Vir ou vim: qual é a diferença?

Vir ou vim: qual é a diferença?

Já bateu aquela dúvida na hora de escrever? Nessa dica, o Portal Estratégia Vestibulares te explica toda as regras sobre as palavras

Uma vez que as duas palavras existem na Língua Portuguesa, o grande desafio é saber como e quando usá-las. Por isso, saber o papel que cada uma desempenha no nosso idioma é muito importante para não errar, veja no texto a seguir qual é a diferença entre “vir” e “vim”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Vir ou vim?

“Vir” é um vocábulo que representa a primeira e a terceira pessoa do singular, do infinitivo pessoal, do verbo “vir”, e a primeira e a terceira pessoa do singular, do futuro do subjuntivo, do verbo “ver”. 

Já a palavra “vim”, se refere à primeira pessoa do singular, do pretérito perfeito do indicativo, do verbo “vir”, e está relacionada ao pronome pessoal “eu”, indicando uma ação ocorrida no passado.

Vir: exemplos

  • Só vou acreditar quando vir com meus próprios olhos.
  • Assim que eu vir você na multidão, vou acenar.
  • Espero que ela me cumprimente assim que me vir.

Vim: exemplos

  • A última vez que vim aqui a reforma ainda não havia sido concluída.
  • Vim do interior só para poder assistir ao show deles.
  • Acho que vim tarde demais semana passada.

Mais dicas de estudo

Tire mais dúvidas sobre como escrever e garanta um vocabulário nota 1000.

Estude com o Estratégia Vestibulares

A Coruja tem tudo o que você precisa para conquistar a vaga dos seus sonhos! Além das dicas de Português, você fica informado sobre tudo o que acontece no mundo dos vestibulares aqui no Portal do Estratégia e tem ainda mais vantagens com os cursos focados nas bancas mais concorridas do País. Clique no banner e conheça nossos pacotes:

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também