Estudar todas as matérias cobradas nos vestibulares não é nem de longe uma tarefa fácil, mas você sabia que pode adaptar seus estudos de uma forma lúdica? Uma das maneiras de fixar conteúdos mais facilmente são as histórias em quadrinhos, também chamada de HQs, que podem abordar temas históricos, biografias de figuras importantes e contextos geopolíticos cobrados nas suas provas.
O Portal Estratégia Vestibulares fez uma lista com histórias em quadrinhos para estudar fatos históricos que reúne obras nacionais e internacionais que vão desde a história colonial até a contemporânea. Dá uma olhada:
Confira também:
+ Fatos históricos que podem cair no vestibular em 2024
+ Dia do quadrinho nacional: saiba o que é, origem e veja questões de vestibulares com tirinhas
+ The Boys: como usar a série no repertório sociocultural da redação?
Navegue pelo conteúdo
Maus (1986)
Criada por Art Spiegelman, Maus (que significa “rato”, em alemão) foi dividida em duas partes, sendo a primeira lançada em 1986 e a segunda em 1991. A obra trata do Holocausto, retratando os judeus como ratos e os nazistas como gatos, e conta a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, e é pai do autor.
Persépolis (2007)
Persépolis, lançada em 2007, é uma história em quadrinhos autobiográfica escrita por Marjane Satrapi. Nela, a autora aborda sua infância e primeiros anos da vida adulta no Irã pós Revolução Islâmica, quando as mulheres perderam diversos direitos. A obra leva esse nome em referência a Persépolis, cidade que era capital da antiga Pérsia, como era chamado o Irã até 1935.
O livro também ganhou uma adaptação para o cinema, que concorreu ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, em 2008. Além de ter conquistado prêmios importantes para o audiovisual, como o César de Melhor Roteiro Adaptado.
Leia também:
+ Protestos no Irã: tudo o que você precisa saber e como cai no vestibular
Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil (2008)
A HQ escrita por Olinto Gadelha e Hemeterio e lançada em 2008, retrata a história real do movimento que ficou conhecido como “Revolta da Chibata”, no qual marinheiros, em sua maioria negros que sofriam com o racismo muito presente pós-abolição, liderados por João Cândido, se revoltaram contra os abusos dos comandantes da Marinha Brasileira, em 1910.
Saiba mais sobre a Revolta:
+ Revolta da Chibata: o que é, características e contexto histórico
Os Brasileiros (2009)
O quadrinho de 2009, de André Toral, reúne sete histórias diferentes que retratam indígenas brasileiros desde a época da colonização até os latifúndios do século XX. A obra aponta como o Brasil era visto como uma grande terra de oportunidades e sem dono, enquanto os habitantes nativos eram enxergados como obstáculo ou mão-de-obra gratuita, pelos europeus que por aqui desembarcavam.
Notas sobre Gaza (2010)
Em Notas sobre Gaza, o jornalista maltês Joe Sacco retrata o massacre de centenas de palestinos nas cidades de Khan Younis e Rafah, na Faixa de Gaza, em 1956, por forças militares de Israel. O livro foi feito a partir da pesquisa que Joe realizou na Faixa de Gaza, entre 2002 e 2003, fazendo entrevistas e visitando lugares.
Mais sobre o conflito Israel x Palestina:
+ 7 documentários sobre o conflito entre Israel e Palestina para usar como repertório sociocultural
+ 7 questões sobre Israel e Palestina que já caíram nos vestibulares
Ditadura no Ar. Coração Selvagem (2016)
Obra ficcional que se passa em 1969, logo após o Ato Institucional nº 5 (AI-5), auge da Ditadura Militar no Brasil, quando a censura e as torturas eram regra no regime. O quadrinho conta a história do fotógrafo Félix Panta em uma investigação para saber o que os militares fizeram com sua namorada, uma estudante comunista. O livro é do autor Raphael Fernandes e do ilustrador Rafael Vasconcellos e foi lançado em 2016.
Veja mais:
+ 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
+ Redemocratização do Brasil: período pós ditadura e acontecimentos
Cumbe (2016)
A palavra que dá título ao livro vem do idioma banto e tem diversos significados: Sol, o dia, a luz, o fogo e a maneira de compreender a vida e o mundo, além de também ser um sinônimo de “quilombo”. Por isso, o autor Marcelo D’Salete a escolheu para nomear a história em quadrinhos que trata da resistência de pessoas negras escravizadas no Brasil diante da violência do sistema escravocrata, que durou até 1888.
Angola Janga (2017)
A obra também é do autor Marcelo D’Salete e se passa no quilombo de Palmares, ou Angola Janga (que significa “Pequena Angola”), como era chamado por seus habitantes. O quilombo, criado no século XVI, resistiu por mais de 100 anos contra ataques dos colonizadores, e apesar do nome, não era pequeno: Macaco, a capital de Angola Janga, tinha uma população equivalente a das maiores cidades brasileiras da época.
Leia também:
+ 9 filmes sobre escravidão para usar no repertório sociocultural
+ 6 leis sobre escravidão sancionadas antes da Lei Áurea
Revolta da Vacina (2021)
A Revolta da Vacina é um dos mais importantes acontecimentos do Brasil no século XX, e foi causada pela obrigatoriedade da vacinação contra a varíola na população do Rio de Janeiro, que era a capital federal em 1904. No quadrinho, o autor André Diniz retrata o acontecimento, suas causas e consequências.
Saiba mais sobre o tema:
+ Revolta da vacina: o que foi, causas e consequências
Conquiste a aprovação estudando com o Estratégia Vestibulares
Quer fazer parte do time de aprovados do Estratégia Vestibulares? Além de oferecer aulas e revisões gratuitas no nosso canal no YouTube, a plataforma conta com cursos específicos para as bancas dos principais vestibulares do Brasil, e muito mais vantagens:
- Livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Banco de Questões;
- Mapas mentais e muito mais.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!