11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação
Foto: Cena do filme “Marighella” / Divulgação

11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para usar como repertório na redação

Segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV), mais de 400 pessoas morreram ou desapareceram durante o regime que violou direitos humanos por 21 anos; entenda o período

A ditadura militar no Brasil, que teve início com um golpe de Estado em 1964 e só terminou 21 anos depois, em 1985, foi um período de fechamento da instituições democráticas, como o Congresso Nacional, censura da imprensa, corrupção política, invasão de terras indígenas, além de perseguição, prisão, tortura e morte de opositores ao regime.

Com as dimensões territoriais e as diferenças regionais do Brasil, os impactos, as operações de repressão e os grupos de resistência foram diferentes em cada contexto. E, por isso, o cinema nacional dedicou-se a produzir diversas abordagens e narrativas sobre este período histórico e de grande importância nacional.

Na lista a seguir, o Portal Estratégia Vestibulares traz 11 filmes sobre ditadura militar no Brasil para que você possa estudar este tema da prova de História e enriqueça seu repertório para a prova de redação. Confira:

Leia também:
+ Golpe Militar no Brasil: o marco inicial da ditadura no país
+ Regime militar: período brasileiro entre 1964 e 1985
+ Redemocratização do Brasil: período pós ditadura e acontecimentos
+ 11 questões sobre movimentos sociais que já caíram nos vestibulares e no Enem

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Que É Isso, Companheiro? (1997)

O filme é uma ficção baseada em fatos e conta a história dos amigos Fernando (Pedro Cardoso) e César (Selton Mello), que após o decreto do Ato Institucional n.º 5 (AI – 5) pela ditadura militar — que, entre outras coisas, suspendeu os direitos políticos de pessoas consideradas subversivas e tornou ainda mais dura a perseguição e a tortura — decidem entrar para a luta armada contra o autoritarismo.

A partir disso, eles ingressam no Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR8) e passam a combater os militares. A trama se desenrola quando César é preso e o grupo decide sequestrar o embaixador estadunidense para negociar a liberdade de César e de outros presos políticos.

Ficha técnica

  • Direção: Bruno Barreto;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e YouTube.

Marighella (2019)

Filme biográfico, que mistura fatos e ficção, ao contar a fase da vida em que Carlos Marighella (Seu Jorge) deixa o Partido Comunista Brasileiro (PCB) para entrar para a luta armada, contra a ditadura militar, com a Aliança Libertadora Nacional (ALN). A obra acompanha as tentativas do grupo em furar a censura da mídia, imposta pelos militares, para divulgar a resistência contra o regime e convidar a população a aderir à causa.

Enquanto isso, não só Marighella, mas todos os seus companheiros de luta são perseguidos pela polícia militar da ditadura, que após sessões de tortura contra alguns frades que colabaram com a ALN, consegue informações para armar uma emboscada e assassinar o revolucionário em 1969.

Ficha técnica

  • Direção: Wagner Moura;
  • Gênero: Drama/Biografia;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: Globoplay e Telecine.

Batismo de Sangue (2006)

Baseado no livro de mesmo nome, que foi escrito por Frei Betto, um frade preso duas vezes pela ditadura militar nos anos 1960. O filme é focado na história do grupo de frades dominicanos que colaborou com a luta armada da Aliança Libertadora Nacional e ajudou diversos perseguidos políticos a fugirem do Brasil.

Com cenas fortes, a obra retrata as torturas que os agentes da ditadura militar empregaram contra os religiosos, para fazê-los entregar Carlos Marighella e seus planos, culminado no assassinato do guerrilheiro. Além disso, a audiência ainda acompanha a culpa e os traumas que os sobreviventes das torturas carregam pelo resto da vida.

Ficha técnica

  • Direção: Helvécio Ratton;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Looke.

O Ano Em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006)

A história, que se passa em 1970, é contada da perspectiva de Mauro (Michel Joelsas), uma criança de 12 anos que vê sua vida comum mudar quando seus pais decidem deixá-lo sob os cuidados do avô enquanto “saem de férias”. O que Mauro não sabe, é que na verdade seus pais fugiram do País por serem militantes perseguidos pela ditadura militar.

Ao chegar na capital paulista, onde passaria a morar com o avô, o menino descobre que ele havia acabado de falecer, e a partir disso, ele passa a viver com um vizinho. Enquanto leva uma infância corriqueira, Mauro ainda busca respostas sobre o paradeiro de seus pais, que ele não sabe se irão voltar.

Ficha técnica

  • Direção: Cao Hamburger;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: Globoplay.


Pra Frente, Brasil (1982)

Jofre Godói (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe média, pouco preocupado com política. Tudo muda quando, em 1970, ele é confundido pela repressão com um militante contrário à ditadura militar e é preso.

