11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
Foto: Cena do filme “Marighella” / Divulgação

11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação

Segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV), mais de 400 pessoas morreram ou desapareceram durante o regime que violou direitos humanos por 21 anos; entenda o período

A ditadura militar no Brasil, que teve início com um golpe de Estado em 1964 e só terminou 21 anos depois, em 1985, foi um período de fechamento da instituições democráticas, como o Congresso Nacional, censura da imprensa, corrupção política, invasão de terras indígenas, além de perseguição, prisão, tortura e morte de opositores ao regime.

Com as dimensões territoriais e as diferenças regionais do Brasil, os impactos, as operações de repressão e os grupos de resistência foram diferentes em cada contexto. E, por isso, o cinema nacional dedicou-se a produzir diversas abordagens e narrativas sobre este período histórico e de grande importância nacional.

Na lista a seguir, o Portal Estratégia Vestibulares traz 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para que você possa estudar este tema da prova de História e enriqueça seu repertório para a prova de redação. Confira:

Leia também:
+ Golpe Militar no Brasil: o marco inicial da ditadura no país
+ Regime militar: período brasileiro entre 1964 e 1985
+ Redemocratização do Brasil: período pós ditadura e acontecimentos
+ 11 questões sobre movimentos sociais que já caíram nos vestibulares e no Enem

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Que É Isso, Companheiro? (1997)

O filme é uma ficção baseada em fatos e conta a história dos amigos Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello), que após o decreto do Ato Institucional n.º 5 (AI – 5) pela ditadura militar — que, entre outras coisas, suspendeu os direitos políticos de pessoas consideradas subversivas e tornou ainda mais dura a perseguição e a tortura — decidem entrar para a luta armada contra o autoritarismo.

A partir disso, eles ingressam no Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8) e passam a combater os militares. A trama se desenrola quando César é preso e o grupo decide sequestrar o embaixador estadunidense para negociar a liberdade de César e de outros presos políticos.

Ficha técnica

  • Direção: Bruno Barreto;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e YouTube.

Marighella (2019)

Filme biográfico, que mistura fatos e ficção, ao contar a fase da vida em que Carlos Marighella (Seu Jorge) deixa o Partido Comunista Brasileiro (PCB) para entrar para a luta armada, contra a ditadura militar, com a Aliança Libertadora Nacional (ALN). A obra acompanha as tentativas do grupo em furar a censura da mídia, imposta pelos militares, para divulgar a resistência contra o regime e convidar a população a aderir à causa.

Enquanto isso, não só Marighella, mas todos os seus companheiros de luta são perseguidos pela polícia militar da ditadura, que após sessões de tortura contra alguns frades que colabaram com a ALN, consegue informações para armar uma emboscada e assassinar o revolucionário em 1969.

Ficha técnica

  • Direção: Wagner Moura;
  • Gênero: Drama/Biografia;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Telecine.

Batismo de Sangue (2006)

Baseado no livro de mesmo nome, que foi escrito por Frei Betto, um frade preso duas vezes pela ditadura militar nos anos 1960. O filme é focado na história do grupo de frades dominicanos que colaborou com a luta armada da Aliança Libertadora Nacional e ajudou diversos perseguidos políticos a fugirem do Brasil.

Com cenas fortes, a obra retrata as torturas que os agentes da ditadura militar empregaram contra os religiosos, para fazê-los entregar Carlos Marighella e seus planos, culminado no assassinato do guerrilheiro. Além disso, a audiência ainda acompanha a culpa e os traumas que os sobreviventes das torturas carregam pelo resto da vida.

Ficha técnica

  • Direção: Helvécio Ratton;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Looke.

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006)

A história, que se passa em 1970, é contada da perspectiva de Mauro (Michel Joelsas), uma criança de 12 anos que vê sua vida comum mudar quando seus pais decidem deixá-lo sob os cuidados do avô enquanto “saem de férias”. O que Mauro não sabe, é que na verdade seus pais fugiram do País por serem militantes perseguidos pela ditadura militar.

Ao chegar na capital paulista, onde passaria a morar com o avô, o menino descobre que ele havia acabado de falecer, e a partir disso, ele passa a viver com um vizinho. Enquanto leva uma infância corriqueira, Mauro ainda busca respostas sobre o paradeiro de seus pais, que ele não sabe se irão voltar.

Ficha técnica

  • Direção: Cao Hamburger;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: Globoplay.


Pra Frente, Brasil (1982)

Jofre Godói (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe média, pouco preocupado com política. Tudo muda quando, em 1970, ele é confundido pela repressão com um militante contrário à ditadura militar e é preso.

