atual da população negra. Considerando essa data comemorativa, que em algumas cidades brasileiras é um dia feriado, observe a charge abaixo. 

Assinale a opção que corresponde à posição crítica do chargista sobre o dia da Consciência Negra no Brasil. 

A) A charge faz crítica ao Movimento Negro, que incita a discórdia racial na sociedade brasileira. 

B) O chargista demonstra como a população negra contribui minimamente para a economia brasileira. 

C) O chargista demonstra como os negros trabalhadores encontram alternativas para erradicar a miséria do país. 

D) A charge de Angeli demonstra a persistência da desigualdade social e racial na sociedade brasileira.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa D está correta.

Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)

Afigura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de diversas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm Acesso em: 3 jul. 2020 (adaptado).

A escolha da data do Dia da Consciência Negra e da figura de Zumbi dos Palmares como representantes das lutas e das conquistas dos negros no Brasil está relacionada ao contexto histórico do(a)

A) processo de Independência do Brasil, em 1822, quando já havia previsão das dificuldades e das lutas que os recém-libertos enfrentariam.

B) Ditadura Militar, a partir de 1970, quando se iniciou a abertura política e vieram à tona debates sobre esse tema sensível em nossa sociedade.

C) período da redemocratização varguista, já que a Constituição de 1937 buscava reduzir desigualdades assentadas no racismo estrutural.

D) final da Guerra Fria, em 1990, quando o debate sobre o racismo passou a ganhar as manchetes internacionais.

E) Nova República, em 2011, quando as políticas públicas para o combate da desigualdade interligadas às questões raciais começaram a ser mais proeminentes.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa E está correta.

Universidade de Taubaté (Unitau) 2016

O dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Sobre Zumbi e o Quilombo dos Palmares, pode-se afirmar que

A) no período do Brasil Império, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão, mobilizando todos os grupos marginalizados.

B) Zumbi morreu muito tempo após o fim do Quilombo dos Palmares. Depois de preso, foi levado ao Rio de Janeiro, sendo morto e exposto em praça púbica.

C) o quilombo liderado por Zumbi constituía uma forma de resistência ao sistema escravista, e era o principal responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.

D) apesar da curta existência, menos de cinquenta anos, o Quilombo dos Palmares ficou bastante conhecido por ter resistido durante décadas contra os ataques da Coroa Portuguesa e dos holandeses.

E) a relação do Quilombo dos Palmares com a presença dos holandeses no Nordeste se caracterizou pelo investimento do governo holandês no Quilombo, para

fortalecê-lo e fazer frente à Coroa Portuguesa.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa C está correta. 

É importante destacar que os escravizados africanos e seus descendentes desenvolveram várias formas de resistência para sobreviver a ou fugir da escravidão. Por aqui a sociabilidade é um complexo que envolve relações pessoais, cultura, raça e muita, muita negociação. Além da fuga e da formação de quilombos (também chamados de mocambos), podemos citar: abortos voluntários para evitar que seus filhos nascessem na condição de escravizados; suicídio; sabotagens nos engenhos por meio de destruição de plantações, instrumentos e da moenda; emboscadas e ataques surpresa à feitores, senhores e seus familiares ou à elite branca em geral; negociações com os senhores para obtenção de melhores condições de vida, como alimentos, vestuário e moradia. Você deve estar se perguntando: “mas eles não eram escravos? Como conseguiam negociar? Imagine que nesses primeiros séculos de colonização, sobretudo nos grandes engenhos, havia muito mais escravizados que portugueses. Os africanos eram traficados em grandes quantidades e os senhores engenhos tinham interesse em acumular o máximo de cativos que podiam, pois isso se refletia no aumento da produção e do prestígio social. Além disso, os engenhos eram distantes uns dos outros, alguns a centenas ou milhares de quilômetros distantes dos centros administrativos, onde as poucas tropas residiam. Portanto, apesar de ter armas de fogo, cavalos e alguns feitores, nem sempre isso era força suficiente para combater uma revolta de centenas de cativos. Por isso, alguns senhores se mostravam mais ou menos dispostos a negociar com os escravizados fazendo algumas concessões pontuais. Bom, mas foquemos na forma de resistência que é tema da questão: as fugas e os quilombos! As fugas podiam ser individuais e coletivas. Nem sempre o(s) fugitivo(s) ia para ou fundava um quilombo. Por vezes, mudava de cidade, buscava se passar por liberto ou se submeter a outro senhor considerado mais “justo”. As possibilidades eram muitas num território tão vasto como o Brasil.

Por sua vez, durante muitos anos, a resistência quilombola marcou a história dos negros na América portuguesa. Muitos quilombos, além de receber negros que fugiam da dominação do sistema escravista, chegaram a reunir índios e até brancos descontentes com as imposições do governo português. A vida nos quilombos era baseada na agricultura e em pequenas trocas comerciais com comerciantes e taberneiros das proximidades. A depender da localidade, poderiam ainda fazer mineração e cerâmica.