Como pano de fundo das torturas que Jofre sofre dos agentes federais, estão a Copa do Mundo de Futebol Masculino de 1970, na qual o Brasil conquistou o tricampeonato, e o Milagre Econômico Brasileiro — período caracterizado pela aceleração do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), industrialização e inflação baixa —, que serviam de cortina de fumaça para esconder a época chamada de “Anos de Chumbo” (1968 – 1973), com as ações mais repressivas da ditadura.

Ficha técnica

  • Direção: Roberto Farias;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: -;
  • Onde assistir: YouTube.


Cabra-Cega (2005)

Durante os Anos de Chumbo da ditadura militar, um guerrilheiro da luta armada chamado Thiago (Leonardo Medeiros) é baleado e levado para se recuperar no apartamento de um simpatizante da causa anti-regime militar. Lá, ele fica sob os cuidados de Rosa (Débora Duboc), enfermeira e também guerrilheira, que em uma época sem internet e com pouco acesso a telefone, acaba sendo também a forma de contato dele com o mundo exterior.

Durante a convivência, os dois passam a se relacionar amorosamente, enquanto Thiago estuda formas de voltar ao cenário político com sua organização que está debilitada, e no meio dessa reestruturação o protagonista é acusado de traição por outros militantes.

Ficha técnica

  • Direção: Toni Venturi;
  • Gênero: Drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Prime Video.


O Dia Que Durou 21 Anos (2012)

O título do documentário faz referência ao golpe de Estado que instaurou a ditadura militar em 1964 e só teve fim em 1985. Esta produção reúne documentos e relatos que comprovam a influência  e a participação direta do governo dos Estados Unidos, e de sua Agência de Inteligência (CIA), na derrubada do governo democrático do presidente João Goulart — Jango (PTB) —,  e nas violações de direitos humanos no Brasil a partir disso.

De acordo com o filme, os estadunidenses temiam que os avanços progressistas do governo de Jango servissem de terreno para uma Revolução Socialista, e a construção de um Estado gerido pelos trabalhadores, como em Cuba. Para extinguir esta possibilidade, houveram intervenções políticas e militares da Casa Branca, assim como em outros países da América do Sul neste período.

Ficha técnica

  • Direção: Camilo Tavares;
  • Gênero: Documentário/Histórico;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: YouTube.


Lamarca (1994)

O segundo filme biográfico da lista retrata a história do capitão Carlos Lamarca (Paulo Betti), que abandonou sua carreira no Exército Brasileiro para atuar na luta armada contra a ditadura militar. Ao trocar de lado, Lamarca tornou-se um dos maiores nomes da resistência, comandando ações como o sequestro do embaixador da Suíça, em 1970, conseguindo com isso a libertação de 30 presos políticos.

O filme também retrata sua autoria na criação de um campo de treinamento de guerrilheiros na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, e a forte repressão e perseguição que ele e seu grupo sofreram, resultando em seu assassinato, pela ditadura, em 1971.

Ficha técnica

  • Direção: Sergio Rezende;
  • Gênero: Drama/Biográfico;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube.


Em Busca da Verdade (2015)

O documentário produzido pela TV Senado acompanha os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV), responsável por investigar as violações de direitos humanos e demais crimes cometidos pelos agentes da ditadura militar, nos 21 anos de duração do regime. A produção recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

A Comissão Nacional da Verdade foi criada durante o primeiro mandato da Presidente Dilma Rousseff (PT), em 2011, ouviu mais 600 pessoas, entre vítimas e agentes de repressão, e produziu um relatório final reconhecendo que as práticas de prisões ilegais, torturas, assassinatos e outras, eram políticas oficiais de Estado durante a ditadura, e não casos isolados.

Ficha técnica

  • Direção: Deraldo Goulart e Lorena Maria;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: -;
  • Onde assistir: YouTube.


Que Bom Te Ver Viva (1989)

A diretora Lúcia Murat, que também foi presa e torturada pela ditadura militar, entrevista neste documentário ex-guerrilheiras, que sobreviveram à prisão e às sessões de tortura. Os relatos reais das experiências traumáticas são intercalados com um monólogo ficcional da atriz Irene Ravache, que interpreta uma sobrevivente.

Ficha técnica

  • Direção: Lúcia Murat;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: 16 anos;
  • Onde assistir: YouTube e Prime Video.

Soldados do Araguaia (2017)

A Guerrilha do Araguaia foi uma organização comunista que combatia a ditadura militar na região amazônica do Rio Araguaia, entre os anos de 1967 e 1974. A partir de 1972, o Exército Brasileiro passou a enviar soldados de baixa patente da região em missões de caçada aos militantes.

Neste documentário, os soldados sobreviventes relatam as torturas e violações de direitos humanos aos quais os guerrilheiros presos eram submetidos, e ainda falam das torturas que eles próprios eram submetidos, por parte do alto escalão da ditadura, para cumprir as ordens e cometer os crimes contra os presos.

Ficha técnica

  • Direção: Belisário Franca;
  • Gênero: Documentário;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube e Prime Video.

Confira mais sobre filmes

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também