Conhecido por seu importante trabalho nas áreas de antropologia e sociologia no Brasil, Darcy Ribeiro também atuou como educador, político e defensor dos direitos dos povos indígenas. Suas contribuições teóricas, como o livro “O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil” são estudados nas Ciências Humanas e Sociais.
Conheça sete citações de Darcy Ribeiro que podem ser usadas como repertório sociocultural na redação do Enem e dos vestibulares:
Navegue pelo conteúdo
Quem foi Darcy Ribeiro?
Nascido em 1922, na cidade mineira de Montes Claros, Darcy Ribeiro foi um antropólogo, sociólogo, indigenista, educador, escritor e político, muito conhecido pelos seus trabalhos com educação e com os povos indígenas.
Nos anos 1960, Darcy ocupou os cargos de Ministro da Casa Civil e Ministro da Educação, durante o governo de João Goulart (1961 – 1964) e de 1983 a 1987 foi vice-governador do estado do Rio de Janeiro, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Na educação, o antropólogo fundou, junto com Anísio Teixeira — que empresta o nome ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) —, a Universidade de Brasília (UnB). Já no Rio de Janeiro, foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Junto aos povos indígenas, Darcy redigiu o projeto, como funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961, no estado do Mato Grosso.
Como escritor, Ribeiro tem grandes contribuições à antropologia e à sociologia brasileira, sendo sua principal obra o livro “O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil”.
Darcy faleceu em 1997, aos 74 anos, vitimado por um câncer de próstata. Na época, ele cumpria mandato como senador pelo estado do Rio de Janeiro.
Citações de Darcy Ribeiro
A seguir, conheça uma seleção de frases do antropólogo, e seus respectivos contextos:
1 – “A crise da educação no Brasil não é uma crise, é projeto”
Darcy Ribeiro defendia em suas obras e discursos que os problemas e defasagens do sistema de educação brasileiro eram causados liberalmente por políticas específicas ou pela falta delas. Sendo assim, um projeto educacional de baixa qualidade.
2 – “Se nossos governantes não fizerem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”
Para o antropólogo, havia uma ligação entre a falta de acesso à educação e a perpetuação de pobreza e exclusão social que poderia contribuir para a criminalização de pessoas e grupos sociais marginalizados.
3 – “O Brasil, último país a acabar com a escravidão, tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso”
A citação faz parte do livro “O Povo Brasileiro: A Formação e o Sentido do Brasil”, lançado em 1995, obra na qual Darcy Ribeiro aborda a história da formação dos brasileiros, além das matrizes culturais e dos mecanismos de formação étnica do povo brasileiro.
4 – “A coisa mais importante para os brasileiros é inventar o Brasil que nós queremos”
Em 2012, a diretora Isa Grinspum Ferraz lançou o documentário “O Povo Brasileiro”, composto por dez episódios e baseado no livro homônimo de Darcy Ribeiro. A obra audiovisual é composta por uma longa entrevista que o antropólogo concedeu à cineasta antes de falecer, e a frase citada faz parte da entrevista.
5 – “Nós temos uma das elites mais opulentas, antissociais e conservadoras do mundo”
Darcy Ribeiro foi um grande crítico das camadas sociais mais elitizadas do Brasil. Ele defendia que esse setor da população vivia em uma realidade rica apartada do resto do País e que resistia a transformações sociais que possibilitariam a melhora de condições de vida dos mais pobres.
6 – “A alfabetização é uma ponte da miséria para a esperança”
O antropólogo entendia o acesso à educação de qualidade como uma forma de transformação social. Vale lembrar que, no século XX, quando Darcy Ribeiro viveu e produziu suas ideias, as taxas de analfabetismo e de pobreza no Brasil chegavam a 65,3% e mais de 68,3%, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respectivamente.
7 – “Tenho tão nítido o Brasil que pode ser, e há de ser, que me dói demais o Brasil que é”
A declaração citada foi feita por Darcy Ribeiro em 1991, durante seu discurso em um evento da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
Confira mais citações
- 7 citações de Milton Santos para usar na redação
- 8 citações de Angela Davis para usar na redação
- 9 citações de Ailton Krenak para usar na redação
- 7 citações de Maria da Penha para usar como repertório na redação
- 11 citações de Malala Yousafzai para usar na redação
- 23 citações de Simone de Beauvoir para usar na redação
- 7 citações de Carolina Maria de Jesus para usar na redação
- 7 citações sobre desemprego para usar na redação
- 11 citações sobre economia para usar na redação
- 7 citações sobre igualdade de gênero para usar na redação
- 15 citações sobre desigualdade social para usar na redação
- 7 citações sobre discriminação racial para usar na redação
Prepare-se para a redação com o Estratégia Vestibulares
Sabia que o Estratégia Vestibulares oferece correções ilimitadas de redações? Você estuda com nosso material e treina quantas vezes quiser, sempre recebendo o feedback sobre suas produções. Não é incrível?
Com os cursos da Coruja você se prepara para o vestibular com um material completo e atualizado, aulas dinâmicas e funcionais, além de contar com Banco de Questões, revisões de véspera, salas VIP, monitorias e muito mais.