Hesite ou exite: qual é a diferença?

Hesite ou exite: qual é a diferença?

entenda as diferenças e como usar o termo de forma correta

A dúvida entre hesite ou exite tem um termo escrito de forma errada e o outro de forma correta, diferentemente de casos em que a grafia altera o sentido, por exemplo. Veja abaixo as explicações e saiba qual é a maneira certa nesse caso.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Exite ou hesite: qual é a forma correta?

O termo correto é escrito com a letra h, ou seja, é hesitar. A palavra deriva do latim haesitare e, por isso, deve ser escrita com h e s. Já exitar é um desvio linguístico, ou seja, está incorreto, pois não tem uso na Língua Portuguesa, e portanto deve ser evitada.

Hesite: veja como usar e exemplos

Hesite indica insegurança sobre algo ou alguém, dando uma demonstração de dúvida. Além disso, o termo aponta uma forma de se comunicar não muito objetiva e clara, com sinônimos para tremer, oscilar, vacilar, gaguejar ou titubear, para citar alguns.

  • Queria comprar um tênis, mas hesitou na hora h;
  • Nunca hesite quando for fazer um discurso;
  • Ela hesitou ao meu pedido de casamento; e
  • Eu hesito sempre que vejo teus olhos.

Exite: entenda o termo

O verbo exitar existe e significa ter êxito, mas seu uso é incomum e pode gerar uma indução ao erro, principalmente na linguagem oral. Exite, sem h e com x, portanto, não é recomendado.

Mais dicas de estudo

Não hesite: seja um aluno do Estratégia Vestibulares

Se você está em dúvida sobre qual curso escolher para se preparar para os vestibulares, não hesite: venha para o Estratégia agora mesmo! Temos materiais exclusivos e pensados de acordo com cada banca, além de muitas outras vantagens. Confira agora mesmo:

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também