Com a formação dos Quilombos, a preocupação dos senhores de engenho e da Coroa era com a disseminação de ideias insurrecionais, contrárias, portanto, ao sistema escravista. O Quilombo dos Palmares se destacou na resistência negra. Localizado em uma região da capitania de Pernambuco, começou a ser organizado em 1580 e foi destruído por colonos e pela Coroa portuguesa no começo do século XVIII. Ganga Zumba e Zumbi se destacaram entre os líderes de Palmares. O primeiro, governou de 1656 a 1678 e, Zumbi, governou de 1678 até a sua morte. Zumbi era sobrinho de Ganga Zumba e articulou a derrubada do tio por considerar que a política de Ganga Zumba de aproximação com os brancos não condizia com a ideia de liberdade do negro.

Zumba chegou a firmar um acordo com o governador de Pernambuco que previa a libertação dos negros nascidos em Palmares, mas em troca, os fugitivos mais recentes no Quilombo deveriam ser devolvidos. Zumbi não concordou com essa proposta e liderou uma rebelião contra o então chefe. Como já adiantei acima, o bandeirante Domingos Jorge Velho foi contratado para destruir Palmares. Em 1692, em uma primeira tentativa, Jorge Velho e seus aliados cercaram Palmares, mas os quilombolas venceram o confronto. Dois anos depois, em 1694, Jorge Velho, com mais 6 mil soldados, conseguiu vencer Palmares. Zumbi escapou, mas foi pego em 1695. Após ser preso, foi morto e sua cabeça ficou estiada em praça pública em Recife. Apesar disso, os sobreviventes conseguiram se deslocar e reorganizar Palmares na Serra da Barriga, mas com menos força do que sob as antigas lideranças. Mesmo assim, durou até meados do século XVIII.

A organização dos quilombos se multiplicou em muitas regiões do país e, até hoje, existem as assim denominadas “comunidades quilombolas”. Algumas conseguiram o direito ao reconhecimento da terra que seus antepassados escravos conquistaram e outra, não. Por sinal, a nossa atual Constituição, a Constituição Federal de 1988, prevê o direito à terra aos descendentes de quilombolas. 

Estude com o Banco de Questões

Banco de Questões de Vestibulares e Enem - Assinatura Anual com Renovação Automática

O Banco de Questões de Vestibulares do Estratégia é maior plataforma de estudo com milhares de questões de vestibulares respondidas de todo o País!

+288 mil questões cadastradas;
+81 mil questões respondidas por professores especialistas;
+75 mil questões respondidas em vídeo.
Crie e compartilhe simulados e listas de questões.
12x R$ 45,69
No Cartão de Crédito ou 10% de desconto no Boleto ou Pix à vista: R$ 493,51
Promoção válida até: 27/11/2024

Saiba mais

Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2014

Se, durante décadas, o dia 13 de maio foi comemorado como a data da abolição da escravidão, recentemente o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Sobre os sentidos dessas duas datas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

(  ) O 13 de maio simboliza uma libertação conquistada pelos escravos e pelos abolicionistas junto ao Império, que instituiu políticas de reparação aos ex-escravos e aos seus descendentes.

(  ) O 20 de novembro tem se firmado como uma data que relembra a resistência escrava, pois a abolição da escravidão não ocorreu sem a luta de parte dos escravos, seja de forma coletiva organizada (quilombos), seja de forma individual (suicídio, fuga, abandono do trabalho).

(  ) O 13 de maio foi resultado tanto da resistência dos escravos quanto da atuação dos abolicionistas, porém a abolição da escravidão foi um processo lento que seguiu a situação e as vontades política e econômica das elites.

(  ) A razão pela demora em se estabelecer o 20 de novembro como uma data comemorativa deveu-se à escassez de indícios que confirmassem a luta política dos abolicionistas, visto que Rui Barbosa, então ministro da Fazenda do início da República, incinerou os documentos que comprovavam essas ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A) F – V – F – V.

B) F – F – V – V.

C) F – V – V – F.

D) V – F – V – V.

E) V – V – F – F.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa C está correta.

A afirmativa 1 é incorreta, não houve uma política de reparação ou inserção dos ex-escravos na sociedade.

As afirmativas 2 e 3 estão corretas, ambas as datas simbolizam a luta de homens e mulheres contra o sistema escravista, apesar da resistência das elites, mobilizando estratégias diversas para conseguir se livrar da vida no cativeiro.

A afirmação 4 é incorreta, apesar de o documento terem sido perdido, a luta abolicionista no Brasil é um marco histórico que produziu fontes diversificadas desde documentos a literatura, poesias e pinturas.


Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) 2010

O dia 20 de novembro foi escolhido em 1995 – no contexto das comemorações do tricentenário da morte de Zumbi dos Palmares – como data importante a ser incorporada ao calendário de comemorações. Para o historiador Marco Antonio de Oliveira (2007), porém, este dia não deve servir a ações comemorativas laudatórias com fundo mítico.

Assinale a alternativa correta a partir do ponto de vista do historiador.

A) No dia 20 de novembro comemora-se a morte de Zumbi dos Palmares, herói negro, que resistiu a escravidão. Como todos os heróis da Nação, Zumbi também tem um dia que deve ser lembrado com festa e alegria na perspectiva do historiador Marco Antonio.

B) O dia 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, que marca um tempo de reflexão e de ação na medida em que traduz as lutas dos movimentos negros e a promoção de ações afirmativas de valorização da população afro-descendente brasileira.

C) No dia 20 de novembro comemora-se a abolição da escravatura no Brasil.

D) Zumbi dos Palmares é um mito heróico da resistência negra; o dia 20 de novembro deve servir para lembrar as ações heróicas empreendidas por ele.

E) O Brasil é único Estado a dedicar um feriado nacional a um herói negro, o que demonstra sua benevolência para com as populações afro-descendentes brasileiras, bem como a valorização destas.

Clique aqui e confira a resposta

A alternativa B está correta.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 2010

SOMATÓRIO

Os africanos foram trazidos do chamado continente negro para o Brasil em um fluxo de intensidade variável. Os cálculos sobre o número de pessoas transportadas como escravos variam muito. Estima-se que, entre 1550 e 1855, entraram pelos portos brasileiros 4 milhões de escravos, na sua grande maioria jovens do sexo masculino.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo,1995. p. 51.

Sobre a escravidão no Brasil, é CORRETO afirmar que:

01. o Quilombo dos Palmares, organizado no interior do atual Estado de Alagoas, é considerado o mais importante do período colonial e foi liderado por Zumbi.

02. o dia da consciência negra celebra a assinatura da Lei Áurea no século XIX, que proclamou a liberdade dos escravos.

04. aos escravos só restava a rebeldia como forma de reação, a qual se manifestava através do assassinato de feitores, das fugas e até do suicídio. Não havia qualquer forma de negociação com vistas a melhores condições de vida por parte dos negros.

08. eram chamados quilombos os espaços determinados para alojar os escravos destinados ao comércio e foram fundamentais na estrutura produtiva dos engenhos de açúcar.

16. no continente africano os vários povos estavam divididos em etnias organizadas em tribos, clãs e reinos. Apesar desta divisão, a unidade desses povos foi uma forma de resistirem à escravidão e não serem transformados em mercadoria.

32. a Constituição de 1988 afirma que “cabe aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando suas terras o reconhecimento da propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos definitivos”. Este artigo da Constituição solucionou a “questão quilombola” no Brasil.

64. através das obras do pintor e desenhista alemão Johan Moritz Rugendas, é possível conhecer aspectos do cotidiano da escravidão. Ele aqui esteve no século XIX e deixou preciosa fonte iconográfica sobre a vida no Brasil.

Clique e confira a resposta

65 (1+64) 

Essa questão sobre escravidão não é tão ampla quanto as outras, ela apresenta um foco maior nos movimentos de resistência e memória. Vamos olhar as afirmações:

1. Correta. Os quilombos foram a maior forma de resistência negra contra o sistema escravista. Eles eram formados por escravos foragidos e se organizavam como uma comunidade. O Quilombo dos Palmares, localizado no Alagoas, foi o mais significante do período colonial. O Quilombo era liderado por Zumbi.

2. Incorreta. A consciência negra é celebrada no dia da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi morto em uma emboscada em 20 de novembro de 1695, sua cabeça foi cortada e exposta em praça pública, na cidade de Recife. Só para lembrar, a lei áurea foi sancionada em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel.

4. Incorreta. De fato, não havia negociação sobre melhores condições de vida, no entanto acabamos de ver que os escravizados se organizaram nos quilombos como forma de resistência.

8. Incorreta. O espaço que alojava os escravos dentro dos engenhos era a senzala.

16. Incorreta. Não havia exatamente uma unidade desses povos que impedisse a escravidão. Além disso, os portugueses se apropriaram de dinâmicas escravistas já existentes no continente africano.

32. Incorreta. A questão quilombola é muito complexa pois envolve memória, cultura, espaço físico e relação com a natureza. Apenas a constituição não é suficiente para garantir terra e segurança para esses grupos.

64. Correta. O alemão Johan Moritz Rugendas esteve no Brasil em uma missão chefiada pelo Barão Georg Heinrich von Langsdorff que tinha como objetivo retratar a natureza e os nativos daqui. As obras do artista são importante fonte iconográfica da história brasileira por mostrarem a vida na colônia.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares 

Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com um Banco de Questões com milhares de itens resolvidos, além de oferecer cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:

  • Livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Mapas mentais e muito mais.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também