Como pano de fundo das torturas que Jofre sofre dos agentes federais, estão a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 1970, na qual o Brasil conquistou o tricampeonato, e o Milagre Econômico Brasileiro — período caracterizado pela aceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), industrialização e inflação baixa —, que serviam de cortina de fumaça para esconder a época chamada de “Anos de Chumbo” (1968 – 1973), com as ações mais repressivas da ditadura.

Ficha técnica

  • Direção: Roberto Farias;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: -;
  • Onde assistir: YouTube.


Cabra-Cega (2005)

Durante os Anos de Chumbo da ditadura militar, um guerrilheiro da luta armada chamado Thiago (Leonardo Medeiros) é baleado e levado para se recuperar no apartamento de um simpatizante da causa anti-regime militar. Lá, ele fica sob os cuidados de Rosa (Débora Duboc), enfermeira e também guerrilheira, que em uma época sem internet e com pouco acesso a telefone, acaba sendo também a forma de contato dele com o mundo exterior.

Durante a convivência, os dois passam a se relacionar amorosamente, enquanto Thiago estuda formas de voltar ao cenário político com sua organização que está debilitada, e no meio dessa reestruturação o protagonista é acusado de traição por outros militantes.

Ficha técnica

  • Direção: Toni Venturi;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Prime Video.


O Dia Que Durou 21 Anos (2012)

O título do documentário faz referência ao golpe de Estado que instaurou a ditadura militar em 1964 e só teve fim em 1985. Esta produção reúne documentos e relatos que comprovam a influência  e a participação direta do governo dos Estados Unidos, e de sua Agência de Inteligência (CIA), na derrubada do governo democrático do presidente João Goulart — Jango (PTB) —,  e nas violações de direitos humanos no Brasil a partir disso.

De acordo com o filme, os estadunidenses temiam que os avanços progressistas do governo de Jango servissem de terreno para uma Revolução Socialista, e a construção de um Estado gerido pelos trabalhadores, como em Cuba. Para extinguir esta possibilidade, houveram intervenções políticas e militares da Casa Branca, assim como em outros países da América do Sul neste período.

Ficha técnica

  • Direção: Camilo Tavares;
  • Gênero: Documentário/Histórico;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: YouTube.


Lamarca (1994)

O segundo filme biográfico da lista retrata a história do capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti), que abandonou sua carreira no Exército Brasileiro para atuar na luta armada contra a ditadura militar. Ao trocar de lado, Lamarca tornou-se um dos maiores nomes da resistência, comandando ações como o sequestro do embaixador da Suíça, em 1970, conseguindo com isso a libertação de 30 presos políticos.

O filme também retrata sua autoria na criação de um campo de treinamento de guerrilheiros na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, e a forte repressão e perseguição que ele e seu grupo sofreram, resultando em seu assassinato, pela ditadura, em 1971.

Ficha técnica

  • Direção: Sergio Rezende;
  • Gênero: Drama/Biográfico;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube.


Em Busca da Verdade (2015)

O documentário produzido pela TV Senado acompanha os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), responsável por investigar as violações de direitos humanos e demais crimes cometidos pelos agentes da ditadura militar, nos 21 anos de duração do regime. A produção recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada durante o primeiro mandato da Presidente Dilma Rousseff (PT), em 2011, ouviu mais 600 pessoas, entre vítimas e agentes de repressão, e produziu um relatório final reconhecendo que as práticas de prisões ilegais, torturas, assassinatos e outras, eram políticas oficiais de Estado durante a ditadura, e não casos isolados.

Ficha técnica

  • Direção: Deraldo Goulart e Lorena Maria;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: -;
  • Onde assistir: YouTube.


Que Bom Te Ver Viva (1989)

A diretora Lúcia Murat, que também foi presa e torturada pela ditadura militar, entrevista neste documentário ex-guerrilheiras, que sobreviveram à prisão e às sessões de tortura. Os relatos reais das experiências traumáticas são intercalados com um monólogo ficcional da atriz Irene Ravache, que interpreta uma sobrevivente.

Ficha técnica

  • Direção: Lúcia Murat;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: YouTube e Prime Video.

Soldados do Araguaia (2017)

A Guerrilha do Araguaia foi uma organização comunista que combatia a ditadura militar na região amazônica do Rio Araguaia, entre os anos de 1967 e 1974. A partir de 1972, o Exército Brasileiro passou a enviar soldados de baixa patente da região em missões de caçada aos militantes.

Neste documentário, os soldados sobreviventes relatam as torturas e violações de direitos humanos aos quais os guerrilheiros presos eram submetidos, e ainda falam das torturas que eles próprios eram submetidos, por parte do alto escalão da ditadura, para cumprir as ordens e cometer os crimes contra os presos.

Ficha técnica

  • Direção: Belisário Franca;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube e Prime Video.

Confira mais sobre filmes

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Você pode gostar também